A autora

foto-perfil

Meu nome é Cássia Pires e sou paulistana. Eu me formei em comunicação social, mas minha profissão é lidar com palavras e livros, sou revisora e preparadora de textos.

Comecei a dançar em 2007, aos 27 anos, nas aulas de ballet e dança do ventre. Seis meses depois, comecei a fazer dança cigana. Em seguida, yoga e jazz. No meio disso, fiz aulas experimentais de dança clássica indiana, dança oriental contemporânea e street dance. Em 2012, comecei a fazer pós-graduação em dança e consciência corporal, mas desisti depois de fazer metade do curso. Lá, conheci a dança contemporânea e as danças circulares.

Escolhi me dedicar apenas ao ballet clássico. Desde que entrou na minha vida, foram raros os dias em que ele não esteve presente, fosse em uma aula, um texto, um vídeo, uma música, um livro, um repertório, um movimento. O ballet clássico e eu estamos juntos o tempo todo.

O blog

O “Dos passos da bailarina” surgiu em fevereiro de 2009, pois eu me sentia um peixe fora d’água no mundo do ballet clássico. Quem começa a dançar aos 27 anos de idade? Eu contava as minhas experiências e as minhas dúvidas. Era praticamente um diário de uma bailarina adulta.

O tempo foi passando, o meu interesse pela dança foi crescendo e pesquisar sobre ballet clássico se tornou algo constante nos meus dias. Assim, o blog mudou de rumo. Hoje eu compartilho informações e mostro a minha visão sobre o ballet clássico. O enfoque dos posts é absolutamente pessoal e não representa o mundo do ballet tal como ele é, mas como eu o enxergo.

No fim das contas, este se tornou um lugar de encontro. Alunas e alunos de dança, mães e pais de bailarinas e bailarinos, admiradores da dança, profissionais da área, as leitoras e os leitores são das mais diversas origens. Mas o ballet clássico nos une.

O livro

Depois de quatro anos e meio de postagens, o “Dos passos da bailarina” virou livro. Para saber mais, aqui.

*

Para terminar, a minha variação preferida, do meu repertório mais querido.

Variação de Giselle, “Giselle”, Ópera de Paris, Laëtitia Pujol.

409 comentários sobre “A autora

  1. Eu tenho 16 anos e meu sonho sempre foi fazer balé. Sempre fiz formações culturais, mas sempre muito básico e olho muitos videos na internet eu tenho uma base. Só agora meus pais tiveram condições pra me colocar numa companhia. Eu preciso começar do zero??

    1. Lanna, mas você tem alguma base de ballet clássico além dos vídeos? Se você nunca fez aula de ballet clássico, a única maneira é começar do zero. Agora, se nessas formações culturais você fez aulas de ballet, ao entrar em uma escola de dança a professora poderá avaliar o seu nível e indicar qual turma é a melhor para você. Grande beijo.

  2. Adoro o ballet desde de pequena e esse é um dos meus sonhos quero fazer aula de ballet

    1. Bianca, basta começar a fazer aulas. 🙂 Imenso beijo.

  3. Cassia parabéns pela iniciativa.

    Me identifiquei de mais com sua historia, me encheu os olhos de lagrimas.

    Sempre amei dança, quando criança fiz outras modalidades de dança mas nunca me interessei de fato por ballet naquela época (como me arrependo por isso), Mais enfim.

    Aos 25 ou 26 me converti e tive novamente contato com a dança, faço parte de uma igreja que tem as artes (pintura, teatro, danças, circus etc) como algo de sua essência e visão e isso me fez retornar o amor pela dança mas agora conhecendo e aprendendo a dança contemporânea, clássica e urbana.

    Então aos 29 anos faço dança, apesar de ter uma sensibilidade para dança e da dança ser algo que me liga a Deus, conheço e reconheço as limitações do tempo.

    Hoje faço aula de ballet clássico e estou me organizando para quem sabe fazer o tecnico de bailarina contemporânea no Angel Viana.

    Fico grata por compartilhar conosco sua historia e por nos da oportunidade de compartilhar nossos sonhos e anseios.

    Lindo pagina, lindo trabalho.

    Grade beijo.

    1. Deisy, achei lindo você fazer parte de uma igreja que tem as artes na sua essência. Existem as limitações do tempo para o corpo, mas a dança transcende tantas coisas. Esse curso técnico do Angel Viana é incrível, se eu morasse no Rio tentaria cursar, tomara que dê certo para você! E muito obrigada por compartilhar comigo a sua história. Imenso beijo!

  4. Ai que lindo! Sempre fui apaixonada por dança, pelo menos por assistir e sempre tive uma vontade enorme de começar, mas a cada ano que passava a coragem diminuía e agora estou com 25 e resolvi me matricular nas aulas de ballet clássico. Quais foram suas maiores dificuldades? Você tinha flexibilidade/equilíbrio/coordenação? Haha pois acredito que não tenho mais nenhum desses.

    1. Gabriela, você começou a fazer as aulas? Eu não tinha nem flexibilidade, nem equilíbrio, tampouco coordenação, mas as coisas foram se encaixando com o tempo. A maior dificuldade foi ouvir tantas pessoas dizendo que eu estava perdendo o meu tempo começando ballet nessa idade. Não dei ouvidos e foi a melhor coisa. 🙂 Imenso beijo!

  5. Incrível sua história!!!!! Sempre fui apaixonada por dança. Mas nunca pude por para fora esse sentimento.Meu sonho que não foi realizado era de fazer balé quando pequena, mas por condições financeiras, falta de oportunidade e incentivo e atenção dos pais, esse amor pela dança sempre ficou adormecido em mim.
    E hoje com 23 anos e com uma filha de 8, estou vivendo uma nova experiência, e o velho sonho. Matriculei minha filha nas aulas de balé na única escola de dança (que é bem pequena por sinal) da minha cidade, e eu nas aulas de dança do ventre. Quando levo minha filha, a professora me convida para fazer as aulas de balé junto com as pequenas. No primeiro dia quase chorei quando a professora elogiou meus pés, a curvatura deles e o meu jeito para dança.
    Mas a vida é assim. Fui mãe muito nova, e sou muito feliz por ter o privilégio de ser mãe de uma menina tão linda e especial, que me ensina o verdadeiro sentido da vida.
    E como em um dos comentários que li, parece que vou ver o meu sonho de bailarina realizado na minha filha..
    Parabéns pelo seu blog!!!!
    E que mais sonhos, independente das circunstancias, se tornem eternos!

    1. Jessica, que lindo o seu comentário! Gostei demais da professora da sua filha, que convida você a fazer aulas junto com as pequenas. Além de ver o sonho de bailarina realizado na sua filha, você também é bailarina, não se esqueça disso. Beijo imenso!

  6. Não sei se é coincidência, mas tenho 27 anos e quando li sobre você ter iniciado o ballet nessa idade, meu peito encheu de uma esperança sem tamanho! Rs. Eu sou apaixonada pela dança, de todas as suas formas (com algumas exceções) e, sendo bem sincera, conheci a dança contemporânea quando jovem e depois não prossegui. Não por não amar, mas porque eu precisava trabalhar e não tive como encaixar a dança nessa nova programação. Desde então, sempre me senti frustrada e não canso em assistir filmes de dança! Rs. Fiquei feliz com o blog e, apesar de minha condição profissional ainda ocupar muito do meu tempo, eu estou super empolgada para retornar À dança, a começar pelo ballet clássico.

    1. Suzane, quem sabe tenha sido um sinal para você finalmente voltar a dançar e, quem sabe, também fazer ballet clássico. Espero mesmo que isso aconteça! Grande beijo.

  7. É engraçado que, realmente parece que não há mais ninguém com sentimento de ”velhice” rs, mas este post foi bem esclarecedor. Quando criança fiz 12 anos de ballet, e parei pois onde eu fazia faliu e não busquei por outra instituição. Mas sempre gostei e continuei por algumas vezes praticando em casa alongamentos e afins. Hoje com 21 anos estou tentando voltar mas a primeira coisa que pensei foi : ” Será que não passei do tempo para isto ? ” Agora depois de muito ler e conversar sobre o assunto me sinto mais segura para retomar as atividades não com intuito profissional mas para bem estar mesmo.

    1. Cirlene, ainda bem que não existe mais o sentimento de ‘velhice”. Na verdade, ele ainda ecoa em muitas pessoas do ballet clássico, mas a tendência é que isso deixe de existir. Você fez 12 anos de ballet, tem apenas 21 anos… O seu tempo não passou e, além disso, você conseguirá retomar em pouco tempo o que aprendeu. Você acha que esqueceu, mas o seu corpo não esqueceu tudo o que aprendeu. Grande beijo!

  8. Olá, gostei muito do seu blog sobre dança e gostaria de deixar uma mensagem de incentivo e esperança, não só para você mas para todos os leitores do seu blog.
    Sei que muitas pessoas gostariam de ter feito ballet quando criança e depois quando adultos se sentem frustrados e desanimados sobre a dança. É claro que não podemos mentir ao dizer que os adultos tem a mesma oportunidade de carreira no ballet do que uma criança,mas para quem busca dançar, não por profissão e sim por amor a dança, porque realmente quer saber dançar, ainda não é tarde. Existe uma matéria muito bonita no site Mentes Imundas & Belas e eu espero que você leia com carinho e atenção e repasse para todos que você quizer.
    Ainda há esperança. Ainda podemos dançar. Acredite!
    Segue o link: http://comunidademib.blogspot.com.br/2016/03/medicos-reimplantam-engenhosamente.html
    ” Não renuncie seus sonhos.”
    Fique com Deus.

  9. Ola… Eu ja fiz ballet quando era pequena e voltei a fazer agora com 14 anos. Ja vi muitas bailarinas com aquele colo de pé bem curvado e eu acho lindo e queria muito ter, mas o meu nao é curvado e nao tenho os dedos bem alinhados. Mas eu tenho chance de ter esse colo de pé curvado?

    1. Geovana, você poderá melhorar a curvatura dos seus pés por meio de exercícios específicos, mas dificilmente você terá aquele colo bem curvado. Mas isso não é um problema: apesar de muitas pessoas acharem lindo, ele dificulta o alinhamento e o equilíbrio nos giros. Grande beijo.

  10. Olá. Li seu post e super amei. Estava eu pensando se não poderia praticar ballet como exercício porque eu acho lindo e já tentei academia e outras coisas e não me encaixo no ambiente. Tenho 17 anos e sempre quis dançar ballet só que quando pequena uma professora acabou com meus sonhos falando que por causa do meu pé ser “chato” eu nunca iria conseguir dançar e nenhuma escola iria me aceitar. Fiquwi traumatizada e nem quis procurar outras escolas e bom, esse pé pode realmente prejudicar? Não pretendo seguir a carreira de bailarina mas apenas arrumar algo pra me exercitar e que eu goste.

    1. Amanda, não sou uma especialista no assunto, por isso, busquei este post (que eu já conhecia), ele ajudará você a tirar algumas dúvidas sobre a relação entre pé chato e a prática do ballet: https://pontaperfeita.wordpress.com/2009/10/27/tenho-pe-chato-e-agora/ Mas, de maneira geral, pode ficar tranquila: você poderá fazer aulas de ballet para se exercitar, para praticar algo que você goste. Imenso beijo.

  11. Olá Cássia,

    Estava eu procurando pelo Google a seguinte busca “não tenho muita flexibilidade mas sou apaixonada por dança” e cai aqui no seu blog.
    Fiquei maravilhada com sua história e de muitos comentários que li.

    Então, tenho 17 anos e uma vontade loooouca de começar qualquer tipo de dança. Porém nunca fiz nada, apenas algumas aulinhas de zumba que ao meu ver são bem diferentes de uma dança contemporânea ou jazz, e etc.

    Você acha que devo ir atrás dessa minha vontade? E quem sabe isso seja o sonho que eu sempre quis descobrir…

    Beijos, já te admiro!

    1. Larissa, você tem apenas 17 anos, tem todo o tempo pela frente. =) Comece quando quiser. Imenso beijo!

  12. Olá Cássia
    Tenho 18 anos e comecei com o ballet há menos de 6 meses. Já tinha feito ballet quando era mais pequena durante 2 anos, mas desisti já não me lembro porquê e, desde então não tenho tido mais nenhuma aula de dança. Tenho andado a pensar em ser bailarina, mas sinto que já sou muito velha e a minha flexibilidade não é perfeita. Qual é a tua opinião, achas que vale a pena pensar em ser bailarina ou talvez seguir a carreira artística noutros tipos de dança, como dança contemporânea?
    Abraços
    Mariana

  13. Olá, minha história: desde o 12 anos faço balé e GRD, aos 15 parei a Ginástica com medo de ficar baixinha HAHAHA, mas busquei outras modalidades de dança, aos 22 casei e me marido me proibiu de dançar, por conselhos e imaturidade obedeci.
    Hoje tenho 35 anos estou separada e tenho uma princesa de 7 anos, a dois anos voltei a dança e ainda me sinto muito pesada e estou tendo dificuldade para o corpo voltar a ter a mesma elasticidade, mas estou muito feliz. Moro numa cidade pequena e estou buscando meios de inserir a cultura da dança na cidade, já que aqui se tem uma raiz folclórica muito forte, estou tentando expandir a visão da dança, estou buscando sugestões de como fazer isso e seu blog tem me dado muita inspiração.

    1. Andreia, você dançou por muitos anos e fez ginástica rítmica, terá mais facilidade do que quem nunca dançou na vida. Quando você menos esperar, se sentirá mais leve e flexível. Muito legal você querer expandir a visão da dança na sua cidade; com essa raiz folclórica forte, é possível ter várias ideias. Fico feliz que o blog lhe traga inspirações, e se você precisar de alguma coisa ou auxílio, é só me dizer! Grande beijo.

  14. Olá Cássia, tudo bem? Li seu blog e me interessei muito pela sua história e atualmente minha namorada passa por algo parecido, ela sempre sonhou em fazer balé clássico, crescer nesse mundo e brilhar em algum espetáculo famoso, porém ela foi obrigada a parar aos 13 anos, acabou perdendo o tipo corpóreo ideal para dança e agora com 19 anos ainda sonha em colocar as sapatilhas novamente, mas ela não tem esperança alguma por pensar estar velha demais e por ter como endomórfico, um biotipo que não é ideal para a prática. Entenda, ela não mediria esforços para treinar, emagrecer, praticar todos os dias e tudo mais, o que eu quero é vê la feliz, parece que cada dia que passa ela fica mais triste por ver que seu maior sonho acabou, se ela tivesse algo no que se segurar, para ter esperanças sei que ela não desistiria, mas ela não quer lutar em vão, vive me dizendo que é bobagem que nenhuma escola aceitaria ela por mais que ela se esforçasse. Você que provavelmente passou pelos mesmo questionamentos teria algo a dizer que possa me ajudar a convence-la a não desistir, mostrar a ela que há esperança se ela se dedicar de verdade? Ou realmente ela não tem mais chance nesse mundo e deveria desistir? Abraços e boa sorte com o blog 🙂

    1. Olha não sou a Cássia, mas eu tenho 16 anos e faço ballet adulto. Na minha turma tem pessoas com mais de 20 anos, é tão legal, pois trocamos histórias e compartilhamos sonhos. Comecei no ballet com 6 anos, chorei horrores pedindo pra minha mãe ao menos uma chance, fiz o teste e passei, porém com 9 anos meu sonho foi interrompido por problemas familiares, pedi muito pra voltar..aos 13 tive depressão, tenho até hoje só que voltei ao ballet em agosto desse ano. E só posso te dizer que me sinto viva novamente, sua namorada tem que acreditar em si mesma, só ela pode retomar o seu sonho.

    2. Guilherme, primeiro, vamos mudar alguns conceitos. Não existe um tipo físico ideal para a prática do ballet clássico, o que existe é um padrão físico; mesmo havendo esse padrão, há grandes bailarinas profissionais que subverteram isso. Há tempos escrevi um post sobre o assunto: https://dospassosdabailarina.wordpress.com/2013/10/09/existe-um-tipo-fisico-ideal/ Agora, o que a sua namorada quer? Se o objetivo dela é aprender ballet clássico, dançar bem, ter o ballet na sua vida, é absolutamente possível. Eu mesma comecei aos 27 anos, hoje eu tenho 36. Agora, se ela quer ser bailarina clássica profissional, a situação é outra. Aos 19 anos, muitas bailarinas clássicas já trabalham em companhias. Em todo caso, neste post eu explico melhor sobre isso: https://dospassosdabailarina.wordpress.com/2011/10/24/eu-tenho-tantos-anos-ainda-posso-ser-bailarina-profissional/ Se ela quer muito trabalhar em dança, há mil maneiras disso acontecer, o que não vale é ficar sofrendo ou pensar que o ballet clássico não é para ela. Claro que é, mas para isso ela tem de ser realista e se dedicar ao ballet que ela poderá ter. Grande beijo.

  15. Olá Cássia! Gostaria de saber como uma bailarina Cresce profissionalmente Dentro de uma sala? Não quero dizer ser profissionalmente no balé, Quero dizer como ela deve se comportar como deve agir para que cresça?
    Beijos, sou tua fã?

    1. Melissa, não sei se entendi bem a sua pergunta, mas ter disciplina e comprometimento são imprescindíveis para qualquer estudante de ballet, queira ser profissional ou não. Grande beijo!

    2. esta aqui ver e descobri vocês eu comecei a dançar aos 18 anos e tive uma carreira de bailarino muito boa dancei 23 anos agora tenho 49 e ainda vou fazendo uns espetáculos e sinto-me com um jovem de 20 não parem corram sempre a traz a dança e do melhor que a agora estou a montar o meu estúdio e tenho um grupo muito bom e estou a ter um sonho corram a Trás dos vossos sonhos e muito bom

  16. Olá Cássia! Encontrei seu blog por acaso e nem me lembro mais o que eu estava procurando, pois fiquei encantada com sua história e mais desejosa ainda de começar a fazer aulas de dança! Sou apaixonada por jazz e street dance. Tenho 24 anos, já fiz ballet quando era bem pequenininha, mas parei, deviso os percalços da vida, e nunca tive coragem de retomar, já após os 20, pois achava impossível conseguir fazer o que as novas demoram tanto a aprender… Enfim, fico curiosa com o seguinte, se você puder me responder (não sei se alguém já te perguntou isso aqui pois não tive coragem de ler todos os comentários rsrs), iniciando com uma idade assim um pouco avançada é possível conseguirmos realizar aquelas “manobras” como abertura total, saltos, sapatilha de ponta..? rsrs Beijooos e meus parabéns! Você é uma motivação!!

    1. Jéssica, é perfeitamente possível para quem começou depois dos 18 anos saltar, fazer abertura total e dançar usando sapatilhas de ponta. Talvez não com a destreza das profissionais, mas, ainda assim, dá. Não só, é possível dançar bem. Por isso, volte a dançar feliz da vida. Grande beijo!

  17. Nossa, é muito bom saber que não sou velha pro ballet. A pouco tempo comecei a assistir uma série , que chama-se Dance Academy, e é sobre ballet ! E com o tempo fui me apaixonando mais e mais pela ideia de dançar. Nunca fiz ballet, mas já dancei outros ritimos, fiz teatro dos 9 aos 18 anos… Mas agora com 22 resolvi fazer ballet. Comecei essa semana e é muito dificil, mas estou amando ! É realmente pra encontrar uma escola pra adultos é bem difícil. Achei, mas ainda não é o que quero, o ballet clássico mesmo…. Mas parabéns pela sua história !!!!! ❤️❤️❤️❤️

    1. Tamires, eu não entendi: você começou a fazer ballet, mas não é ballet clássico? Se você começou a fazer ballet fitness, fuja! Não é dança, é ginástica. Se o que você quer é um corpo bonito, tudo bem, mas se o que você quer é dançar, não é o ideal para você. Imenso beijo.

  18. Tenho 47 anos de idade e faço licenciatura em dança. Vou iniciar o 3º período neste semestre e tem a disciplina de dança clássica, ballet. Estou super preocupada porque nunca dancei ballet na minha vida, além de ser a mais velha da turma e bastante desajeitada na dança.

    1. Maria Rita, no seu curso, a disciplina de dança clássica não é para transformar vocês em bailarinos, mas ensinar a técnica para depois vocês passarem isso aos seus alunos. Não vão exigir muito de você, pode ficar tranquila! Grande beijo.

  19. HAHAHAHA!!! Desculpa começar meu comentário meio que gargalhando, mas foi inevitável não fazer ao ler o início do seu texto! Eu comecei a fazer ballet clássico esse ano (+/- 1 mês), aos 27 anos. rs

    Sempre gostei de dança. Já fiz dança do ventre e nado sincronizado, sendo que o ultimo por 10 anos. Mas minha vontade de dançar ballet veio mesmo depois dos 20.

    Encontrar uma escola que de aula para adultos é muito difícil, já estava quase desistindo. Até que por um acaso descobri que no clube em frente ao meu trabalho tinha. Fiquei namorando essa ideia mais ou menos 1 ano. Nesse meio tempo eu fazia pilates! Até que resolvi fazer uma aula experimental, e então troquei as molas pela sapatilha de meia ponta. Rs
    Adorei seu blog! Acho que agora posso me sentir menos ‘um peixe fora d’água’!

    1. Renata, quando eu vi sua risada, já esperei um comentário zoando com a minha cara, hehehe! Nossa, você fez nado sincronizado por 10 anos! Deve ser muito difícil, não é? Você vai tirar o ballet de letra! E era mesmo para você fazer ballet, ter aulas em frente ao seu trabalho. =) Isso mesmo, não se sinta um peixe fora d’água, pelo contrário, sinta-se em casa por aqui. Imenso beijo.

  20. Amei muito , poxa tudo o q eu ouvia era q eu não ia conseguir pois já tenho 15 anos e tal meus ossos estão duros mas com essa sua história eu vou aprender a dançar balé de novo qd tinha dez anos eu fazia só q aí tive q parar mas vc me motivou muito . Vc acha q vai demorar um pouco pra mim aprender?

    1. Rebeca, você é supernova e ainda está em fase de desenvolvimento. Pode recomeçar as suas aulas tranquilamente. Ballet é uma arte “demorada” por si só, ninguém aprende a dançar de um dia para o outro. Não se preocupe com isso no começo, o importante é voltar a dançar. Grande beijo.

