O primeiro aniversário

Há um ano, eu criei o Dos passos da bailarina com uma única intenção: falar sobre as dificuldades de uma adulta no ballet clássico. As coisas começaram a mudar quando percebi que a grande questão não era ser uma bailarina tardia, mas o grande número de bailarinas que veem no ballet um amor não correspondido.

Não lembro onde, mas uma vez eu li que “o ballet nos escolhe”. E quando não somos escolhidas por ele? O blog me mostrou que ninguém se importa, todas continuam bailarinas mesmo assim. Esse foi o meu grande aprendizado. Por tamanho amor e dedicação, merecemos todos os aplausos.

Alina Cojocaru em A Bela Adormecida

E em comemoração ao primeiro aniversário, vamos às curiosidades:

  • Publiquei 101 posts.
  • Foram 1.579 comentários.
  • O post mais comentado foi o Nossa, você faz ballet?
  • O post mais visitado é o Escolas de ballet. Na verdade, é uma página fixa.
  • O termo mais pesquisado, por incrível que pareça, é justamente o nome do blog.
  • Os posts que mais fazem sucesso são aqueles que questionam o ballet clássico.
  • O que mais me perguntam: “Eu tenho (qualquer idade) anos, posso fazer ballet?”.
  • O que mais reclamam: Sobre o comportamento/postura das professoras de ballet.
  • O que acham mais difícil: Encontrar uma escola que saiba lidar com uma bailarina adulta; depois vem a dificuldade em simplesmente encontrar uma escola. Há muitas cidades onde não há um lugar sequer.
  • O principal elogio: Bailarinas que começaram ou voltaram a dançar por causa do blog, tanto pelos posts quanto pelos comentários.

A surpresa do post O que vocês querem dançar? é um espetáculo fictício descrito em Gala de Aniversário. E que este seja apenas o primeiro, dos muitos anos do blog pela frente.

16 comentários sobre “O primeiro aniversário

  1. Cássia, há quanto tempo!
    Já há bastante tempo que não vinha aqui ao blog. (Espero que não tenhas pensado que tivesse ficado chateada contigo). Simplesmente com o início de um novo (e mais difícil) ano escolar, fiquei quase sem tempo de vir à interrnet.

    Sei que já foi há um mês e tal, mas mesmo assim muitos parabéns Cássia (e parabéns atrasados ao blog!) Fico muito contente que tenhas continuado com o blog! É aqui que eu leio sobre um dos meus grandes amores: o Ballet.
    Espero continuar a ler novos artigos teus a cada mês que passa, porque são óptimos companheiros de aprendizagem. Muito obrigada!

  2. Cássia, querida, parabéns (atrasado) pelo blog! Está tão corrido ultimamente que não tive tempo de parabenizá-la antes. Saiba que seu blog é uma injeção de autoestima para todas nós que corremos atrás de nosso sonho e acreditamos que nunca é tarde pra isso.
    Beijos,
    Lulis

  3. Thaís, muito obrigada. Fico feliz que aqui você se sinta em casa. Aliás, o “aconchego” também vem das bailarinas queridas iguais a você que tanto contribuem para o blog ser como é. 😉

    *

    Leticia, muito obrigada! O presente foi uma forma de agradecer a cada uma que vem sempre aqui e compartilha um pouco da própria história.

    *

    Emily, muito obrigada. E achei lindo o que você disse, que sempre haverá um palco para nós. Com certeza! E, sem dúvida, você jamais estará sozinha.

    *

    Roberta, muito obrigada pela delicadeza do comentário. Eu tenho sim um imenso carinho por cada coisa que publico no blog, porque é uma maneira de estender esse carinho às bailarinas que gastam o seu tempo para vir até aqui. O blog não é meu, é nosso. =)

    *

    Vanessa, muito obrigada! Eu gosto de mimar as bailarinas queridas, hehehe. Especialmente pelo tanto que aprendo com cada comentário, cada palavra, cada delicadeza.

    *

    Brunelle, muito obrigada e parabéns mesmo para todas. O blog não tem leitoras, tem coautoras. Todas ajudam a fazer do blog um lugar mais bacana e cheio de informação.

    *

    Querida Ká, guardarei isso comigo: “Mais vale um bailarino com capacidade intelectual para transformar seu corpo, do que um corpo perfeito sem intelecto nenhum…”, especialmente quando meu corpo não responder como eu gostaria. E eu que agradeço por acreditar na pequena bailarina aqui. =)

    *

    Carol, o ballet nos inspira e tudo o que fazemos por amor reverbera por aí. Acho isso muito bacana, quando os blogs se multiplicam. E você falou bem, bailarinas do Brasil inteiro (mais as queridas de Portugal) acabaram se unindo por aqui, no seu blog também. E não precisa se desculpar pelo comentário curto, afinal, você é uma das bailarinas que comentam aqui há mais tempo. Um pouco desse espaço também foi feito por você.

    *

    Chel querida, é mesmo, você me conheceu primeiro pelo blog. Pena que fizemos poucas aulas juntas, mas sempre divertidas, hehehe. Foi um prazer compartilhar pessoalmente o ballet com você. E muito obrigada pelas doces palavras.

    *

    Laura, parabéns pelo começo! E fico feliz que muitas dúvidas tenham sido esclarecidas, mas quando existirem mais, pode vir perguntar. Se eu não souber, sempre haverá por aqui alguma bailarina que saberá te responder.

    Beijos.

