Barra fixa em casa

No post Estudar em casa, comentei sobre ter uma barra fixa a nosso dispor. Não falei da boca para fora, eu realmente tenho uma no meu quarto.

Eu tirei a foto com a webcam do notebook. Não ficou boa, mas dá para vocês terem uma ideia.

Do lado esquerdo é a porta do quarto. Do lado direito, o meu guarda-roupa. A barra tem 1,64m de comprimento e toma quase todo o espaço. O meu quarto é grande e não há móvel algum pelo caminho. Eu dispus todos eles pelas paredes: mesa, estante, cama, guarda-roupa, mesa de cabeceira. Sendo assim, dá para eu me esticar sem bater em nada.

Antes de ter uma, os pontos importantes:

Espaço
Para analisar se o espaço é viável, é muito simples. Posicione-se ao lado do local da futura barra e faça lentamente um grand battement devant e outro derrière. Bateu em alguma coisa? Mude algo de lugar ou escolha outro espaço. O que não vale é se machucar.

Piso
Sobre o revestimento do chão, é importante ter linóleo caso o piso não seja de madeira. Não é possível ter linóleo? Então, tome cuidado para não escorregar. Nada de giros com emoção.

Barra
A minha é uma vara de cortina. Para fixá-la, meu pai comprou dois suportes de antena externa. Esses materiais são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção.

Altura
A Ana, professora de ballet, comentou algo importantíssimo que eu esqueci de falar: a altura da barra. Ela disse para estar a um metro acima do chão. Como eu sou pequena, sempre meço qualquer coisa em casa de acordo com a minha altura. A minha barra está na altura do meu cotovelo, medindo a partir do chão, para que meu antebraço fique reto quando apoio a mão na barra.

Fixação
Se você nunca colocou nem quadro na parede, nem ouse fixar uma barra. É preciso conhecimento. Ao treinar baterias, nos apoiamos na barra e ela suporta um peso bem maior que o nosso. Sendo assim, há uma maneira específica para fixá-la na parede. Se ninguém da sua família sabe como fazer isso, contrate alguém. A minha sorte é que o meu pai faz tudo na minha casa.

Contraindicação
No começo, é automático: basta passar pela barra que a gente se estica. Além de ser ótima para pensar na vida. Também virei “a doida do tendu“, faço direto. E para aquelas que não moram sozinhas, sempre alguém da sua família vai parar ao lado da barra e tentará imitar alguma coisa. A minha mãe, por exemplo. Agora ela quer fazer ballet.

*

Se você quiser ou preferir uma barra móvel, é possível fazer uma linda barra com tubos de PVC. Para assistir ao vídeo, aqui.

*

Texto atualizado em 15 de maio de 2020.

55 comentários sobre “Barra fixa em casa

    1. Suporta sim, Priscila. Mas para isso é necessário que a barra seja colocada por quem entende do assunto. Beijos.

    2. Amei esta barra, aqui em casa tenho um andar para cima, lá em uma parte do corrimão de ferro da escada, ela é do tamanho de uma barra e uso ela como barra, tem problema?

  1. Oi! Eu sei que o post já é velho, mas vou perguntar assim mesmo: minha dúvida é sobre a resistência dessa barra (com varão de cortina). Você usa só pra coisas mais leves (tendus, etc) ou dá pra jogar um pouco mais de peso pra fazer alongamentos também? (ps.: adorei a ideia, obrigada!)

    1. Mariana, na minha barra é possível utilizar mais força sem medo de cair, mas é porque meu pai fixou de uma maneira que torna isso possível. Para colocar a sua, peça auxílio de alguém que entenda do assunto, porque se a barra for fixada de uma maneira superficial, você poderá cair. Agora, se colocar da maneira correta, aí você pode ficar tranquila. 🙂 Grande beijo.