  21. Boa tarde, e, primeiro lugar amei seu Blog, fantástico, sou uma eterna apaixonada por Ballet, e hoje aos 30 sei que não realizei o meu grande sonho de ser uma bailarina, porque na minha época de criança n minha cidade, não existia o Ballet e tb porque meus pais jamais tiveram condições financeiras, então mesmo que tivesse eu não teria feito, pois bem, hoje aceitando a situação, (não completamente) rsrsrs Em fim, hoje tenho uma filha de 8 anos, uma linda bailarina, faz aulinhas desde um ano, e agora a mais ou menos um ano esta em uma academia de Ballet, onde realmente esta focando nisso, tenho um orgulho que não cabe em mim, e acho que quis tanto ser bailarina, que ja que eu não pude Deus me deu ela para realização deste sonho, ela ama dançar, faz Ballet Clássico, Jazz e Ginastica Rítmica, que ajuda muito no Ballet, eu até poderia tentar fazer no auge dos meus trinta porque realmente acho que nunca é tarde pra nada, mas hoje como é muito caro manter uma academia e roupas, peças treinos tudo… prefiro gastar com ela, pois o sonho dela é o mesmo meu! Rumo ao Bolshoi!!! acho inclusive que muitos talentos se perdem pela falta de oportunidade, pois pra muitas famílias é muito caro manter esse sonho! Infelizmente! Boa sorte a todas a bailarinas, indiferente do corpo, do peso da idade, Ballet, faz bem pra alma!!!!

    1. Márcia, boa sorte e um lindo caminho no ballet para a sua filha! E tomara que um dia você possa fazer aulas, mesmo não sendo uma profissional, a bailarina que ainda existe em você ficaria muito feliz com isso. =) Grande beijo.

    2. oi cassia meu nome e alicia martins tenho 19 anos e tambem quero entra na aula de bale classico e dança do ventre mas eu nao sei abrir escala e tenho medo de me machucar

    3. Alicia, você não precisa abrir escala para fazer dança do ventre, ele nunca será pedido para você. O ballet clássico exige flexibilidade, mas isso você conseguirá com o tempo. Aliás, eu nunca “zerei” escala nesses anos todos. Sobre o medo de se machucar, nunca vá além dos limites do seu corpo, mesmo que alguma professora exija isso. Treina sempre, vá aos poucos, sem forçar. A sua saúde e sua integridade física são mais importantes. Grande beijo.

  22. OBRIGADA, MUITO OBRIGADA. Você não imagina o quanto me incentivou, estou emocionada, bom tenho 18 anos e sofri um preconceito terrível em casa e chorei muito, mais não desisti rs toda noite quando chego da escola faço meus alongamentos pois ainda não encontrei uma escola de ballet que tenha vaga, as dores são horríveis mais eu tento pensar no dia em que eu vou sair rodopiando por aí rs, estou mais decidida do que estava antes…e mesmo que não ache escola esse ano, no começo do ano que vem vou procurar uma escola e vou mostrar pra minha família que é possível uma garota de 18 anos fazer ballet sem ter noção nenhuma….não sei como achei o blog mais foi maravilhoso pois eu me alegrei em saber que não estou só nessa. Obrigada Cássia.

    1. Saruene, admiro a sua dedicação, mas se você está sentindo dores terríveis por causa dos alongamentos, alguma coisa está errada. Uma dorzinha no dia seguinte é normal, mas só. Se você continuar forçando tanto, pode ter lesões sérias e daí o seu sonho de dançar pode ir por água abaixo. Faça alongamentos com responsabilidade, siga vídeos na internet, como este do Anaheim Ballet: https://www.youtube.com/watch?v=h8D7R8QxJL4. Mas faça com cuidado, um pouco po vez, tudo bem? E para fazer ballet sem pretensões profissionais, 18 anos é muito nova ainda! Você tem um longo caminho de dança pela frente. Grande beijo.

  23. Nossa parabéns, começei o ballet a pouco tempo, mais graças a você, tava ficando muito triste pois sempre amei o ballet e finalmente entrei tenho 15 anos e amoo amoo e amoo, daria minha vida para não sair mais obrigada, obrigada, sempre estou atenta em coisas novas no seu blog, você min fez voltar a digamos ser bem feliz.

  24. Cássia, seu blog era tudo que eu precisava agora. Comentei com algumas pessoas a admiração e interesse pelo ballet e tudo que ouvi foi “Impossível, você deveria ter começado ao menos 10 anos atrás, além de não ter a altura e o tipo de corpo específico e você nunca iria querer ficar com o pé torto. Esquece isso, poucas pessoas nascem para o ballet e só elas servem para ele.” Concordei bastante chateada por não ter nascido para o ballet, por não ter começado quando era criança, mas fui pesquisar se existia alguém que começou adulta ou que conseguiu mesmo sem o tradicional corpo de bailarina e encontrei o seu blog! OBRIGADA POR ESCREVER! Vou procurar alguma turma na minha cidade e não vou deixar o sonho morrer. MUITO OBRIGADA! !!! 💖💖💖

    1. Luana, é muita gente falando sem saber como as coisas realmente funcionam. Para ser bailarina profissional, algumas coisas aí são verdade, mas para dançar por amor e vontade, não tem nada a ver. Que bom que o blog te ajudou a mostrar isso e que você comece as suas aulas o quanto antes! =) Grande beijo.

  25. Boa tarde Cassia, tudo bem?
    Gostei do seu blog e adimirei muito sua força de vontade parabéns!
    Me chamo Vitória e dançava ballet quando era pequena, aproximadamente de uns 3 a 7 anos de idade. Como era crianca nao entendia muito bem as coisas e resolvi sair da dança e fazer outras atividades e esportes. Com 12 anos voltei para a dança, mas fazendo o jazz. Um professor da academia montou uma turma que ele viu que tem potencial para competir, porém que iniciaram a pouco tempo na dança. Entrei nessa turma pequena com meus 13 anos onde comecei a evoluir muito, mas só isso não era o suficiente, precisava do ballet a base de todas as danças. Por causa de horário e o pouco que sei do ballet entrei já no avançado e estou muito perdida, e sinceramente um pouco nervosa e com medo das aulas, principalmente depois que comecei, pois o professor cobra algumas coisas que não sei e já fiz três aulas apenas, esses dias tentei procurar algo para me ajudar, mas não encontrei algo com muitos nomes e também não tive muito tempo.
    Será que você teria alguma dica? Obrigada

    1. Vitória, o correto seria você fazer aula em uma turma do seu nível. Se continuar na turma avançada, continuará perdida, a menos que você tenha muita facilidade para aprender e consiga alcançá-la em pouco tempo. A única dica possível é: faça aulas complementares para o seu nível técnico. Se você continuar apenas no avançado, não aprenderá a técnica como deveria aprender. Grande beijo.

  26. Olá, Cássia. Tudo bem?

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo Blog. Assim como você, estou iniciando o ballet com 27 anos. Achei que fosse tarde, mas seu Blog me incentivou ainda mais a iniciar esse sonho. Sempre tive essa vontade e sinceramente não sei dizer o motivo para ter adiado tanto…

    Minha intenção, como tudo na vida, é levar a dança a sério. Não penso em “apenas” realizar as aulas como um passa tempo. Em minha cidade existem várias opções de escolas de dança e escolhi aquela que forma professores. É claro que não penso em me tornar professora, lógico. Mas gostaria sim de crescer na dança, por simples motivação pessoal. Gostaria de partir para a ponta daqui alguns anos. Ou seja, levar a sério mesmo.

    Até então acreditava ser impossível, pois grande parte das alunas está a bastante tempo sem evolução, digamos assim. Mas fico feliz em saber que você apesar da idade (não me entenda errado, não eis velha, apenas para a dança se espera que se comece mais cedo) conseguiu e consegue ir tão longe.

    Estou lendo sobre seu livro agora e tenho certeza que ele fará parte desse início.

    Muito obrigada pelo incentivo, por partilhar de sua histórica e trazer um pouco de esperança para os apaixonados por dança.

    Beijão

    1. Cristine, muito obrigada pelo comentário tão gentil. Pensamos do mesmo jeito, mesmo que não sejamos profissionais, que tenhamos o melhor curso e o melhor ensino que podemos ter, pena que nem sempre conseguimos. Espero que você goste do livro. Parabéns por esse começo e que ele seja isso mesmo, apenas o começo. Imenso beijo.

  27. Oi, tenho 26 anos e meu sonho sempre foi dançar, mas nunca tive a oportunidade porque meu pai nunca permitiu e agora me sinto muito velha pra começar além de ser baixinha

  28. Eu gostei das suas publicações e queria saber como funciona eu tenho 10 anos aí é a partir de guanto anos

    1. Não tem idade pra começar, aos 5 anos já tem bastante gente fazendo.

  29. Adorei seu blog *-*
    Então, eu tenho 17 anos … fiz ballet durante 9 anos … mas parei tem 3 anos e estou louca pra voltar ! Vou ter muita dificuldade se eu voltar ?

    1. Olá, basicamente estou mandando está mensagem pois estou precisando de ajuda e respostas, podemos trocar e-mails? Desde já obrigada!

    2. Não vai não, Evelin, porque você fez baller durante bastante tempo. No começo, você vai estranhar um pouco, mas depois reaprenderá tudo bem mais rápido. Beijos.

  30. Olá! Primeiramente gostaria de dizer que amei o Blog!
    Então, eu tenho 20 anos, não sou magra e sou baixinha.
    Sempre gostei de dança. Amo dança de salão, até danço um pouquinho. Porém, o Ballet sempre me fascinou.
    Minha irmã quando era pequena teve a oportunidade de ter aulas de Ballet, mas eu infelizmente não não tive a mesma sorte.
    Ja tive aulas de Muay Thai, Pilates e várias outras tentativas de ter alguma atividade para manter minha saúde e bem estar em equilíbrio.
    Nenhuma das atividades que tentei prenderam minha atenção e continuo com o sonho de ter aulas de Ballet, só que tenho receio de que minha idade e o meu físico impeçam-me de levar este sonho adiante.
    Por favor deem suas opiniões, me ajudem a tirar essa neura!
    Beijos

    1. Oi Flavia, eu tbm tenho 20 anos e amo dançar, quando pequena também não tive a oportunidade de fazer aulas, somente aos 14 anos fiz aula de ballet, mas por pouco tempo. As vezes me sinto assim como você.
      Mas quero te dizer uma coisa, se é o nosso sonho não podemos desistir, seja o qual longe ele esteja. Se Deus Nos deu esse sonho é pq somos capazes de realizar, eu tenho certeza, é não será nossa idade e nem nada que nos fará desistir, precisamos lutar.

    2. Flavia, eu comecei a fazer ballet aos 27 anos e conheço quem tenha começado mais tarde do que isso. Já passei por três escolas diferentes e mantenho o blog há seis anos, e durante esse tempo já vi bailarinas adultas de diversas idades, pesos, alturas e tipos de corpo. Não há problema algum com a sua idade, com o seu peso tampouco com a sua altura. Se você sempre fez tantas atividades e nenhuma chamou tanto a sua atenção, talvez esteja mesmo na hora de você começar a fazer ballet clássico. Beijos!

  31. Oi me chamo marilia e eu tenho 11anos. Vou fazer 12ainda tem como eu fazer balet sem eu me prejudicar ❤

  32. Oi,queria te perguntar,se uma adolescente um pouco acima do peso,atrapalha em algo no ballet?
    Pode prejudicar o tornozelo,ou algo?

  33. Então neeh eu tenho 15 anos, e desde SMP gostei de ballet,mais a minha mae SMP qria outras coisa, e tinha vergonha de dizer q era isso q eu gostava, mais di uns tempos pra ka eu resolvi fla, e pretendo começar com as aulas esse ano sem falta mais eu tenho vergonha de começar sem saber de nada….mais eu vo tenta to determinada a correr atraís dos meus sonhos principalmente depois q li seu blog
    Bjsss
    Gih

    1. Giovana, que bom que o blog inspirou você. Grande beijo!

  34. Que linda! Amei sua história, e acredito fielmente que podemos fazer tudo aquilo que quisermos, se tivermos força de vontade e motivação! Amei seu blog, irei iniciar as aulas de ballet com muita fé e esperança de crescimento. Abraço.

    1. Muito obrigada, Fernanda! E boa sorte, que o início das suas aulas seja realmente apenas o começo da sua história com o ballet clássico. Grande beijo.

  35. Oi Gabi, e muito importante para mim a sua opinião to cansada de ouvir as pessoas dizendo que uma bailarina só tem futuro se começar bem jovem! Mais Poxa obrigada por acreditar em mim. Um beijo ;-)♣

  36. Olá meu nome é Diana tenho 15 anos e nunca pratiquei qualquer técnica de dança, admiro muito o balé clássico ,tanto que me emociona ver qualquer bailarina dançar . Queria que me respondesse com sinceridade , você acha que é tarde de mais para fazer balé ?

    1. oi diana, eu sei que não sou a cassia mas tenho um conselho sincero pra vc, se ama o ballet e tem o sonho de dançar, então nunca será tarde para começar, eu vi uma frase de uma companhia de dança que dizia: vc nunca será velho demais para dançar, vc se tornara velho qd parar de dançar!
      então se vc quer fazer aulas aproveite! vc é super jovem , nunca é tarde para seguir nossos sonhos

  37. Ola
    Sou formada em pedagogia,tenho 26 anos e quando era crianca fiz ballet por 3anos…agora estou voltando a dancar pois gostaria de dar aulas de ballet para crianca vc acha possivel? Pode me dar alguma dica?

    1. Franciele, voltar ao ballet aos 26 anos e posteriormente dar aulas de ballet para crianças é possível sim. Só há uma dica para isso: estude. Estude muito! Não caia no equívoco de achar “mais fácil” porque é para crianças. Pelo contrário, é preciso conhecimento de ballet e de didática para trabalhar com as crianças. Seguindo isso, você tem tudo para ser uma ótima professora. Beijos.

  38. Olá querida!
    Vi seu blog e achei lindo e com muita motivação. Sempre fui apaixonada por dança e música, fiz ballet aos 9 anos e parei aos 10 anos por motivos de força maior. Hoje tenho 21 anos e quero muito voltar a dançar ballet, mas não sei se é possível por conta da idade. O que você me diz? .
    Aguardo resposta.
    Elizandra Lopes.

  39. ola …estive vendo os comentários, acho que sou o primeiro rapaz a comentar no seu blog.hah…eu tenho 19 anos e sou apaixonado pelo ballet mas nunca pratiquei…tenho um pouco de flexibilidade, mas gostaria msm de praticar e aprender a fazer os movimentos.e vendo o seu blog me inspirei mais em procurar uma escola e começar..parabens

    1. Lenilson, você não é o primeiro rapaz a comentar no blog, vários já comentaram e inclusive começaram a fazer ballet. =) Espero mesmo que você procure uma escola e comece as aulas, se você sempre foi apaixonado por ballet, agora sim que você vai amar. Grande beijo.

  40. Olá Cassia, depois que li sobre vc me senti melhor em tomar minha decisão em começar a fazer dança do ventre com 27 anos tbm.
    Sempre me achei velha demais, principalmente sabendo que minha professora era mais nova que eu.
    Mais na verdade eu tenho mesmo que tentar.
    Obrigada por me ajudar.

    Bjs
    Silvana

    1. Silvana, na dança do ventre é muito mais tranquilo. Quando eu fiz dança do ventre, havia alunas mais novas, da minha idade e mais velhas do que eu. Nem se preocupe, é um meio bem mais acolhedor. Grande beijo.

  41. Olá! Cassia, adorei o seu blog, realmente muito bom! haha
    Tenho 15 anos e comecei a fazer ballet faz cerca de cinco meses só. Eu nunca tive muito interesse em dança mas eu acabei conhecendo uma amiga minha e ela me apresentou o ballet, me apaixonei completamente! haha Eu sei que não não experiência na dança mas minha professora diz que sou muito boa pra quem acabou de começar, (até ja consegui zerar a abertura haha) e que não vai demorar muito pra que eu entre na ponta. Eu queria saber se ainda tenho tempo de me tornar uma dançarina profissional. Por que até pouco tempo eu nunca tive alguma carreira que eu gostaria de seguir, e quando eu conheci o ballet eu pensei que era aquilo que eu mais gostaria de fazer em todo o mundo e que eu me esforçaria o maximo possível para conquistar este sonho. Então será que ainda da tempo?
    Um grande beijo pra você!

    1. Amanda, há bastante tempo eu escrevi um post que responde bem à sua pergunta: https://dospassosdabailarina.wordpress.com/2011/10/24/eu-tenho-tantos-anos-ainda-posso-ser-bailarina-profissional Mas, resumindo, começar aos 15 anos e ser bailarina clássica profissional é muitíssimo difícil. Nessa idade, as bailarinas já estão participando de competições, fazendo cursos em companhias renomadas e em breve ingressarão na vida profissional. Talvez você consiga na dança contemporânea ou em outras danças. No ballet clássico, apenas se você tiver um talento excepcional e se destacar entre tantas talentosas. Grande beijo.

  42. Olá. Guria adorei teu blog e pelo teu conhecimento quero deixar uma pergunta! Tenho 25 anos, tenho uma filha de 23 anos, sou casada, trabalho e faço ballet a 1 ano e meio! E sinto muito orgulhode mim…pois em tão pouco tempo de ballet já faço aula com a turma adiantada sênior ( a turma mais difícil) ! Por isso não desistam pela idade é só fazer aula tido dia se possível duas e aula particular tbem ajuda, façam cursos nos festivais….mesmo sendo a pior da turma eu estou na ponta e já fiz variação ganhando 3 lugar num festival de dança daqui da região! Força meninas! Um beijo a todas!!!! Fica aqui meu face e e-mail Denise Pimentel Carazinho RS ou denycarazinho1@hotmail.com

    1. Esqueci a pergunta! Será q consigo seguir uma carreira na dança, apesar de começar com 23?

    2. Denise, depende da dança. Se for no ballet clássico, como bailarina profissional, não. Em outras danças, como flamenco e dança do ventre, é possível sim. Mas você pode estudar para ser professora ou trabalhar em outras áreas de dança. Grande beijo.

  43. Cássia,
    Você poderia publicar um post sobre o quê deve ter na bolsa de uma bailarina?
    Seria ÓTIMO

    1. Cecilia, até posso fazer um post sobre isso, mas acho bem relativo, sabia? A minha, por exemplo, só tem o básico do básico, já outras bailarinas carregam o mundo na bolsa. Mas quem sabe um dia eu faça, pode deixar. Grande beijo.

  44. Oi meu nome e Bianca tenho 11 anos ,e faço ballet bom ballet e meu sonho de ser uma grande bailarina , bom mais estou doida para usar sapatilha de ponta .Queria que vc falasse oque tem que ter numa bolsa de bailarina

  45. Gosto muito do blog ele me incentiva bastante, tenho 18 ano e sempre tive vontade de fazer aulas de balé e me tornar uma grande profissional, mas quando eu era mais nova as condições financeiras nunca estiveram muito a meu favor. Eu queria saber se é tarde pra eu começar, pois pretendo estudar as artes do corpo na faculdade… E queria saber se tem algum lugar, site endereço, de algum lugar onde eu possa começar a aprender o ballet . bjs sua fã bia :*

    1. Adorei o Blog, eu tenho 26 anos , comecei o ballet clássico com 24 anos , eu amo a dança , ela está presente em minha vida 24 horas por dia , perco aulas na faculdade para dançar .. eu simplesmente sou louca pela dança.. quem tem um sonho de dançar não desista dele independente de sua idade nunca e tarde para realizar um sonho !!!

      beijos
      sua Fã Mari

  46. Olá, tenho 14 anos e amo ballet,sempre tive vontade de dançar mas nunca tive condições finaceiras. Estou amando esse blog pois preciso de incentivo para quando for mais velha e conseguir ter mais condições financeiras eu vou poder realizar meu sonho. Obrigada.

    1. Isabelle, você tem apenas 14 anos, ainda chegará o momento de você fazer suas aulas de ballet. Fique tranquila. E que o blog continue sendo um incentivo para você até esse momento chegar.

      Grande beijo.

  47. Eu Bruna tenho 10 anos faço aulas de bale des dos meu 5 anos de idade parei agora com 8. Anos mas sei muitos passos e graça a você aprendi mas ainda ! Você e perfeita

  48. OLÁ TENHO 16 ANOS E AMO DANÇA TODOS OS ESTILOS NAO FAÇO AULA E NADA POIS TENHO MUITA VERGONHA POIS SOU GORDINHA , MAS QUANDO DANÇO EU ESQUEÇO DE TUDO SABE DOS PROBLEMAS DAS COISAS , EM FIM PARECE QUE ME DESLIGO DO MUNDO SABE É MUITO BOM.

    GOSTEI MUITO DO SEU BLOG DOS POST VOCÊ ESTA DE PARABÉNS PELO SEU BLOG BJS.

    1. olá, eu acabei vendo seu comentário e queria dizer para você não ter vergonha de ser gordinha, se você gosta de dança você, deveria fazer, eu inclusive já tive muitas colegas de dança gordinhas, e elas eram muito boas

  49. Oii, muito prazer!
    Queria muito saber onde encontrar seu livro estou apaixonada pela sua história.

  50. Bom dia, admirável Cássia!

    Estou muito contente em achar seu blog! (Em seguida procurarei seu Instagram.)
    Comecei o Ballet ontem, 21.06.2014. Fiquei encantada com a aula e com o trabalho corporal e mental pelo qual passei. Foram poucos mais que 60minutos, mas paixão imediata.
    Me matriculei na turma de adulto iniciante apenas uma vez na semana (sábado). Estou com 29 anos e sei que é um grande desafio pra mim que nem consigo, se quer, tocar o pé sem flexionar as pernas ;p!

    Bom, mas resolvi escrever aqui quando descobri que você tem um livro publicado. Ainda não adquiri o livro mas é apenas uma questaod e tempo! Quero agradecer-te.por compartilhar esse conhecimento conosco!!
    Parabéns pelo trabalho! Que Deus te abençoe!
    Abs da Lucélia 🙂

  51. olá tudo bem? me chamo Eliene tenho 28 anos , estou completamente apaixonada por ballet ,porem nunca fiz aula, e me acho travada será que tenho chance não pretendo ser profissional.Existe algum exercicio de alongamento que destrave rsrsrsr .Desde já obrigada!!!!!!!!!!!!

  52. Medo tenho 12 anos, 1.60 de autura. “Sou baixinha e gordinha ” mas adoro ballet ñ fasso aulas mas , em casa fico dançando e amo brincar de bailarina profissional com a minha irmã

  53. Oi Cássia adorei seu blog … Bom eu não fasso aulas de ballet mais amo todos os movimentos da Dança etc… E achei você uma gracinha… Adorei de verdade! Um abraço :-*

  54. Oi , Meu nome é Taina Vitoria tenho 11 anos eu faço Ballet desde de 3 anos de idade , vou ter que ficar uns tempo sem ir para aula de Ballet tenho possibilidades de virar uma Bailarina na ponta do pé proficional ??
    Beijos Te Admiro muito .

