O vídeo da minha primeira apresentação de ballet

Sempre achei incongruente escrever sobre dança e não mostrar a vocês eu dançando. Nunca havia feito isso porque os vídeos não são meus, mas das escolas onde estudei. Talvez não me importasse tanto se tivesse dançado solos, mas sempre dancei com outras pessoas e também quis preservá-las.

O que aconteceu? Hoje eu estava terminando um texto imenso sobre todas as danças que já dancei e, pesquisando sobre uma modalidade, caí sem querer no canal do YouTube da escola onde comecei. O que encontrei? Os vídeos das duas coreografias que dancei. O texto ficará para a próxima semana. Finalmente, vocês vão assistir quando dancei ballet clássico pela primeira vez!

O espetáculo aconteceu em novembro de 2007, no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo. A música é do grand pas de deux de Esmeralda. Sou a segunda, da esquerda para a direita, vocês poderão me ver quando a imagem abrir para o palco inteiro. Lá pelo meio da coreografia, eu mudo e passo para o segundo lugar da direita para a esquerda. Eu fazia aula há apenas quatro meses, por favor, sejam gentis comigo.

Apresentação de ballet clássico, espetáculo do estúdio Shiva Nataraj, 2007.

13 comentários sobre “O vídeo da minha primeira apresentação de ballet

  1. Que linda apresentação, Cássia!!

    Comecei a fazer minhas aulas de balela pela primeira vez há 2 semanas e seu blog tem sido uma linda inspiração! Tendo começado somente agora, aos 30 anos, sei que não será uma tarefa fácil, mas sim, eu serei uma bailarina!

    Um beijo grande,
    Paty.

  2. Cassia, parabéns!! Desculpe-me, mas não sei qual é você no vídeo. haha
    Espero que em quatro meses eu esteja dançando tão bem quanto você neste vídeo. As minhas amigas do Ballet já estão na ponta e não consigo acompanhar os passos… me sinto muito mal por isso. Não vejo a hora de aprender os passos logo e claro, os nomes deles.
    Obrigada por nos inspirar sempre!!

    1. Marysol, no começo do vídeo, quando a imagem abre para o palco todo, eu sou a segunda da esquerda para a direita. =) Se entendi bem, você é iniciante, então não sofra tanto por não acompanhar os passos. É apenas uma questão de tempo. Grande beijo.

  3. Parabéns Cássia, voce foi muito bem. Deve ser dificil de acreditar, não é? Tecemos tantas criticas quando nos vemos dançando… Mas eu queria ter essa sua técnica quando voltei ao ballet, há cinco anos. Infelizmente tive uma professora que não ligava muito para técnica e isso me prejudicou bastante. Entrei em outra escola esse ano e em 2 meses de aula evoluí o que não tinha evoluído há anos. Enfim, só queria deixar registrado o quanto o seu blog me ajudou durante esses anos e o quanto voce foi maravilhosa nessa dança. Muito obrigada por compartilhar conosco!

    1. Muito obrigada, Ana! É difícil mesmo acreditar e sabe que assisto a esse vídeo de maneira bem tranquila? Reconheço os erros, mas sinto um grande orgulho de mim por ter dançado. Nossa, se eu entendi bem, você ficou uns quatro anos tendo aula com a professora que não ligava para técnica? Como isso te atrapalhou! Ainda bem que, finalmente, você encontrou uma boa professora e espero que você recupere pelo menos um pouco desse tempo perdido. E fiquei feliz em saber que o blog te ajudou esses anos. Sinta-se sempre em casa por aqui. =] Grande beijo.

  4. Meus parabéns, você dançou muito bem! Comecei no ballet com a mesma idade que você e meu primeiro espetáculo também foi depois de 4 meses de aula. Quantas coincidências! Mas as coincidências acabam quando no meu Estado não existe nenhuma escola que tenha turma de adulto iniciante e para dar meus primeiros passos tive que entrar numa turma de criança, o que foi muito difícil para mim por diversos aspectos. Contudo continuo firme forte no ballet, faço contemporâneo e jazz também, mas amor mesmo é o ballet!

    1. Thais, muito obrigada. Quantas coincidências! Ter aula com crianças é uma dificuldade, imagino que você continue firme e forte graças ao seu amor pelo ballet. Mas as outras danças ajudam a compensar um pouco? Espero que sim. Imenso beijo.

  5. Ai, Cássia, quem me dera eu tivesse algum vídeo da minha primeira apresentação! (Na época era filmado em VHS e minha mãe não comprava :( )
    O problema de assistirmos a nós mesmas dançando é que nunca somos gentis como somos com os(as) outros(as). Adoro assistir aos DVDs antigos das minhas apresentações de ballet, mas na maioria das vezes sempre pulo as coreografias que eu danço. Esquisito, né?
    Sobre a sua coreografia: Está ótimo!!!! De verdade. Com quatro meses de ballet e nunca tendo dançado ballet clássico na vida, está lindo! Os passos foram executados certinho, se você errou a sequência eu não percebi (hahahaha), a musicalidade estava ótima, e confesso que babei nesse figurino <3 bravo!

  6. Q lindo!
    O único ruim de assistir seus espetáculos é q vc encontra erros :(.
    Quem dera se eu encontrasse um video da minha primeira apresentação.Em Cinderella
    Simplesmente amo seu blog.Acho q te falei isso umas quatro vezes!!!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