    2. Isadora, dá sim, tenho a barra há sete anos e ela sempre suportou meu peso. Mas, para isso, é necessário que ela seja fixada por quem entende do assunto, caso contrário, ela pode ceder com o peso de uma pessoa. Grande beijo!

  2. Olá, Cássia! Tudo bem? Me conte mais sobre a questão do linóleo! Você comprou um tapete e coloca no chão na hora de ensaiar? Se sim, é de que tamanho? Não escorrega não? Tava pensando em fazer isso, mas não sei se é viável. Tenho 30 anos, estou voltando ao ballet depois de 17 anos parada e acho que já li seu blog todo! Muito bom o encorajamento que você dá para que as pessoas dancem, independente da idade. Beijo!

    1. Clara, no fim das contas, nunca comprei o linóleo, acredita? Mas para não escorrer, é preciso usar alguma fita adesiva embaixo e se for colocar em um lugar de passagem, aí terá de tirar e colocar toda vez que for treinar. Ainda quero comprá-lo, ajuda bastante. Grande beijo.

  3. Nossa, Que demais!!! Voltei a fazer Ballet esse ano, e em fevereiro de 2014 vou começar as aulas de ponta!!! Toh super empolgada 🙂 Obrigada mesmo pela dica, vou fazer minha barra tb!!! Bjukas

  4. Oii.. eu amei o seu blog e estou vasculhando tudo. hehehe Tenho 22 anos e já sou casada.. nunca tive a oportunidade de fazer Ballet e esse sempre foi um grande sonho. Danço sim, no ministério de dança da minha Igreja.. e agooooooora vou iniciar as aulas. rs’ (Afinal, nunca é tarde pra correr atrás de um grande sonho)…. Tenho um quarto extra na minha casa que farei de Lazer.. e advinha ? vai ter espelho e barra!!! Adorei a sua dica, pois realmente é meio carinhas as barras fixas! Parabéns pelo Blog. Só uma dúvida.. qual o comprimento da barra? Terei uma parede livre de 2 metros. Desde já, agradeço! 😉

    1. Paam, que incrível ter uma sala só para dançar! Sobre o comprimento da barra, depende mesmo do espaço disponível. A minha deve ter 1,60m por questões de espaço, mas se você tem uma parede de dois metros livre, pode fazer 1,80m, ou um pouquinho maior, numa boa.

      Grande beijo.

  5. O seu post foi de graaaande ajuda, muito obrigada por compartilhar essa ótima ideia! Eu andei procurando por barras na internet e encontrei umas móveis que custam em torno de R$500,00. A sua, além de caber no bolso, é melhor porque é fixa e dá mais segurança. Vou comprar os materiais e instalar a minha também, mas gostaria de tirar uma dúvida se você não se importar: esse SUPORTE para antena, ele tem um parafuso ou algo do tipo para garantir que o VARÃO não fique “solto” dentro do orifício?, porque deve ser difícil encontrá-los com diâmetros exatamente iguais…
    Desculpe se a pergunta for besta, mas é que eu nunca vi um suporte desses 🙂
    Muito obrigada novamente e parabéns pela sacada excelente!

    1. Bia, não é uma pergunta besta não, pelo contrário! O suporte da minha barra é assim: http://www.newpecas.com.br/adm/import_image/25c59b08d6.jpg Viu como há um parafuso bem no meio? Se não me engano, este vem com o suporte, os outros, para fixá-lo na parede, devem ser comprados separadamente. Mas é baratinho. 😉 Essa minha barra tem uns três anos já, eu treino sempre, e ela continua firme e forte. Faça que você não vai se arrepender. E qualquer dúvida, é só me perguntar.

      Grande beijo.

