O oitavo aniversário

Era começo de 2009, eu tinha 29 anos, um ano e meio de ballet, estudava na minha segunda escola e continuava me sentindo da mesma maneira: um peixe fora d’água. Sempre o sentimento de inadequação, a sensação de que eu não estava no meu lugar. Eu já mantinha blogs desde 2003, por que não criar um sobre ballet? Lembro de fazer uma lista de nomes e cortar um por um. No fim das contas, sobrou este: “Dos passos da bailarina”.

Chegou o primeiro aniversário, em 2010, e os anos foram passando: 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016… Oito anos escrevendo sobre ballet clássico, 857 posts, mais de dois milhões de visitas e um livro depois, cá estamos nós em 2017.

O retorno do meu trabalho teve momentos bem distintos. Nos primeiros anos, havia quem compartilhava comigo a própria história e havia quem me agredia. Os hoje tão conhecidos “haters” já existiam, mas aqui eles usavam tule e fitas de cetim. Foi por essa razão que a página e o grupo de discussão no Facebook foram apagados, porque algumas coisas eram bem pesadas e eu não sabia lidar com isso.

Depois do auge dos blogs e sua queda para dar lugar a outros meios, como as redes sociais e os canais no YouTube, isso acabou. Só recebo comentários bacanas, uma troca de histórias e informações, e as críticas são fundamentadas, ninguém me agride, xinga ou deprecia a minha história. Não acho que as coisas mudaram no mundo, porque o ódio está mais presente do que nunca, mas neste espaço as pessoas começaram a se desarmar. O motivo? Eu não sei, mas fico feliz que seja assim.

O foco dos textos e das publicações também mudou. Antes eu escrevia sobre o meu caminho no ballet clássico, hoje eu escrevo a minha visão sobre a dança clássica. Não uso mais o termo “bailarina adulta”, mas “bailarina amadora”, e não falo mais “ballet adulto”. Alguém já notou essa mudança? Qualquer dia eu conto o motivo. Além disso, publico muito mais informações sobre ballet e dança, talvez por ter aprendido os caminhos do estudo sobre esse assunto.

Reconheço, os tempos mudaram. Há trabalhos muito bons pela internet afora, vi vários deles surgirem e o “Dos passos da bailarina” se tornou aquela tia legal que as sobrinhas visitam de vez em quando para aprender um pouco mais. Por enquanto, não tenho vontade ou interesse de seguir esses novos rumos, nas redes sociais mantenho apenas meus perfis pessoais ‒ Twitter, Instagram, Facebook e Pinterest ‒ e só faço divulgação daquilo que gosto, sem ganhar nada por isso (seja brinde, pagamento ou algo semelhante). Não significa que é o melhor caminho, respeito imensamente quem trabalha de outra maneira, esse é apenas o meu jeito de preservar o que construí com tanto esmero.

Em resumo, o “Dos passos da bailarina” se tornou um casamento entre o ballet clássico, a palavra e o movimento. E enquanto houver bailarinas e bailarinos dançando por essas linhas, eu continuarei a escrever.

Obrigada pelos oitos anos, de coração.

* * *

Vocês achavam que a comemoração terminaria sem dança? Escolhi a “Variação de Aurora” do segundo ato de A Bela Adormecida, da linda montagem do Het Nationale Ballet/Dutch National Ballet. Como eu gosto dessa variação!

“Variação de Aurora”, segundo ato, A Bela Adormecida, Het Nationale Ballet/Dutch National Ballet, Megan Zimny Kaftira.

10 comentários sobre “O oitavo aniversário

  1. assim como os haters, também se difundiu a coragem de rebater essas agressões virtuais. se alguém fizer um comentário odioso aqui no blog, vc pode ter certeza que várias pessoas viriam barrar. era fácil ser “trol” na internet quando o perfil do outro lado do só se ofendia. seu blog é um dos meus preferidos na internet há muitos anos. 90% das vezes que eu entro aqui não tem post novo, mas eu nem me chateio, pois vc já fez tanto que o que vier é lucro rs. continuo visitando porque quando tem, vale a pena. obrigada por tudo e continuarei voltando enquanto essa URL estiver disponível :D

    1. Clara, eu li o seu comentário assim que chegou, reli agora para responder e senti um aperto nas duas vezes: você sempre vem e encontra coisa nova apenas vez ou outra. Eu prometo melhorar a periodicidade do blog, daqui em diante, vou programar posts com antecedência para não haver mais essas imensas lacunas sem publicação. E obrigada por continuar vindo sempre, de coração! <3

  2. Pessoa mais maravilhosa dessa blogsfera! <3
    Seis ou sete anos acompanhando e não me canso. Lembro do comecinho, quando eu morria de vergonha de comentar e parecer boba.. Lembro do grupo no fb (deu umas tretas mesmo)… Lembro até da minha tristeza quando você encerrou o blog e da alegria quando voltou (grazadeus, né)

    Esse blog já me ajudou tanto, mas tanto!, que você nem sabe! Mudou minhas perspectivas, abriu meus olhos, me ensinou a questionar e a responder <3
    Não sei mais se estou falando do blog ou da dona, hahah

    Mais oito anos pela frente, ou até virar youtuber ;)

    Beijocas!

  3. Parabéns! Acompanho o blog há alguns anos, apesar de ter ficado um pouco distante nos últmos tempos. Sou eternamente grata por ter conhecido esse espaço. Seus textos me deram o gás que eu precisava pra ter coragem de matricular numa escola de dança! Muito obrigada e sucesso!

    1. Angela, fico imensamente feliz ao saber que, de alguma maneira, os textos te ajudaram a se matricular numa escola de dança. Obrigada pela companhia ao longo dos anos, não importa que você tenha ficado um pouquinho distante. Grande beijo!

  4. Coisa linda de se ver.
    Obrigada por escrever com tanta paixão e por trabalhar com tanto amor. <3

    Gabriela Barbosa
    ________________________________

  5. eeeeeeee! parabéns!! O tempo voa!!!!!! Desses oito anos, já faz 6 que eu conheço o blog. Me ajudou muito a “entrar na dança” e até hoje é uma ótima fonte de informação sobre ballet “amador” :) Que venham muitos anos mais! Feliz aniversário \o/

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

