A bailarina preferida

Escolher uma bailarina preferida está muito além da técnica e do talento. Para mim, essa escolha está relacionada a quem somos e à bailarina que queremos ser.

Não é segredo para ninguém que a minha querida é a Aurélie Dupont. Assisti a Dom Quixote logo nos primeiros meses de ballet clássico e eu me vi naquela bailarina, mesmo sem qualquer explicação plausível para isso.

Tempos depois, li uma entrevista e então surgiu a admiração. Ela dança com amor. “Eu preciso do palco para expressar a mim mesma; é uma maneira de se sentir livre para você dizer o que quer e dar amor.” Não importa quantas vezes eu releia esse trecho, eu sempre me identifico. Sempre.

Ela preenche o palco aos poucos, com feminilidade, classe e delicadeza. Não quer tomar conta de tudo, ela reconhece o seu espaço entre todos os outros. Ser primeira-bailarina não significa ser a única bailarina. Cada qual tem o seu lugar.

Não importa quanto tempo passe, a Aurélie Dupont é a minha musa inspiradora. Nunca serei a bailarina profissional que, quem sabe, eu gostaria de ter sido. Mas não importa em quantos palcos eu pise, quantas coreografias eu dance, é esse amor e respeito pela dança que quero levar comigo. Além dessa feminilidade e delicadeza, que quero sempre ter em mim.

E qual é a bailarina preferida de vocês? Para os rapazes, qual o bailarino preferido? Só vale um nome, tem de ser “a” identificação.

36 comentários sobre “A bailarina preferida

  1. Sylvie Guillem: impossivel ser linda como ela, vegana e cheia de personalidade eh uma artista completa proprio icone da danse etoile p sempre sylvie forever

  2. Marianela Nunez. Não sei bem o motivo. Mas quando eu vi ela dançando como Fada Lilás, eu disse: um dia eu vou ser tão boa quanto ela!

  3. Natalia Osipova sem dúvida ! Ela é tão explosiva e animada, ela dança suuuper bem e … ela me inspira. Eu queria muuuito vê-la dançar. Pra mim ela é a mais linda de todas. Em segundo lugar eu fico com a Ana Botafogo, porque eu acho que ela dança com amor de verdade e mesmo depois de tanto tempo dançando ela nunca se cansa ! A Svetlana Zakharova também é um arraso.

  4. Alina Cojocaru!
    é a primeia bailarina que eu assisti que parece dançar com uma intensidade além do corpo, uma coisa da alma, dela. seja o jeitinho inocente em alguns personagens, ou sefredor em outros, nela nunca acho forçado, parece muito espontâneo e real, muito fundo… me emociona mesmo!
    em quase todos os balés eu a considero a melhor, Romeu e Julieta, Giselle, Cinderela, Manon, A Bela adormecida… ela faz com tanta graça, tão lindo! só não gosto muito dela dançando o lago dos cisnes, acho que falta alguma coisa, prefiro a versão da Marianela Nunez o da Svetlana Zakharova :)
    mas é o único balé em que eu acho que alguma bailarina supera ela haha. sou bem puxa saco da Alina mesmo xD
    mas todas são incríveis!

  5. Minha bailarina preferida é a Tia Ká. Primeiro porque ela é a única bailarina que eu realmente conheço e depois porque ela todo dia me dá um pouco do que é dela: a arte do balé. Além de ser engraçada e acreditar que mesmo começando tarde, eu posso sim melhorar a cada dia e me tornar uma verdadeira bailarina! É muito bom isso! : )

  6. Só completando. Rola muito a identificação com essas bailarinas… mas nõa por serem minhas alunas, e sim por serem bailarinas cheias de garra, de vontade e de amor.

    beijos!

  7. A bailarina preferida da minha maestra é a Ekaterina Maximova.
    Eu adoro ver bailarians dançando do começo ao fim e me mostrando a arte superar o cansaço…(nossa devo estar exausta só falo em cansaço!!!), a dificuldade as dores… A expressão ir além do sentir corporal… Aurelie é sem dúvida…
    Mas depois que eu assumi a professora dentro de mim pode parecer balela para muitos mas para mim é verdade pura, e quem me conhece vai saber do queeu estou dizendo e sentindo: minha bailarina preferia nõa é uma e sim todas aquelas que começam a desabrochar em minha alunas. Acho belíssimo O NASCER DA BAILARINA de uma mulher que chega para fazer as aulas de ballet clássico talvez sem pretenção nenhuma, mas que começa a possibilitar tantos desejos e sonhos, e histórias…

    Essas são minhas bailarinas preferidas: minhas alunas… <3

    beijos!!!

  8. A primeira bailarina pela qual eu pesquisei a respeito foi Alina Cojocaru, por isso consideraria ela. Adoro Polina, Svetlana, Osipova, Botafogo… Mas a que mais me cativa e me emociona é Gillian Murphy.

