As preferidas de vocês

Não é segredo para ninguém que o meu amor é do ballet francês, que a minha preferida é a Aurélie Dupont e que a Ópera de Paris mora no meu coração. Mas acontece que o mundo não gira em torno do meu umbigo. Por isso, gosto de ouvir e conhecer outras opiniões. Foi assim que surgiu lá no Facebook a pergunta: “Qual é a bailarina preferida de vocês?”. A intenção era apenas ter uma ideia, mas tantas pessoas responderam que resolvi transformar o resultado em um post.

Foram 76 comentários válidos. Excluí aqueles com mais de um voto (pois eu pedi só um nome), os aleatórios (quando comentavam os votos) e os não comprometidos realmente com a pergunta (quando começou a virar indicação das amigas). Ah, e eu não votei. Enfim, vamos aos resultados?

1. Svetlana Zakharova, primeira-bailarina do Bolshoi Ballet (13%)

Ela pode não ser uma unanimidade, mas tem um público cativo e apaixonado. Sinceramente, acho que a Svetlana Zakharova representa a perfeição no ballet: longilínea, tecnicamente impecável, com presença de palco, linda e russa. Ou seja, “a” bailarina. Gostem ou não, essa imagem faz parte do nosso imaginário. Eu não sou parte do seu fã-clube, mas não tenho crítica alguma, só prefiro outro tipo de bailarina. Mas se um dia ela vier dançar no Brasil, é claro que vou assisti-la!

Eu gosto de vê-la dançar a Variação de Aspicia, de “A filha do faraó”.

2. Marianela Nuñez, primeira-bailarina do Royal Ballet (10,5%)

Confesso, conforme os votos foram surgindo, comecei a torcer para a Marianela Nuñez chegar ao primeiro lugar, mas foi quase… Acho que ela tem dois grandes méritos: primeiro, ela dança qualquer papel. Giselle ou Myrtha, Nikiya ou Gamzatti, Aurora ou Fada Lilás, não importa, a Marianela dá à personagem o tom necessário. Segundo, ela consegue transformar coadjuvantes em protagonistas. Myrtha e Fada Lilás roubam a cena quando são feitas por ela. E além disso tudo, ela é encantadora. Aliás, ela é a segunda bailarina mais publicada neste blog. Ou seja, Marianela Nuñez é uma das minhas preferidas e eu nunca notei? Era amor escondido? Deixou de ser.

Como imaginar outra Lise, em “La fille mal gardèe”, alguém me diz?

3. Aurélie Dupont, étoile da Ópera de Paris (9%)

Preciso comentar alguma coisa? A Aurélie Dupont é a minha bailarina preferida, a minha inspiração, o meu ideal no ballet clássico. E mesmo quando ela se aposentar, não haverá quem tome o seu lugar. O meu coração é dela e ponto. E eu fiquei muito, mas muito feliz em descobrir que há outras pessoas que gostam dela tanto quanto eu. Abraço coletivo, bailarinas!

Eu gosto de tudo, mas a sua Nikiya, de “La Bayadère”, deixa os os meus olhos marejados.

4. Polina Semionova, primeira-bailarina do American Ballet Theatre (8%)

Eu sei quem ela é, sei por quais companhias ela passou, sei da sua importância, mas não fazia ideia da sua popularidade. Como as pessoas amam a Polina Semionova! Confesso, não posso comentar sobre ela a contento porque mal a conheço. Do pouco que vi, ela é impecável, os passos simplesmente fluem…

Quando não sabemos o que escolher, vamos à variação que melhor representa uma bailarina: Variação de Odette, “O lago dos cisnes”.

5. Natalia Osipova, primeira-bailarina do Mikhailovsky Ballet (7%)

A meu ver, a Natalia Osipova vai na contramão do estereótipo da bailarina delicada. Ela é uma explosão no palco. Ninguém salta igual a ela e ninguém sorri tão largamente quanto ela. Entendo a sua popularidade, dá vontade de sairmos dançando no mesmo instante.

A Esmeralda não parece ter sido feita para a Natalia Osipova?

Essas foram as cinco mais votadas. Logo depois, vieram Ana Botafogo (5,5%) e Ulyana Lopatkina (4%). Alina Cojocaru, Evgenia Obraztsova, Alessandra Ferri e Gillian Murphy empataram com 2,5% cada uma.

Outras bailarinas citadas foram Adeline Pastor, Alina Somova, Anna Pavlova, Cynthia Harvey, Darcey Bussell, Daria Klimentova, Larissa Lezhnina, Marcella Paiva, Maria Alexandrova, Maya Plisetskaya, Michaela de Prince, Natalia Pavlova, Nina Ananiashvili, Noëlle Pontois, Roberta Martins, Sara Michele e Yuhui Choe. Juntas, elas representam 22,5% do total.

Também houve as indicações pessoais, quando citamos uma bailarina próxima, amiga, enfim. Essas chegaram a 5,5%. As professoras também foram citadas (2,5%), o que achei bem bacana. Ah, e posso comentar? Eu também tive 2,5% dos votos. Pensei em colocar nas indicações pessoais, mas seria desmecerer quem me escolheu. Nem sei o que comentar. Só digo isso: “Se cuida, Zakharova!”

A minha surpresa foram as ausências de Paloma Herrera, Sylvie Guillem e Diana Vishneva. A Tamara Rojo só foi citada depois que fechei a votação. Cadê o fã-clube delas?

