Figurinos em ordem cronológica

Ainda no momento “mudanças históricas no ballet clássico”, prestem atenção neste incrível infográfico feito por Ciera Shaver. São 40 ballets e seus respectivos figurinos dispostos em ordem cronológica, de 1869 a 2011. Cada ilustração tem o título do ballet, o nome do coreógrafo, o ano e o local de estreia.

Talvez vocês se surpreendam como eu me surpreendi: o tutu prato (também conhecido como tutu bandeja) não é tão onipresente assim.

Eu publiquei apenas a imagem com todas as ilustrações reunidas, mas quem quiser vê-las uma por uma, em tamanho maior, aqui.

Ballet Costumes: A Chronological Infografic, Ciera Shaver.
Fonte: Ciera Shaver.

Observação:

Em “Bolero”, a autora misturou o figurino da criação de Maurice Béjart, de 1961, com a estreia da obra de Bronislava Nijinska, de 1928. Se eu encontrar mais alguma incongruência, eu volto para explicar.

Nos comentários, a Juliana apontou outros dois erros: em “Le sacre du printemps”, a coreografia referente a esse figurino é de Vaslav Nijinsky; a música sim foi composta por Igor Stravinsky. Em “Alice’s Adventures in Wonderland”, a coreografia referente a esse figurino é de Christopher Wheeldon; a música sim foi composta por Joby Talbot. Além disso, a estreia foi em Londres, Inglaterra.

Anúncios

8 comentários sobre “Figurinos em ordem cronológica

  1. Adorei! Mas eu notei q ela confundiu compositor com coreógrafo em dois ballets: ‘Le Sacre du Printemps’ tem coreografia do Nijinsky e ‘Alice’s Adventures in Wonderland’ foi coreografado pelo Christopher Wheeldon. :)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s