  9. Difícil escolher entre a Paloma Herrera, a Marianela Nunez e a Sylvie Guillem. Embora eu admire as 3 por motivos diferentes, acho que ficaria com a Paloma Herrera.

  10. Olá Cássia! Mal li o título do teu post já estava à espera do nome da bailarina que iria aparecer. (: Eu não tenho uma bailarina preferida, mas duas:
    A primeira, é a Agnés Letestu, também ètoile tal como a tua adorada Aurélie Dupont. A Agnés inspirou-me profundamente com a sua interpretação no bailado “A Dama das Camélias”, bailado o qual que se tornou o meu favorito de todos. A Agnés não só é para mim uma excelente bailarina, como é uma grande actriz! E isso torna os repertórios onde participou um sentimento real, quase como um filme. Por vezes a sua expressividade e teatrilidade são tais nos bailados que exigem, que nota-se um quase imperceptível deslize na sua técnica, mas não deixam de ficar magníficos. Nos bailados mais técnicos, ela nunca falha. Porque me revejo nela? Porque o amor que ela expressa em palco é tal que eu consigo sentir aquilo que a sua personagem sente. E eu, se fosse prima bailarina, adorava ser o tipo de bailarina actriz.

    A Segunda, é a Svetlana Zakharova. Perfeita, perfeita, perfeita. O bailado que mais gosto dela é sem dúvida o Lago dos Cisnes. Ela faz uma Odette e uma Odille tão, mas tão bonitas, que eu fico maravilhada a vê-la dançar, sonhando ser uma bailarina como ela.

  11. Bom, a Marianela Nuñez me inspira! Amo vê-la dançar!
    também gosto muito da Sylvie Guillem, ela é maravilhooooosaaaaaaaa! e claro que não posso deixar de lado a Mariana Ramos, por mais que nunca tenha visto ela dançar realmente, tenho certeza que dança muito bem e admiro muuuuuito sua história, também me inspira!

  12. ricardina
    me corrija se estiver enganada,mas pelo q entendi vc está treinando balé sozinha..
    pelo amor de deus não faça isso…vc pode,com certeza irá conseguir só um contusão ou coisa mais grave q te impeça de dançar pra sempre..pense nisso.

    espero estar errada ou ter lido errado
    é mto mais fácil entrar me uma academia nem q vc tenha q esperar por isso..
    pense nisso,please

  13. A Aurélie é uma fofa! ela passa a impressão que de é uma amiga nossa, sabe…
    Ela parece mesmo muito doce, então dá pra entender a sua identificação!

    Beijocas
    Ah, e não tenho uma preferida só. Talvez seja a Sylvie Guillem, porque ela é alta… sei lá!

  14. Ana Botafogo!!
    acho que por ela ser brasileira, parece que o sonho de ser bailarina não está tão longe :)

    sem contar que ela dança muito bem. a delicadeza,a graça, a perfeição, tudo….

  15. Puxa Cassia, apenas uma para escolher!!!! Nossa, que difícil. Mas, não tem jeito, se tem que ser uma, é ela: Nina Ananiashvili. Atualmente, ela está dirigindo uma Cia nos EUA, mas quando dançava, nossa!!!! Ela é inspiradora, sua maturidade, leveza e rapidez nas piruetas (ela é incrível) passa uma imagem de facilidade e leveza no momento em que ela dança, uma energia… Ela consegue fazer com que as coisas pareçam ser muito fáceis, quando sabemos o quanto impossível é chegar em um nível técnico como o dela. Ela me faz suspirar, não te jeito! Bjus

  16. Não sei. Eu também adoro a Aurèlie Dupont, mas acho que dessa geração acho que eu escolheria a Marianela Nunez pela sua vivacidade. Uma excelente atriz. e uma gracinha, nas entrevistas. Parece estar sempre feliz. Das antigas, não sei porque, acho que eu escolheria a Alessandra Ferri.

  17. Cássia! Vou confessar que ainda não tinha assistido a nenhum vídeo da Aurélie.. ela é realmente cativante! Linda, doce, delicada e sutil.. de uma graciosidade contagiante… linda!
    Mas, por enquanto a bailarina maravilhosa que ocupa o posto de 1º lugar no meu coração é a Polina Semionova! Tenho fascinação por essa bailarina: um corpo inacreditavelmente moldado por sua técnica perfeita, o rosto tão doce e jovial.. aquela leveza fantástica.. é perfeita em tudo pra mim! Sem contar o fato de ser baixinha, taí mais uma identificação , rere

    Um beijo!

  18. Alina Cojocaru
    Além da exuberância técnica, ela dança com o rosto, com os olhos, com a alma. Quando ela dança, parece uma garota apaixonada. É só o que consigo sentir nela quando a vejo dançar, amor pela dança.

  19. Para mim, a classe, a elegância da Uliana Lopatkina, são algo que desejo para mim… E ela tem uma força, uma garra! Eu vi o documentário dela, Ela é muito insistente! E tão humana quanto eu, e vc… Eu admiro muito ela!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

