Três breves assuntos

Eu gostaria de comentar três assuntos importantes, mas como achei desnecessário um post para cada um deles, os coloquei todos juntos.

1) Anúncios no WordPress

Se um amigo não tivesse me avisado, eu passaria a vida sem saber. O WordPress.com oferece serviços gratuitos e pagos de publicação de blogs. Quem o utiliza gratuitamente, e possui um bom número de visitantes, “ganha” banners publicitários. Segundo o WordPress, é uma maneira do usuário pagar pelo serviço. Eles não aparecem na página principal, apenas nos posts, quando os leitores vão comentar ou repassar o link. Eu não vejo porque estou logada na página o tempo todo. Vocês já viram?

Isso me incomodou demais. Eu nunca pensei em ganhar dinheiro com o blog e acho esses banners medonhos. Saibam que não ganho um centavo com isso, tampouco sei quais são os anúncios. Para que eles sumam, é necessário pagar um valor anual. Ainda não sei o que farei, mas gostaria que vocês soubessem que não tenho nada com isso.

2) Domínio do Tumblr

Eu mantenho uma conta no Tumblr e resolvi criar um “Dos passos da bailarina” por lá, mas sem saber bem o que fazer. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que ele já existe! Quem quiser visitá-lo, aqui.

Não vou brigar, porque eu gostei das fotografias. A do tendu derrière é absurdamente linda! Estava ficando bem bonito, mas a pessoa não atualiza há sete meses. Por causa do nome, acredito que se trata de um leitor ou leitora deste blog. Encarecidamente, eu peço: você poderia apagar a página para que eu possa usar o domínio? Agradeço desde já.

3) Arquivos do blog

Dia desses, fiz backup em PDF do blog e descobri quantas páginas de conteúdo já foram publicadas. Se o “Dos passos da bailarina” fosse um livro, ele teria mais de 500 páginas. É muita coisa.

Por essa razão, pensei em realmente fazer um livro. Selecionar os posts, estruturar esse material e publicar um e-book. Ainda é apenas uma ideia. O que vocês acham?

32 comentários sobre “Três breves assuntos

    1. Sabe que eu nunca tinha pensado nisso? Eu também não tenho coragem não, sabe-se lá o que vamos abrir, vai infestar nosso computador com mil vírus, travar tudo, hehehehehe. Grande beijo.

  1. Cássia, eu nunca reparei em anúncios, pra ser honesta, mas infelizmente é uma prática comum. Acho incrível, isso tem que ser algum tipo de ilegalidade… Esses caras são muito chatos –‘
    Sou 100% a favor do e-book! Todos sabemos como é difícil encontrar material sobre ballet aqui no Brasil que não seja infantil, tipo livros/filmes da Barbie (nada contra!!!! Estou louca pra assistir “As Sapatilhas Mágicas”! hahahahahaha) – há alguns anos, tentei comprar o primeiro livro da Ana Botafogo, “Na Magia do Palco”, mas nunca achei :/ só achei o segundo, pra ser honesta não me lembro o nome, mas é muito bom também! É tipo uma biografia dela… Recomendo ;)

    1. Sarah, encontrar livros de ballet é mesmo bem complicado! Já ouvi falar sobre os livros da Ana Botafogo, mas acho que só encontramos em sebos, não é? Pode deixar que vou procurar. Há um que é meu sonho de consumo, é um dicionário de ballet, não o acho em canto algum, infelizmente. Imenso beijo.

  2. Acharia uma otima ideia, caso vc publicasse um livro. Comecei a ter aulas de ballet ano passado e desde entao conheci seu blog e passei a le-lo com frequencia. Vejo muitas pessoas escrevendo blogs sem o menor compromisso, cm erros de portugues, temas batidos ou sem conteúdo.O conteudo que vc gera p o blog tem qualidade e identidade, va em frente.

    Quanto a propaganda, nunca a vi no seu blog, mas lhe dou um conselho de repensar o “ganhar dinheiro cm blog”. Algumas pessoas, que publicam bom conteudo, conseguem mais visibilidade e possibilidades. N é questao de mercenarismo, mas sim de mais uma forma de meio de vida. E existem outras formas de publicidade, além dos AdWords, que podem cativar ainda mais seus leitores. Eu, particularmente, adoraria ganhar a vida escrevendo sobre algo que gosto. Claro, que tudo isso tem a ver cm o seu proposito para o blog, foi apenas uma sugestao.

    1. Barbara, muito obrigada pelos elogios ao conteúdo do blog. Essa sempre foi a minha principal preocupação, escrever algo que seja importante para todas nós. Sobre a sugestão de ganhar dinheiro com o blog, você tocou em um ponto importante. Eu tenho uma visão idealista das coisas (meio equivocada, reconheço) e nunca vi com bons olhos a chance de ganhar dinheiro com o blog. Mas você tem razão, não é ser mercenária, isso pode ser visto como um trabalho, um meio de ganhar a vida. Quem sabe um dia eu repense sobre isso. Imenso beijo.