  4. Parabéns pelo blog! Iniciei o ballet clássico há uma semana e estou completamente apaixonada. Gostei dos posts. Responderam muitas das minhas dúvidas. Um beijo!

  5. Posso dizer que antes mesmo de conhecê-la já gostava de você por causa do blog, pois seu conteúdo me encorajou a fazer ballet! Esse blog de sucesso é o reflexo da pessoa e bailarina que vc é! Beijo e até logo!

  6. *sorry pelo comment rapido. Queria dizer coisas mais bonitas, mas tô na correria de trabalho, como sempre.

  7. Parabéns, Cássia!!! Seu blog me inspirou a começar o meu e hoje o meu inspira outras meninas. É uma corrente bonita, essa.

    O “dos passos” é um dos melhores sobre ballet adulto (e ballet em geral) e faz bailarinas de todo o Brasil se unirem e se conhecerem um pouco.

    Beijos!!

  8. Linda pupil!!!

    Parabéns pelo trabalho!!!
    E, se o ballet não nos escolhe, temos a grande ESCOLHA: feita por nós mesmas: NÓS ESCOLHEMOS O BALLET.

    Mais vale um bailarino com capacidade intelectual para transformar seu corpo, do que um corpo perfeito sem intelecto nenhum…

    Ou seja… trabalho faz tudo acontecer na vida. Querer nos impulsiona a trabalhar cada dia mais e melhor. E realizar nossos sonhos, mesmo que um pouquinho por vez, nos motiva a não desistir e sempre seguir em frente.

    Pedras nos caminhos servem para nos atentarmos ao nosso caminho e fazer com que andemos com mais segurança, discernimento…

    Dar as mãos faz com que demoremos um pouco mais, porém nos possibilita ir mais longe.

    Obrigada por me dar a mão!

    beijos,

    Karen Ribeiro

  9. Olá, acabei de ler este seu post e o que voce disse é a mais pura verdade.
    Tenho 19 anos mas ja fiz ballet quando tinha 15, pretendo recomeçar agora em março, e eu sei que as dificuldades serao imensas, mas nem por isso pretendo desistir, porque desde criancinha sou totalmente A-P-A-I-X-O-N-A-D-A pelo ballet, mas so agora eh que vou começar enão parar mais, mas o pior de tudo não eh isso, e sim que aki na minha cidade a maioria que faz ballet sao crianças entao não existe este negocio de avançado, eh tudo no basico mesmo, e isso me irrita muito porque eu nao quero isso pro resto da minha vida. Bjooss Juliane

  10. Este foi o primeiro blog que eu comecei a acompanhar regularmente e a bem dizer é o único… Amo vir aqui e ver os posts (tão regulares!) e os comentários. Tens aqui sempre coisas lindas e interessantes! Há sempre um miminho para nós bailarinas. E sim, vir aqui é como chegar a casa..

    Obrigada

    Beijos

  11. Para mim, seu blog foi o grande incentivo para que eu corresse atrás do sonho antigo de dançar ballet. E visitá-lo é um prazer complementar ao das aulas, é viver mais um pouquinho dentro do universo da dança estando fora da escola, sem meu coque e minha meia rosa.

    Os textos tão bem escritos, os vídeos e imagens tão bem selecionados, dá pra perceber que há muito carinho em tudo o que você compartilha conosco aqui neste espaço. Obrigada!!

    Parabéns por este primeiro ano de blog!

  12. ***PARABÉNS,Cássia!!!***

    Agradeço a voçê por ter criado esse blog incrível,que a cada post,comentários e dicas nos dá esperança e alegria mesmo que as coisas pareçam difíceis e as vezes até impossíveis.
    Toda vez que venho aqui me sinto em casa ou melhor no palco,pois vc e seu blog me incentiva e concerteza as outras bailarinas que aqui comentam , a sempre continuar em frente mesmo que a luta pareça invensível.
    Me mostra também que o ballet apesar das dificuldades é lindo e mesmo que eu e várias outras comecemos tarde sempre irá haver um palco para cada uma de nós adultas,iniciantes,homens, mulheres todos temos chances e direitos iguais.E eu sei que um dia todas nós mostraremos no palco nosso amor por essa dança tão graciosa e magnifica.

    Cássia,que Deus te abençoe por vc me devolver a alegria pelo ballet,pois quando achei seu blog eu já tinha parado com as aulas e estava tão triste que decidi parar de vez,mas um dia por acidente…( o que eu acho que foi um milagre)achei seu blog e vendo histórias de outras bailarinas e até mesmo a sua,percebi que jamais estarei sozinha e sempre terei aqui um motivo a mais para amar o ballet.

    ***Que DOS PASSOS DA BAILARINA continue sempre a brilhar!!!***

    Um grande beijo

  13. Cássia!

    Parabéns pelo 1º ano de blog (primeiro de vários!)!! Adoro as leituras, as discussões, as referências… tudo!
    Também adoro a troca de “energia” que você estabelece com as bailarinas que por aqui passam!
    Não vejo a hora de chegar em casa para ver “o nosso presente de aniversário”! Porque isso que você fez foi um presente para todas as suas leitoras!
    Beijos
    lelê

  14. Parabéns, Cassinha!

    Esse blog é uma graça, pois não só abordamos o assunto “bailarina adulta” mas tudo relacionado a esta arte que tanto amamos. É um espaço único e, sem dúvida, um dos meus prediletos. Aqui, me sinto em casa.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.