Um balanço de 2013

No primeiro post do ano, sempre defino um objetivo para o blog, um tema que o permeará pelos próximos 12 meses. Em 2013, foi este: “Um ballet clássico sem sofrimento. Quero mostrar por que o ballet faz os meus dias mais felizes. Por que ele faz parte da minha vida. Por que eu me dedico tanto a ele, de várias maneiras, mesmo não ganhando um centavo por isso.”

Foram publicados 140 posts e, ao repassar todos eles, concluí que atingi a minha proposta. Disse para termos olhos generosos com nossos erros e dificuldades, repensei o nosso conceito de perfeição, questionei o tipo físico ideal, falei sobre a limpeza técnica dos movimentos a 90 graus e o quão importante é conhecermos o nosso corpo. Também falei sobre o que nos leva a fazer ballet clássico e como a dança nos faz desabrochar para a vida. Além disso, foram dezenas de lindas coreografias, que nos inspiraram o ano todo, e várias informações para estudo de técnica clássica − aula para iniciantes, aula do Bolshoi Ballet, vídeos de um professor francês −, anatomia e física.

Qual o acontecimento mais importante? Sem dúvida, o Dos passos da bailarina ter virado livro. À primeira vista, parece apenas uma compilação de textos, mas o livro concluiu uma fase do blog. Da minha parte, aquela visão do ballet clássico não existe mais. Foi um período de descobertas e questionamentos que ficou para trás. Daqui em diante, são outras histórias, outra visão e outras descobertas.

E o mais legal? O nosso grupo de discussão. Por enquanto, mais de 350 bailarinas e bailarinos estão compartilhando informações, dúvidas e realizações. Estou bem feliz com o que estamos construindo por lá.

Por fim, obrigada por mais um ano. Desejo que 2014 seja bom para todos nós. Se Deus quiser, estaremos juntos novamente, e dançando.

Anúncios

3 comentários sobre “Um balanço de 2013

  1. Nós é q te agradecemos, Cássia! Seu blog é uma inspiração p mim! Admiro muito seu trabalho. Feliz ano novo! Tudo de melhor p vc!

  2. Espero os próximos textos ansiosa! Que venha 2014, cheio de novos questionamentos e descobertas!

    Parabéns pelo trabalho, Cássia! Continue assim, bailarina de corpo, alma, coração e textos incríveis!

    Mil beijos e feliz ano novo!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s