  3. Olá Cássia! Nunca reparei nos banners, quanto à ideia do livro, adorei! Acho que faltam pessoas que escrevam sobre dança, é difícil para nós bailarinas encontrarmos bibliografia sobre determinados temas, não sei exatamente qual será a abordagem do seu livro, mas tenho certeza que ele ajudará (e muito) a preencher essa lacuna! Beijos!

    1. Thaís, o livro será uma compilação dos textos do blog e alguns textos novos. Não é um livro técnico sobre ballet clássico porque nem tenho conhecimento suficiente para isso. É apenas o que já faço por aqui, mas em formato de ebook ficará organizado, estruturado e poderá ser consultado quando vocês quiserem. Grande beijo.

    1. Akemi, que bom que você lê pelo feed. Esses banners são horríveis, ainda bem que não aparecem na página principal. E logo mais o livro estará pronto! =) Imenso beijo.

  4. Cássia, vejo sempre algum ou outro banner por aqui mas nunca me incomodei. Adorei a ideia do livro mesmo, e acho que você tem que arriscar sim. Creio que será bem feito e uma delícia de ler! Bjs

    1. Marília, que bom que não te incomodou. Fiquei tão brava quando descobri que você nem imagina… =( Sobre o livro, já estou organizando, logo mais ele estará por aqui. =) Grande beijo.

  5. Cássia, confesso q eu tb tinha pensado nisso. Gosto tanto do que leio aqui q eu já pensei em imprimir tudo e ir encadernando pq vira e mexe dá vontade de reler algo. Só ainda não fiz por falta de tempo. Claro que citando a fonte e tudo mais, como todo texto da internet que gosto e imprimo especificando o site. É um material valioso! Ótima idéia!

    1. Daiane, faça a sua apostila sim, imagina. =) O bacana é que você poderá escolher os textos que você mais gosta. O ebook terá textos selecionados daqui (a maioria, na verdade) e alguns novos. Logo mais ele estará por aqui. Grande beijo.

  6. Toda ideia é válida Cássia, ainda mais em se tratando de um blog de ballet! Já tem o meu apoio!!! \o/
    Tenho vontade de fazer isso com o meu… Mas toda hr dá erro no xml quando tento criar o meu…

    Bjinhos^^

    1. Julimel, você pode fazer um livro com os textos do seu blog. Como te contei, eu estou editando diretamente daqui, aquele site que te passei é apenas para fazer backup. Quem sabe você se anima. Grande beijo.

  7. Cássia, eu nunca vi os banners porque estou sempre logada também. Sinceramente, eles não me incomodam. Servidores gratuitos são sempre complicados porque eles restringem várias coisas e o wordpress agora deu pra colocar essas propagandas em blogs super acessados. Complicado. Eu confesso que fui pra hospedagem paga justamente por causa das restrições do wordpress gratuito. Pago uma taxa anual de hospedagem e de domínio. Prefiro porque aí se tiver que colocar um anúncio, pelo menos o ganho é meu e posso escolher os anúncios.

    Quanto ao tumblr, não sou eu. Não tenho conta no tumblr.

    Mas em relação ao ebook, eu acho uma ótima ideia! Eu tive uma experiência de publicar ebook independente e foi muito legal. :) Hoje em dia tem várias plataformas disponíveis pra vender o livro como a Amazon e a Kobo (que tem parceria com a Livraria Cultura). Eu compraria com certeza!

    1. Melissa, eu fui amadora, nem pensei em pagar hospedagem e domínio quando criei o blog. Mas, também, não imaginava que ele duraria tantos anos, que teria um bom número de acessos, aí deu nisso. Certa está você, assim é muito melhor! Se tiver de ganhar com anúncios, que você ganhe com isso. E sobre o ebook, muito obrigada pela ajuda. ;-) Beijo gigante.

  8. Oi, Cássia!!
    Fantástico!! Livro já!!
    Seus posts continuam sendo meu “livro de cabeceira”, meu melhor contato com o mundo do ballet clássico, onde vivo tão intensamente nos últimos anos.
    Lembra que comentei com você há um tempo atrás que viria a Miami acompanhar a minha filha de 13 anos que ganhou uma bolsa para o summer intensive do Miami City Ballet?? Então, estamos aqui!!
    Duda esta encantada, adorando as aulas e os professores. A escola é grande e bem estruturada. A parte chata é só a constatação do quão pouco valor damos a dança no nosso país. O que se oferece aqui para alunos, aprendizes e professores esta longe do que acontece no Brasil (algumas poucas exceções, talvez).
    Enfim, triste saber que minha filha terá de sair do país, em breve, para que possa viver do que ela ama fazer. Feliz por sermos uma família que a entende e apóia.
    E viva a dança!!!
    Beijos,
    Daniela

    1. Daniela, lembro sim! Fiquei muito feliz em saber que sua filha está adorando tudo por aí e espero que seja apenas o começo. Logo veremos a Duda sendo uma linda profissional. =) E muito obrigada por ser uma leitora tão assídua e valorizar tanto o que faço no blog. Imenso beijo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