  55. Gostei muuuuuuittooo do seu Blog….. queria fazer uma pergunta ….. eu tenho 15 anos e me chamo Ana,faço ballet a um ano e também jazz so que no jazz faço a 2 anos…..eu queria muito ser Bailarina Profissional é o meu sonho mas não estou nem na ponta ainda estou no 1 básico do ballet será que ainda tem chances para mim?

    1. Adorei o blog! Eu tenho 19 anos, faço 20 agora em setembro e comecei o ballet há 8 meses, porem os olhares de descrença da minha professora andam me desanimando. Eu me acho velha para ser bailarina, embora tenha naturalmente um colo de pé de uma bailarina profissional, me acho velha! Sofro em questões de alongamento embora faça abertura, tenho dificuldade na postura.queria saber, sou velha pra isso?

  56. ainda nao começei por conta de situaçao financeiras dos meus pais ,mas meu sonho esta de pé e vou lutar com todas as forças pra conseguir realizar esse sonho !! obrigada seu bloq me inspirou muito

    1. Cássia tenho uma pergunta apesar de que eu não fasso aulas de ballet por questões financeiras de meus pais mais corro atrás de meus sonhos mais eu estou lutandp por esse sonho desde que eu tinha 7 anos já estou ficando sem esperança… Eu tenho 12 anos será que eu posso aprende aulas em casa on-line Porque eu ja sei de alguns sites que mostran passo para iniciantes… Será que isso é possível ?

  57. Oi Cassia, pouco tempo faz que descobri seu blog e achei o máximo! Voce é uma gracinha, super talentosa e realmente dedicada ao ballet. Como vocé,amo o ballet,já fiz aulas na infancia, adolescencia,na idade adulta e parei pro um grande tempo.No ano passade resolvi voltar a fazer ballet classico e recomecei aos 70 anos de . Estou tendo aulas 3 vezes por semana desde Setembro passado e tenho adorado.Ja venci algumas dificuldades e vencerei outras. Tige um blog mas nao falava de ballet.Acabei parando de postar pro calta de tempo. Se vc quiser,entre no blog da Lenita e veja:Dançar é preciso! Espero que sirva de estímulo para estas garotas que se acham tão velhas para começar o ballet aos 20 ou 25. Um beijo grande e Parabéns pelo. Blog maravilhoso.Lenita.

  58. Olá Cássia ,
    Eu me chamo Jessica tenho 20 anos, e como muitas meninas aqui também sou apaixonada pelo ballet clássico ,mas infelizmente não me dediquei ao ballet por falta de condições financeiras e meus pais se separaram quando eu era bem mais nova então a minha vida ficou bem dividida ,eles não se interessaram em investir nas minhas aulas de ballet …porém hoje tenho total interesse em desenvolver minhas habilidades na dança e também provar do meu sonho, sei que com 20 anos estou “velha” mas eu vou em frente ,estou disposta a enfrentar críticas ,vou viver essa experiência como nunca ,vou aproveitar cada momento ,porque velho é o preconceito ,concorda?! Rs
    Amei o blog ,parabéns . Ler o post foi como levar uma injeção de ânimo ,e meninas todas vcs são capazes ,independente da idade ,da altura ou do peso … acho que o padrão é ter paixão pelo que se quer ,no nosso caso o padrão é amar o ballet e fazer valer a pena. Tenho 20 anos ,sou casada ,não tenho filhos ainda ,tenho 1,64 ,peso 58kg, e sim eu vou ser bailarina ,tenho fé em Deus . Desejo força a todas ,nós fazemos a diferença.

    1. Jéssica você vai conseguir. Apesar da idade, ainda dá tempo. E como dá tempo. Trabalhe duro, dedique-se, estude, leia e você alcançará seu sonho. Leia as opções de livro deste blog. Anatomia da Dança e Fundamentos da Dança Clássica são excelentes. Força, Foco, Trabalho duro e fé. Porque creio que quando fazemos a nossa parte, Deus olha o nosso esforço e age em nosso favor. Bjos

  59. POR FAVOR, Recomecei aos 28 anos. Na adolescência nunca consegui permanecer numa academia de dança tempo suficiente para fazer abertura zero. Agora, depois de 10 anos parada, É POSSÍVEL ZERAR???!!!! Ou pelo menos quase. Nada anormal, só o necessário para tornar a dança bela como tem que ser. ALGUÉM TOPA COMPARTILHAR O DESESPERO DA FALTA DE ABERTURA AOS 29 ANOS?

    1. Tenho 18, fiz ballet por 2anos, nunca consegui zerar e hoje quero voltar para me dedicar de verdade à dança, porém uma coisa me aflige (também), é possivel zerar começando nessa idade? :/

      Vida de bailarina é tão dificil que até a vida de quem QUER se tornar bailarina complica haha

    2. aline,sou estudante de fisioterapia, vc tem 29 anos,é um pouco mais demorado pra vc fazer abertura zero,mais nao impossivel,com dedicação eu sei que vc chega lá… : )

  60. Nossa fazer um livro é muito dificil,mais vc conseguiu oq queria fazendo varios tipos de dança vc descobriu a sua dança como eu eu tenho pratica em desenhar e gosto muito de ballet quem sabe um dia eu não faça uma capa de uma livro para algum escrtitor?Então continue assim,Bejouss.

  61. Amei tudo.Mas gostaria de perguntar algo vou completar 35 anos sempre tive vontade de fazer ballet,mas não foi possivel agora queria muito fazer para realizar um sonho antigo e para praticar algo que poderia fazer bem para o meu corpo e alma.Sera que é idiotice da minha parte?Começar nessa idade mas seja verdadeira na sua resposta por favor bjs.

  62. Oi Cecilia,tb tenho 18 vou fzr 19 em maio e me interessei pelo seu comentário pq quero começar a fazer balé mas acho (achava) um pouco tarde,ainda mais pq me frustravam em relaçao a isso.

  63. Olá,tenho 18 anos 1,55 de altura e 48 kg (visualmente sou magra). Gostaria de saber se a altura e peso influenciam negativamente a prática do balé… gostaria muito de fazer balé classico. adorei achar o seu blogg me animou muito saber que a idade nao importa, e sim vontade e dedicação. bjs

    1. Oi,VC e guerreira ne!veja o mundo precisa dpe gente assim,as vezes fico muito triste porque sou bailarina e minha familia não da valor!

  64. Olá! Achei super interessante seu blog e informativo para mulheres que querem começar algo novo em sua vida.Bom gostaria de te fazer uma pergunta,andei pesquisando na internet sobre bailarinas altas,pois tenho 1.78 de altura e morro de vontade de fazer Ballet mas tenho um certo receio por causa da minha altura,vc acha que teria algum impedimento para eu fazer o ballet ou até mesmo estranho?
    Grata,Gabriela Cunha

    1. Gabriela como eu disse para a Luana,peso e altura não importa toda academia de ballet irá te aceitar sendo oq vc é.Beijão espero ter ajudado!Brenda(11 anos,baixinha e magrinha)

  65. Olá, a 3 anos comcei a fazer aulas de jazz, 3 meses depois parei e desde então não retomei as aulas. No final de 2013 fui convidada para dançar num casamento. Foi ai que meu interesse pela dança voltou, em fim, tive alguns ensaios e dancei. Esse ano minha irmã vai casar e quer que eu dance com a sapatilha de ponta, mas, eu nunca subi na ponta e tenho pouca experiência com o ballet. Voltei para a dança no começo do ano; Quero saber o que vc acha a respeito de eu fazer aulas particulares para subir na ponta até abril.

    1. Certas academias requerem grandes esfroços eles irão querem que vc se esfroce mais do que as aulas de balé normal,então se vc quer mesmo fazer é possivel que vc consiga ficar na ponta do pé até abril dependendo do mes que vc começar

  66. Esclarecedor o seu blog! Vou colocar uma barra no quarto da minha filha e me ajudou bastante quanto a altura. Ela tem 9 anos. Vou colocar 1m do chão como sua prof disse! Valeu e bons treinos!!

  67. amei esse blog, comecei “tarde” aos 18 anos e hj sou considerada uma das melhores bailarinas de Minas Gerais… O ballet é isso lindo, nos vicia, nos encanta a cada dia mais, mas tb nos faz sofrer por um exercício que não conseguimos executar naquele dia, mas o importante é estarmos felizes, amo o que faço e o que me tornei hj graças a uma linda pessoa que esta por traz do que me tornei, pq além de td isso o ballet é “caro”, sapatilhas (que uso no minimo 3 por mês) não teria condições de me bancar sozinha, hj se tornou minha melhor amiga, me ajuda até com o psicológico não me deixando pirar em busca do perfeccionismo…. adorei parabéns pelos posts!!!

  68. Gostei desse blog comecei a dançar com 27 anos tbm já tem 3 anos que faço ballet e jazz tenho paixão por ponta não sofro muito com a ponta pela resistência do meu pé mas não tenho colo de pé, minha professora iniciou a o processo do uso de ponta de um ano para o outro mudamos de professora e nunca mais usei ponta, quero muito me dedicar mais ao ballet clássico que amo muito, mais ainda do que o jazz. Não sou muito en dehors mas sou muito esforçada apesar de já estar na faixa dos 30

  69. Olá Cassia.
    Tudo bem?
    Amei sua história. Meu nome é Caroline, e Ano que vem, ou daqui a pouco, rs, completo 27 anos.
    Dancei dos 3 anos até os 15 e depois, fiz esportes ( Handball e Ginastica Olimpica) mas nunca mais dancei. A dança completa a minha vida de muitas formas, mas tantos eventos me desviaram desse caminho.
    Hoje sou profissional do comercio exterior, e apesar de amar o que eu faço, sinto que ainda não sou eu por completo.
    Acho que ainda quero tentar, ver se sou capaz de dançar tanto quanto eu dancei um dia.
    Minnha pergunta é, vi que a Etec de São Paulo tem vagas para curso técnico de Dança, você acha que é tarde para tentar?
    Eu não tenho pretensão de ser reconhecida ou nada do tipo. Só quero sentir que ainda consigo e completar essa etapa da minha vida, com sentimento de realização. E a sua história me inspirou.

    Obrigada,

    Carol

  70. Olá Cassia, vou fazer 15 anos este mês e ontem mesmo fiz uma seletiva para o ballet de uma cia de dança gratuita, eu assumo que acho que nao fui bem no teste devido a minha falta de flexibilidade, sendo que o teste exigia isto, sou totalmente sedentária e ao desconforto que senti diante das outras meninas que ja haviam feito ballet, ate desisti de completar alguns exercícios por causa disso, e o que eu gostaria de saber é que se eu pagasse para fazer ballet eu poderia começar do zero? sendo que nem abertura total sei fazer, mas tenho ritmo,e sei dançar, sempre amei dançar!

    1. olha não posso responder todas as suas perguntas mas sobre flexibilidade posso te dizer,em todas as turmas de ballet que estive as meninas eram bem duras, já no jazz todas se esforçam muito para conquistar a abertura total, nós gastamos até meia hora por dia fazendo alongamento, flexibilidade é uma coisa que se conquista com o tempo se alongando todo dia, quanto temo leva VAI DEPENDER DO SEU CORPO e de quando vc se dedica aos alongamentos,
      dica: se vc não sentir dor significa que o alongamento não está funcionando que vc precisa forçar mais.
      pratique todo dia que vc chega lá, qualquer um que se esforce pode dançar… escrva no google alongamentos de ballet para iniciante . e pratique todos os dias. se quiser me passar seu email posso te ensinar alguns, beijos

    2. Olá Gabi, acho que voce nao me entendeu bem, obrigada pela sugestao para alongamento, perguntei se eu Necessito ter elasticidade para fazer ballet, por exemplo saber fazer abertura entende? Ou se posso aprender com aulas pagas desde o inicio, bjinhos e obg

    3. olha, eu acho q vc pode aprender com aulas desde o inicio, todos aprendem assim, abertura pode levar tempo para conquistar beijos

  71. Cassia tenho 17 anos se eu começar o ballet agora e fazer o maximo de mim, posso quem sabe virar profissional ?

  72. Oi, eu tenho 16 anos e nunca fiz ballet. Gostaria de saber se eu ainda posso começar a fazer, pois as meninas que conheço dançam ballet desde 6 e 8 anos. Então, sei lá, é um sonho meu, mas acho que passei da idade de começar. O que você acha?
    Beijos e obrigada.

  73. Oi gente, eu quero voltar para o ballet no ano que vem com 12 anos, porem ja fiz 3 anos de ballet e estou parada a 3 anos, em que serie de ballet eu entraria?
    Meus anos de bsllet seriam perdidos?
    Quando eu entraria na ponta?

  74. Olá; Sempre me lembro que sonhar em ser bailarina, nem que fosse num grupo pequeno, companhia pequena ou (sonhando mais alto) em teatro musical. Meu sonho não é bem o ballet clássico, mas sim hip hop e dança contemporanea. Mas sinto que sou desajeitada e um bocado gordinha (meço 1,70 m e peso 70kg) e nunca consegui arriscar em aulas pois tenho sempre medo me gozem pela minha idade (16 anos) e de não conseguir. Danço sempre que posso pela casa (todos os dias) mas sinto vergonha a frente dos outros. Adorei seu blog e espero conseguir ganhar coragem e arriscar. beijinhos!

    1. Oi,adorei sua historia, vou te dizer, dance garota! queria dizer que vc pode ter dificuldade no começo, mas tenho certeza que vc vai conseguir
      Eu ja fiz ballet com uma menina gordinha e ninguem nunca gozou dela,
      Se sua paixao e a dança, sigua em frente e se dedique, pois no começo vai entrar numa turma iniciante, provavelmente com pessoas mais novas, mas nao ligue, logo vc vai arrasar

  75. Ola , meu nome é Rafaella ,tenho 15 anos faço ballet desde os 8 anos,e eu estou com serias duvidas sobre o meu futuro, pq eu queria muito ser uma bailarina, ter o ballet como a minha profissao, mas as vezes eu penso que nao e eu n sei oq eu devo seguir. pq eu ,sinceramente, amo o ballet. nesse ano eu entrei no corpo de baile da minha escola de ballet, e a gente participa de competicoes e tal, eu consigo ver o crescimento que eu tive desde que eu entrei , mas as vezes eu acho que nao é suficiente , sabe? e eu invisto mt no ballet, mas tenho muito medo de acabar dando em nada :/. Voce acha que eu devo desistir do ballet como minha profissao e voltar pra “realidade”?

  76. Olá,tenho 20 anos ,e uma paixão inestimável pelo Ballet,porém tive muitos obstáculos em minha vida,pois eu me dedicava aos estudos e não podia dançar,hoje tenho muita vontade de começar aulas de ballet, mas fico pensando no desprezo de muitos por conta da idade …
    Eu já fiz durante alguns anos aula de jazz,sempre amei.

  77. Estou no ballet há 3 semanas e tenho 21 anos, nunca pratiquei porem sempre tive ritmo e dançei outros estilos. Mais estou muito triste pela maneira que minha professora me olha tão desacreditada, quando estou em casa eu tento força meu corpo, a desçer mais na borboleta e no sapinho, tento abrir ao maximo a primeira, a quarta e a quinta, e não tenho muito equilibrio, eu levo isso a serio, eu quero conseguir abrir uma escala, quero conseguir manter meus pés na quinta, eu gostaria, mais eu to tendo tanta dificuldade de associar mãos e pés e contratempos e até chorei esta noite entristecida porque me sinto desanimada. Há esperança deu conseguir hoje em minha idade ser uma bailarina ? E ganhar equilibrio e flexibilidade ? Me ajudem e sejam sinceras e realista, com o passar do tempo a pratica vai me levar realmente a perfeição ?! :/

    1. Janaina, você faz ballet há apenas três semanas… Seria impossível você ter a flexibilidade de quem treina há anos, conseguir fechar a quinta posição se não nasceu en dehors ou coordenar mãos e pés com destreza. Calma. Ballet exige paciência. Eu tenho 34 anos e treino ballet há seis, jamais lhe diria que, aos 21, você não conseguirá. Continue firme e forte no seu caminho que os frutos chegarão, tenha certeza.

      Beijos.

    2. Janaína vou te dizer uma coisa,na dança esses olhares de desacreditada é vista em todo lugar.Vou te dar um exemplo,eu estou no ballet á 9 ou 10 anos e este ano com muito esforço consegui uma pequena conquista de dançar pás de deus,mas no inicio foi legal né nossa consegui fui convidada de dançar meu professor reconheceu meu esforço só que agr depois de três semanas meu professor esta com uma cara de que se arrependeu dessa decisão e até agr ele não decidiu o que vou dançar.Isso é desgastante e todas as meninas estão dizendo que não consigo e que não sou capaz de dançar..Mas vou te dizer viu : cada vez que ele me despreza e aquelas garotas que tem pernas altas mas não tem limpeza de passos dizem algo de mim isso me fortalece e me deixa com mais vontade de dançar e provar a todos que quando agente quer agente pode tudo tem seu tempo e chegou a minha hora e a sua vai chegar tambem mas calma vai ter muita coisa pra enfrentar é só saber o que fazer com os olhares deles e se esforçar….

    3. Nao ligue para os olhares da professora, no começo é sempre assim, eles pensam que se elogiar a pessoa piora, depois de alguns meses com grande esforço vc pode melhorar muito
      Dicas:
      Se alongue todos os dias forçando cada dia um pouco mais
      Faça abdominais
      E treine os exercicios mais simples da aula em casa

  78. Olá Cássia, em primeiro lugar, seu blog é demais!
    E em segundo, tenho 12 anos, cerca de mais ou menos 1,65m, gostaria de saber se é possível eu ainda ser uma bailarina, meu sonho sempre foi dançar, bem perdi a flexibilidade com o tempo e também perdi as espe ranças por ser alta de mais. Bem , obrigado!

    1. Mas, este é meu caso tbm, poderia responder, por favor? Obrigada!

    2. cassia também queria saber! mas eu tenho 1,58m
      me matriculei numa escola de ballet e logo vou começar mas ainda tenho essa dúvida!

  79. Oi Cássia, bom, tenho 14 anos e nao sou nem um pouco flexível e eu amo ballet! Fiz só por um ano quando eu era bem criança, mas por orientaçao medica tove de sair, o que nao acho que faça muita diferença. Indo logo ao ponto, será que é possivel eu conseguir fazer abertura sem treinar desde pequena? E você acha que quanto tempo custaria? Obg, bejao!

  80. Oi Cássia… adorei teu blog…. tenho 30 anos e adoro ballet… estou fazendo aulas há quatro meses. E como vc, também me sinto um peixe fora d`água. As vezes me pergunto: “o que vc tá fazendo aqui?” durante as aulas… mas não vou desistir dessa vez. Quando tinha 25 anos entrei para o jazz, fiz um ano e desisti por me achar velha. Mas agora pretendo continuar. Por mais que por eu ser adulta tenha mais consciência corporal, a força muscular parece ser menor, a coordenação é mais lenta e o “corpo” mais enferrujado… mas acho que a gente precisa focar naquilo que quer e não nas dificuldades! Mas nem sempre é fácil pensar assim! Beijão

  81. Olá, Cássia! Antes: o teu nome é lindo!
    Bem, tenho 17 anos e sempre fui bastante apaixonada por dança, mesmo sem nunca ter praticado modalidade alguma. Estive indecisa entre Flamenco e Ballet, mas além dos encantos, por conta de um desvio na coluna e necessidade de maior disciplina, decidi por Ballet. Não levo tal escolha pelo lado da descontração ou como um exercício casual. Não pretendo ser “mais ou menos” bailarina. O problema está sendo encontrar uma escola profissionalizante ou ao menos séria, que ofereça essa rigidez. Também fui desencorajada por conta da minha idade, mesmo tendo firme em mente, continuar. Tens alguma dica?

    1. Dora, muito obrigada! Gosto muito do meu nome. =) Não se preocupe com a sua idade, você pode começar em um curso regular e fazer os oito anos necessários. Eu mesma fiz um ano e meio do curso regular e eu tinha 28 anos. A grande dificuldade é encontrar uma boa escola, mas não desista. Há muitas escolas com um trabalho sério e que aceitam alunas adolescentes.

      Grande beijo.

    2. Primeiramente, preciso parabenizá-la Cássia pelo blog maravilhoso!

      Oi Dora, eu tenho 17 anos e estou no segundo ano de ballet. Também sofro com a pressão de ser “velha demais”, mas a academia em que estudo é muito boa! Embora não seja grande e famosa, as professoras são muito legais e amigas, o que ajuda a me incentivar. Tente procurar (no google mesmo) escolas de dança no seu bairro, mas se você morar no Tatuapé como eu, pode ser interessante fazer aula onde eu faço =D

      Beijos!

  82. Adorei o blog…. tenho 29 anos e meu sonho sempre foi fazer ballet mas ou não tinha condição ou quando tinha faltava tempo ai sempre foi adiando… agora essa semana finalmente comecei a fazer aulas estou amando… e estou deixando de lado as críticas contrarias porque são as que mais aparecem, creio que não tem idade pra realizar um sonho e vou correr atras do meu rsrsrs 🙂 beijos

  83. Oi Cássia,
    Tenho 16 anos e sempre quis fazer ballet mas nunca tive tempo. Fiz quando criança, mas não acho que tão pouca experiência vá fazer diferença. Fiz aulas de musica durante um tempo, isso pode fazer alguma diferença? Também queria dizer que estou com vergonha de começar as aulas porque provavelmente as outras alunas serão bem mais novas e vão rir de mim :/ Tenho 1,58m de altura e peso 48kg, não vou ser a gordinha na turma?

    1. Greta, imagina, há várias escolas que aceitam adolescentes e há muitas alunas mais velhas. Ninguém rirá de você, fique tranquila. Além disso, você não será a gordinha da turma, você está na faixa de peso ideal. Não se preocupe e comece as suas aulas o quanto antes. =)

      Grande beijo.

