Dicionário de Repertório: entrée ou entrance

É comum ouvirmos falar em pas de deux, adágio, pas de trois, coda, variação, mas nem sempre sabemos o que esses termos significam. Explicarei todos eles separadamente e hoje será o princípio: entrée ou entrance.

Entrée em francês ou entrance em inglês, o significado é o mesmo: o começo da dança, uma coreografia que representa a entrada de um ou mais personagens. Pode ser a primeira entrada em cena (Aurora chegando ao baile) ou a primeira em um momento de mudança da história (Giselle sendo recebida pelas wilis).

Há entrances que se assemelham às variações, como o de Kitri. Outros são pas de deux, como o de Odette. Alguns são de solistas, como o entrance das fadas de A Bela Adormecida. Há também entrance do corpo de baile (até os 3′) , como o de O lago dos cisnes.

Além disso, o entrance é a primeira das cinco partes do grand pas de deux; e a primeira das quatro partes do pas de trois. Ficou confuso? Dois exemplos: o entrance do grand pas de deux de Dom Quixote (dos 10” até 1’27”) e o entrance do pas de trois de O lago dos cisnes (até 2’01”).

Deu para entender? No próximo post do dicionário, vamos estudar o tão amado quanto temido adágio.

Fonte: Charles d’Albert, Dancing Technical Encyclopedia of the Theory and Practice of the Art of Dancing, Londres, 1913.

*

Para saber sobre o “Dicionário de Repertório”, aqui.
Para ler os posts anteriores, aqui.

3 comentários sobre “Dicionário de Repertório: entrée ou entrance

  1. Uma das minhas coreografias favoritas é um um Entrance. O entrance de Swanhilde, bem no comecinho de Coppélia. Tenho um amor por essa entrada. Dançaria sempre e sempre, a vida toda.

  2. Oi, Cássia! Tudo bem?
    Meu nome é Lorena, tenho 18 anos e me apaixonei pelo Balé em Janeiro desse ano. Fiz 3 meses em um curso livre aqui na minha cidade. Acho que se tivesse começado antes, teria sonhado em ser Bailarina profissional.

    Enfim, parabéns pelo blog. Eu amei e voltarei mais vezes para “matar a saudade” das minhas aulas.

    Beijo!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

