Curso: Sapatilha de ponta

No fim de semana, pesquisando no YouTube sobre sapatilhas de ponta, encontrei ótimos vídeos produzidos pela Atlética Esportes, loja de artigos esportivos. Curtos, de no máximo dois minutos, o fisioterapeuta especialista em dança, Dr. José Luiz Bastos de Mello, dá várias dicas sobre sapatilhas de ponta e outros aspectos da dança. Eu assisti tudo.

Separei os mais relevantes para nós, inclusive quando ele fala sobre controle de peso (para ninguém dizer que sou parcial). Para assistir às aulas, basta clicar no título. Publiquei apenas o específico sobre ballet para adultos.

Aula 1 – Curso: Partes que compõem a sapatilha de ponta Ballet
Aula 2 – Curso: Partes que compõem a sapatilha de ponta – Box
Aula 3 – Curso: Sapatilha de ponta – Sapatilha para iniciantes
Aula 4 – Curso: Partes que compõem a sapatilha de ponta – Palmilha
Aula 5 – Curso: Sapatilha de ponta – Informações que vem na sola da sapatilha
Aula 6 – Curso: Sapatilha de ponta – Idade ideal
Aula 7 – Curso: Sapatilha de ponta – Cuidados com a sapatilha
Aula 8 – Curso: Sapatilha de ponta – Como costurar a fita da sapatilha
Aula 9 – Curso: Sapatilha de ponta – Joanete
Aula 10 – Curso: Sapatilha de ponta – Unha roxa
Aula 11 – Curso: Sapatilha de ponta – Calos e bolhas
Aula 12 – Curso: Sapatilha de meia-ponta
Aula 13 – Curso: Sapatilha de ponta – Protetores de atrito
Aula 14 – Curso: Sapatilha de ponta – Pé chato
Aula 15 – Curso: Dança – Controle de peso para bailarinos

About these ads

23 opiniões sobre “Curso: Sapatilha de ponta

  1. Olá Cassia,
    Eu fiz balé ano passado praticamente o ano todo e tenho 12 anos. Eu era bolsista, entao a professora me colocou em uma turma mais avancada,entao eu parei de fazer balé, mais eu ja sei fazer abertura, etc. e estou sempre praticando em casa, tenho uma certa facilidade em alguns movimentos. Eu queria saber se mesmo sem fazer balé e o aucilio de um professor eu poderia usar a ponta para praticar em casa e qual seria a sapatilha apropriada

  2. Olá, Cássia.
    Faço balé na escola desde o jardim II, com aulas 2 vezes por semana. Farei 9 anos em janeiro e já sonho com a sapatilha de ponta. Com essa idade tem chance de a professora deixar eu começar? Tenho lido com minha mãe que a idade mais recomendada é a partir dos 11 anos e acho tão difícil esperar tanto!!!
    beijo. seu blog é incrível!

  3. Oi, vou ressuscitar esse post, porque faz tempo que ninguém comenta.
    Eu fiz ballet durante cinco anos, mas quando eu estava com 13, já começando a usar ponta, a professora foi embora, fechou a academia e eu fiquei sem aulas. Como moro em cidade pequena, não tinha muito o que fazer então aposentei as sapatilhas, apesar de continuar treinando alguns passos em meia ponta.
    Agora veio uma outra professora pra cá, eu disse que já tinha começado com a ponta e ela disse pra eu esperar um pouco e ver como seriam as aulas. Eu fiquei pensando se há algum perigo em voltar a usar a ponta e voltar a fazer aulas com ela ou eu deveria treinar mais em meia ponta? Já estou com 16 anos, meus pés podem ter ficado “fracos” e não me sustentar mais ou não tem problema nenhum comprar uma nova sapatilha e dançar?
    Achei esse blog apenas esses dias e estou lendo avidamente os posts. Espero que quando você voltar do hiatus responda esse comentário.
    Obrigada mesmo,
    beijos

  4. Olá, gostei muito do seu site e aproveitando gostaria de lhe fazer umas perguntas:
    tenho 17 anos, tenho 1-60m e peso 69kg
    posso fazer aulas de ballet classico, mesmo
    estando acima do peso?
    isso me impediria a algo?

    -ah desejo muito abrir escala, mas ainda faltam 2palmos, treino quase todos os dias mas a evolução está muito lenta, pois nao tenho nenhum profissional me orientando, tenho canches de abrir escala? mesmo com minha idade e meu peso?