  6. Nossa Adorei a dica , estava com eta ideia porem a barra estava muito acima do que eu esperava paga adorei muito obrigada

  7. Amei o blog e a dica da barra é maravilhosa, só fiquei com uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar … Qual a distância aproximada que a barra deverá ter da parede? Um mega beijo de bailarina para você … : )

    1. Cristina, a distância entre a barra e a parede será de acordo com o suporte que você comprar. A minha tem uma distância de um palmo, mais ou menos. E faça sim a sua barra em casa, é outra coisa ter uma só para a gente. 🙂

      Grande beijo.

  8. Geeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenteeeeeeeeeeeeeee amei essa ideia, eu vou me mudar agora e eu quero um verdadeiro quarto de bailarina vale pela dica eu realmente tava precisando. Continuem assim.

  9. Olá! ha dias estou passando pelo blog e adorei esse post!

    Me inspirei e já estou com a minha barra aqui comigo (varão de cortina, que com os fixadores, ficou um total de R$18,00!)

    Minha dúvida: Tenho 1,63 de altura. 1m do chão parece baixo pra mim, devo colocar na altura que meus ombros fiquem retos para me exercitar, certo?

    Só falta essa dúvida pra eu instalar e sair alongando…. rs

    Viu, vc poderia fazer um post com série de exercícios de barra e aquecimento? nunca lembro todos os exercícios feitos em sala…

    Obrigada!!

    bjss

    1. Marina, para medir de acordo com a sua altura, faça como expliquei no post: instale a barra na altura do seu cotovelo, medindo a partir do chão, para que seu antebraço fique reto quando apoiar a mão na barra. Deu para entender? Eu te respondi por e-mail também, talvez fique mais claro para você. Sobre a ideia do post, qualquer hora pensarei a respeito. 😉

      Grande beijo.

  10. Oiie…adoreii o seu blog!Tem algum tempo que eu queria colocar uma barra de ballet no meu quarto,já cheguei até em pensar em fazê-la de cabo de vassoura,mas vi que talvez não resista.hahahahahaha Pensei em colocar vara de cortina também…mas queria saber se realmente aguenta.
    Parabéns pelo blog!!Ajuda muitíssimo…

    Beijoos.

    1. Jade, para a vara de cortina aguentar você, primeiro, ela precisa ser mais grossa, senão, não te sustentará. E depois, os suportes precisam ser fixados na parede de maneira adequada. O meu pai colocou minha barra e testou ele mesmo, para ver se ela o aguentava. Peça a alguém que entenda do assunto, para a sua segurança.

      Beijos.

  11. Nossa que ótima idéia, eu estava aqui a pesquisar barras de ballet pra comprar uma pra mim, mas são todas tão caras, MuitOoo obrigada, solução prática e barata. bjos

  12. oiiiiiiii adorei a sua ideia e ja ate tenho a barra (de cortina) mas pode me ajudar com o suporte oque vc usou oque é ? e vc comprou em que tipo de loja em de materiau de construçao?
    beem espero a resposta agradecida des de jaa
    parabeens pelo blog

  13. nuuuuss! *-*
    eu acordei hoje pensando exatamente isso: colocar uma barra em casa! haushauhsuahs
    mas a minha teria que ser na varanda, porque eu teria que tirar minha escrivaninha, caso quisesse uma barra dentro do quarto… Já imaginou, a situação: todos os vizinhos me olhando dançar? ahsuhausha
    minha irmã tem quase cinco anos e vira e mexe ela quer que eu a ensine a dançar…
    adorei a sua ideia. Prática e barata! o velho Bom Bonito e Barato. Só o linóleo que seria um pouco complicado! mas isso a gente arranja!
    Beijo

    1. Carla, fiquei só imaginando os seus vizinhos te vendo dançar na varanda, hehehe. E dá para fazer a barra e colocar o linóleo depois Dependendo do que você for fazer, dá para comprar mais tarde. Eu ainda não tenho, sabia? O ruim é que não dá para treinar giros, por exemplo.

      Beijos.