Essas informações não passam de uma brincadeira, não há base estatística alguma nisso. Mas achei bacana por vários motivos: descobrimos as nossas preferências, conhecemos outras bailarinas e, mais importante, conseguimos ver como o mundo do ballet clássico é vasto. Há artistas absolutamente diferentes umas das outras. E mesmo assim, são todas igualmente incríveis.

14 comentários sobre “As preferidas de vocês

  1. Que legal esse post! Pena que o blog entretanto deixou de ter pag no FB porq seria mt interessante refazer essa sondagem.
    Pra mim, a Natalia Osipova vai sim na contramão… De tudo o que o ballet clássico significa. Bruta, deselegante, cheia de tiques, exagerada, sem ligação com a música, saltadora olímpica e peão por excelência, o prototipo da “bailarina” de circo mas cada um com seus gostos!

    1. Bianca, a Natalia Osipova merece respeito. 🙂 Ela tem um estilo mais vivaz, que não agrada todo mundo, da mesma maneira que outras mais delicadas também não agradam. De maneira alguma isso é um demérito, ela é uma grande bailarina! Grande beijo.

  2. amoo Natalia Osipova, me inspiro nela pois vejo que ela vai realmente na contramão do estereótipo da bailarina delicada e me sinto assim também. Amo sua página.

  3. Bom dia a todas…
    Eu perguntei se a dona deste blog tao interessante e revisora de uma editora, porque eu ja estava pensando que nao existia mais esta profissao. Acredito que revisao seja um trabalho importantissimo, serio mesmo! Os jornais que eu compro estao cheio de erros (nao ortograficos) como por exemplo: “o medico que operou a mulher morta” se referindo a um medico que operou uma mulher viva ( claro), mas ela morreu na cirurgia. Na internet tambem nao existe mais revisor. Por isso perguntei se vc e revisora de uma editora.Pois acredito que poucos meios de comunicacao sabem que revisao e muito importante. A falta de um revisor e catastrofica; veja isso para provar o que digo http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/
    Desculpa-me meu pc e americano, as teclas nao tem acento, til, cedilhas.
    Desejo um lindo dia
    Nona 🙂
    observacao: Muito sucesso para todas

  4. Ola, eu sou a Nona e foi super por acaso que descobri seu blog.
    Fiz ballet classico durante muitos anos, mas ja faz tempo que deixei de fazer, e embora seu blog seja estimulante; eu nao tenho mais tempo para a danca. O ballet classico fica sendo para mim como uma especie de primeiro amor, que nao se tornou casamento, mas que as lembrancas ficam quardadas no coracao para sempre, mas ja me casei com outro amor. Eu nao tenho uma bailharina preferida, nenhuma mesmo, entao posso votar em voce, nao pela exelencia de seu ballet, pois nunca te vi dancando; mas voto em vc pelo acolhimento que vc da a todas as bailarinas profssionais ou amadoras, iniciantes ou veteranas afinal pessoas com amor dificil, que exige tanto precisam de carinho, incentivo e de consolo. O ballet e o amor dificil, que pede tanto.
    Senti falta da presenca dos rapazes nos comentarios. Tenho impressao que os meninos ainda estao longe do ballet.
    Por curiosidade visitei seus outros blogs, gostei muitissimo de sua escrita onde precebo que tem um pouco menos de paixao, ( se comparado a este blog) mas mais excelencia . Eu sou formada em teatro , e hoje trabalho como professora de Ingles, e curso letras. Gosto de dar aulas de ingles, pois paga as minhas contas, mas eu gostaria de ser editora.
    Voce trabalha como revisora de uma editora? O que e uma preparadora de textos? Se puder me responda que eu agradeco.
    Espero que voce continue fazendo tudo aquilo que te de prazer.
    Bj
    Nona :- )

  5. minha preferida é a Anastasia Kolegova ( Mariinsky) mas eu não vi a enquete. Uma pena pois também sou do fã clube da Tamara rs

  6. E nem um votinho para a Laetitia Pujol?

    Vi essa enquete no facebook, mas não tive coragem de escolher um nome entre as minhas preferidas:

    Evgenia Obraztsova
    Laetitia Pujol
    Marianela Nuñez
    Natalia Osipova
    Aurélie Dupont
    Gillian Murphy
    E as eternas Maya Plisetskaya e Noëlle Pontois.

  7. Eu participei lá do face e votei na Aurélie, só que escrevi o nome dela errado, acho que foi na correria mesmo, e acho que meu voto foi excluído por isso, mas acho a Aurélie super delicada, e delicada quando dança tb, por isso é a minha preferida, gostei de conhecer as grandes preferidas do público e vai ser como um crescimento pra mim pois vou estudar cada uma delas.Obrigada mais uma vez por estes posts muito bem elaborados, acho que vc ganhou uma fã, ,nunca te vi dançar, mas como pessoa sou sua fã tb.bjs.

  8. Muito legal e interessante seu post,achei muito boa a idéia desde a postagem no facebook,é ótimo poder conheçer novas bailarinas ,novas histórias e novas representações de diferentes papéis.

  9. Acho legal a ideia conhecer a “preferencia nacional”! Como você, não sou fã ardorosa da Zakharova.
    Mas o que eu mais gosto mesmo é ver como diferentes bailarinas se saem nos mais variados papéis… Observar e admirar as qualidades e peculiaridades de cada uma. Acho que pra mim todas são especiais, cada uma a sua maneira!!!

  10. amo todas as 5 favoritas, mas já dancei com a Paloma Herrera duas vezes em Curitiba e ela continua sendo minha preferida. profissionalismo nota 100, além da técnica e perfeição em todas as danças que eu já vi!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.