  84. Olá! Achei seu blog na seguinte descrição no Google “Como ser bailarina aos 21 anos”, estou passando por um momento difícil na minha vida, sempre quis fazer dança mas nunca tive o apoio dos meus pais, eles não acham isso uma profissão. Resultado sou uma pessoa frustada aos 21 anos por ser uma tremenda idiota… Desculpe precisava desabafar…

    1. Fernanda, sei que não conheço vc, mas me identifiquei em certo ponto. Tenho 22 anos e comecei a dançar este ano! haha.. Chaguei a fazer ballet por um tempo, qdo era mais nova, mas foi muito, muuuuito pouco. Eu sentia o mesmo medo que vc, de não dar mais tempo… Mas acho que nesse blog vc vai encontrar muitas coisas que dizem justamente o contrário: com vontade e foco vc consegue sim! =)
      Fiquei super inspirada, e com certeza vou pra próxima aula de dança contemporânea mais feliz, haha.
      Quanto a seus pais, acho sim importante vc ter o apoio deles, e honra-los em suas decisões. Bom, o que vou falar agora é algo bem pessoal, mas o que eu faria seria orar, pedir pra Deus confirmar o sonho que eu tenho para eles tbm. E ser franca com eles, e explicar o que estou sentindo. Acho importante vc ouvir o que eles tem a dizer tbm. Sabemos que dançar é sim uma profissão, mas tbm é uma caminhada até lá (como qualquer outra profissão). Talvez vc tenha q dedicar uma parte do seu dia trabalhando em outra coisa enquanto faz mais aulas e estuda dança..isso por um tempo. Até que esse sonho venha a amadurecer, e então vc se profissionalizar! E talvez neste processo, tanto vc quanto eles se sintam mais tranquilos sobre isso.

      Espero ter ajudado, desejo o melhor pra vc!! =)

  85. Achei linda a sua história. Eu só tenho 24 anos mas a minha história com o ballet e a dança já tem mais de 20 anos, e ainda não sei o caminho que estou percorrendo dividida em aprender e ensinar, ser bailarina e professora, eu adorei o seu blog e vou ler para acrescentar muito mais informações a minha vida de bailarina… E quem sabe trocar experiências rs Só sei de uma coisa, não vou parar de dançar.

  86. olá cássia
    vi seu blog eu amei meu nome é vanessa eu fasso ballet desde que eu tinha 9 anos agora tenho 11 mutios falar que eu danço mt bem mais será que eu danço mesmo será que as 13 anos eu já consigo ficar na ponta eu sei que vc já faz ballet a mt tempo e vc pode me falar se eu consigo porfavor responde bjs

  87. Saudades Cassinha! Da leveza das suas palavras e do ballet bem dançado. Agora tenho feito pilates pra depois poder retornar ao ballet, se assim der tdo certo! Seu blog continua inspirante! Um abraço da xará de BH! Bjim

  88. Gostei muito do seu blog, eu também sou bailarina classica. Amo o ballet, apesar da dor e das lesões que a gente sofre nos pés, joelhos e nervo siatico. Mas é um pequeno preço a pagar pelo prazer que a dança dá ! Meu nome é Mia e gostaria de saber se vc tem facebook. Assim poderemos nos tornar amigas e trocar idéias sobre o maravilhoso mundo do ballet ! Um grande beijo!

  89. Olá,Cássia,não sei se você ai ver meu comentário,mais eu preciso desabafar isso.. Eu estou muito muito nervosa,tenho 12 anos e sou definitivamente a mais alta e a mais desastrada tenho 1,65 de altura e nunca fiz ballet e tambem nunca fiz nada nenhuma dança.E todos na minha academia já fazem anos e quando cheguei e começou a aula,todos começaram a rir de mim,não sei o que eu faço.
    O meu sonho sempre foi ser uma bailarina eu acho ballet muito bonito e reconfortante.
    Mas estou com medo de não ser boa igual as outras e ser definitivamente um fracasso e não sei como posso ser boa,se não consigo aprender e nem ter flexibilidade.Mas eu coloquei na minha cabeça que eu vou ser boa e ou conseguir aprender,não vou desistir do meu sonho até conseguir ir até meu objetivo,mas eu acho que eu estou perdendo as esperanças.Me ajude,preciso da sua opinião ?

  90. olá Cassia, eu faço aula de ballet clássico eu tenho 15 anos eu estou um pouco acima do peso, você pode me dar dicas do que fazer para emagrecer?

  91. Oi eu tenho 12 anos tenho vontade de fazer ballet mais não tenho flexibilidade, eu poderia começar a fazer ballet?

    1. Bianca, você não precisa ser flexível para começar a dançar, essa flexibilidade será adquirida no decorrer das aulas. Fique tranquila, você pode fazer ballet numa boa. 😉

      Grande beijo.

  92. Ooi, tenho 20 anos, comecei ballet clássico a pouco tempo, todos os meus amigos foram contra a minha opção de começar a dançar, mas como esse sempre foi o meu sonho, eu segui sem ligar muito pra opinião deles, mas as vezes quando eu chego na aula, eu fico me sentindo mal, por eu ser velha e tals, queria saber se pra se ainda é possível me tornar uma bailarina profissional ou não?

  93. ola’ Cassia!
    eu tenho 17 anos, nunca fiz ballet, mas é meu maior sonho… eu aprendi passos na internet e tinha uma exelente flexibilidade, cheguei a me escrever no ballet, fiquei tao anciosa, todo dia me alongava e jah fazia ate a abertura,alem da ponta quase perfeita que eu tinha… mas uma semana antes de eu enfim começar minhas aulas eu sofri um acidente de moto e quebrei a perna, na hora minha maior tristeza foi pensar que meu sonho acabou, que eu estava tao perto, de pelo menos começar… mas infelizmente esse insidente aconteceu… ainda tou cm a perna engessada, nao vou precisar operar, mas o osso da minha perna quebrou, e sei que vou me recuperar… mas a questao é’ SERA QUE POSSO TENTAR DE NOVO? Sera que um dia posso ser uma BAILARINA?
    Fik aki minha duvida, e espero sua resposta… bjs e parabens pelo seu exelente blog. 😉

  94. Querida Cássia,

    O seu blog é uma guloseima para os amantes não só de ballet, mas de arte na sua essência.
    É muito bom ver a sua força de vontade, ao depositar tanto amor e energia numa actividade que iniciada tarde não é fácil.
    Eu comecei à pouco aos 22 anos para me ocupar fisicamente, sem ter nenhum interesse relevante no ballet , e estou a descobrir o mundo do ballet, que não é só uma dança mas sim uma filosofia de vida que encarna os valores dos contos de fadas.
    É muito bom ver no seu blog a cooperação entre todos os intervenientes que é coisa que no competitivo mundo artístico tem faltado.

    Um abraço e muita energia para concretização dos vossos sonhos, a Cássia comprova que tudo é possível.

  95. Cássia , eu estava muito angustiada esses dias , o meu maior sonho sempre foi ser a bailarina perfeita , faz ballet faz uns 4 meses , mais eu sempre desde pequena fiz jazz dance , mais na minha academia só tem garotas baixas , eu tenho 13 anos e sou alta tenho 1m e 68 , me sinto horrivel , elas são muito boas e eu quase nao sei fazer nada e fico deslocada , elas as vezes ficam até rindo de mim , eu amo o ballet nunca vou desistir desse sonho , mais eu sofro , será que eu sendo alta meu sonho pode se tornar realidade ? preciso muita da sua ajuda , eu sou muito magra e tambem me esforço muito muito no ballet
    1 beijão !!

    1. Princess, Sylvie Guillem, Agnès Letestu, Darcey Bussell são apenas algumas das bailarinas incríveis do nosso tempo que são bem altas. Todas têm, pelo menos, 10cm a mais do que você. E se no estúdio de dança riem de você, nem perca o seu tempo dando bola. Tenha foco nas suas aulas e siga o seu sonho. 😉

      Beijos.

  96. Ola….talvez vc nao leia o que eu escreverei aki…Mas todos os dias eu sonho em ser uma bailarina..toda hora praticamente…danço ballet toda hora que estou em pé..quando ninguem esta me olhando..me da prazer..eh o que eu realmente amo e quero para minha vida..tenho um caderno cheio dos meus sonhos de ser bailarina profissional com fotos de varias coisas relacionadas a ballet..Só que eu nao faço ballet e acho que nunca poderei fazer…Eu tenho 13 anos 1,59 e 65kg..ou seja estou quase na pre obesidade e ja venho tentando faz quatro anos mudar meu peso mas nunca consigo e sempre acabo chorando nos finais dos dias eliminando uma parte da pequena esperança que possuo!!!E nao eh so o peso que me atrapalha em toda essa tragetoria..Eu e minhas irmas temos costas muiiitoo largass pes muiiitooo largoss e somos muito celulitosas alem do mais que ninguem na minha familia tem algum hobbie e ninguem esta ligado a dança..Mas eh o que eu amo..E nao combino nem um pouco com isso!! e eu me mataria pra conseguir ter a vida de vcs bailarinas que sao tao sortudas por ter a chance de dançar e de ter pessoas que acreditam nos seus sonhos diferente de min que nunca tive nenhum apoio!! e que agora choro como uma fracote e que nao tenho mais forças pra levantar a cabeça e seguir em frente!! Tudo isso que eu escrevi me fez sentir um grande alivio de contar pela primeira vez a alguem como eu me sinto!!! desculpe se roubei tempo de sua vida!! mas isso era nescessario realmente!! e se vc conseguiu ser uma bailarina porfavor siga em frente vc teve sorte em sua vida difereente de muitas outras pessoas como eu!!

    1. Ana Maria, não chore, tampouco sofra. Há muitas bailarinas que fazem aulas a vida toda e, mesmo assim, não conseguem ser profissionais. Outras, começaram mais tarde e sequer puderam sonhar com isso. Também há quem sempre quis dançar e ainda não conseguiu. Não se sinta a última das bailarinas. O mais importante é começar a fazer aulas de dança. Sonhar em dançar e ficar trancada em casa não fará diferença alguma na sua vida. Se não é possível ser profissional, é possível ter a dança na sua vida, como muitas de nós temos. As coisas podem ser mais tranquilas do que a gente imagina, tenha certeza.

      Imenso beijo.

    2. Nunca pense q é impossivel pois a um Deus q faz o imposivel do Homem se tornar realidade. Eu comecei o Ballet com 16 anos e ouvi de terceiros criticas: que comecei velha demais q nao servia pr dançar Ballet, mas nem por isso desisti, doel mas esgui a cabeça e segui em frente. O Ballet nao é feito de um corpo perfeito e sim se dança com perfeiçâo; então ergui a sua cabeça, se esforce e va atras dos seus sonhos confiando com Deus que esta do seu lado… BJS

    3. Querida Ana Maria, um conselho: Mude os padrões dos seus pensamentos e você mudará a sua vida!” Sinta-se bela,, perfeita, maravilhosa, Deus lhe fez assim e quer apenas o seu agradecimento. Estou com 51 anos de idade e estou me preparando para ser uma bailarina da dança do ventre.Depois dos 30 anos, tornei-me Escritora e i que serei a melhor do mundo porque internalizei esse pensamento e um pensamento bom é Pensamento de Deus. Tenha fé e vencerá todos os complexos de inferioridade. Apele para Deus te ajudar e Ele te ajudará! Ame a Deus, ame a si mesma, ame a todos. Deus te abençoe!.

  97. Ola…..
    vou começar falando que você e um exemplo de que nunca e tarde pra tentar!!
    eu tenho 16 anos faço ballet clássico a cinco meses,mais me disserao que eu já começei tarde e isso eu sei. mais não vou desistir do meu sonho que e morar em uma cia de ballet na Inglaterra… e eu viu conseguir porquê tenho capacidade só preciso de tempo pra aprender. obrigado por me fazer ver que nunca e tarde pra tentar,nunca! to até emocionada. eu sei que ainda vou receber muitos não,mais um dia alguém reconhecera meu trabalho e amor pela dança.

  98. Olá, Cássia! Sou nova por aqui, ainda tenho muito posts para ler mas desde já parabéns pelo blog. Estou achando tudo muito interessante uma vez que ainda conheço pouco sobre balé. Tenho 17 anos, fiz balé quando era pequena, na escola, mas isso já foi o suficiente para me fazer gostar desse tipo de dança. Hoje, às vezes bate aquela saudade e eu penso em voltar a fazer aulas, mas há sempre coisas que me impedem de levar essa questão a sério como o estudo, a faculdade, “o que fazer quando crescer”… sinto que voltar a fazer aulas de balé seria muito bom para mim pessoalmente, mas não vejo qual o objetivo disso, nesse momento, além de um hobby, ou algo assim. Ainda não encontrei a minha paixão, e talvez seja por isso que eu tenho essa vontade de voltar a dançar para saber se essa é a minha “praia”, entende? Bom, queria saber se você tem alguma opinião sobre isso, pois a opinião de alguém que conhece mais sobre balé iria me ajudar muito.
    Obrigada desde já. Beijos!

  99. ola eu so queria saber se uma menina de 14 anos que tem 1,67 e pesa 65 pode dançar Ballet ou ela deve deixar isso de lado.

    1. Olha anjo…meu nome Elaine,tenho 16 anos e faço ballet a cinco meses e digo a você,quanto mais cedo melhor linda. tenta sim fazer aula,você vai gosta muito viu amor?
      bom…boa. sorte! me add no facebook aí agente conversa melhor…Maria Elaine!

  100. Ola,Cássia!Passei por aqui para fazer uma pequena perguntinha: Uma pessoa que tem 16 anos e 1,55 de altura e 42 de peso é muito baixinha para fazer ballet?Muito Obrigada.

  101. Olá! Eu tenho 14 anos, e adorava entrar agora para o Ballet! sempre adorei, mas nunca ouve oportunidade! Toda a gente me diz que já sou muito velha! Gostava de saber a sua opinião? Beijinhos

  102. Olá, Cassia! Conheci o seu blog há cerca de um mês, quando comecei a pesquisar efetivamente sobre aulas de ballet para adultos iniciantes. E desde então eu acesso sempre! O que mais gosto é a sua seriedade em tratar sobre o ballet, os temas, tudo parece muito bem ponderado, fruto de leituras e pesquisas, além de muito bem escrito. Parabéns! Não é à toa que você já tem uma legião de fãs 🙂
    Sempre me interessei por artes em geral. Sou filha de artista plástica (minha mãe tem formação em pintura, escultura e história da arte) e quando criança tive um forte incentivo para fazer aula de ballet. Mas aí me apaixonei pela música erudita e me tornei pianista. Embora formada, não exerço profissionalmente. E o sonho do ballet ficou estagnado desde a infância… só agora, aos 26 anos é que decidi encarar o desafio e me jogar de corpo e alma nessa arte maravilhosa! Essa paixão foi reativada principalmente depois de uma temporada de 30 dias na França (10 dias em Paris), e depois de visitar a Opera de Paris. Ainda mais de uma temporada de Comecei minhas aulas esta semana. A turma é de iniciantes, cerca de 10 alunas e começou em junho desse ano. A maioria é como eu, que nunca fez de verdade (ou muito pouco quando crianças, mas de nada lembram), ou nunca fizeram mesmo. Enfim. Senti já na primeira aula uma certa frieza; não sei se pelo respeito das próprias professoras em relação à sua arte, mas não é como numa academia normal de ginástica, em que todos estão sorrindo e são receptivos do tipo : venha iniciar o seu projeto verão! Logicamente não foi com essa intenção que eu iniciei o Ballet, mas foi apenas uma comparação aos estilos. Senti uma seriedade e formalismo. É assim mesmo? Você poderia comentar como foi a sua primeira aula? O que você sentiu? Pois eu, embora tenha me sentindo uma “pata velha saltitante” estou disposta a estudar a fundo e me dedicar às técnicas. O que achei engraçado é que algumas alunas, embora tenham iniciado em junho deste ano já se consideram verdadeiras Aurèlie Dupont! rs. Questiono se é comum essa certa soberba no ballet? Pois na música é bem comum, sim. Existe uma certa prepotência no clássico, posso ver isso na profissão da minha mãe, e no meio musical também. Enfim, nada disso me desanimará ou me diminuirá. Estou empolgada e feliz. Sei que vai demorar muito pra chegar no estágio tão almejado da dança. Mas se alguém disser que eu sou incapaz ou que sou “muito velha pra esses sonhos de menina” eu simplesmente vou ignorar. Confesso que o seu Blog fez parte do meu impulso para o início. Por isso agradeço pela alegria que você me fez ao ler os seus relatos! Um grande abraço, de uma leitora curitibana.

    1. Natalie, infelizmente, soberba e ballet clássico caminham de mãos dadas. Você cansará de ver bailarinas que se acham “as” melhores, até perceber que elas estão bem longe disso. Sobre a seriedade, há uma certa empáfia nos professores. Já ouvi absurdos pelo simples fato de abrir a boca para dar uma opinião ou fazer uma longa pergunta. E isso me dá uma imensa preguiça, porque seriedade no trabalho e respeito na sala de aula nada tem a ver com frieza e cara amarrada. Infelizmente, ainda é assim e duvido que isso mude no curto prazo. Mas o mais importante é você fazer suas aulas, se dedicar, aprender e dançar! E, que lindo, você é pianista! Isso fará uma imensa diferença nas aulas, viu?! Você terá mais musicalidade que as demais alunas que nunca estudaram música e isso conta muito a seu favor, no seu desenvolvimento na dança. E fiquei muito feliz em saber que o blog também impulsou você a começar as aulas. Que seja mesmo apenas o começo e que você tenha um longo caminho pela frente.

      Grande beijo.

  103. Parabéns, o seu blog é lindo!Tenho 16 anos, amo ballet(apesar de nunca calcar uma sapatilha de meia ponta), acho tão lindo o modo como as bailarinas dançam,é tão elegante e suave, como se flutuassem no palco! Talvez quando terminar o curso técnico, eu comece a fazer ballet clássico.

  104. Adorei seu blog! E ele conseguiu despertar em mim a vontade de voltar ao ballet… Porém tenho 16 anos… e não faço aulas há alguns anos. Hoje faço natação, mas estou com um grande desejo a voltar a dançar. Você acha que, na minha idade, é possível que me torne uma bailarina? Obrigada =)

    1. Camilla, mas você diz apenas voltar a fazer aulas ou se tornar bailarina profissional? Se for voltar às aulas, você é nova, nem se preocupe com isso. Agora, se quiser ser profissional, terá de correr atrás do tempo “perdido”, mas é possível sim.

      Grande beijo.

  105. gostaria de saber como fasso para matricular minha filha ,e o valor das aulas ela tem 2 anos e 7 messes. desde ja agradeco.

  106. Cássia comecei a ler seu blog recentemente e achei o máximo. Ballet classico é minha paixão. Eu tenho 14 anos e tenho 1,75 de altura e 65kg você acha que está bom? Sou bastante alta e queria saber o que você acha de bailarinas altas?? Beijos

    1. Ana, fique tranquila, a relação entre seu peso e altura está ótima. Eu acho lindo bailarinas altas e algumas das grandes bailarinas do nosso tempo, como Darcey Bussell, Agnès Letestu, Sylvie Guillem, Ulyana Lopatkina e Svetlana Zakharova, são da sua altura ou mais altas do que você. 😉

      Grande beijo.

  107. Ah, seu blog é lindo! É inspirador! Tenho 20 anos e faço jazz dance. Estou me apaixonando pela dança cada vez mais. Nunca fiz ballet, mas ainda tenho uma imensa vontade de começar – por mais que sempre tenha gente dizendo que estou “velha demais” pra isso. Por isso achei tudo isso aqui uma inspiração. Por ver que é possível sim começar o ballet sendo adulta. Sempre quis fazer ballet, desde criança mesmo, mas só agora estou tendo essa oportunidade.

    Beijo, beijo! 🙂

  108. Olá…
    Tenho paixão por musicais e adoro dança, desde pequena, acho que por falta de incentivo não faço exatamente oq eu sou apaixonada, a dança, eu também sou publicitária e tenho 27 anos, engraçado isso né, já tem uns meses que eu fico pensando se ainda da tempo de aprender ou se estou velha para isso. Seu depoimento m encorajou mais ainda.. Parabéns por sua força de vontade isso serve de inspiração.. espero que ainda haja tempo para mim..

    Obrigada!

  109. Ola! adorei seus textos…vc realmente escreve mto bem..rss
    gostei mais ainda por encontrar alguem q assim como eu, acredita q a dança nao tem idade…eu fiz ballet classico qdo criança,por anos..
    mas parei por anos tb…e agora, aos meus 25 anos, voltei a dançar…faz 1 mês e estou suuuuper animada….
    Podexá q eu vou voltar mais vezes no seu blog pra colher mais informações..rss
    até!

    1. Bianca, o “Dos passos da bailarina” é apenas um blog com informações sobre ballet clássico e não uma escola de dança. 😉 Por isso você não encontrou o endereço em lugar algum do site.

      Grande beijo.

  110. Cássia amoo seu blog…..Adoro dançar tbm…comecei com o jazz, confesso que tinha medo de fazer ballet, mas o blog está me dando uma coragem para fazer ballet tbm…vamos ver..bjoss

  111. Olá Cássia! O meu nome é Lídia e sou de Portugal tenho 12 anos e quero muito ser bailarina mas sempre achei que fosse tarde demais ate que um dia decidi pesquisar se era tarde demais ou nao começar com 12 e vim parar aqui fiquei muito grata por isso ter acontecido fez-me lutar pelo meu sonho e nao ficar a pensar que nunca vai dar, que sou demasiado velha e nao tenho perfil para isso entao decidime inscrever numa escola de ballet classico na minha cidade (Braga) e vou começar em Setembro eu so te queria agradecer pela tua força.
    beijinhos e, felicidades!

  112. Cassia, gostei muito do seu blog. Gostaria muito de fazer uma formação em balé. Tenho 31 anos e comecei a dançar aos 19, mas minha formação não passou pelo balé clássico. Acabei de me mudar para Taubaté e não conheço os profissionais da região que oferecem essa formação para adultos. Se vc puder me orientar nesse sentido…desde já agradeço. Nina

  113. Poxa voce me inspirou muito, porque eu sempre tive vontade de dançar ballet
    so que por questoes financeiras , acabou nao dando certo.
    Eu nuca desisti deste sonho ,sempre penso que quando crescer , euu mesma darei um jeito de pagar aulas pra mim.Lendo o seu blog ,me inspirou mais ainda, porque voce começou a ter aulas de ballet com quase 30 anos, eu ainda tenho14 .Voce me fez ver que nao e preciso começar aos 3 aninhos para ser uma boa bailarina e que o mais importante mesmo e dançar por amor ,amor no quue eu estou fazendo.

    MUITO, MUITO, MUITO, OBRIGADA !!!!!!!!!!!!

  114. Cássia,

    Passei a tarde inteira lendo seu blog.

    Ballet para mim é um sonho de infância, que nunca pude concretizar (como alguns outros sonhos e aspirações).
    Depois que me graduei resolvi que ia buscar realizar todos os meus sonhos. Três deles são principais pra mim: Piano, Francês e Ballet.

    Hoje tenho 26 anos, já estou graduada há 3 anos e não me mexi em realizar nenhum desses 3 sonhos, simplesmente porque, depois de graduada, surgiram mais trabalhos, mais estudos, pós-graduação… etc. Mas chega! Cansei de me enganar.