    Obrigada, DEus lhe abençoe

  5. Oie

    eu sou a leticiA tenho 11 anos e meu teste de ponta vai ser nesta segunda feira (11/06) e preciso fazer um trabalho sobre a sapatilha de ponta e se eu me sair bem nesse trabalho ganho nota para passar no teste !!! gostaria que me falasse pelo menos 8 itens que compõe a sapatilha de ponta !!!

    obrigada
    bjss

    ADORO SEU BLOG…

  6. Oie cassia, Bom tenho 17 anos e ja fiz ballet so que ja faz 5 anos e danço na minha igreja.
    Agora estou com uma nova coreografia e é necessario usar a sapatinha de ponta.
    Queria saber se posso usar sem medo…tenho amigas q ainda fazem ballet e pensei de pegar umas dicas..

    • Danielli, a questão é: você não pode usar sapatilha de ponta. Você não pode simplesmente “pegar umas dicas” com suas amigas, é preciso treinamento específico sob supervisão de um professor de ballet clássico. Se mesmo assim você decidir usar, não apenas não conseguirá dançar nas pontas, como ganhará uma bela lesão de presente. A escolha é sua.

  7. Oi Cássia !!!!
    Meu nome é Amanda e tenho 12 anos. Entrei no ballet em setembro de 2011 e venho treinando todos os dias. Eu já fiz ballet em minha escola por cerca de 5 ou 6 anos e ano passado minha mãe me comprou uma sapatilha de ponta de Natal e sempre treino bastante com ela. Acha que eu deveria comentar alguma coisa com minha professora?
    Beijos !!!!
    Amo seu blog

    • Mandinha, você não só pode como deve comentar com a sua professora. Aliás, você sequer poderia treinar sozinha em casa, ainda mais na sua idade. Aos 12 anos, nosso corpo está em desenvolvimento e se o trabalho de pontas não for feito com supervisão, você pode ter sequelas. Pare o seu treinamento e converse com a sua professora. É ela quem deve orientar você, tudo bem?

      Beijos.

  8. Olá ‘
    Quando fui fazer minha primeira aula de ballet,foi numa área de lazer onde as aulas de ballet eram,grátis !
    Mais,depois vi que nesta área,eu não teria quase nenhuma chance de entrar na ponta..
    Então neste,ano entrei numa academia..Mais,como no Ballet de Iniciante ..
    E ano,que vem eu entrarei numa turma de pessoas da minha idade e que todas usam a ponta ..

    você,acha qe eu teria alguma cance de entrar na ponta ano que vem ?

    Meu maior sonho é entrar na ponta ..

    Muito obrigado ..

    Espero minha resposta ..

  9. Olá Cassia!
    Esses vídeos produzidos pela Só Dança realmente são muito instrutivos e esclarecedores!
    As informações sobre Sapatilhas de Ponta (uso correto, cuidados, marcas e modelos adequados….) são de extrema importância para quem pratica dança.
    No blog da Danzarín estamos inaugurando uma serie que visa oferecer informações tecnicas das sapatilhas de ponta que trabalhamos.
    Te convido a visitar o blog e deixar suas sugestões e opinião.
    Parabéns pela postagem e iniciativa!
    Gostei muito das dicas sobre a sapatilha de ponta!
    Esse é um assunto muito importante, pois ainda existe muita falta de informação e não podemos esquecer que estamos mexendo diretamente com a ferramenta mais importante da Bailarina: o corpo!
    O uso incorreto e uma sapatilha inadequada pode causar muitos prejuizos para uma bailarina ou estudante de ballet, não é mesmo?
    Gostaria de convidá-la para participar de uma série de posts que estamos fazendo sobre Sapatilhas de Ponta.
    Visite o blog da Danzarín e deixe suas opiniões e sugestões…. É bastante importante para nós!

    http://blogdanzarin.wordpress.com/2011/10/06/sapatilhas-de-ponta-millenium-standart/

    Danzarín – A loja que veste sua dança!

  10. Oi , amei esse post.
    Tenho 16 anos, não faço e nunca fiz ballet, mas sou apaixonada. Danço em um grupo de coreografia em minha igreja a 7 anos, e sempre que danço algum solo, sonho em usar uma sapatilha de ponta. Tem algum problema eu aprender a usar a sapatilha de ponta sem um profissional? Apenas com alguns vídeos na internet?

