Aniversário do blog: sete anos

No dia primeiro de fevereiro de 2009, abri este lugar com um texto de Santo Agostinho, Eu louvo a dança. Não expliquei o que era, apenas comecei. Ao completar um ano, pensei em uma gala fictícia, em que as leitoras escolheram o quê e com quem queriam dançar.

No ano seguinte, a comemoração foi pessoal, eu e meus questionamentos se sou ou não uma bailarina. Depois, três pas de trois para comemorar três anos. Em 2013, foi a vez de questionar por que o blog existe. No aniversário de cinco anos, cinco leitoras-amigas contaram suas histórias com o Dos passos da bailarina. Por fim, no ano passado eu respondi a uma série de perguntas de vocês.

Chegamos aos sete anos. Para termos uma noção de tempo, quando o blog surgiu: alunas e alunos do baby class ainda não eram nascidos; as redes sociais não tinham tanta força e alcance; não existiam os youtubers e seus canais com milhões de assinantes; não questionavam a inexistência da diversidade nas companhias de dança; alunas adultas eram sempre vistas como bailarinas frustradas; não tínhamos acesso aos bastidores, aulas, ensaios e espetáculos das grandes companhias; era difícil conseguir informações e material de estudo sobre dança.

O tempo passou e, ainda bem!, trouxe mil possibilidades. Por essa razão, nem sempre consigo enxergar neste espaço uma função clara, a não ser compartilhar a minha visão do ballet clássico. Então, por favor, gostaria que vocês respondessem nos comentários a duas perguntas: O que vocês sentem falta de ver no blog? Na visão de vocês, o que só existe neste blog?

Muito obrigada a quem sempre acompanhou o Dos passos da bailarina, não importa o tempo. Ele só existe por causa de vocês.

Por fim, vamos comemorar dançando um pas de sept?

“Dança russa”, O lago dos cisnes, Bolshoi Ballet.

14 comentários sobre “Aniversário do blog: sete anos

  1. Parabéns pelos sete anos!! Eba!
    O que eu sinto falta de ver no blog… Hm… acho que mais da sua experiência pessoal de bailarina adulta e até nos outros ritmos. Mas claro que ai de você querer ou não compartilhar isso conosco e eu super respeito!! :)
    O que, na minha opinião, só tem aqui? Uma visão crítica (imparcial, sem paixões) do mundo do ballet. Você é capaz de trazer os momentos lindos e as partes “feias” (hehe).
    Parabéns mais uma vez, Cássia!
    Grande beijo

    1. Sarah, como eu disse à Anny, há muitos posts no arquivo sobre minha experiência como bailarina adulta, especialmente nos primeiros anos, talvez existe lá algumas coisas que você vai gostar bastante. Mas hoje comecei a compartilhar sobre a minha rotina de estudos, vamos ver se vocês gostam. :) Gostei de saber que consigo equilibrar os dois lados do ballet. Muito obrigada pelo comentário (Aliás, você é uma das grandes comentaristas do blog, sabia? Só fica atrás da Cyndi.) Grande beijo.

  2. Parabéns Cássia! Eu gosto do seu blog porque através dos seus textos tomei a coragem de começar a aula de ballet mesmo depois de “velha” pois vi vários posts de como eram as aulas e como se sentiu e como tudo deu certo e, é justamente nesse ponto que ando sentindo falta.

    Gostaria de ver mais post e mais sobre o ‘ballet adulto’, dicas e trocas de experiências, sei que está estudando em casa, mas gostaria que compartilhasse essa sua experiência, quais vídeos você vê, como estuda… enfim, trocar mais experiência sobre o ballet clássico em si, aula, exercícios, pontas, figurino, esse tipo de coisa; sei que tem vários vídeos e blogs falando sobre isso, mas nenhum do ponto de vista de uma bailarina adulta que estuda e se dedica tanto ao ballet clássico como você.

    Parabéns novamente!

    1. Anny, fiquei muito feliz que meus textos encorajaram você a começar! Sobre os posts a respeito de ballet adulto, há muitos deles no arquivo, especialmente na categoria “Dos passos de uma bailarina adulta”, talvez você goste especialmente dos primeiros anos do blog. Mas hoje comecei a contar sobre minha rotina de estudos, tentarei compartilhar como o ballet está presente na minha vida, no meu dia a dia. Quem sabe seja mais ou menos o que você espera. :) Muito obrigada pelo comentário e um beijo imenso para você!

  3. Concordo com a Bianca, o seu blog é ótimo! Maduro, informativo… Também sinto falta de postagens mais frequentes, porém entendo os seus momentos (até porque te acompanho no twitter e sei qndo vc está mais para futebol ou para literatura ou para séries… rsrsrsr). Gostaria de ver mais postagens sobre o dia-a-dia da sala de aula, os desafios da formação, mas também sei que você está longe da sala de aula e aí falta “inspiração” para esse tipo de postagem. Por fim, gostaria de sugerir que você aproveitasse o respeito conquistado pelo seu blog para fazer entrevistas com bailarinos e bailarinas do Brasil – e, quem sabe, até de outros países, pq sei que você sabe outros idiomas.
    E pra finalizar mesmo mesmo: PARABÉNS!! Que venha mais 7, 14, 21 anos… <3
    #somostodosDPB

    1. Rosane, há períodos em que o futebol e a literatura tomam conta da minha vida, hehehe. Sobre as postagens a respeito da sala de aula e dos desafios da formação, não é falta de inspiração, é falta de contato mesmo. Como eu estudo sozinha, não sei como tratar sobre certos assuntos, mas hoje já comecei uma série de postagens sobre a minha rotina de estudos, quem sabe preencha um pouco essa lacuna. Sobre as entrevistas, não domino os idiomas a esse ponto não, mas daria para enrolar se fosse virtualmente, já com os bailarinos nacionais eu poderia tentar. Pensarei com carinho. Muito obrigada pelo comentário, pela presença frequente no blog e pela companhia, porque a gente sempre se esbarra pelas redes sociais afora. <3 Imenso beijo!

