Quinze minutos

Não é segredo para ninguém que estudo ballet em casa. Contei como organizo meus estudos de maneira geral, como estudo em casa e qual a minha visão sobre estudar por conta própria.

Tenho receio de me aprofundar, alguém tentar fazer também e sofrer uma lesão, mas partirei do princípio que vocês são responsáveis, certo? Por isso, compartilharei algumas coisas da minha rotina. O objetivo não é incentivar ninguém a treinar sozinha igual a mim, mas acrescentar um estudo a mais na formação de vocês. Hoje será o mais simples de realizar.

Tempo: Reserve 15 minutos do seu dia. Pode ser diariamente ou em dias alternados, mas a regularidade é importante. Não adianta treinar hoje e daqui 20 dias. O ballet exige rotina.

Local: Escolha um espaço em que você poderá se movimentar sem bater ou esbarrar em nada.

Aquecimento: Faça uma breve repetição de elevés, eu costumo repetir múltiplos de oito. Não há qualquer motivo especial para isso, é por causa dos oito tempos mesmo.

Treino: Escolha um passo. Pode ser barra ou centro; não aconselho diagonal por causa da segurança. Repita o passo escolhido diversas vezes, ou combine-o com outro (por exemplo, plié e cambré). Você também pode treinar só balance, ou só arabesque, ou só attitude, ou alguma sequência das suas aulas.

O importante é ter foco, escolha um movimento ou habilidade e mantenha. Sem pressão, sem angústia. Aproveite o momento como nem sempre aproveitamos na aula. Não haverá espelho, tampouco professor ou professora, então a correção virá da sua própria consciência corporal. Não tente ir além, você não está em uma competição. O objetivo é melhorar a sua técnica, compreender o movimento, deixá-lo fazer parte de você.

Vale com música, vale sem música, vale pensar em uma música, tanto faz. Só não vale ter preguiça.

Antes de terminar, eu sempre me alongo um pouco, para aproveitar que estou aquecida.

Os 15 minutos não são fixos, o tempo pode ser maior ou menor que isso. O importante é existir esse momento entre você e o ballet.

10 comentários sobre “Quinze minutos

  1. Eu sou super a favor de treinar em casa. Sou professora há alguns anos e ainda faço aulas (fui treinada pelo Royal Academy of Dance e estou me preparando pra fazer o Advanced 2 este ano, aos 29 anos, depois de ter ficado 8 anos parada!). Acredito que funciona melhor com alunos adultos, que tem um pouco mais de consciência corporal. No entanto, eu particularmente, gosto de fazer uma aula inteira. Sinto que se não fiz uma boa barra completa, por exemplo, não consigo praticar meus balances/equilíbrio ou piruetas. Tudo está conectado. Alguém mais sente isso?

    1. Gabriela, eu também gosto de fazer a aula inteira, mas nem todo mundo conseguiria fazer isso em casa de maneira correta. Sendo assim, considero mais seguro indicar um treino dessa maneira. Diferentemente de você, eu consigo praticar centro sem antes fazer a barra, a única coisa que nunca deixo de fazer é um bom aquecimento. Isso sim é imprescindível para mim. Grande beijo.

  2. Muito legal o post, Cássia! Li todos a respeito dos seus estudos e casa, inclusive agora fiz uma barra de ballet justamente por isso! Me diz uma coisa, onde vc compra seus livros de ballet? Nunca encontro nas livrarias comuns…
    Bjs e obrigada!

    1. Laura, é difícil mesmo encontrar livros de ballet, você terá de pesquisar sempre e comprar assim que surgir a oportunidade. Todos os meus livros de dança eu comprei pela internet, e aos poucos. Um bom lugar para procurar é na Estante Virtual (http://estantevirtual.com.br), há sebos do Brasil inteiro, já encontrei raridades lá. Grande beijo!

    1. Sarah, eu acompanhei tudo, desde a demissão (ele renunciou, mas na verdade ele foi demitido) até a coletiva de imprensa para anunciar a nova direção. Imagine como eu fiquei ao saber que é a Aurélie! <3 Eu esperei para fazer um post porque dias depois aconteceu o anúncio da temporada 2016-2017, mas em breve falarei sobre o assunto. Mesmo assim, muito obrigada por ter vindo me avisar! Imenso beijo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