  14. Nossa, que ideia muito maravilhosa essa sua meu Deus nunca tinha pesado nisso …. Vou fazer uma pra mim pois sempre faço seus exercicios apoiada em minha janela isso muito ruin Obrigada pela ideia show !!!!

    sz

  15. Tenho pensado em ter uma barra em casa, mas acho que prefiro a móvel porque gosto de manter a barra a uma certa distância na frente do espelho. Você sabe do que são feitas ou onde posso comprar? Obrigada.

  16. Oi, td bem? Vc nomes de cds para exercícios na barra,
    Onde posso encontrar, quais os melhores.
    Agradeço desde já.

  17. Então, achei ótima a sua ideia da barra, vou tentar fazer uma para min, minhas alunas também vão adorar a idéia!!!
    Obrigada!!!

  18. Olá… adorei esse post da barra…
    Vou voltar a fazer aulas em agosto.. depois de uns 4 meses paradas… saí da escola que eu tava pq a profª não era nada profissional… dava aula de tênis de mola olympicus…e nem chegava perto da gente.. dava aula do outro lado da sala só falando… mas deixa pra lá… Agora achei uma escola que, só de ouvir a voz da profª, já estou apaixonada…rs vou começar a estudar lá… Estava pensando em uma forma de estudar em casa nos dias que não tem aula.. E achei o seu post. maravilhoso.. vou fazer a mesma coisa…. rsrs se puder.. escreve um post com uma bateria de exercícios pra fazer em casa… é que eu sou daquelas alunas que só fazer o dever quando a profª pede… ou seja, tento estudar em casa… mas fico perdida em relação à sequencia correta de exercícios…

    desde já agradeço e parabenizo pelo bolg… bjks

    1. Laísa, eu estou estudando para fazer uma sequência correta em casa. Quando ficar pronta, quem sabe eu tomo coragem e publico aqui. 😉 E sobre a sua ex-professora, também não gosto de aulas assim. Ainda bem que agora você encontrou uma ótima professora. Está gostando de lá?

      Grande beijo.

  19. Depois de ter visto a foto com a tua barra, fiquei cheia de vontade de ter uma também!
    Agora que estou de férias, só vou voltar a ter Ballet a partir de Setembro, e tenho receio que até lá fique um pouco “enferrujada” em pontas, e não quero perder todo o trabalho que realizei nos últimos meses, e todos os progressos que tenho andado a fazer.
    O único problema é que aqui em casa não tenho ninguém que saiba pregar madeiras à parede, e convencê-los a contratar um técnico seria quase impossível. Assim, ainda não perdi as esperanças: estou a pensar pedir a um vizinho meu que tem jeito e já alguma experiência em madeiras (já tem feito inúmeros trabalhos aqui para casa). Tenho receio é que não saiba a melhor forma de pregar a madeira na parede, e que não fique bem seguro. Podes dizer-me mais ou menos qual o processo que o teu pai utilizou? Já sei que usaste uma vara para cortinas e 2 suportes de antena externa (nem sei qual o nome disso aqui em Portugal), mas podias dar-me alguns conselhos ou até mesmo outros tipos de suporte que possa utilizar?

    1. Cosette, segundo o especialista aqui de casa, a melhor maneira de pregar na parede não é “reto” (quando você coloca de frente), é em “diagonal”. Porque assim fica muito mais difícil soltar. Sobre o nome do suporte, qual o nome de antena aí em Portugal? Aquelas antenas de TV, que ficam no telhado de casa? Vamos descobrir o nome aí, pode deixar!

      Beijos.

  20. Que máximo que você fez com barra de cortina!! Nunca pensei nisso! Agora ficou tudo mais fácil, ora! Que bom que sustenta. Farei assim que der… Falta espaço…

    Beijo!!

  21. Olá Cássia!!! Comos empre adorando tudo que leio por aqui. Queria te fazer um pedido. Me empolguei muito com essa alternativa mais baratinha de barra, será que tem como você tirar uma foto mais niotida de pertinho pra dar pra ver como são esses suportes que o seu pai usou?
    Desde já super obrigada !
    Beijoca!

