O livro da bailarina

Eu tive a ideia e vocês gostaram. Por isso, foram semanas de atualizações sem pressa no blog porque o meu tempo estava destinado a outra coisa. Quando tudo estava quase pronto, encontrei a Evgenia Obraztsova em uma linda tradução daquilo que imaginei.

Finalmente, depois de quase dois meses, o Dos passos da bailarina virou livro.

Capa do livro Dos passos da bailarina.

Eu selecionei 114 textos que foram publicados no blog entre fevereiro de 2009 e junho de 2013. O livro foi dividido em quatro partes: as minhas histórias, as informações sobre aulas e estudo da dança, as minhas divagações sobre alguns repertórios e os questionamentos sobre o ballet clássico.

Lembrando: não há nenhum texto novo no livro, todo o conteúdo foi publicado anteriormente neste espaço. Eu apenas revisei os textos, reescrevi trechos, mudei alguns títulos e adicionei referências quando havia utilizado vídeos como exemplo. E, claro, organizei todo esse material. (Esqueci de comentar: a Melissa, querida bailarina-escritora, me auxiliou na parte operacional do livro. Sem a sua ajuda, eu demoraria muito mais para publicá-lo. A ela, serei eternamente grata.)

Este é o resultado de quatro anos e meio de blog. Espero sinceramente que vocês gostem.

Para comprar

Versão PDF
• Clube de Autores, aqui.
• agBook, aqui.

Versão Kindle
• Amazon.com, aqui.
• Amazon.com.br, aqui.

Versão Kobo
• Livraria Cultura, aqui.
• Kobo Store, aqui.

49 comentários sobre “O livro da bailarina

  1. Cassinha, fiquei tanto tempo sem ler seus textos… acho que por ter abandonado o blog e meus escritos ficarem guardados apenas no computador… rs
    Enfim, desde do seu outro blog em 2007 seus textos já eram maravilhosos e sua sensibilidade nem se fala.
    Tenho certeza, que logo logo ele estará nas livrarias! Muito muito sucesso e felicidade flor.
    Beijo beijooo

    1. Paloma querida, quanto tempo! Lembro mesmo de você ter parado com seus blogs. Não pensa em voltar a escrever? E muito obrigada pelos bons desejos. Imenso beijo.

  2. Cássia, que ideia maravilhosa! Eu gosto muito de ballet, sou totalmente viciada, e leio seu blog deve fazer uns 2 anos, gosto demais. E eu adoro ler mas nunca tem nada sobre ballet, então o seu livro é algo super legal e você escreve muito bem. Vou comprar com certeza, parabéns!

    1. Lívia, você acompanha o blog há dois anos já! Muito obrigada. =) O livro é uma compilação dos textos publicados por aqui durante quatro anos e meio. Provavelmente, você conhece metade do que está ali, mas talvez goste de ter esses textos sempre com você. Imenso beijo.

  3. Ja Vai fazer um ano que acompanho este Blog e fico muitissimo feliz pelo seu trabalho, Meus Parabéns Cássia.

  4. Parabéns Cássia! Já vou comprar! Divulguei no face também porque sou apaixonada por seus posts, por seu blog, e seu trabalho me ajuda demais. Você nos faz perceber que todos podem dançar, introduz o mundo do ballet para adultos iniciantes. Sou sua fã! Novamente parabéns!

    1. Viviane, você divulgou o livro, que bom! Muito obrigada. E fico feliz em saber que você é apaixonada por tudo o que encontra aqui, de verdade. Grande beijo.

  5. Que boa notícia! Acompanho o blog há bastante tempo e fiquei muito contente com a novidade. Parabéns pelo blog e pelo livro, Cássia!

  6. Cássia,
    meus sinceros parabéns. A revisão e a organização dos textos em forma de e-book é um grande presente para nossos estudos, pesquisas e leitura em tempo livre. Adorei mesmo!!!

  7. Amo seu blog e por muito tempo fiquei com receio de comentar, porque eu não sei muito sobre o ballet clássico. Agora, com esse seu maravilhoso livro, eu me senti no dever de te parabenizar e agradecer por tudo, tudo mesmo de bom que vc já fez aqui nesse blog. Amo seus textos bem escritos, opiniões e pontos de vista sobre a dança.
    Obrigado Cássia, pela sua grande paixão pela dança que me inspira tanto, à cada vez mais amar o ballet clássico.
    Amei o livro!

    P.S.: A capa do seu livro é linda. Você mandou fazê-la ou pegou de alguma pintura?

    1. Felipe, imagina, estamos todos aprendendo sobre ballet clássico, não precisa ter receio de comentar. Muito obrigada, tanto pelos parabéns pelo livro quanto por amar os textos. Sobre a capa, ela é um recorte da obra “Chuchotement d’amour”, de Pierre Carrier-Belleuse, de 1894. É linda! Imenso beijo.

  8. Foi esse blog. Foram as suas palavras publicadas que me deram a força que eu precisava para me permitir ingressar no mundo do Ballet clássico aos 26 anos.
    E ter todas essas palavras juntinhas e organizadas em um PDF é o melhor presente que eu poderia querer. Minha melhor lembrança diária para todos aqueles dias em que tudo parece difícil demais, longe demais… para que eu não esqueça do porque e como fui parar ali.

