Dia da Bailarina

Ando tão desconectada do blog e dos assuntos sobre ballet clássico que não sejam técnica clássica, que simplesmente esqueci do Dia da Bailarina. Fui lembrada pelos parabéns de uma querida amiga bailarina. Até me dar conta, foram alguns segundos olhando para a mensagem.

O “me dar conta” não foi apenas pela data, mas também por mim, uma bailarina adulta amadora. Logo imaginei a bailarina com tutu bandeja, coroa e ar angelical. Mereço os parabéns? Na visão da maioria das pessoas, o ballet clássico ainda é uma prática para crianças. Ninguém percebe que o ballet profissional é feito, em sua imensa maioria, por adultos?  Se nem as bailarinas profissionais são vistas como mulheres, que dirá nós.

No imaginário coletivo, uma bailarina clássica ainda tem um ar infantil, como se fosse criança eternamente. Mas não, somos mulheres e nem sempre queremos ser fadas e princesas. Às vezes, queremos dançar as mulheres que somos.

Tanto no Facebook quanto no Twitter, eu compartilhei um vídeo já publicado no blog, Manon em A dama das camélias. Sendo assim, escolhi um outro que há tempos penso em publicar: um trecho de Sylvia, na versão de John Neumeier.

Parabéns para nós, bailarinas, e também aos bailarinos. Vamos aproveitar nosso dia dançando.

Trecho de Sylvia, de John Neumeier, Ópera de Paris, 2005.

Anúncios

6 comentários sobre “Dia da Bailarina

  1. Feliz dia da bailarina atrasado, Cássia. Você deletou o grupo do Facebook? Fui procurar hoje pra compartilhar um vídeo bacana que achei e vi que ele sumiu da minha listra de grupos. :( Uma pena….

    1. Brunna, o grupo foi apagado há vários meses. Algumas desavenças estavam acontecendo, o grupo estava crescendo rapidamente e a ideia principal, discutir e compartilhar sobre ballet, estava sendo abandonada. Até que eu cansei. Eu ia passá-lo para outra pessoa, mas o Facebook não autoriza que o nome seja mudado e o jeito foi apagar o grupo. Mas outro foi criado com as pessoas que comentavam sempre, o “Pensar e Dançar”: https://www.facebook.com/groups/617403125020648/

      Imenso beijo.

    2. Obrigada, Cássia. Fico triste de saber disso, mas ao mesmo tempo feliz de saber que existe outro e que posso participar. Conversamos por lá. Grande beijo!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s