As minhas sapatilhas de ponta

De maneira geral, encontrar a sapatilha de ponta ideal é um trabalho árduo. Há quem demore anos passando de uma marca para outra, de um modelo ao outro, sem conseguir encontrar uma para chamar de sua. Porém, existem as pessoas sortudas que a encontram rapidamente. Outras, são encontradas por ela. Foi o meu caso.

Há alguns anos, escrevi dois textos sobre pontas, “Quebrar a sapatilha. Será?” e “O pé ideal“, eles são complementares e quem não os conhece talvez se interesse. Hoje não falarei a respeito dos passos para encontrar a boa sapatilha ‒ prometo falar sobre o assunto em breve. Este texto será pessoal.

Há duas sapatilhas de ponta com as quais me dou bem: Capezio Partner Estudante e Grishko 2007 Pro Flex. As duas eu ganhei de presente de grandes amigas. Tive outras três, indicadas por alguém ou escolhidas por mim, e todas foram um desastre.

A Capezio eu ganhei em 2009 da minha amiga Emanuelle. Nós fazíamos aulas de ballet juntas e criamos um grande laço de amizade. Quando pensei em sair da escola, ela quis que a minha primeira sapatilha de ponta fosse um presente seu. Pelo que me lembro, ela disse na loja quais eram as minhas características físicas e a vendedora indicou esse modelo. Deu supercerto! Eu preciso de palmilha macia e a Estudante serviu muito bem no começo. Até hoje não sei porque cismei em comprar outras sapatilhas se eu me acertava com ela. Talvez tenha sido a pressão por modelos mais renomados, a Estudante sempre passa a ideia de iniciante. Uma bobagem! Sapatilha boa é sua aliada, de nada adianta a mais famosa se você não consegue dançar com ela nos seus pés.

Ela foi minha companheira por anos. A caixa era um pouquinho apertada para mim, e a técnica de pisar em cima para amaciá-la não deu certo. Fora isso, não tinha dificuldades para subir nas pontas, mas não me sentia tão segura no balance. Talvez fosse mais um receio meu do que algo relacionado à sapatilha. Não a uso mais porque ela está muito molenga, mas a mantenho guardada de recordação.

Quem quiser ver a sapatilha nos meus pés, aqui.
Quem quiser vê-la no site da Capezio, aqui.

A Grishko eu ganhei em 2014 da minha amiga Ilka. Nós nos conhecemos graças ao blog e somos grandes amigas desde então: ela no Japão e eu no Brasil. Enquanto muitas bailarinas sonham com uma Gaynor, eu sonhava com uma Grishko. Por saber disso, ela resolveu me dar esse presente: pediu as medidas do meu pé, sabia das minhas características na dança de tanto que conversamos a respeito e, além disso, teve auxílio da vendedora. O resultado? A minha relação com essa sapatilha é de amor profundo e sincero.

A caixa é um pouco dura, mas a palmilha é perfeita, macia na medida certa. Não sinto a menor dificuldade tanto na subida quanto na descida, eu tenho controle dos movimentos nas passagens entre pé plano no chão, meia-ponta, ponta, meia-ponta, pé plano no chão (pied-plat, demi-pointe, pointe, demi-pointe, pied-plat) e também tenho estabilidade no balance. Sem falar que ela é linda. Só existe um porém: o seu preço é alto no Brasil. Gosto tanto dela, mas tanto, que tenho dó de usar, mas prometi para mim que não vou prejudicar meu trabalho de pontas por causa disso. Eu uso, mas queria conservá-la boa sempre.

Quem quiser ver a sapatilha nos meus pés, aqui.
Quem quiser vê-la no site da Grishko, aqui.

Quais as chances de dois presentes darem certo? Eu tive uma imensa sorte de ter amigas tão gentis comigo. Quem não as tem, como faz? Em um próximo texto, escreverei a respeito das características dos pés e como reconhecer as suas para escolher uma boa sapatilha de ponta para você.

8 comentários sobre “As minhas sapatilhas de ponta

  1. Eu comecei com uma Estudante, da Capezio! Na época (lá pra 2004 ou 2005) era só Estudante, não Partner, pelo menos não que eu me lembre hehe. Os meus primeiros anos foram com ela. Depois experimentei uma Toshie, da Só Dança, que salvo engano acabara de ser lançada na época, mas detestei, ficou imprestável muito rápido, acho que em razão do meu peso, então passei pra Partner Box (que, aliás, deixava meu pé maravilhoso <3) e, por fim, a Partner 180, que tá aqui esperando eu ter condições de voltar a usar ponta. Em razão dos meus horários de trabalho (e também porque, na época, eu fazia faculdade de manhã e fazia estágio durante a tarde até 19h, e demorava 1h pra chegar em casa) tive que mudar minhas aulas de ballet clássico e jazz para os sábados, exclusivamente, e então minha professora não me deixa usar ponta, mas eu quero muito achar um dia para encaixar pelo menos uma aula durante a semana. Quem sabe, né?

    1. Poxa, Sarah, mas a professora não deixa usar ponta por que você faz apenas uma aula por semana? Mas como assim? Fiquei brava agora, hehehe.

  2. Amo esses textos onde vc conta suas experiências. Faz muito tempo que eu não estudo em casa, esse texto me inspirou a voltar. Obrigada! Vou aguardar ansiosamente o texto para poder comprar minha sapatilha nova.

    1. Marinea, é relapso meu escrever poucos textos assim, tentarei escrever mais, prometo. Volta a estudar em casa, não abandona não. :) Beijo imenso.

  3. As Grishko 2007 ficam lindas no pé, na minha opinião são as sapatilhas que mais embelezam a ponta, nem Gaynor nem nada!

  4. Minha filha usa Grishko Maia II Pro – SH. No dia dos namorados e na volta as aulas (agosto/setembro) tem voucher de desconto. A Grishko envia para o Brasil, mas provalvelmente haverá tributação. Eu tenho um amigo italiano que vem todo mes para ca e traz na mala… ;-).
    O prazo de entrega é longo, mesmo na Europa… cerca de 30 dias uteis.

    1. Solange, muito obrigada pela informação! :) Mesmo sabendo que há tributação, é bom saber que existem alternativas (ainda mais com desconto, hehehe). Imenso beijo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