    Tomei a decisão e já está mais do que tomada!
    Já que a parte profissional já está bem encaminhada, vou buscar minhas outras realizações! E a primeira delas será o Ballet! Afinal de contas, existe o fator tempo, que não alivia, e que torna o sonho do Ballet cada vez mais e mais difícil de ser alcançado.

    Ler seu blog me trouxe muita inspiração. Vendo então que você começou aos (quase) 28 anos, apenas 4 anos atrás, e já tem todos esses conhecimentos… trouxe um grande incentivo para mim!

    Muito obrigada por nos inspirar e nos dar força. Muito obrigada por nos levar a sério. Muito obrigada por fortalecer nossos sonhos.

    Abraços!

    PS: Cássia, posso perguntar em que nível do Ballet você está, depois desses 4 anos de treino?

  115. amei seu blog,mas tenho 15 anos e meu sonho de infancia era ser bailarina será q ainda da tempo de correr atras

  116. Oi Cássia tudo bom ? ameei seu blog *-*
    Eu tenho 15 pra 16 anos, e eu queria saber se é tarde pra mim voltar a fazer ballet…
    eu fiz baby class e ballet quando era pequena, depois fui pra natação, depois pra nado sincronizado e estou parada a uns 2 anos, eu percebi que é isso que eu amo, o ballet.
    Eu participei da ópera o menino e os sortilégios no theatro municipal, pela escola municipal dfe musica e eu vi a escola de bailado e me apaixonei denovo!
    E eu queria seguir carreira, é tarde?
    beeijos s2

  117. Olá Cassia, encontrei seu blog por acaso, fazendo algumas pesquisas. Tenho 24 anos comecei a fazer ballet clássico em agosto de 2011 com o intuito que me ajudasse com algumas dores já que odeio fazer academia. Simplesmente me apaixonei pela dança até participei do espetáculo no final do ano. Ler seu blog me deixou muito mais motivada, encontrei aqui explicações das maiores duvidas que estava. Parabéns… vou continuar acompanhando seus posts!!

  118. Olá Cassia me chamo lohayne e tenho 13 anos, adorei seu blog, sou uma apaixonada e prático ballet clássico. Amo muito dançar mais ainda não cheguei na fase da sapatilha de ponta que é o meu maior sonho, sonho mesmo, não há um dia em que eu não imagine quando isso irá acontecer. As vezes fico meio triste e frustrada por ainda não estar usando sapatilha de ponta, já pensei ate em desistir do ballet, mais como viver sem algo que ama tanto ??
    Acho que terei de desistir mesmo, estou com algum problema nas costas e não sei se vou poder continuar dançando. 😥

  119. Olá Cassia, eu tenho 9 anos, e eu queria saber como ser uma ótima bailarina, e como eu posso chegar mais rápido na fase da sapatilha de ponta,que é o meu sonho

  120. Cássia , eu sempre fui apaixonada por Ballet , mas nunca tive a oportunidade de fazer nenhuma aula, tou com 16 anos e só agora abriu um ateliê de ballet aqui na minha cidade, mas ví em muitos lugares que o tempo médio para chegar a sapatilha de ponta é de 2 anos, e a professora desse ateliê disse que em 1012 abrirá uma turma que vai trabalhar com a sapatilha de ponta e que se eu entrar ficarei nessa turma, fiquei muito preocupada. Tem algum perigo se no primeiro ano de ballet eu já for ponta ? ps: nunca fiz nenhum tipo de dança. Obrigada bjO

  121. Olá Cássia…primeiro adorei o seu blog
    Tenho 14 anos e num ca fiz aula de ballet,mais desde criança danço,pois aprendi na internet,
    Faço muitas e muitas apresentações em minha cidade,sei usar a sapatilha de ponta,ja fiz uma apresentação que durou umas 5 horas dançando isso tudo com a sapatilha, começarei a fazer minhas aulas em 2012 se Deus permitir,mais tbm sou dançarina de bandas de forró,mais o ballet sempre foi minha paixão,e quero saber:Quando começar a fazer aulas de ballet vou ter que passar o msm tempo que as outras bailarinas para começar as aulas com a sapatilha de ponta?

  122. Cássia primeiramente quero lhe parabenizar por esse blog maravilhoso 🙂 . Começei a ler seus posts há alguns meses e decidi fazer ballet clássico, acredite, pq vc me serviu de inspiração. Eu tenho 16 anos, não é uma idade tardia para começar a dançar, mas quando se trata de ballet, fiquei com um pé atrás. Vejo por aí as pessoas dizerem que o ideal é desde pequena vc iniciar, pq isso conta muito no ”currículo” de dançarina e bla bla bla. E vc foi a chave que estava faltando para destrancar uma bailarina que estava presa dentro de mim. Continue semeando bons frutos por meio do blog! Vc pode não saber, mas está ajudando muitas pessoas, assim como eu, a nunca desistir dos seus sonhos apesar das barreiras do caminho. Beijo grande!

  123. Olá Cássia, assim como a maioria das bailarinas adultas, também sempre tive o sonho de fazer ballet quando era criança e meus pais não tinham condições de pagar, já que aqui em Aracaju os cursos de ballet são para quem tem muita condição financeira, pois as roupas são caríssimas, sapatilhas de meia ponta e de ponta só se encontra da Capézio e mesmo assim num custo altíssimo. Só para você ter uma idéia, uma sapatilha de ponta da Capézio aqui custa R$90,00, e o pior, só se é vendido dessa marca.
    Continuando a minha história, assim que eu consegui o meu primeiro estágio remunerado, já no final da faculdade (sou jornalista) realizei o meu sonho de criança aos 21 anos: entrei numa escola de ballet. Confesso que no início eu me sentia um peixe fora d´água, pois as meninas da minha turma eram adolescentes e a maioria não se dedicavam. Mas a minha professora era um anjo e percebeu a minha força de vontade e sempre puxava nos exercícios de barra e nos alongamentos. Enfim, hoje tenho 24 anos, faço aulas 4x por semana e tem um ano e meio que faço aulas na ponta. Nesse ano terei a oportunidade de dançar na ponta no espetáculo de fim de ano.
    Acredito que foi graças ao ballet que hoje sou uma pessoa melhor. JURO! Sou muito magra e com as pernas muito finas. POr isso tinha vergonha do meu corpo, não usava saia, nem roupas muito coladas. Por causa do fardamento do ballet, aprendi a gostar do meu corpo e com isso minha auto-estima foi lá pra cima. Me tornei mais sociável e minha saúde também melhorou.
    Acredito que quando a gente faz o que gosta, tudo se torna mais colorido e a vida fica melhor.
    depois que comecei a acessar o seu blog, me senti mais inspirada ao ver que não é somente eu que realizou o sonho de criança.
    Parabéns e continue esse trabalho maravilhoso!

    Beijos

  124. Oi Cassia eu sou uma amante do Ballet, nao fiz ballet na infancia pq minha mãe colocou no jazz, fiz 6 anos de jazz e sempre com o sonho do ballet.
    Hj tenho 30 anos e estou a prestes de entra na aula… uma felicidade e uma realização pessoal particularmente…sei que irei conseguir e vou me esforçar mto pra chegar na sapatilha de ponta…
    parabéns pelo esforço e a concretização do seu sonho…

    Bjusssss

  125. Oi Cássia,
    Ballet é minha verdadeira paixão. Não vivo sem!
    Comecei aos 7 anos e não consegui parar por um momento sequer, hoje tenho 15 e tenho certeza de que é isso que quero como carreira.
    Sou formada no curso básico e, atualmente, faço curso técnico!
    Gostaria de uma ajuda para saber o que devo fazer para essa minha paixão virar a minha profissão.
    Ameei o blog! Era tudo o que eu queria.
    Aguardo pelo seu email (se possível!)
    Obrigada.

  126. Olá Cássia, tenho esse sonho de fazer Ballet desde pequena – que foi infelizmente ignorado por minha mãe.
    Bom, tenho 21 anos, ja fiz publicidade entretanto tranquei recentemente a faculdade, estou fazendo cursinho para tentar veterinária (meu sonho).
    Depois dos 20 decidi fazer as coisas que sempre tive vontade, me refiro aos sonhos de infância que até hoje me incomodam. Dentre eles destaco a veterinária (que já estou correndo atrás) e o Ballet.
    Procurei saber aqui na cidade (Feira de Santana/Ba) e vão abrir as turmas de ballet novamente apenas em janeiro. Como estou um pouco acima do peso, estou fazendo uma reeducação alimentar e academia. Não por uma questão de estética, mas por que odeio ficar doente e tudo o que estou fazendo para mim é um tipo de prevenção (sou anti-médico haha).
    O que eu queria saber é sobre eu entrar no ballet com essa idade; qual o gasto mais ou menos com roupas, sapatilhas e afins; se é necessário estar magrinha para ser uma boa bailarina e qual a sensação que a ballet te dá – me refiro ao aspecto fisico e emocional.
    Também vi que já fez Yoga, estou pensando em começar Yoga junto com o Ballet.
    Poderia me enviar algumas dicas? Aguardo pelo email, se possível.
    Amei o seu blog, parabéns!

  127. Eu e as minhas duas amigas, Esther e Stefanie, começamos fazer Ballet uns dias atrás, e nós visitamos aqui, o Dos Passos da Bailarina, TODOOOOOOOOOS os dias. É duvidoso como a gente nao se cansa de entrar aqui todo dia RS’
    Então, começamos a fazer Ballet Classico, e como a Stefanie não tem condições de pagar aulas de Ballet =/, nós decidimos aprender sozinhas, tipo em casa mesmo. Nós sabemos que vamos ter que nos empenhar MUITOOOOOOOOOOOO, e também sabemos que treinos … Todo dia, alongamento … toda hora. Só que nós não sabemos como fazer um alongamento CERTO. Então, você pode ajudar a gente, sei lá, fazendo um post sobre alongamento, algumas dicas … Se você PUDER, muito, muito obrigada mesmo.

  128. oi eu tenho 16 anos e acidentalmente achei alguns blogs sobre Ballet, assisti a vários videos de apresentações e fico cada vez mais interessada nessa linda arte. mas não sei se posso fazer por que tenho 1,71m (sou muito alta) e peso 59 quilos. em fim devo dizer que sua historia realmente me deixou com esperanças, pois já havia conversado com a minha mãe e ela me disse que não tenho mais idade. é uma vontade que tive quando era mais nova, porem nunca pude realizar. se você tiver algum conselho estou ficaria muito feliz.
    obrigada.

  129. Olá Cássia!
    Uma amiga (bailarina que também começou adulta) me indicou o seu blog e estou adorando! Sou estudante de publicidade e entrei no ballet há cinco anos, quando tinha 16. Minha paixão pelo ballet aumenta a cada dia, apesar das dores, dos calos, das quedas e da falta de tempo para as aulas. Como li em um dos seus posts: nada disso importa! O ballet está nas nossas almas, e estará sempre! Só quem sente o que sentimos ao dançar é que pode entender por que resisitimos às dores e continuamos tentando! Fico feliz em encontrar pessoas que sintam o mesmo que eu.

    Um abraço!

  130. Tenho visto muito este blog e estou amando os vídeos e tudo mais que tenho encontrado acerca do ballet… Estou decidida a iniciar as aulas. Obrigado por me lembrar que é sempre bom começar algo novo, uma nova ideia, um novo desafio.

    Um abraço.

  131. Achei seu blog quando comecei a pesquisar por ballet, achei linda sua trajetória na dança, tenho 19 anos, e um desejo enorme de dançar ballet, porém tinha um certo receio, pela idade tardia, contudo ao ler seus posts, notei que quando realmente gostamos, não existe idade para começar ou simplesmente arriscar algo novo. Obrigada, bjs.

    1. Thynara, não, não há idade. Além disso, você só tem 19 anos e toda uma vida pela frente. Comece a fazer ballet sem medo.

      Grande beijo.

  132. Cássia, obrigada!!!!!! Não pare nunca de escrever neste blog!!! Quando penso em desistir busco seus posts pra conseguir forças… vc tem motivado muitas bailarinas adultas a começar, recomeçar, enfim, a dançar com suas almas!!!

    1. Michelley, confesso que já pensei em parar algumas vezes… Mas, por um bom tempo, o blog continuará firme e forte. 😉 Obrigada por estar sempre por aqui.

      Grande beijo.

  133. Oi, Cássia! Adorei o seu blog, não consigo parar de ler. Está sendo muito útil para tirar minhas dúvidas. Me identifiquei muito… tenho 24 anos, também sou publicitária e comecei o ballet no início deste ano. É sofrido, mas eu adoro!
    Parabéns pelo blog e pela persistência e dedicação à dança. 🙂

    1. Roseana, muito obrigada! E fico feliz que o blog tem ajudado você a tirar as suas dúvidas. Sinta-se sempre em casa por aqui. 😉

      Grande beijo.

  134. Que lindo, eu tenho 21 anos e já estava achando tarde para começar no balé, mas vi esse blog… mudei de ideia. Obrigada!

  135. Olá! Tenho 26 anos, e no ano passado passei por muita tristeza e estava sem saber que rumo pegar. Daí sem querer vi seu blog, e fiquei com vontade de dançar. Encontrei uma academia de balé, e estou no terceiro ano feliz da vida! Vim procurar seu blog de novo para agradecer!!! : )

    1. Mari, que bom ouvir a sua história! Eu que agradeço por você vir me contar, especialmente por estar feliz da vida. =)

      Grande beijo.

  136. Amei o seu blog, estou colocando no meu face sempre uma mensagem dak e coloco o link para as minhas alunas acessarem, eu sou professora de ballet e jazz, e tenho um Espaço de Dança em Itaboraí Rio de Janeiro. Muito bom mesmo tudo isso ak. Parabens!!!!

    1. Monique, fico muito feliz quando professores de dança gostam do blog e o indicam para seus alunos. Muito obrigada!

      Grande beijo.

  137. Cássia, você não tem ideia da inspiração que o seu blog me trouxe. Tomei a decisão de voltar para o ballet e estava online procurando “apoio”. Sempre fui apaixonada por ballet clássico, mas só comecei a fazer aulas com 18 anos. Na época, como a turma era de meninas bem novinhas, me desiludi e parei… Hoje, 10 anos depois, fico pensando em como seria se jamais tivesse parado. Resolvi que não vou deixar isso acontecer de novo. Começo semana que vem, mais uma vez, uma turma para adultos iniciantes. Adorei seu blog!

    1. Rafaela, não fique remoendo esses dez anos longe da dança, só te fará mal. Pense daqui para a frente. 😉 Boa recomeço e não deixe mesmo isso acontecer de novo. Siga feliz com a sua paixão.

      Grande beijo.

  138. Oi Cássia, tudo bom?

    Encontrei seu blog enquanto fazia uma pesquisa sobre ballet. Não sei se vai lembrar de mim, estudei com a Fabiola Salatine por 06 meses em 2008/2009.

    Você está de parabéns! Cada vez que penso em voltar a estudar fico imaginando: “Mas tem graça? A essa altura do campeonato fazer ballet? Querer subir na ponta e tudo?” Mas daí encontro pessoas como você que, não só tem o mesmo desejo, como apóiam e dão o maior incentivo! É maravilhoso!

    Você continua com a Fabiola? Não consegui colocar uma foto minha aqui para você me ver…rsrsrs Mas estou no facebook, depois tento te achar lá.

    Super beijo, adorei “revê-la”! Sucesso e Parabéns!

    Pri

    1. Priscila, tentei te achar no Facebook, mas há várias com o mesmo nome, hehehe! Então nós fizemos aula juntas, não foi? Mas claro, tem de voltar, subir na ponta, dançar lindamente e tudo. Volta volta volta! Não estou mais na Fabiola, saí em 2009, hoje estou no Studio Ana Esmeralda. Ah, se for mais fácil me encontra no Facebook, olha o meu link: http://pt-br.facebook.com/people/C%C3%A1ssia-Pires/520976914

      Beijocas.

  139. “A minha primeira aula de dança na vida aconteceu quando eu estava com 27 anos, duas semanas antes do meu aniversário de 28. Foi, justamente, de ballet clássico. Além dele, comecei a fazer dança do ventre. Depois, dança cigana, jazz e yoga.”

    ADOREI seu blog!! ADOREI esse trecho! A cada palavra que lia, ia me identificando! Eu tenho os mesmos sonhos que vc e tô na época de correr atrás: aos 27 eu pretendo iniciar aulas de dança, começando por ballet clássico e dança do ventre hehe

    vou ler cada post do seu blog e divulgando até onde der, está muito bem elaborado e muito bem escrito.

    parabéns! =)

    bjs,
    Tania.

    1. Tania, adorei a sua empolgação! 😀 Comece sim suas aulas de dança e depois volte para compartilhar. Sinta-se sempre em casa por aqui. E muito obrigada pelos elogios ao blog.

      Grande beijo.

  140. Adorei o seu blog, e vi tambem que dança não tem idade. Eu tenho 14 anos mas me achava velha de mais para fazer ballet, depois do que vi no seu blog, resolvi procurar studios de dança. Obrigado.

  141. Cara Cássia

    Tenho lido teu blog desde o ano passado e flertando com o ballet desde então. Pesquisei as escolas que ofereciam aulas para adultos iniciantes aqui em Porto Alegre graças às indicações que colocaste aqui. Iniciei as aulas na semana passada no Studio Maria Cristina Futuro, com a própria Maria Cristina. Ela é uma fofa. Fiquei bastante contente ao ingressar na turma e ser tão bem recebida, não só pela professora, como pelos colegas. Mais contente ainda em ver que eu não era a mais velha da classe como eu pensava que seria – já que tenho 34 anos. Estou super entusiasma, assistindo vídeos e praticando até mesmo fora dos horários de aula.
    Obrigada pela valiosa contribuição que dás com teus escritos no blog. Continuarei visitando e te acompanhando. Sucesso na tua caminhada de bailarina. Um abraço!
    Janaína

    1. Janaína, fiquei muito feliz em saber que você encontrou uma escola bacana, que está feliz e, mais ainda, foi bem-recebida. Obrigada por ter compartilhado. =) E bem-vinda ao mundo do ballet, cara bailarina. =)

      Grande beijo.

  142. Oi Cássia, faltam dois meses para eu completar 33 anos e imagine só…estou para começar minhas aulas de ballet. Já tive aulas informais com bailarinas que não dão aula profissionalmente, só estavam quebrando um galho rs…
    Na academia será a primeira vez, mas nunca tive medo do que os outros iriam pensar.Meu medo sempre foi comigo mesma, será que ainda posso? Nessa idade? Depois de dois filhos?Mas em poucos dias iniciarei minha aventura , vc é mais uma inspiração para que eu comece e não pare nunca de dançar.
    Bjos.Cris.

    1. Cristiane, você se matricular já mostra que seus medos estão sendo deixados para trás… Claro que pode, e nessa idade, e depois de dois filhos. E a sua aventura, já começou? Pode compartilhar, se quiser. 😉

      Grande beijo.

  143. De fato,esse é o melhor blog sobre ballet que já encontrei. Sem historinhas ou contos adolescentes de como amarrar suas sapatilhas ou fazer maquiagem de palco.

    1. Priscila, quando eu li o seu comentário eu logo lembrei que fiz esses posts, tanto de amarrar as sapatilhas quanto uma semana inteira só sobre maquiagem de palco, hehehe. Mas, claro, entendi o que você disse. 😉 A ideia do blog é ir além disso mesmo, ser uma fonte de estudo e informações para todas nós bailarinas, e não o ballet fofo e a princesa encantada. Nem tenho paciência para isso, para falar a verdade. E muito obrigada pelo elogio ao blog.

      Grande beijo.

  144. Olá Cássia….
    Sempre tive muita vontade de fazer aulas de ballet, acho uma dança maravilhosa,apaixonante,emocionante,envolvente…mas confesso que faltava coragem,pois sempre pensei que não conseguiria adquirir flexibilidade por ser mais velha,tenho 22 anos…Mas quando me deparei com seu blog…uallll…vc é uma inspiração para todas nós…Agora me sinto com uma motivação de realizar meu sonho…No momento estou sem condições financeiras para entrar em uma escola,mas assim que possível vou entrar em uma …E voltarei aqui para lhe contar…A vc o meu ”Muito Obrigado”…
    Beijos

    1. Jessica, fique tranquila, você começar é questão de tempo. Afinal, a ideia de que você está “velha” já foi deixada para trás e assim que você tiver condições, poderá fazer as suas aulas numa boa. Volte mesmo para contar. =)

      Grande beijo.

  145. Olá Cássia!
    Eu comecei ballet a 3 meses, com 20 anos. Já estou na minha 3° escola de Ballet… vou explicar, na verdade desabafar e ouvir alguns bons conselhos rss..
    Minha primeira escola era a mais famosa e que tinha as melhores bailarinas da cidade. Meus pais ficaram muito felizes com a decisão, pois tinha acabado de sair de uma seria depressão. Minha mãe também queria muito que eu fosse aquela escola pois achava que os professores seriam melhores. Hoje digo que eles são apenas “bem mais pagos e com mais currículo”
    Sofri muitíssimo preconceito das bailarinas mais velhas e de uma professora, as alunas da minha turma que são mais velhas as ignoravam. Mas acho que por eu dar “atenção a elas” eu era o principal alvo. Um dia depois de um comentário ridículo insinuando que eu era gorda, tomei partido imediatamente e falei com a dona da escola. Disse o que estava acontecendo e ela disse apenas para mim não ligar, disse que elas faziam isso porque eu era mais bonita que elas. Mas eu já estava “machucada” demais e resolvi sair.
    Na segunda escola foi uma maravilha, tive um professor extremamente atencioso que me deu muita base… e corrigiu os meus primeiros passos que vão ser muito importantes pelo resto da minha caminhada. Eu estava na escola mais simples da cidade e nunca tinha me sentido tão bem para dançar. Mas infelizmente mudei de cidade.
    Nessa cidade onde estou, é muito pequena e há só uma escola, onde não a meninas da minha idade dançando e por isso fui colocada em um nivel mais elevado e que estou me esforçando muito para companha-las. Mas mesmo assim estou amando. Não peguei amizade com todas, muitas são tímidas e eu mais ainda. Lá a professora elogia muito as qualidades de casa bailarina o que as motivam ainda mais a continuarem.
    Acho que é assim que deviam ser as escolas =).
    Amei seu blog e vai ser uma grande inspiração para mim.
    Beijos

    1. Fran, adorei o seu comentário porque mostra que escolas de renome nem sempre são os melhores lugares para estudar e professores de extenso currículo nem sempre são os melhores para ensinar. Fico muito feliz que agora você esteja em um lugar que realmente valoriza quem você é e o seu aprendizado. E minha admiração a sua professora, ela parece ser ótima. Muito obrigada pelos elogios ao blog e sinta-se sempre em casa por aqui e compartilhe suas histórias sempre que quiser. 😉

      Grande beijo.