    1. Ju, a minha câmera fotográfica está meio falida, tadinha, por isso tirei a foto com a webcam. Mas tentarei tirar uma foto decente e te mando, tudo bem? 😉

      Grande beijo.

  22. Nooooooossa, que inveja boa de vcs que tem espaço em casa….:(
    Eu queria uma barra tbm, mas se eu colocar no meu quarto, vou ter que tirar a cama..hahahaha
    Achei sua ideia ótima e barata Cássia 😉

  23. Nossa Cássia adorei essa ideia da vara de cortina. Só uma dúvida: ela é de madeira? Estou precisando de uma barra em casa, vou encher o saco do meu marido até ele providenciar uma pra mim. Quanto à sua mãe, acho que você deve incentivá-la a fazer ballet. Deve ser lindo mãe e filha bailarinas.
    Beijos,
    Lulis

    1. Lulis, é de madeira sim. Estava de bobeira em casa, porque havia duas varas para a cortina e minha mãe só estava usando uma… Daí peguei a outra, hehehe. Mas antes disso, estava com dó de usar e pesquisei outras varas em lojas de materias de construção, é bem fácil de achar. Encha mesmo o saco do seu marido! É uma maravilha ter barra em casa. E sobre a minha mãe, ela não quer entrar numa escola. Ela quer que eu dê aula para ela em casa! Pensa na minha situação… 😛

      Beijos.

  24. Poxa eu queria uma barra!!!!

    nãoo tenho espaço em casa para colocar a barra, mas eu queria muito ter uma, meu pai não quer colocar ( chato ) por que acha que é perigoso. Sempre tento fazer exercicios em algum movel da sala… mas sempre acabo batendo em alguma coisa. Se o meu quarto fosse maior colocaria lá, mas não tem espaço nem para fazer uma pirueta!!!

  25. Oi Cássia…que dez a sua barra ….adorei.Tb tenho uma em casa, mas a minha é de pvc feita com tubos e conexões.Não é fixa, tem pé. Balança um monte qd coloco a perna para alongar, por isso uso ela mais para apoiar a mão pra exercícios de barra….queria muito ter uma fixa, mas moro em apto alugado….
    E é verdade…tb moro com minha família e vira e mexe qd estou fazendo exercícios em meu quarto, minha irmã e mãe sempre tentam repetir alguma coisa….hahaha…..é isso mesmo….rsss….assim como filho de peixe , peixinho é….mãe de bailarina…bailarina é também….rssss
    bjim e Parabéns pelo seu blog….adoro ele!!!!

  26. A-DO-REI!
    Oii querida!
    Fazia teeeeempo que eu quero colocar uma barra em casa mas sempre encontrei barras muito caras mesmo pela internet… a sua improvisada mas que funciona (realmente) é perfeita!!! Adorei mesmo.

    Beeijos, Juu’ ❤

  27. Cassinha seu post me lembrou da minha barra, feito num esquema parecido, custou R$ 70, mas tem quase 4 metros. Coloquei em casa e foi onde comecei a dar aulas, antes de ir para escolas, juro que um dia vou contar essa história inteira no blog.
    Minhas alunas que querem se relembrar dos exercícios dados em aula não tem barra em casa, mas estudam mesmo assim, em casa ou no trabalho, em locais inusitados, como a pia do banheiro, berlinda de janela, estante ou beliche… tudo que tenha apoio e cerca de 1m do chão (a altura é importante). Beijão!!

    1. Querida Ana, já atualizei o post sobre a altura da barra. Eu neeeeeem tinha pensado nisso! E eu já estudei muito sem barra, mas acho meio perigoso. A berlinda de janela sempre foi minha companheira, até o dia em que achei melhor ter a barra. Eu me sinto muito mais segura, de verdade.

      Beijos.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.