Au revoir, 2015!

Neste ano, aconteceram duas coisas pessoalmente importantes no ballet clássico: a minha bailarina preferida se aposentou na Ópera de Paris e eu assisti ao Bolshoi dançar o meu repertório mais querido.

A minha atenção saiu um pouco da França – por mais de oito anos a Ópera de Paris foi a minha companhia preferida, mas o novo diretor tem mudado as coisas por lá – e foi para a Rússia – passei a prestar mais atenção no Bolshoi. Também me cansei do que tenho visto no ballet clássico e meus olhos se voltaram ao passado.

Comecei a fazer flamenco, abandonei as aulas pouco tempo depois, mas ainda o estudo por conta própria, igual ao ballet. A minha barra fixa foi a minha companheira por muitas horas ao longo deste ano.

Reconheço, eu deixei o blog de lado, mas queria cuidar um pouco mais da minha vida. Quem sabe eu volte a compartilhar as minhas experiências, tal como eu fazia lá no começo. Aliás, o Dos passos da bailarina fará sete anos, nem eu imaginava que chegaria tão longe.

Enfim, poucos acontecimentos que mudaram o rumo de muitas coisas.

Vamos terminar com uma coda? Para fechar 2015 como deve ser.

Coda, grand pas de deux do terceiro ato, Dom Quixote, Mariinsky Ballet, Leonid Sarafanov e Olesya Novikova.

Anúncios

6 comentários sobre “Au revoir, 2015!

  1. Cássia, feliz ano novo!!!!! Ahh essa coda de Don Quixote… Independente de quem a dance, não tem pra nenhuma outra!!! Pelo menos para mim, não tem <3 não só a coda, mas o grand pas de deux, aliás o ballet inteiro! Hahaha
    Passei aqui para te deixar um vídeo ma-ra-vi-lho-so da Evgenia Ozbratsova ensaiando a variação feminina de Carnaval em Veneza!!! Espero que você goste :)

    1. Sarah, para você também, feliz 2016! Assistir à Evgenia ensaiando essa variação me faz pensar em uma coisa: meta no ballet, esse trabalho de pés! Ela faz com uma delicadeza, uma tranquilidade, enche nossos olhos. Muito obrigada, colocarei como objetivo no meu ano, hehehe. Beijo gigante.

  2. Oi Cássia, antes de qualquer outra coisa FELIIIIZ ANO NOVO!!! D:
    Eu queria muito compartilhar com vc essa serie de vídeos que um fã acérrimo da escola russa e do Mariinsky postou no Youtube essas ultimas semanas, é sobre o declínio do teatro graças às más escolhas do diretor artistico Fateyev, um baita incompetente pelo que parece
    Pensei que vc ia gostar de assistir então aqui fica a primeira parte! É triste e decepcionante ver o que uma pessoa sem amor à arte e à beleza da dança clássica pode fazer com um dos maiores teatros do mundo ):

    Um beijo!!!

    1. Bianca, não sabia que isso está acontecendo, que tristeza! No máximo, li uma crítica aqui, outra ali, mas não tinha ideia da dimensão do problema. Guardei o link para depois assistir a todas as partes com calma, verei assim que puder. Muito obrigada por compartilhar comigo! Imenso beijo e um lindo 2016 para você.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s