  4. Olá

    Leio sempre o seu blog e é muito interessante mesmo.
    O que falta: não que falte nada, mas uma sugestão seria entrevistas e histórias dos grandes bailarinos, como eles chegaram lá……a evolução do ballet, como era no passado e como é hoje……
    Diferenças entre o contemporâneo, neoclássico e o clássico……uso de acessórios na dança……são sugestões.

    O que só tem aqui: uma visão artística da dança, voltando as raízes, sem se desviar da sua essência, afinal a arte é para isso, alcançar o misterioso interior humano. Fazer isso através da dança exige preparo físico e mental, no entato sem esse objetivo, o sentido deixa de ser a arte.

    Abraços e que a gente possa continuar nos encontrando neste blog.

    1. Vivi, muito obrigada pela sua análise, me fez repensar algumas coisas. As sugestões estão anotadas, algumas são um pouquinho mais complicadas de fazer porque demandam uma pesquisa maior (sobre os grandes bailarinos ou a evolução do ballet), mas prometo analisar como encaixar isso nas postagens futuras. :) Grande beijo!

  5. Seu blog tem honestidade e tem espontaneidade; é realista sem deixar de ser cheio de amor. Sem dúvidas o melhor e mais sincero blog de dança que eu conheço e você pode continuar sempre assim. Muitos anos de arte para nós <3

  6. Aeeeee!
    sete anos, sete anões, sete pecados capitais, sete maravilhas do mundo. sete é um número importante mesmo, hahha. Se fosse uma criança, taria no 2º ano da escola. Já daria pra gritar “gente, o dudu tá lendo!”. Muito tempo!

    O que só existe neste blog: a Cássia! e isso quer dizer um monte de coisas
    O que eu sinto falta: de tutorial de coque.
    Hahah, não, brincadeira.
    Sinto falta de nada, tá perf do jeito que é! Mudamos e nem sempre dá pra fazer o que fazíamos antes, às vezes o de antes não faz mais sentido agora

    E, como sempre desejamos, mais sete anos!
    ah, e mais posts
    ah, e mais livros também
    só isso
    sem pressão

    BEIJOCAS

    1. Cyndi, você é uma das grandes amigas que o blog me deu de presente. O seu comentário tocou lá no fundo… Sem falar que me abri de rir com o “gente, o dudu tá lendo!”. Obrigada, por tudo. Beijo imenso.

  7. Cássia querida!!!
    Parabéns!
    Seu blog é maravilhoooso. Na vdd, o Dos Passos da Bailarina é o blog mais completo sobre dança clássica escrito em português que encontrei ate agora. Pra ser sincera seu blog é dos melhores blogs de dança que eu conheço!
    Sabe, acho que as meninas que possuem algum blog sobre dança (sim pq a maioria são garotinhas cheias de sonhos e expectativas) pecam por centrar todo o blog em torno delas mesmas e por não mostrarem, nem de longe, metade da bagagem cultural que vc transmite a seus leitores.
    Acho que a mais-valia do DPB é isso msm: vc não sonha ser a próxima Zakharova, vc não perde tempo fazendo postagenzinha sobre aquilo q vc traz na sua bolsa de ballet, vc não é uma “blogueira egocêntrica”. Vc estuda tanto, aprende tanto e compartilha tantas coisas legais com a gente! Quantas coisas eu aprendi lendo seu blog, tantos bailarinos maravilhosos, tantas informações que dificilmente eu encontro noutros blogs, mt menos escritos em pt. Resumindo, o Dos Passos é um blog sobre dança, ponto. Não é o blog da bailarina Cassia Pires.
    Eu sinto falta de postagens mais frequentes como vc fazia, sei la, há uns meses. Mais entendo que vc tem vida alem do blog e que na vdd sempre que eu entro numa postagem, acabo por cair numa outra postagem bem mais antiga que nunca tinha lido antes. Uma curiosidade, quantos posts foram publicados no blog ate hoje?

    Por favor continue com seu lindo trabalho por muitos mais anos, Cássia vc é fantástica!!!

    P.S.: Meu presente de aniversário pro blog. Vc já deve ter assistido milhões de vezes, mas eu gosto tanto!!!

    1. Bianca, eu fiquei tão emocionada com o seu comentário. Muito obrigada, de coração! Tenho outras coisas para fazer, mas nada justifica as longas pausas que tenho dado entre as publicações, prometo mudar isso. Sobre o vídeo, esse eu nunca tinha visto, assisti a outro com os dois. O grande “problema” de ver a Sylvie Guillem dançando “In the Middle” é que, depois disso, todos os outros bailarinos estarão aquém. Já vi vários trechos com outras companhias, já assisti completo, mas não adianta, ela é imbatível. Ah, quase esqueci: contando o mais recente, foram publicados 812 posts. Beijo gigante!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