  146. Olá Cássia,

    primeiramente, Parabéns pelo seu blog, é maravilhoso!!!! Muito completo e bem elaborado. Me inspirei no ballet mais ainda lendo seu blog. Todo dia estou tirando um tempinho pra tentar ler tudo. Me identifiquei um pouco com sua história, aos 31 anos comecei fazer ballet, estou amando, to fascinada, apesar de ser uma arte extremamente difícil. Tive muita vontade de começar antes, desde minha adolescência, mas não tive condições, meus pais não tinham como pagar e aqui em Brasília são poucas as escolas. Mas hoje consegui e já estou fazendo há 4 meses e já vou até me apresentar. Não sei se estou sendo precipitada, mas resolvi encarar. Estou tendo muita dificuldade com minha flexibilidade que é praticamente zero em relação as outras meninas. E você teria algum material sobre os passos do ballet, to com um pouco de dificuldade também pra decorar. Desde já agradeço muito.

    Beijo

  147. oi eu sou uma bailarina tambem , desde pequena meu sonho é dançar ballet , ate que 12 para 13 anos de idade consegui uma bolsa de estudos ,acho que eu nao encontrei o ballet nos nos encontramos , gostei muito de sua historia pois sei que é muito dificil e doloroso obrigada pelo seu blog adorei bjs

  148. Oi Cássia..
    Estou no Ensino Médio,e pesquisando sobre carreiras percebi que gostaria de trabalhar com comunicação,escrita,livros etc..Pesquisei cursos como Jornalismo e Letras,pois gostaria de trabalhar com minha sensibilidade e senso crítico (ta,me achei agora rsrsrs)..E foi quando me lembrei que vc trabalha com isso,revisando textos.Sei que este não eh um assunto para este blog mas não conheço mais ngm que trabalhe com algo assim e gostaria de ouvir uma opinião profissional,pra entender melhor como se pode trabalhar “escrevendo”. meu msn é o e-mail acima,se quiser contato..

    Fico agradecida desde já
    beijos.
    ateh+

  149. Oi Cássia, te parabenizo pelo blog. Percebe-se através dos seus posts que você é muito sensata, delicada e realmente apaixonada pelo ballet. Eu sempre fui apaixonada por essa arte, fiz aulas quando era criança, devia ter seis ou sete anos, mas tive que abandonar dois anos depois, primeiro por falta de dinheiro, depois por falta de tempo e até por vergonha, já tinha desistido do meu sonho. Até que um nódulo no seio me fez voltar a sonhar e agora finalmente começar a realizar. Fiz um exame ao lado de uma das melhores escolas de ballet da minha cidade e quando saí da clínica resolvi entrar na escola e pegar informações sobre aulas para adultos, resultado…começo minhas aulas amanhã! Estou super empolgada, ainda mais por ler seu blog, que é muito inspirador. Quando ao nódulo, não era nada grave, apenas um sinal para que eu voltasse a dançar. Saiba que ganhou mais uma seguidora. Um grande beijo!

    1. Carol, eu fui lendo seu comentário e pensando: “E o nódulo?” Ainda bem que não era nada grave! E olha como as coisas acontecem, foi ele quem te fez retornar ao ballet! Bem-vinda de volta, bailarina, e sinta-se sempre em casa por aqui.

      Grande beijo.

  150. Ola’
    tudo bem.
    meu nome e Júlia tenho 13 anos e faço Ballet há 4 anos e irei começar na ponta no meio desse ano.Só tenho um único problema parei de fazer Ballet este mês mas pretendo continuar por que já comprei a sapatilha de estudante.Gostaria de saber se eu poderia eu mesma me instruir no Ballet por ex: quebrar o gesso da sapatilha bom adoraria se você poder me responder.
    Beijos
    Júlia .

    1. Não, Júlia, não poderia. Guarde a sua sapatilha, sem quebrá-la, para que ela seja usada quando você voltar às aulas. Além disso, você mesma não pode “se instruir” no ballet, porque não tem conhecimento para isso. Sapatilha de ponta é coisa séria e você pode ganhar uma lesão de presente. Está avisada.

      Beijos.

  151. pessoal meu nome é julia sempre tive sonho de fazer ballet classico mais minha maaae nunca deixa ´por que tenho alergia pelo corpo todo ai ela fala q isso imped de fazer ballet.e acabo dessintindo

  152. Oie! Muito legal seu blog! Estou com 25 anos e comecei Jazz recentemente. Eu tou adorando e gostaria de fazer aulas todos os dias. No momento estou preocupada em aprender também a teoria, mas nas minhas aulas, a professora não foca nada disso. Você saberia indicar algum livro ou página na internet que pudesse me ajudar nisso? Parabéns por este espaço aqui e obrigada por dividir seu gosto pela dança!
    abraços!

  153. Oi Cassia. Tenho acompanhado seu blog há algum tempo, mas não tinha tempo de escrever. Acho o blog mais perfeito para quem busca informações sobre o ballet. Tenho uma história parecida com a sua. Tbem sempre gostei do ballet mas qndo criança/adolescente não tive oportunidade de fazer. Quando minha filha estava com 6 anos, coloquei-a em uma escola de ballet aqui em Curitiba e durante 2 anos, levava e ficava esperando ela na escola, batendo papo com outras mães. Quando retornamos à escola para o terceiro ano, descubro que elas abriram 1 turma de iniciante adulto, só por causa das mães que estavam pedindo. Sem pensar 2 vezes comprei colant, meia-calça e sapatilha e comecei as aulas. (eu estava com 32 anos) Cheguei ao final do ano realizadíssima, mas eu queria mais. Queria realmente me desenvolver como bailarina e troquei de escola para uma especializada em ballet adulto (mas levei minha filha comigo, então a professora da escola tbem tinha uma turma de crianças para a minha pequena no mesmo horário da minha aula) Comecei no iniciante II, mas fiz muitas aulas no iniciante I, para corrigir vários vícios de postura que não eram corrigidos na outra escola, já que as aulas eram mais para “aguardar a filha”. Hoje, estou com 35 anos, me preparando para as pontas que vem aí no 2. semestre. Até já comprei a minha, que chegou ontem (arrisquei e comprei de cara uma Gaynor, por insistência e força do meu marido, que me disse – “se vc demorou todo este tempo para se encontrar no ballet, por que não começa logo com uma que não te faça sofrer tanto??) Achei o Máximo!!! Então, resolvi postar por aqui só pra te dizer que o teu blog muitas vezes me serviu de inspiração e estimulação desde que comecei minha jornada. Adoro!!!

  154. Oi Cássia, fiquei feliz demais de achar seu blog, que era exatamente o que eu procurava e precisava pra começar a dançar. Tenho 29 anos, e fiz 1 ano de ballet qdo criança, dps por falta de incentivo nunca mais voltei, mas é um sonho que tenho mto forte dentro de mim, na verdade acho q é a unica coisa q realmente quero na vida. Mas o tempo passa mto rapido e qdo a gente vai ver ta com quase 30 anos e com certeza acha q é muito tarde pra começar ne. Mto bom saber q tem um monte de meninas na mesma situação que eu e q conseguiram tb. Isso da forças pra gente lutar pelo nosso sonho ne. Parabéns pela coragem e persistencia. Vou começar a procurar escolas….Amei…..rs….Um beijo querida!

  155. oi cássia.. já faz tempo q visito seu blog mas nunk parei aqui pra contar minha “história”..na verdade,ainda não tem história pq eu não faço ballet(ainda).
    Tenho 15 anos e sempre amei a dança e dançar,mas sempre via o ballet como uma coisa inalcansável,primeiro pq nós sabemos q não é nada baratinho fazer ballet e n tinha condições financeiras qdo crianças e segundo pq eu tinha aquela impressão de q era uma coisa absurdamente dolorosa e muuito difícil,qse impossível..bom fui crescendo,mas sempre com aquela admiração e aquele sonho contido de dançar ballet.Ano passado,depois de ver um vídeo da Polina Semionova meu interesse por balé voltou e eu resolvi pesquisar sobre o assunto,saber se eu ainda tinha “chance”.E,nossa,como foi reconfortante saber q existiam aulas para adultos iniciantes e q não,não era preciso ter 3 anos nem ser muuuito magrinha (coisa q nunca fui,xD,na verdade estou um pouco acima do peso no momento :/) pra começar a fazer ballet..
    Moro numa cidade mto próxima de Belém/PA e soube de algumas escolas lá,mas ainda não perto de casa… Por isso o sonho ainda não se realizou,mas espero conseguir me matricular ainda esse ano,no 2 semestre.E mesmo q eu não consiga fazer ballet,nunca vou deixar de admirar essa dança linda e as pessoas q dançam ballet clássico..
    AMO este blog,sim,foi por causa dele q eu me aventurei a procurar escolas e correr atrás do sonho.Como já disse aqui,esse trabalho de incentivar pessoas e até mesmo quebrar tabus e preconceitos,nos ajuda muito e ainda vai ajudar mta gente.Parabéns Cássia.

    1. Sarah, torcerei muito para você começar as aulas ainda esse ano. Nada de pensar “e mesmo que eu não consiga fazer ballet”, você conseguirá sim! 😀 Fico muito feliz que você goste tanto do blog, muito mesmo.

      Grande beijo.

  156. tenho 10 anos faço em abril 11 estou na 5° A estou estudando sobre Degas e eu adorei aquela pintura dele :Dançarinas azuis tem foto?????

    Bjs

  157. Olá Cássia,
    Iniciei no Ballet com 4 anos desde lá fazia no minimo 3 aulas seguidas por semana durante 11 anos e já até cheguei a fazer 5 vezes por semana… parei com 15 anos pois “enjoei”. Estranho hj eu pensar que enjoei de algo que sinto muita falta hj… Pois bem, acho que o grande sentido do enjoo foi a grande disputa de ser a melhor bailarina na academia em que fazia aulas, isso era algo que não suportava, pois eu sabia que essa disputa rolava, e poxa, eu so estava lá por prazer… Acabei enxergando o ballet pelo seu lado ruim e deixei ele prevalecer… Enfim parei e fiquei apenas em cursos pré-vestibulares para tentar a vaga na universidade federal do meu estado. Depois de três anos consegui a vaga, mas faltava algo, tentei fazer musculaçao, mas nao completava nada, fui numa academia de dança em que ouvi muita gente comentando (parece que qndo é pra ser as coisas vem em nossa direção de uma forma mágica), descobri que lá tinha ballet clássico, logo me inscrevi. Fiz as aulas com meninas de 14 e 7 anos. Nada contra as meninas, mas a aula ficava sempre no mesmo passo nao rendia muito e eu estava louca pra sair fazendo as 4 piruets e os 32 fouettés. Fiquei amiga da minha professora e ela acabou descobrindo algum potencial em mim… e me chamou pra fazer parte da cia de dança dela. É uma cia de dança do ventre, mas eu e ela somos as bailarinas clássicas… Resultado: estou com o meu primeiro solo, coisa que nunca alcancei na academia de ballet q fiz por 11 anos. A música eu mesma escolhi e modifiquei, a coreografia colaborei com minha professora, dava palpites e claro dizia qual o lado melhor para giros e saltos hehehe . Estou muito feliz, isso realmente me completa. Estou a um tempo pensando e iniciar minha própria coreografia, algo que eu terei completo prazer em dançar, e hj descobri seu blog – maravilhoso por sinal – sem querer, e vendo seus posts achei diversas inspirações para iniciar minha própria coreografia. Muito obrigada de alguma forma por nao ter deixado essa ideia morrer, e aprecio muito a sua iniciativa de ter ingressado no ballet na fase adulta, é complicado, mas nada impossível.
    Bjaoo e que seus passos de bailarina nunca acabem…

    1. Viviane, que história bacana a sua! E acho incrível você pensar além, em criar suas coreografias. Sério, eu acho o máximo, porque é uma forma de desenvolver o lado artístico mesmo, da criação propriamente dita. Quando tiver vídeos, por favor, me mande. Terei o maior prazer em divulgar no blog. E sinta-se sempre em casa por aqui.

      Beijos.

    1. Rebeca, o que você quer dizer com “deixar minha ponta cada vez mais bonita”? Você está falando das suas sapatilhas? Está falando dos seus pés, especialmente sobre o seu colo? Enfim, sobre o que que é?

      Beijos.

  158. Estou adorando o blog. Tenho 19 anos e fiz um a dois anos de ballet quando criança. Quero voltar a fazer, mas bate aquele pensamento de “estou muito velha?” Agora sinto-me mmais confiante em começar (ou recomeçar) a dançar.

    Boa sorte com a trajetória das pontas

    1. Fernanda, você não está “velha” para recomeçar a dançar. Pelo contrário. =) Muito obrigada e boa sorte no seu retorno às sapatilhas.

      Grande beijo.

  159. Olá Cassia!

    Motivada pelo filme “Cisne Negro” que estreiou esta semana, e também pelo fato de desde criança eu queria ser bailarina, comecei a pesquisar sobre o balé e acabei te encontrando…

    Achei muito legal o seu blog e sentí que posso reavivar meu sonho de aprender essa dança fabulosa.

    Hoje assistí ao reprise da entrevista da Deborah Colker pela Marília Gabriela no GNT e isso só acendeu mais ainda a vontade de voltar a dançar.

    Minhas experiências na infância foram o jazz e dança de salão, prevalecendo esta última. Durante um bom tempo, deixei de dançar para dar atenção a minha vida acadêmica. Agora estou com vontade de voltar…

    Adorei a forma como você pesquisou sobre o assunto e como disponibiliza-o para “nós” apaixonados por dança.

    Um grande beijo e sucesso hoje e sempre

    1. Sillia, olha que bacana, o filme motivou você a começar de vez no ballet clássico. =) Eu também assisti a essa entrevista da Deborak Colker na Marília Gabriela. Elas ficavam falando sobre o Cirque du Soleil, ah, eu queria saber tudo sobre dança! Hehehe. Espero, sinceramente, que você passe dessa “vontade” de voltar a dançar para dançar de fato. E sempre é tempo de começar a fazer ballet. Fico feliz que tenha gostado do blog e sinta-se sempre em casa por aqui, viu?!

      Grande beijo.

  160. Obrigada por visitar meu bloguinho iniciante e pelos comentários! Fico feliz quando alguém compreende o amor que tenho pelo meu gatinho, pois as pessoas dizem que eu tenho é que procurar um namorado, como se depositássemos todas as nossas carências afetivas em animal de estimação! Pelo amor de Deus, uma coisa não tem nada a ver com a outra!!!!!!
    Que bom que sua amiguinha canina está bem!

    Um beijo.

    1. Viviane, as pessoas apaixonadas pelos seus bichinhos fofos sempre se entendem, hehehe. E você tem toda razão, namorado e bicho de estimação são coisas bem diferentes, hein?! Quem compara, sinceramente, não sabe a diferença entre um e outro. 😉

      Beijo doce.

  161. aaah que boom que vc leembra *–*
    nossa cansamos mesmo de ensaiar Le Papillon UHSAUSHUAHS
    10 hrs da noite no estúdio UDSHAUSHAUSH
    seu blog ta lindo memso, eu amei o conteúdo
    aah, Natalia Osipova é DIVA! Spanish Bride é meu favorito dela*-*
    bom, Don Quixote é um dos meus repetórios favoritos.
    E você como tá?

  162. Cássia,
    há uns dois meses visito seu blog e não consigo mais parar de acessá-lo! Vc fala da Dança como se fosse uma bailarina profissional com 30 anos de carreira! o conteúdo que vc apresenta aqui é muito bom! Bom para as iniciantes (independente da idade!) e para veteranas como eu!
    PARABÉNS!!!!!
    Eu me atualizo em muita coisa da Dança aqui, sabia?
    Continue com essa propriedade e seriedade sobre o assunto!
    Beijos….

  163. Oi Cáaassia!
    é a Ana Carolina que fazia ballet com você, lembra de mim?
    Amei o seu blog Cássia, é muito bom o conteúdo dele, muito bom mesmo.
    E amei o post com o video de Spanish Bride com a Natalia Osipova, é minha bailarina favorita.
    Parabéens!
    saudades ;**

    1. Anaaaaaaaaa! Claro que eu lembro, cansamos de ensaiar juntas, dançamos Le Papillon. 😉 A Natalia Osipova é incrível, né? E obrigada pelos elogios ao blog. Volte quando quiser, você será sempre bem-vinda.

      Grande beijo.

  164. Olá Cassia,
    adorei seu blog! É completo e encontrei tudo que precisava para dar o primeiro passo.
    Adoro o ballet quando pequena fazia mas a vida foi tomando outros rumos. Mesmo assim sempre apaixonada pela dança. Hoje estou com 29 anos tenho dois filhos e quero muito voltar para o ballet. Ainda tinha duvidas. Tinha medo de ser ridicularizada! Suas experiencias ajudaram muito principalmente porque não sabia por onde comerçar. Parabêns. Continue postando suas ideias e experiencias. Sempre que possivel estarei no seu blog.
    bjus.

    1. Barbara, não precisa mias ter receio. É cada vez mais comum nós adultas fazermos ballet clássico. Vá tranquila, porque certamente você encontrará uma escola muito bacana para recomeçar. E volte sempre que quiser, seja para ler, contar como estão suas aulas, dar um oi… Eu leio tudo. 🙂

      Grande beijo.

  165. Ah!!!!! Esqueci de contar sobre como me aventurei no mundo do ballet!

    Eu sempre tive um certo amor platônico pelo ballet, mas nunca tive coragem de dançar nem em festinha de aniversário! Quando fiz 14 anos, começei a frequentar a igreja e minha amiga entrou no ministério de dança de lá. Eu, incentivado por ela, começei a fazer também e me descobri muito mais do que me imaginava. Quando fiz 15 eu queria me especializar mais, então comecei a fazer ballet pelo método Royal a partir do primeiro grau. No meu segundo ano eu já fazia terceiro e quinto graus, Inter Foundation e aulas livres. Hoje em dia quero fazer vestibular para Psicologia mas nunca deixando de dançar. A dança virou parte de mim e deixar de fazê-la e o mesmo de perder meu coração, já que ele está nas barras da vida e nos plies do mundo!!!!! É um amor para a vida toda. Valeu pelo espaço 😉

    PS: NUNCA PARE DE ESCREVER, VC É INCRÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍVELLLLLLLLL!!!

  166. Eu só queria dfizer que adoro seu blog, sempre que posso dou uma passada por aqui!!! Eu já danço há 4 anos e acho seu ponto de vista a respeito da dança, principalmente do ballet (minha modalidade 😛 ) muito bons. parabéns!!! Por favor, nunca pare de escrever você é fantástica!!!!!!!!

  167. Adorei muito o seu blog, Cássia!!
    Vou te seguir, preciso muito saber mais coisas sobre sapatilhas, ballet, etc.
    Você escreveu todas as coisas que bailarinas adultas devem saber
    adorei, valeu mesmo !!

    Beijooos *-*

  168. Olá Cassia !!!!
    Foi um presente dos céus para mim…. conhecer você e o seu blog. Meu nome é Flávia, tenho 26 anos e faço 27 anos no dia 14-10-2010. Sou apaixonada por ballet. Comecei a fazer aula de ballet já faz algum tempo, mas pela minha idade achava que não era coisa para mim… já que as meninas do meu grupo eram todas bem novinhas e com isso saía da dança e depois voltava fiquei assim um bom tempo. Até que decidi a voltar com tudo do zero perdi muito tempo com isso mas creio em Jesus Cristo que irei recuperar o tempo perdido…. E quando conheci seu blog no qual você relata que começou aos 28 anos foi um INCENTIVO para mim… Hoje voltei para o ministério de dança da minha igreja e faço as aulas de ballet. Quero que minha dança seja para Adorar ao Senhor.
    Ahhh gostaria de ver mais fotos suas no seu blog.
    Obrigada Cassia.
    E que Deus te ilumine grandimente…
    Beijos!!!

  169. oi cassia,amei seu blog, também sou bailarina,embora desde a infância começava com as aulas para logo parar, aos vinte e seis anos decidi que era hora (embora tardia) de voltar para ficar, enfim voltei e estou muito satisfeita mesmo, acho muito interessante de sua parte incentivar as garotas a lutar pelo que sonham. Gostaria de ver + fotos suas publicadas em seu blog. Bj Maie

  170. Cássia, fico feliz por encontrar este site e também muitas pessoas de amam o ballet como eu.
    Acho que a primeira coisa que pedi para a minha mãe quando era pequena, foi que eu queria fazer ballet, este desejo já nasceu comigo.
    Hoje tenho 34 anos e ainda dança e dançarei sempre.

  171. Oi Cássia…Obrigada pelos parabéns…é 22 anos dia 06/08…rs
    Queria tirar mais uma dúvida, estava fazendo uma pesquisa na net, referente a faculdades de dança.
    E achei a FPA – Faculdade Paulista de Artes. Dei uma ligada para tirar as dúvidas, e eles me informaram que não é exigido nenhum conhecimento para ingressar no curso, e o melhor o curso é ministrado no horário noturno…rs…legal né?
    Só que ai me veio uma grande dúvida, como não conheço essa faculdade, não sei se o curso é bom.
    Você conhece? Poderia me dar alguma referencia?

    Obrigada
    Fica com Deus.
    Beijinhus

  172. Olá Cássia, adorei seu blog, vou virar visitante. Comecei no balé as 38 anos, hoje tenho 45. Fazia na mesma academia que minha filha, e eu gostava mais que ela. Por falta de tempo e uma bursite no quadril e uma tendinite no joelho sai por um tempo, mas estou voltando. Como a Francine falou, eu gosto das aulas não precisava me apresentar, mas… No espetáculo de fim de ano do meu primeiro ano na academia eu dancei, foi emocionante pois minha filha também estava lá. No ano seguinte eu já fazia aula de ponta, mas tive que sair. Fiz Pilates por 1 ano e meio e estou dando um tempo pois enjoei,mas do balé não enjoo. Assim que voltar as aulas ( chão e barra) eu te aviso. Bjs e parabéns pelo espaço.

    1. Ana, muito bacana você ter começado aos 38 e na mesma academia que a sua filha. E imagino como deve ter sido sensacional o espetáculo com vocês duas juntas. Eu também não enjoo de ballet. 😉 E, claro, avise sim e venha compartilhar com a gente a sua volta às aulas.

      Beijos.

