Ballet Evolved

Desenvolvido pelo Royal Ballet, a série “Ballet Evolved” apresenta brevemente a evolução do ballet clássico.

Em “The first four centuries” (Os primeiros quatro séculos), vemos sobre a evolução da técnica clássica do período barraco até os dias atuais. Giros que originaram a pirueta e elevação da altura do arabesque são alguns exemplos dessa mudança. Não se preocupem pela ausência de legendas em português; ao longo do vídeo, há breves legendas sobre os períodos que correspondem aos passos realizados, dá para entender superbem.

Além disso, a importância de cinco bailarinas para a história do ballet clássico. Anna Pavlova e a popularização do ballet, Marie Taglioni e o surgimento das sapatilhas de ponta, Fanny Elssler e a famosa “The Cachuca”, Pierina Legnani e os primeiros 32 fouettés, