Para iniciantes

Quando publico vídeos sobre técnica clássica, geralmente, são voltados para quem tem conhecimento prévio sobre o assunto. As iniciantes nunca têm chance. Na verdade, não tinham.

Ontem eu encontrei o “Ballet Class for Beginners”, uma aula com David Howard. Quem se lembra quando publiquei uma longa entrevista com ele? Por essa razão, parei para assistir.

Em apenas 34 minutos, temos uma ótima introdução à técnica clássica. Há desde sequências de barra, posições de braços e pés até movimentos no centro. Inclusive, piruetas en dehors e en dedans. Importante: pela própria duração do vídeo, algumas sequências na barra não são realizadas dos dois lados. Parece óbvio, mas não custa lembrar: lado direito e lado esquerdo, sempre.

A aula completa está disponível no Balletoman, aqui.

Para quem quiser uma amostra da aula:

Ballet Class for Beginners, com David Howard, 2004.

Nota: A prática do ballet clássico requer orientação de um profissional habilitado. Quem já tem uns bons anos de estudo, sabe estudar sozinha. Quem começou agora tem mais chances de passar dos limites e fazer bobagem. Dessa forma, quem quiser fazer a aula sozinha, tenha plena consciência que você é responsável por qualquer lesão ou problema que possa ocorrer. Nem eu, nem o Balletoman, tampouco o David Howard responderemos pela sua imprudência, tudo bem?

3 comentários sobre “Para iniciantes

  1. Olá, eu tenho 17 anos, 1,63 e peso 84kg (sim, sei que tenho que emagrecer bastante). Pratiquei ballet durante 2 anos quando criança, mas acabei saindo porque a professora sempre implicou muito com meu peso, e constantemente falava sobre isso na frente de todas as outras meninas (que eram magrelas), eu tinha cerca de 8-9 anos na época, então realmente ficava chateada com os comentários dela. Mas enfim, eu continuei amando ballet e queria começar a frequentar aulas (em uma turma para adultos)… Acha que devo começar mesmo estando bem acima do peso ou que devo emagrecer mais antes de começar?

  2. Oi, tenho 16 anos e vou poder finalmente começar minhas aulas de ballet no próximo semestre. Já queria me preparar, chegar com certa facilidade. Quais exercícios você recomendaria para aumentar a curva dos pés, a flexibilidade e a força na musculatura da perna?

    1. Greta, todas essas coisas serão desenvolvidas nas suas aulas e com a devida orientação. Não se preocupe por antecipação. ;-)

      Grande beijo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