  173. Ola Cássia
    Sempre adorei o balé mas fiz apenas um mês quado tinha 7 anos mas tive q parar por dores no rim esquerdo por ter um probleminha…mas a vontade d fazer balé ainda persiste, achava muito tarde pra começar a fazer com 18 anos mas depois de ver o seu blog me entusiasmei…Valeu 😉

    BejOoss

  174. Oi Cassia…tudo bem???
    Preciso te fazer uma pergunta….Como já nos falamos anteriormente eu tenho 21 anos (quase 22 – ccompleto dia 06/08 semana que vem…sniff), e faz pouco tempo que comecei a fazer o ballet classico, quatro meses para ser exata. Mas por essa ser uma paixão antiga, tenho me esforçado muito (e apesar de insignificantes para algumas pessoas) tenho visto melhoras em minha postura, e sou muito esforçada também. Mas voltando para pergunta, eu queria saber se as escolas de ballet que oferecem cursos profissionalizantes – tecnicos, exigem alguma coisa para se matricular no curso. Por exemplo, eu com quase 22 anos e quase ne conhecimento nenhum no ballet posso entrar em uma escola tecninca?

    Obrigada pela ajuda de sempre.
    (obs: Ahhh atraves do seu blog tenho conhecido muito blogs e pessoas muito interessantes..como sempre estou sempre acompanhado suas atualizações..)

    Beijinhuss

    1. Jéssica, eu conheço três cursos técnicos e eles possuem exigências diferentes para a matrícula. Em um você precisa ser bailarina formada, ter oito anos de curso. Nos outrso, você precisa ter uma base de conhecimento técnico para poder ingressar. No fim das contas, é melhor você entrar em contato com a escola onde você quer estudar para saber o que ela exige. E não precisa ficar triste porque você fez 22 anos (Esses dias, não é? Parabéns!). Você é esforçada, dedicada, fique tranquila. Faça o seu ballet em paz.

      Grande beijo.

  175. Cassia,

    Tentei me registrar no seu forum “Dreaming Ballet, mas nao estou conseguindo entrar no site. Tem algum jeito de destravar o usuario/senha? Obrigada, bjs Juliana

    1. Juliana, você diz destravar usuário/senha para qualquer pessoa entrar e comentar sem cadastro? Além de não ser possível, seria inviável, a Cosette e eu não conseguiríamos moderar o que acontece lá. Quem realmente entende do assunto é ela, então, por favor, comente apenas no tópico referente ao tópico, tudo bem? Lá ela lerá, aqui não.

      Beijos.

  176. Cassia, ler o seu blog hoje me fez sonhar muito com a possibilidade de voltar a dançar. Tenho 31 anos e um filhinho de 1 ano e 4 meses. Não sou mais tão magrela como antes e acho que me sinto meio desconfortável para colocar denovo uma roupa de ballet mas nada que uma bela camiseta não resolva. Dancei muito quando criança e quando adolescente. Quando comecei a fazer teatro parei com a dança. Depois de alguns anos parei com o teatro também mas sinto muita saudades de tudo isso. Acredita que às vezes sonho que estou dançando e a sensação é maravilhosa.
    Acha que posso voltar a dançar mesmo estando fora de forma?
    Gostaria muito de voltar a fazer aulas de ballet e acho que dançar me deixaria mais magra rapidinho. Conheçe alguma escola na região oeste de São Paulo? Abraços, Michelle

    1. Michelle, você não só pode, como deve voltar a dançar. Vai melhorar sua autoestima, você vai emagrecer, além de se sentir superbem. Vai deixar de ser sonho e virar realidade. E esqueça a camiseta! Há collants lindos, que modelam nosso corpo, meias-calças que modelam as pernas e saias que escondem o bumbum. Não precisa fazer aula de camiseta, sinta-se bailarina desde o primeiro instante. Sobre as escolas, no canto direito do blog clique no banner “Escolas de ballet”. Provavelmente você encontrará um local bacana para você começar.

      Grande beijo.

  177. Oi Cássia! Tenho 15 anos e comecei a fazer ballet com 12. Mas desde pequena sempre quis fazer. Quando comecei até achei que seria tarde… porque muitas começam com apenas 3 aninhos… hauhauhauhuah
    Mas superei as dores e agora eu estou esperando o resultado de uma avaliação que fiz na escola de ballet. A minha nota define minha importância na apresentação de fim de ano! *-* … Efim, gostaria de parabenizá-la pela ‘coragem’ de começar a fazer ballet já adulta. *-*. Ah, posta fotos suas fazendo ballet… 😉

    Beijos, Cacá.

    P.S.: Seu blog está muito bonito, não larga ele não, tá? 😉

    1. Cacá, muito obrigada, fico feliz que goste do blog. Eu estou sem fazer aulas, mas quando eu retornar, pode deixar que publicarei algumas fotos. E boa sorte com a apresentação de fim de ano. 😉

      Grande beijo.

  178. Oiii,

    Que bom q achei vcs! Faço moda e vivo entrando em vários blogs de moda e amoooo ballet e resolvi procurar blogs de dança também e “tchadaaaaam” achei esse aqui! rs
    Amei, também comecei a dançar depois de crescidinha, com 17 anos, e amooo as aulas de ballet, e do fundo do meu coração quero ser boa nisso, mesmo indo contra muitos que pensam ser impossível dançar bem depois de uma certa idade! Vou continuar me esforçando!

    Cássia, parabéns e fique firme na luta, é muito bom fazer o que faz a gente feliz, né!?

    ps: A campanha da Vivara, ta linda, mas que dói, dói ver aquelas posições estranhas das “bailarinas” do fundo!! rsrs

  179. Oi…gostaria de te desejar muitos anos de vida…
    Como sempre stou firme e forte acompanhado cada atualização do seu blog, vc não o sabe o quanto tem me ajudado.
    Que Deus te abençõe.

  180. Parabéns pelo blog e pelo aniversário. Sempre tive o sonho de fazer balé, desde criança. Mas meus pais não tinham condições de pagar aulas para mim. Agora, estou com 31 anos e achava que este fosse um sonho que só realizaria em outra vida por acreditar que balé é “coisa de criança”, mas a esposa de um amigo está fazendo aulas há 3 meses (numa das escolas de indica em BH) e está me incentivando a entrar também. Chegou a hora de realizar o sonho de menina. Abs.

    1. Luciana, que lindo ler o seu comentário. É isso mesmo, chegou a hora de realizar o sonho de menina. Tomara mesmo que você entre loooogo e venha contar como estão as suas aulas. 😉

      Grande beijo.

  181. Oi Cassia…
    Estou na maior dificuldade para encontrar o livro Curso de Balé: curso ilustrado para aprender balé da Royal.
    Não encontro esse bendito em lugar nenhum, já procurei nas livrarias conhecidas, na internet e até no Sebo (mas sem sucesso).
    Poderia me indicar algum lugar?
    (detalhe: entrei em contato até com a editora mas eles informaram que todos os livros estão esgotados).

    1. Nossa, Jéssica, esse livro era superfácil de ser encontrado. Primeiro o livro da Vaganova, agora esse… Fica difícil estudar ballet no Brasil desse jeito. Eu acabei de pesquisar no Estante Virtual (http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=curso+de+bal%E9&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo) e encontrei três exemplares (o primeiro que aparece não conta). No Old Books o livro está novo, http://www.estantevirtual.com.br/oldbook/Royal-Academy-of-Dancing-Curso-de-Bale-Guia-Ilustrado-para-Apr-27621874, corre lá!

      Beijos.

    2. Tenho 66 anos e até dois anos atrás ainda fazia aulas de ballet. Um problema no quadril , tive que parar, mas vou voltar assim que der, com certeza, o ballet te inebria , te transporta para …. Onde…. Só a dança pode te levar…. Animem-se e não o abandonem nunca. Bia .

  182. Hoje fiquei meio tristinha, porque meu professor disse que em comecou depois dos 18 anos pode esquecer a ideia de subir na ponta. Sera o caso mesmo? 😦

  183. Oi!!!!!!
    Cássia, vc não sabe como seu blog esta me dando forças, eu comecei o ballet com 10 anos (agora tenho 13), e eu queria realmente te dar os parabéns, é como se alguem me entendesse, não é fácil ver as suas amigas da escola que estão no 8º ano indo pra cursos no exterior e competindo e vc parada e aturando o fato de ter entrado tarde, não é facil ouvir de todo mundo que é mt tarde pra se sonhar em ser bailarina profissional. O que vc acha disso, é mt tarde pra eu tentar ser profissional?
    EU AMO BALLET mais que a minha vida e graças a vc eu vou continuar, na hora que eu estava quase desistindo eu descobri o seu blog o q me deu mt força. Sim eu quero e eu vou ser uma bailarina profissional.
    Bjs Vick

    1. Vick, quando todo mundo disser que você começou tarde, que não pode ser bailarina profissional, que deveria estar no oitavo ano, pergunte se alguém conhece a Darcey Bussell. Ela deixou o Royal Ballet em 2007 e é considerada uma das maiores bailarinas que por lá passaram. Sabe com quantos anos ela começou a estudar ballet para valer? Aos 13 anos. Você pode sim ser profissional. Siga o seu caminho e não dê bola para a torcida!

      Grande beijo.

  184. Oi Cassia,

    Adorei o seu site. Voce nao vai acreditar! Ballet sempre foi o meu sonho. Mas por causa daquela mentalidade de que tem que se comecar cedo, nunca comecei. Moro em Londres ha 10 anos e tenho 42 anos. Comecei a fazer ballet ha mais ou menos um mes. Sou do Rio fiz jaz por 3 anos e mais 8 de capoeira. Depois desisti, comecei a pagar academia, fazia ioga, hidro, pilates. Mas fiquei muito tempo pagando e nunca ai. Ate que uma amiga recomendou o ballet. E a coisa mais dificil que eu ja fiz. Meu professor e fantastico (brasileiro de Sao Paulo) e ja fez grandes trabalhos por aqui, inclusive com gente do Royal Ballet de Londres. Tenho achado tudo muito dificil, principalmente os pulinhos (glissade, assemble…) Outra coisa que eu acho dificil no centre e ter o equilibrio para fazers arabesques e attitudes. Mas vou te dizer uma coisa, apesar da idade e com persistencia, ja posso dizer que estou fazendo progressos. Voce sabe como se pode melhorar o equilibrio? Obrigada, Juliana

    1. Juliana, muito bacana a sua história! Ainda mais por você ter encontrado um ótimo professor, tão bem-preparado. Isso faz uma imensa diferença! A questão do equilíbrio tem muito a ver com a sua postura: encaixar o quadril, alongar as costas, prender o abdome. Você tem de estar alinhada e com o corpo firme para que possa se equilibrar. É difícil, mas preocupe-se com isso em toda aula e, com o tempo, o seu corpo fará isso naturalmente.

      Grande beijo.

  185. olá cassia, nossa adorei a sua história, vc é um incentivo pra mim, tenho 17 anos e estou no 3º ano do ensino médio, comecei a dançar com 13 anos e parei faz dois, mas ainda amo dançar,e me achava velha p/ seguir por essa área, mas vendo seu blog percebi que posso seguir a profissão, afinal de contas é o que eu amooo fazer!

  186. Oi Cássia, ameiii o seu blog…bom eu tenho 21 anos e comecei a fazer ballet faz mais ou menos 2 meses….eu amo dança, meu objetivo nunca foi me tornar uma bailarina profissional, sempre dancei na igreja mas decidi buscar mais…porém as vezes fico desanimada pois acho que já estou muito velha para começar a aprender…
    Confesso que muitas postagens do seu blog me deixaram com mais esperança sobre minha situação.
    Bom na verdade gostaria muito que você pudesse me ajudar, quero saber como faço e por qual caminho devo seguir…
    Como todo ser humano tenho que trabalhar para sobreviver…rs
    E infelizmente só tenho o final de semana para me dedicar, andei até fazendo umas poucuras…separo 15 min do me dia arduo e corro para o banheiro da empresa para me alongar (sei que isso não é muito profissional) mas prefiro encarar como um sacrificio para um bem maior….esse min durante o dia já me renderam quase um espacate (tô quase chegando lá)…..
    Bom mais uma vez te agradeço pelas dicas…e se puder me mande algum material/ dica/ conselho qualquer coisa para o meu e-mail…..
    Até mais e Ave ballet….rs

    1. Jéssica, não acho que seja antiprofissional da sua parte esses seus 15 minutos de pausa. Não há quem pare para tomar café várias vezes ao longo do dia? Você se alonga. 😉 Não desanime, você não está velha para aprender. Só não se afobe, tenha calma, você tem apenas dois meses de dança. Não dá para querer correr contra o tempo e aprender tudo de uma vez. Calma. Ballet é dança que precisa de tempo e dedicação. Pode deixar, depois mandarei algumas informações para o seu email. E se eu demorar para mandar, pode me cobrar, tá?

      Grande beijo.

  187. Cassia,

    Achei muito legal começar a fazer o gosta independente de idade !
    Eu fiz ballet por muitos anos quando era mais nova, eparei por bobeira. As vezes tenho vontade de treinar por conta própria, mas me achava meio velha,pois já tenho 35 anos e duas filhas.
    Fiquei empolgada !!

  188. oi.. eu amei seu blog. ^^^

    Eu vou começar a usar pontas agora, meu sonho sendo realizado. E tenho 16 anos, para maioria é tarde, mas minha professora com vontade propria abriu espaço ara eu aprender.

    Vou aompanhar sempre seu blog

    bjos

    1. Diih, eu comecei aos 28 anos, muitas bailarinas que aqui comentam também começaram mais tarde. Aos 16 anos é bem cedinho ainda. 😉 Obrigada pelos elogios ao blog e volte sempre.

      Beijos.

  189. Cassia,
    Parabéns pelo blog!
    Tenho 30 anos e comecei a fazer ballet ha 1 ano! Já fui promovida pra ponta!! Minha professora é ótima, e pega todos adultos iniciantes que aparecem.
    Estou fazendo sapateado também!
    É uma terapia! tem me feito muito bem!
    fiquei muito feliz em encontrar esse blog!

    bjs

  190. Ah!!! E Mariana minha mãe tbm não tinha condições de me colocar no balé.Desde pqequena sempre foi meu sonho e eu nunca pude fazer.Aos 11 anos minha mãe encontrou uma academia q cabia dentro dos orçamentos me senti honrrada foi maravilhoso e só faz 3 anos q faço balé e já posso ver que conseguirei atingir minhas metas.Ou seja nunca é tarde para começar .Nunca desista.
    bjxs

  191. oie
    me apaixonei pelo seu blog ,
    tenho apenas 14 anos moro em Poços de Caldas MG.
    No começo desse mes passei para a sapatilha de ponta .
    Eu nem ligo pra dor no pé pra mim é tão gratificantepoder fazer as aulas, enquanto as meninas reclamam eu fico sorrindo e aproveitando a aula.
    Eu gostaria de saber se é necessario fazer faculdade, para se tormar uma bailarina profissional.Eu sei q pode se fazer artes sênicas e depois se especializar em dança.Mas artes senicas não me ajudaria em nada na dança.Pelo menos é o q eu penso.Existe uma faculdade de dança?
    E eu fico meio confusa pois depois q terminar a escola como é q eu conseguiria por exemplo conseguir fazer aulas numa academia como o bolshoi daqui do Brasil mesmo?
    Eu tenho q simplesmente me matricular e começar as auals como nas pequenas academias ou tem audições para aprovar ?
    Morro de medo de não conseguir realizar meu sonho e ser uma simples professra de balé de Poços de Caldas.
    No balé esqueço da minha vida, dos meus problemas, da escola de tudo.É meu momento é minha aula, meu sonho…
    Ontem mesmo fiquei 4 horas ensaindo consegui fazer coisas q fazia tempo q estava tentando.
    Foram as melhores 4 horas da minha vida.
    Me ajuda a me esclarecer sobre minhas duvidas , por favor.
    Beijos de sua mais nova seguidora.

  192. Cassia adorei seu blog parabens!
    Bom ,eu tenho 13 anos , e fiz ballet dos 4 aos 6 anos , tenho uma flexibilidade ENORME ( minha perna passa de 180 sem muito esforço ) , e eu tenho 1 ano e meio que voltei a dança ( faço jazz e musical ) . So que meu sonho , meu verdadeiro sonho eh fazer ballet , mas minha mae ta sem condiçoes de me colocar nas aulas agora . Tem quase 1 ano que eu espero isso , e nao consigo , nao posso . EU TO SUPER TRISTE . porque vejo as meninas Beeeem mais novas do que eu , fazendo coisas que quando eu tinha a idade delas eu fazia , e agora depois de muito esforço consigo fazer 1/3 do que elas fazem . A cada di a eu me decepciono comigo mesma , e mesmo as pessoas falando pra mim que eu tenho taleto ,e eu estou começando a nao acreditar mais . EU TENHOH 13 ANOS quanto tempo eu vou demorar pra chegar a sapatilha de ponta ? minha irma tem 9 anos , ja vai começar a fazer ponta , minha prima vai fazer 17 , e eh a primeira bailarina da ebateca . E EU ? sempre no mesmo lugar . alem que as pessoas exigem muito mas de mim. so que eu sei que eu nao vou pra lugar nenhum sem meu ballet , as vezes fico chorando sozinha porque nao quero que minha me veja ( eu sei que ela vai ficar mas deprimida do que eu ) mas tem horas que eu nao consigo me aguentar , todos os dias depois das aulas eu me tranco no banheiro , e choro como uma menina de 3 anos de idade . Durante esses dias .. tava pensando em realmente parar de dançar . to cansada de me decepcionar . beeijos

  193. È isso mesmo, comecei a fazer ballet a dois meses, tenho 26 anos hoje, e a 1 semana atrás quase desisti, sempre dancei, mas encontrei muita dificuldades nas aulas de ballet,é magnifico, mas é muito dificil.
    ja coloquei em minha cabeça q nao vou desistir, já mehorei muito, mas apos 2 filhos e aquela historia de mae , mulher e dona de casa é muito dificil de dedicar. Descobri q ai é q eu estava enganada, foi um escape pra meu corpo e pra minha mente. bjos

  194. Não consigo fazer a pirueta…

    eu sempre desequilíbro..

    e não consigo fazer mais q 1 volta..

    como tenho q encaixar o quadril?

    1. Thaís, “estique” as suas costas, como se alguém estivesse puxando você pela cabeça. É realmente esticar a sua coluna. Além disso, prenda o abdôme. Faça as duas coisas ao mesmo tempo e naturalmente o seu quadril ficará encaixado.

      Beijos.

  195. Olá Cássia,

    Des de pequena sempre me interessei pela dança, mas as condições dos meus pais nunca foram suficientes para me pagar um curso, minha irmã mais nova felizmente não teve a mesma infelicidade que eu, pois fez 5 modalidades diferente de danças.
    Começei a ter responsabilidades muito cedo, hoje graças a Deus sou formada em Pedagogia e estou cursando Administração, começei a ter responsabilidades muito cedo largando de mão algumas coisas entre elas a vontade de dançar.
    Como eu acho lindo!
    Não sei se certo ou não mas hoje entrei na internet para procurar escolas de dança perto do meu trabalho ou da minha casa.
    E encontrei coisa melhor… sua pagina, que me ajudou muuuito.
    Vou começar amanhã, gostaria de algumas dicas, tudo que você puder me ajudar eu vou ser muito grata!
    se quiser me responder no meu e-mail particular fica avontade.
    Só sei que hoje estou especialmente feliz!

  196. Olá! Achei o máximo seu blog.
    Meu nome é Alline sou estudante de arquitetura e estou no ultimo ano, de trabalho de conclusão estou projetando uma escola de dança.
    Sempre sonhei em fazer ballet mais como tantas outras mulheres que já escreveram aqui, achava que com 23 anos fosse tarde demais.
    Voçe saberia me indicar alguma escola para alunas tardias? rs Moro em são paulo. E nunca tive a corragem de entrar em alguma escola de ballet pq só vejo crianças fazendo…
    Obrigada!
    Beijos e felicidade bailarina!

    1. Alline, muito bacana você projetar uma escola de dança! Sobre a indicação, no canto direito do blog há um banner “escolas de ballet”. Lá existe uma lista de escolas, de São Paulo há várias. Todas elas têm turmas para bailarinas adultas, pode escolher a sua preferida sem receio. 😉

      Grande beijo.

  197. olha eu tenho 10 anos
    aprendo o bale na minha casa mesmo
    acho que a dança é esplendida,aprendo o bale na minha casa mesmo tenho uma barra para me apoiar,sei de tudo tudo mesmo,eu aos 4 anos comecei a fazer o balle e aos 6 anos pareia,por questos pessoais,mas voltei e estou muito confiante que eu irei correr atras do meu sonho a te o fim…
    é isso,parabens este site é espetacular

    1. Karina, tome cuidado ao aprender sem a orientação adequada. Você precisa de uma professora que te oriente, não há como aprender aleatoriamente, certo? Como você sabe o que deve ou não ser aprendido? Não faça nada sem conhecimento, para não ter consequências sérias no futuro, especialmente pela sua idade. Você tem 10 anos, o seu corpo ainda está se desenvolvendo… Ballet mal-orientado hoje é sinônimo de problemas no corpo mais tarde.

      Beijos.

  198. nossa amei seu blog 😀
    começei no ballet com 6 anos, infelizmente parei com 11 anos, mas nunca deixei de amar o ballet. estou com 16 anos, ate hoje faço alguns exercicios e estou sempre procurando coisas a respeito .. estou pensando em voltar a fazer aulas. depois de ler sobre você que começou com 28 anos me deu mais força ainda pra recomeçar as aulas ! beijos ! :*

  199. Seu blog é perfeitooo! Faço ballet desde os 5 anos de idade(tenho 14 agora), amooo o q faço. Ballet é minha vida, minha paixão. Sempre procurei blogs q falassem sobre ballet, mas nunca encontrei um bom. Agora encontrei o seu! Adoroo ler tudo q vc escreve. São verdadeiros tesouros, da um incrivel incentivo! Parabéns! :*

  200. oi c´´assia assim com vc eu tb faço ballet,voltei depois de 10 anos parada…com quilos a mais e com uma filha que tb faz ….e ela sente o maior orgulho da ma~e ser bailarina tb….bjssss

  201. Amei seu site. Tenho 27 anos e depois de 10 anos voltei a fazer aulas de ballet, só que não me lembro de muita coisa parece q só me restou a flexiblidade, pelo menos isso. Quando vi sua frase “… que começou aos 28 e dançará pelo resto da vida” chorei de emoção, isso me deu força pra continuar, apesar dos pesares. Obrigada. bjus

  202. Isabelli, não há como você e suas amigas se reunirem e encontrarem uma professora de ballet? É uma ótima maneira de vocês começarem. Aposto que existe alguma professora na sua cidade.

    Beijos.