    • Tem problema sim, Giovanna. Sapatilha de ponta é coisa séria e sem o acompanhamento de um professor, pode gerar alguma lesão irreversível no seu corpo. Por maior que seja a sua vontade, não faça isso sozinha. Faça aulas de ballet clássico, esse é o caminho.

      Beijos.

  11. olá, eu faço ballet desde os 3 anos de idade, hoje estou com 12 anos, e eu não consigo entender porque eu ainda não entrei na ponta, eu farei treze agora,em março, e eu estava pensando… o que eu deveria fazer?será que eu sou ruim e é por isso que não entrei ainda? A maioria das minhas amigas já entrou.

    • Marcela, você faz aula durante todo esse tempo na mesma escola? Qual a justificativa da sua professora para você ainda não ter iniciado o trabalho de ponta? Pela sua idade e seu tempo de ballet, era sim para isso ter acontecido. Pergunte a sua professora, algum motivo para isso tem.

      Grande beijo.

  12. Oi Cássia começei o ballet aos 32 anos. Cada dia amo mais. Estudo, leio livros e me dedico bastante. Há mais ou menos dois anos tenho notado uma boa evolução. Mas nada de minha professora me indicar a sapatilha de ponta. Bom ela dis que está mais perto do que longe, mas me preocupo pois tenho 36 anos e não quero perder mais muito tempo. Faço pilates, sou extremamente flexível, meu peso é bom e não aparento a idade que tenho. Mas mesmo assim me preocupo com as limitações da idade.
    Neste fim de ano estou indo viajar para Orlando e estava pensando em aproveitar para comprar uma sapailha de ponta. Vale a pena comprar uma Gaynor Mindem? De um modo geral qual a sapatilha mais indicada na atualidade ?

    Ah! Adorei seu blog, através de suas informações tenho crescido bastante.
    Grata.

    • Renata, você faz ballet há quatro anos seguidos e ainda não foi para a ponta? Qual a explicação real da sua professora? Porque, a menos que você tenha alguma questão física (problema na coluna, no joelho, no tornozelo…) que possa ser prejudicado pelo uso das pontas, você já poderia ter começado. Olha, a Gaynor é considerada, pela maioria das bailarinas, a melhor sapatilha de ponta. Nem todo mundo gosta, mas ela é a preferida disparado. Como você estará em Orlando mesmo, além do preço ser mil vezes mais baixo, e você poder experimentar mil sapatilhas até encontrar a adequada, aproveite mesmo para comprar a sua. Mas antes de ir, pesquise um pouco sobre ela, leia este manual aqui http://www.4shared.com/file/141390643/93cf49ce/GAYNOR_MINDEN_portugues.html porque você vai mais segura. Por melhor que seja o atendimento lá, é sempre bacana a gente entender um pouquinho. E fico feliz que você goste do blog. =)

      Grande beijo.

  13. Olá, adorei esse site, quero receber informações sobre dicas, aulas e videos, tudo sobre dança e ballet clássico, como faço para ter acesso a todas essas informações deste blog e gravá-las para estudo?

    • Patricia, o blog é aberto e todas as informações estão disponíveis a quem quiser. Para visualizar o que já foi publicado, vá em “Passos antigos” e pesquise por mês. Para salvar, basta criar seus próprios arquivos no seu computador, seja de texto ou de mídia. ;)

      Beijos.

  14. Guriiiia! hahahaha
    Eu acabei de ver esse vídeo no youtube e tava vindo aqui repassar a informação quando me deparei com o post! Adorei!
    Sábado agora começo a dar aula pra uma turma de adultos iniciantes! Espero que o pessoal siga a dica e apareça meeesmo!

    Beijinhos

  15. Olá Cássia, adorei as dicas porque no final de semana comprei a minha 1ª GM, fiquei alucinada, é muito linda e confortável, mas estava com algumas dúvidas quanto a colocação de fita e cuidados….

    • Bom,
      Um dos cuidados que quando vc usar a sapatilha vc não coloque ela em nenhum saco plastico isso fara que ela retenha o suor fazendo com que ela envelheça muito rápido e vc não tenha um bom proveito dela!
      Se precisar de mais informações me adicione no MSN gigi_malacrida@hotmail.com e boa daça pra vc!

Os comentários refletem a opinião dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da autora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 475 outros seguidores