    Parabéns, Cássia. E obrigada pelo(s) presente(s).

    1. Claro, Ana, é direito seu. Da mesma maneira que foi escolha minha trabalhar gratuitamente neste blog por quatro anos e meio. Não só, em manter o conteúdo disponível mesmo com o lançamento do livro. Eu o organizei para quem quiser manter consigo os textos, quem quiser pesquisar sobre o assunto, quem quiser ler quando der vontade e quem valoriza o meu trabalho. Quem não se encaixa nisso, continuará tendo tudo aqui de graça, como sempre foi. Imenso beijo.

  9. Eu já te falei por e-mail, mas queria deixar registrado aqui também: parabéns! E obrigada por ter dedicado tantos anos ao blog. com certeza você fez a diferença na vida de muitas bailarinas adultas (incluindo eu aqui).

    Conte sempre comigo pro que precisar, Cássia.

    1. Muito obrigada, Melissa, de todo o coração. Beijo gigante.

  10. Parabéns Cássia! Fico muito feliz com a publicação do seu livro, e tenho certeza que ele será um importante instrumento de pesquisa na área da dança. Estou ansiosa para ler! Beijos.

    1. Muito obrigada, Thaís, e espero que você goste do livro. Imenso beijo.

    1. Mãe da Cyndi, traz o cartão! Hehehehe. Beijos, queridona.

  11. Parabéns Cássia, já sei que o conteúdo é excelente porque fui leitora assídua desde o começo mas deixe-me elogiar a escolha da capa e fonte: belo, profundo e delicado, bem a marca do blog 🙂
    Mas a primeira coisa que pensei foi: quão maravilhoso seria ver esse livro publicado em uma livraria… Com certeza atrairia um grande público. Boa sorte, se você quiser tentar essa ideia.
    Mas, independentemente, meus parabéns querida, pois não tenho dúvida que entre seus maiores dons está a comunicação, só esta já uma grande prova do quanto você realmente é uma artista.
    Hoje talvez seja a última vez que comento neste blog.
    Não por algo contra ele, mas porque, depois de umas idas e vindas da vida, eu mudei em relação à dança e “desisti” do ballé clássico. Não porque não pude, mas porque percebi que a minha personalidade e estilo de vida conbinariam com outros tipos de dança. Porém, nunca esquecerei tudo o que aprendi com seus textos e eles sempre vão ser uma referência para mim sobre o assunto. Obrigada por não ter deixado de escrever, pois eu aprendi muito aqui.
    Um grande abraço, de uma amiga virtual. Te desejo muitas coisas boas

    1. Sarah, o livro foi autopublicação; para estar em livrarias seria muito mais complicado, ele teria de ser lançado por uma editora. Seria maravilhoso mesmo, mas, por enquanto, vamos ficar com o e-book. =] E muito obrigada por tanta delicadeza em seus elogios. Agora, vamos a você: fiquei triste por você ter desistido do ballet, mas fiquei feliz em saber que você não desistirá da dança. Porque eu acho mesmo que a nossa personalidade combina melhor com essa ou aquela, nos sentimos mais confortáveis, como se estivéssemos em casa. Mas mesmo assim você não precisa deixar de vir aqui, certo? Nem de comentar. Você é uma das leitoras mais antigas, reconheci pelo nome e sobrenome. Venha quando quiser, se quiser, que você sempre será bem-vinda. Imenso beijo.

    2. Olá de novo! Obrigada pelas palavras.. É, não vou resistir a vir dar uma olhadinha ocasionalmente, ainda mais porque blogs de dança bons são raros hoje em dia… Um grande beijo e lembre de mim sempre que postar sobre flamenco-cigana-árabe rsrsrsrs xD um beijão

    1. Aline, há alguns detalhes que ainda preciso ver para publicar no Kobo. Se eu esperasse, demoraria para divulgar aqui, então resolvi primeiro publicar esses dois. Mas assim que do Kobo estiver pronto, eu te aviso, pode deixar. Grande beijo.

    2. Aline, como você é rápida! Muito obrigada, espero que goste do livro. =) Ah, se houver qualquer problema com o arquivo, por favor, me avisa? Publicar no Kobo é um pouquinho mais complicado que na Amazon, e fiquei preocupada em dar algum problema. Imenso beijo.

  12. Acabei de comprar, estou ansiosa para ler!

    Um beijo Cássia! E, de novo, meus parabéns! =)

    1. Marina, não acredito que passei direto pelo seu comentário. Você já leu, já resenhou, já conversamos e te deixei falando sozinha por aqui. Desculpa, foi sem querer. Novamente, muito obrigada. =) Grande beijo.

    2. Ahaha! Não se preocupe, Cássia! Acontece! =D

      Um beijão!

  13. Parabéns pelo livro, muito trabalho, agora refletido num livro, que espero, seja um sucesso.

    1. Scheylla, agora o conteúdo do blog está de uma maneira estruturada e disponível como fonte constante de consulta para quem quiser. E muito obrigada! Imenso beijo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.