  203. eu amo balé, eu queria fazer balé mais não e so eu muitas amigas tambem gostariam, mais na minha cidade não tem a minha cidade e Tefé esse a meu sonho de fazer balé!!!!! eu amo a dança.Todos os anos eu vo pro congresso que tem em manaus desde de la me apaixonei por dança…

  204. Barbara, caso a sua escola não exija o uso de uniforme, seria bacana você usar:
    * meia-calça rosa ou salmão (as de suplex são as melhores)
    * collant preto
    * sainha preta ou shortinho preto
    * sapatilha rosa
    É importante você usar meia-calça e sapatilha no mesmo tom para a professora ter uma visão melhor do seu trabalho de pernas e pés. Não se esqueça de fazer o coque e boas aulas!

    Beijos.

  205. oi cassia gostei do seu site ele é muito legal olha eu tenho 10 anos e gostaria de saber que roupa você me endicaria para eu usar ?
    olha se você me responder vai ser um alivio pro que as aulas começam semana que vem
    obrigado
    beijos

  206. Eveline, nem imaginava um ballet baseado no Fantasma da Ópera, que lindo! E não precisa ter medo, viu?! Oito anos parece muito tempo, mas passa que a gente nem percebe. 😉

    Grande beijo.

  207. Obrigada por me responder Cássia hoje assiti a um espetáculo lindo de ballet baseado no Fantasma da Opera eu ainda tenho medo porque eu quero ser muito no que pretendo fazer ainda que isso demore 8 anos,é lindo mesmo.Beijo e muitíssimo obrigada!

  208. Eveline, você está certa sim, o ballet é a base de todas as outras danças. Mesmo que você foque seus estudos em outras, seja sapateado, tango ou afins, o ballet te dará base de postura, equilíbrio, coordenação motora, ritmo. E, sim, o ballet muda o corpo da gente e levamos isso conosco pela vida inteira. Sobre a diferença entre o ballet clássico e o contemporâneo, leia o livro “Dançar a vida”, de Roger Garaudy, e você entenderá claramente a diferença.

    Beijos.

  209. Olá Cássia meu nome é Eveline e estou pensando em voltar a fazer a ballet-estou com quase 24-eu fiz quando criança mas durante pouco tempo mas gostei e hoje vendo esses filmes de dança não só de ballet Eu sinto uma coisa..por exemplo Eu adoro o sincronismo que há no sapateado,o swing que há na dança de roupa,a sensualidade nas danças como tango salsa e etc…e o ballet para mim é como o fundamental pq eu acho que ele te dá a base para tudo isso-não sei se o que penso é correto-e eu gosto de fazer aqueles paços típicos de ballet e não vou negar que uma das coisas pelas quais estou voltando é pela forma física que ele pode proporcionar ao corpo no decorrer do tempo.Eu gosto de filmes como Step Up,por juntar os passos de ballet com outros tipos de dança,será que é errado voltar a fazer ballet por esses motivos…e qual a diferença entre ballet clássico e o contemporâneo.Obrigada!

  210. Obrigada Cássia por torcer por mim!Me emocionei bastante ao ler sua resposta ao meu comentário!
    Grande beijo!

  211. Suellen, não esqueci do seu e-mail, viu? 😉 Primeiro, é engraçado como há sempre aqueles que são capazes de minar os sonhos alheios. Pelo que você conta, você tinha todos os predicados para se tornar uma grande bailarina: altura, tipo de corpo, beleza ao dançar, técnica, estudo… Mas, enfim, já passou. O importante é que você voltou a dançar e, não só, quer se formar! Torcerei muito para dar certo. Você merece ser uma bailarina formada. 🙂

    Grande beijo.

  212. Cássia parabéns pelo blog! Já o apresentei as minhas colegas de turma de ballet!
    Queria compartilhar minha histórica com todas que visitam este espaço.
    Fiz ballet quando criança e parei um ano antes de me formar por peso na consciencia de ver minha mãe pagando tão caro por minhas aulas e o que o resto da minha família considerava mimo!
    Fiz faculdade e pós-graduação, e hoje sou independente financeiramente e emocionalmente ( o que acho mais importante!). Hoje estou casada e foi meu bem que mais me incentivou a voltar a fazer aulas.
    Se tivesse continuado com as aulas até teria chances como profissional, mas haviam espiritos de porco por perto que afirmavam que não poderia ser bailarina por ser alta (tenho 1,80m…e na época do ballet tinha 52kg sem esforço algum….hoje estou com 68 kg).
    Enfim, cabeça de criança é dose….que qualquer otário que acena com uma ideia!
    Bom já fugi do assunto…kkk…o importante é que voltei e me sinto realizada e já falei para minha professora que quero voltar a me apresentar e tudo….não realizei meu sonho de dançar Don Quixote e ter meu diploma! Ela me falou que na minha cidade tem duas academias filiadas ao Royal e que posso me increver e fazer as avaliações deles até conseguir o título de bailarina formada pelo Royal!
    Legal né…..vou tentar….ano que vem faço a prova do 6º ano…até o 8º!
    Fico por aqui pq acho que escrevi demais e sem sentido nenhum….descuple a empolgação!
    Beijos a todas as bailarinas de alma!!!

  213. Janielly, não é seguro treinar ballet sozinha, é muito importante que você tenha o acompanhamento de uma professora. Se o seu grande sonho é ser uma professora de ballet, procure uma escola e faça as aulas com um profissional.

    *

    Telma, ao lado esse link “A bailarina”, há uma lista em “escolas de ballet”. Quem sabe você não encontra uma escola bacana e começa as suas aulas?

    Grande beijo.

  214. preciso de ajuda sou, uma pessoa que gosta mt
    de dança mas sempre enfrento obstacululospara tal, a comessar pelo meu peso……
    ha! um detalhe, gosto de dançar paara adorar a DEUS, mas sou alvo de muito.
    me ajudepor favor, que o SENHOR te abençoe.
    vou voltar a faezer aulas de ballet, que tal amiga?

    espero contar com sua grannnnde esperiencia.
    BJKS, DE SUA MAIS NOVA AMIGA>

  215. gostaria muito mesmo apreder traino ums passos mais eu nao fasso ballet eu so treino meu grande sonho cando eu creser eu quero ser professora de ballet♥

  216. Priscila, muito obrigada pelas doces palavras, pelas visitas diárias e pelo carinho. Fiquei muito feliz em saber que você começou a dançar! E o bacana é isto: é apenas o começo. Quando a gente começa no ballet, é difícil parar. =)

    Doce beijo.

  217. Oii Cássia,
    Tenho visitado seu blog diariamente..AMEI!!!
    Tenho 27 anos e comecei o ballet há 1 mês, qdo comecei a procurar informações sobre o tema, achei seu blog, e não saio mais daqui..rs
    A sua história é parecida com a minha, sempre quis dançar, e a oportunidade só surgiu agora… (que bom que surgiu…)
    Tô amando, me faz muito bem, a alma da gente pede!!
    Amo esse filme tbm: O Curioso caso de Benjamin Button, e qdo ví a Dayse dançando daquele jeito, nossa, foi demais, queria dançar com ela….rs

    Bom, é isso, continue escrevendo, eu continuo e continuamos dançando!!!

    Bjuu

  218. Mari, não se preocupe com seu peso! Eu tenho 1,50m e peso 50kg. 😉 Garanto a você que isso não impede nadinha. Com certeza você emagrecerá, eu mesma emagreci, estava com 55kg. Vou torcer por você, com certeza!

    Grande beijo.

  219. noossaa cassia..amei seu blog! tenho 16 anos..to voltando a fazer ballet agora(eu gostava mtt de dançar qdo criança..) ano passado eu fiz aulas mas tive que parar por causa dos estudos, mas estou voltando agora…to preocupada com o meu peso(tenho 1.72 e 72 k)…mas qdo vejo pessoas assim como vc fiko feliz e com coragem para enfrentar os obstaculos….mmtt bom o seu blog…(ha, to fazendo uma dieta dos pontos ;), mas acho q com as aulas eu vou emagrecer…)…torça por mim!!!
    bjuu

  220. Patrícia, eu li a sua resposta sim. As suas pequenas são novinhas, mas estão firmes e fortes no ballet, hein?! Parabéns! Será lindo o dia em que vocês três dançarem todas juntas.

    *

    Tuane, muito obrigada pelos elogios. Você é novinha e, sem dúvida, quando chegar aos 30 anos será uma grande bailarina! Terá muitos anos de sapatilha para contar.

    Beijos.

  221. e olha lá eu so tenhu 12 anos e ja começei fazer aula tomara q um dia eu consigua ser uma bailarina como vc

  222. kra o ballet é a melhor coisa q existe no mundo eu achu q todas aqui sao verdaderas heroinas alem de vc cassia uma verdadera pessoa alem de ter começado aos 27 anos beijao

  223. Oi 🙂
    Respondi à sua questão no twitter por mensagem. Ainda estou no início da utilização do mesmo, assim espero que tenha sido entregue.

    beijinhos

  224. Muito obrigada, Émile.

    *

    Patrícia, em primeiro lugar, parabéns por ter voltado aos 36 anos! Achei ainda mais lindo você voltar por causa das suas filhas. Vocês já dançaram juntas? Agora eu também sigo você no Twitter. 😉

    *

    Faby, isso sim é professora! Ela percebeu a sua grande vontade, a incentivou, e agora lá está você feliz da vida. E você usará sim, com toda certeza.

    Beijos.

  225. Oi meninas, curioso esses casos…pois vim do interior de sc e nunca pude nem sonhar em ballet…
    Até que coloquei minha filha no ballet…fiquei mais apaixonada e chegava ter vontade de chorar de tão lindo …bom por fim a professora de minha filha insistiu pra que eu fizesse tb já que gostava tanto, pensei ,(muito com medo de parecer ridícula, já que tenho 32 anos…)mas entrei…só fiz duas aulas até agora mas me sinto tão feliz, tão importante que se Deus me permitir ainda vou usar meia-ponta….há se vou…bjos

  226. Olá, Cássia.
    É uma doçura constatar o seu amor pelo Ballet.
    Identifico-me muito com a sua forma de estar na dança clássica. Eu tive aulas em pequena ( dos 6 aos 10 anos), depois deixei e…. retomei o ano passado aos 36 🙂
    O facto de as minhas filhas dançarem deu uma saudade que só tinha uma solução: voltar 🙂
    Adoro o seu blog, e sigo-a no twitter (MyTarantella).

  227. Olá, Thaís, muito bacana a sua história e obrigada por compartilhar. Também adorei a ideia do seu blogue! Eu ainda não estou na sapatilha de ponta (mas estarei em breve) e com certeza passarei sempre por lá. Também colocarei o link aqui, pode deixar. 😉 Além de já segui-la no Twitter!

    Grande beijo.

  228. Olá, Cássia!
    Achei excelente sua iniciativa!
    Contar um pouquinho da minha história… Aos 4 anos de idade, meu avô, que trabalhava numa video locadora, me deu de presente uma fita do Bolshoi apresentando O Lago dos Cisnes. Parei em frente à TV e ficava absolutamente hipnotizada. Comecei a infernizar a vida da minha mãe para que ela me colocasse nas aulas e, desde então, danço ballet clássico e continuo absolutamente apaixonada por ele. É claroq ue houve um período de 10 anos sem dançar. Mas hoje, aos 28 anos, retomei minhas aulas e nunca mais pretendo parar.
    Acho fantástico que inicia-se pelo mundo do ballet tardiamente. A dedicação e o esforço são muito maiores, mas tb muito mais reconhecidos (algo que não estamos muito propensas quando ainda somos adolescentes, né?).
    Atualmente, também tenho um blog só sobre sapatilhas de ponta. Para tirar as dúvidas de quem já pratica e tb de quem se inicia nessa aventura um tanto… digamos… dolorosa.
    Vou linkar seu blog no meu. Posso? Quem sabe não possamos fazer uma bela parceria, né?
    Ah! Tb vou segui-la no Twitter.
    Um grande abraço!
    Thaís

  229. querida eu presiso saber quem foi a 1 bailarina
    a usar sapatilha de ponta adorei tudo obrigada
    espero resposta

  230. Anny, sabe que comecei no ballet quando a minha vida era ainda mais corrida? Era o meu alento, onde eu me acalmava. E realmente faz diferença no corpo da gente. Procure uma escola e, mesmo que não encontre de cara uma para adultos, comece mesmo numa turma de adolescentes. O importante é começar. Sobre as indicações, sabe a lista de links aqui ao lado? Tem de tudo: informações, blogues de bailarinas, sites de bailarinas profissionais, escolas tradicionais, companhias de dança… Tem informação até cansar! 😉

    *

    Luciane, existem muuuuitas bailarinas mais velhas, a gente só precisava de lugares para se encontrar, como a comunidade do Orkut (já passou por lá) e em tantos blogues de ballet como este. E parabéns pelo retorno ao ballet! 😀

    Beijos.

  231. Nossaaa…percebi q no mundo tb existem outras como eu q sonham com a sapatilha ainda q seja um pouquinho tarde (tenho 26)…rs

    Fiz ballet por 3 anos qd tinha 16 (já era considerado tarde) e depois pelos mtoosss afazeres da vida tive q largar…esse ao estou voltando e ameiiii achar esse site…

    Parabéns !!!

    Passarei sempre por aqui.

    Luciane – Santo André – SP

  232. Ola Cassia,
    Eu adorei seu blog! Achei ele procurando “assunto” sobre ballet, na net, quero saber mais sobre essa arte, que sempre me fascinou! Mas, devido aos estudos e trabalho, nunca arranjo tempo… E, a idade tb, até o momento, sempre acabou sendo empecilho, tenho 3.2 anos… Embora aparente menos… rsrs
    Bem, depois que assisti “O curioso caso de Benjamin Button”, essa vontade de fazer ballet, de saber a leveza dos passos, a beleza da dança, ficou ainda maior… Embora sem tempo, quero fazer! Minha vida é muito sedentária, terminei a faculdade de Direito há um ano, e desde então, só estudo o tempo todo para concurso público… E, sou plantonista, trabalho dia sim, dia não… Moro em São José dos Campos e trabalho em São Paulo, vida um tanto quanto corrida, mas não faço nada realmente prazeroso, e o que é pior, meu corpo está pedindo algo, é como se ele estivesse realmente sentindo a necesidade de se movimentar, entende? Sou calma, timida, então, meio sem jeito para me expor em público, ainda mais no meio de crianças ou adolescentes, o ideal para mim, seria uma escola de ballet para adultos, não conheço nem uma em minha cidade, mas vou procurar, se vc ou alguém do site souber, por favor, me indique!
    No mais, Cassia, eu gostaria de conhecer mais sobre essa arte, vc me indicaria, um livro ou site, sobre o ballet, sua historia, o significado dos movimentos, enfim, quero conhecer cada vez mais! Adorei seu blog, e vou le-los, aos poucos, um pouco por dia… Pois, tem muita informação, e já vi que me identifiquei! rsrs
    No mais, parabéns pela sua iniciativa, espero nos comunicarmos sempre!
    Bjkas
    Anny
    .
    .
    Adorei a foto acima, do supracitado filme, linda cena!

  233. Olá!!! Adorei o seus blogs!!! Tenho 25 anos e comecei a fazer ballet há 1 mês apenas… tenho um blog que falava de moda, porém como (apesar de já praticamente estar casada) fiquei noiva no dia dos namorados e mudei um pouquinho o rumo de meu blog…. me identifiquei muito com vc!!! E amei seu blog passos de bailarina…
    Um abraço grande!

  234. Andressa, fiquei feliz em saber que você começou as suas aulas de ballet! E não se preocupe com o preconceito, geralmente ele vem de pessoas que não tiveram a mesma coragem de seguir o que queriam. Você seguiu e já é uma bailarina (porque desde o momento em que começamos, é isso que somos, bailarinas!).

    Doce beijo.

  235. Obrigada Cassia. Você foi uma grande inspiradora para minha decisão de iniciar minhas aulas de balé. Afinal ja tenho 19 anos e estava sofrendo um pouco com o preconceito que iria enfrentar. Mas, é um grande sonho, e nunca é tarde para realiza-los.

    ParáBENS pelo seu trabalho, é uma das pessoas raras, ou Hérois de Verdade. Que procuram viver da própri essência!!!!

    Obrigada, Dessa*

  236. Ingrid, não conheço escolas da Grande São Paulo, conheço algumas poucas na cidade de São Paulo e uma ou outra em outras cidades. Pesquise que, com certeza, achará alguma bacana por aí.

    Beijos.

  237. Cassia, encontrei no seu blog um grande incentivo para começar o ballet, eu sempre tive muita vontade e temo não conseguir pois ja tenho 20 anos… O que você acha ?

  238. Dina, desculpe a demora na resposta! Se você não está mais na comunidade, é porque o Orkut deu algum tilt. A Karen não tiraria você de lá, eu tenho certeza. E como eu sei que o Orkut suuuuurta, tenta entrar de novo. Lá é bem bacana, como você percebeu, todas se ajudam. Tente de novo!

    Grande beijo.

  239. Oi, Cassia, tudo bom?? bom, eu me inscrevi no orkut e entrei na comunidade que vc falou, mas não sei mexer direito nessas coisas (nem consegui por foto), hoje qdo fui olhar se havia alguma dica para a minha pergunta (sobre joanetes), vi q eu não tava mais na comunidade!! snif… é comum isso?? de qualquer forma, estava gostando bastante, os tópicos eram todos tratados com consideração e as meninas eram bem atenciosas…
    continuo adorando seu blog e vindo aqui sempre!!!
    beijos

  240. Mayra, muito bacana a sua história! Sério que tem coisas mais fáceis de serem feitas na ponta? Isso eu não sabia. Eu demoro para decorar as sequências da barra, mas como são as mesmas por meses, daí não tem jeito, hehehe! Espero que você apareça sempre por aqui.

    Grande beijo.

  241. olá cássia, vejo que não sou a única que começou tarde com o ballet. Tenho 26 anos e a 1 estou no clássico, ja fiz vários tipos de dança oque facilitou o meu rápido desenvolvimento no ballet,inclusive dançei por anos em uma banda, até que entrei nessa escola que estou hoje. Estou ana minha setima aula de ponta e posso dizer que tem coisas muito mais fácil de fazer na ponta doque na meia ponta,pelo menos meus balances são!!! minha maior dificuldade é decorar as sequencias da barra mas fora isso no centro eu mando bem!!! ballet é treino quanto mais se treina mais se aprende!!!

  242. Dina, muito obrigada pelos elogios! Eu tenho aula teórica sim, temos apostilas de acordo com os anos, mas eles se referem aos passos e à nomenclatura. Sobre os ballets de repertório e as academias, foi de pesquisas minhas mesmo. Eu gosto buscar nos ballets o que aprendo em sala de aula. Coisa de bailarina nerd. 😉

    Assim, o ideal é treinar ballet todo santo dia. O difícil é conseguir, ainda mais que temos mil responsabilidades além do ballet. Faça aos poucos, um dia você faz a barra, no outro você faz diagonal. Treine o que você tem mais dificuldade. Alongamento todo dia é a melhor coisa que tem também. Além disso, assistir a tudo o que puder sobre ballet, ainda mais vídeos antigos, porque vemos coooooomo as bailarinas mudaram! Tudo isso faz parte do nosso aprendizado, sem falar que é tão bom, né?

    Volte sempre, viu?!

    Grande beijo.

  243. oi cassia!!! adoro seu blog!!! tava lendo posts mais antigos e sua descrição, vi q so tem 2 anos q vc faz ballet, mas vc ja sabe tanto!!!! vc tem aulas teoricas??? comecei a pouco tempo e ainda fico completamente perdida com algumas coisas, como vc sabe tanto sobre historias de ballets d repertorio e academias?? pesquisa propria???
    ai tira uma duvida d bailarina iniciante: tem q treinar em casa?? qto tempo por dia?? qtos dias por semana?? ai desculpa tantas perguntas, mas comecei agora e fico louca pra melhorar!!! beijos!!!!

  244. cada vez q visito o blog…me surpreendo..q pessoa sensível e talentosa é vc Cássia!!!
    Sorte do Ballet ter vc e nossa tbém!!!
    beijos Paola

  245. NK, isso mesmo, comece quando puder! E já que você vai mudar de cidade, aproveita, já comece o ballet! Cidade nova, coisas novas! =) Depois volte para nos contar.

    Doce beijo.

  246. Mulher q maximoooooooo!!! sou louca por balet, mas achava q tava velha demais pra isso. (vou fazer 25 esse ano) AMEI saber q vc começou com 28, amou, continua e ate entrou na onda do rosa! Não posso começar esse ano, mas ano q vem vou judar de cidade e procurar um ballet p adultos!

  247. Obrigada, Carol! E que bacana, você faz ballet há um tempão! E sobre o seu problema na coluna, você já pensou em procurar uma fisioterapeuta? Eu tinha três tipos de problemas na coluna e faço as sessões desde junho e estou quase “no eixo” já. É importante para você não sentir dores quando for mais velha.

    E, com certeza, vamos dançar até o corpo pedir para parar! =)

    Grande beijo.

  248. Olá Cássia..adorei seu blog..
    Concordo com você…Começei, não tão cedo, mas aos 11 anos, hoje tenho 24.
    Não danço tão bem quanto gostaria, tenho alguns problemas de coluna que me impedem de fazer alguns passoa, mas nunca desisti.
    Amo dançar e entendo seu amor pela dança.
    Vamos dançar até o corpo pedir pra parar…
    Bjus

  249. Gilmara, muito obrigada! Realmente, não é tarde para fazer o que gostamos, mas também não acho que a gente deva se lamentar. O tempo não volta…

    Beijocas.

  250. Olá Cassia!

    Adorei seu blog viu li sobre coisas aqui que nem sabia!!! Uma coisa eu te falo nunca pe tarde pra fazer o que gostamos né estou no meu segundo ano de aulas de classico e jazz e tenho 19 anos, a unica coisa que lamento é não ter começado antes! Um grande abraço!

  251. Olá, Ana, que bom que gostou! E que persistência, já está no sexto ano. Aproveite esse momento que esperamos tanto: a sapatilha de ponta! 😀 Eu ainda demorarei um tempinho para chegar lá, mas chegarei, se Deus quiser.

    Doce beijo.

  252. Que interessante encontrar esse site. Estava pesquisando sobre sapatilha de ponta e caí aqui. Comecei no ballet com 26 anos e também nunca tinha feito nenhuma aula de dança. Quando criança queria fazer, mas não foi possível. Me apaixonei pelo ballet, apesar das dificuldades. Estou com 31 anos agora e esse é meu sexto ano no ballet. Vou começar esse ano com as sapatilhas de ponta. Abraço!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.