A delicadeza das mãos

Há quase dois anos, escrevi sobre a importância das mãos e dos braços na dança. Os braços ainda têm os seus próprios movimentos, mas as mãos geralmente são relegadas.

Quando eu fazia dança cigana, algumas aulas eram destinadas apenas aos movimentos das mãos. Eu tive apenas um contato com o flamenco e, adivinhem, estudei as mãos. Fiz dança do ventre durante um ano, e as mãos sempre tiveram um imenso valor.

Como não levar isso para o ballet clássico? Claro que levei. Talvez por isso, me encantei por esta foto. Não sei quem é a bailarina. Não sei quais foram as circunstâncias dessa imagem. Não sei qual é a companhia. Sei apenas que o fotógrafo é o Nikolay Krusser.

Para não nos esquecermos que as mãos dizem muito.

Foto: Nikolay Krusser.

8 comentários sobre “A delicadeza das mãos

  1. Super concordo Cass. Todas as vezes que danço recebo elogios tipo “Parabéns!! Você é muito graciosa!!”e eu sempre percebi que essa graciosidade, leveza e delicadeza vem do porte da mão, apesar de não repararem, há uma enorme diferença técnica e de aparência entre uma mão bem colocada e uma largada.
    Adorei o post

  2. Na minha academia , dizem que sou muito delicada ao dançar (principalmente com os braços e mãos); e ao dançar eu realmente sinto isso,parecem que meus braços flutuam xp , minha mão fica totalmente livre,ela fala por si… não fica nada desleixado,os braços vão passando pela posições deixando um “rastro” de delicadeza; é realmente uma sensação ótima ! *-*

  3. As minhas mãos têm própria. Sério. É difícil controlá-las quando estou dançando. Uma das coisas que mais trabalhei no passado foi justamente isso: deixar as mãos mais fluidas e tentar fazer com que elas parassem de mexer o tempo todo!

    Eu lembro da professora dizendo: “Melissa, vc tá indo muito bem… mas a suas mãos estão mexendo”. Eu morria de rir.

  4. As mãos são realmente dizem muito! Eu tenho uma coisa com esse negócio de mão até. Quando vejo bailarina com mãos desleixadas não consigo vê-la da mesma forma. No ballet clássico, as mãos estão constantemente traçando linhas no espaço, às vezes eu paro pra perceber isso e fico olhando para as mãos. Se elas estão pincelando ou só borrando linhas. Se elas estiverem de qualquer jeito, pra mim, a bailarina está incompleta.

    Beijinhos!

  5. Realmente, as mãos falam muito.
    No espetáculo do ano passado, ao me assistir, o que mais me incomodou foram as mãos. Parecia que eu dava tanta atenção às pernas e pés (mantendo en dehors, sustentando 90 graus, coluna reta…) que as mãos ficam de fora. Achei que elas só ficavam boas em posições prontas, na passagem entre elas eram um desastre!!!

    Meu professor tem falado muito sobre mãos também. Ele disse que o segredo é desliza-las no ar como se estivesse sendo guiada por uma brisa leve e não por um vendaval (dobrando o punho).

    Mais uma coisa para prestar atenção ;)

  6. Oi Cássia!
    Eu fiz um curto período de dança japonesa na minha infância e as mãos também eram muito importantes, até por causa da modalidade ser uma dança bem contida e sutil. Lembro que haviam movimentos muito simples (como girar o punho no próprio eixo), mas que era difícil conseguir a fluidez correta.
    No ballet realmente não vejo muita discussão a esse respeito, mas eu sempre policio as minhas, já que minha estrutura física é meio “forte” e não é naturalmente delicada e longilínea.
    Também fiz aula com uma ótima professora que dizia que temos que concentrar as energias nas nossas extremidades: nas pontas dos pés e nas pontas dos dedos.
    Abs!

  7. Levo muito as mãos em consideração quando danço, e sempre reparo nas mãos das outras bailarinas. Acho lindo uma mão bem posta, expressiva, e detesto ver ou uma coisa largada, desleixada ou uma mão de robô, dura e sem expressão nenhuma!

    Adorei a foto – e o post!

    Beijos, Cássia!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

