Pas de sept

Encontrar um pas de sept é como achar um trevo de quatro folhas, uma raridade. Ainda mais com três bailarinas e quatro bailarinos. Este faz parte da montagem de O lago dos cisnes da companhia Semperoper Ballett. Para mais informações, aqui.

Assisti a poucos vídeos dessa versão, porque acabei de descobri-la, mas adorei os que vi. Quem quiser assistir também, aqui.

“Pas de sept”, O lago dos cisnes, Semperoper Ballett

* * *

ATUALIZAÇÃO: Depois de assistir ao vídeo desse pas de sept, a Julimel, do Vídeos de Ballet Clássico, se encantou especialmente pela variação feminina. Ao pesquisar sobre isso, ela descobriu que essa variação faz parte de um pas de six do terceiro ato de O lago dos cisnes excluído nas remontagens posteriores. Assim, ela escreveu um longo post mostrando como as partes desse pas de six (entrance, variações e coda) foram rearranjadas e coreografadas de outras maneiras em várias versões. Para ler o post e assistir aos vídeos, aqui.

Anúncios

4 comentários sobre “Pas de sept

  1. Eu nunca vi um paux de sept! Realmente incrivel! o sincronismo é estonteante! Em minhas aulas de ballet é muito dificil dançar em sincronismo em duas ou até tres pessoas ! Fantastico!

    1. Analu, essa sincronia é lindo de ver, né? E nas minhas aulas também era difícil isso acontecer, aliás, sincronia assim é bem raro. Mas quando acontece, nossa, é uma maravilha! Grande beijo.

  2. Essa companhia é incrível Cássia!!! Eles tem uma versão do Quebra-Nozes lindíssima!!!
    Tem a gravação completa, e logo vai pro blog…
    E eu simplesmente amo ver como a partitura do Tchaikovsky é rearranjada em cada montagem… É o que mais me encanta!

    1. Cássia, eu to passada!!!! A primeira música do vídeo simplesmente não aparece em nenhuma montagem!!!!
      Ela é uma variação original dentro de um pas de six que tinha no 3º ato da peça antes de surgir o pas de deux do Cisne Negro! Aliás, a coda do vídeo, que costuma ser usada como parte final do Cisne Negro em algumas versões, também faz parte desse mesmo pas de six.
      É por isso que eu sempre digo: falem o que falar, nenhuma montagem é igual a outra!!!!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s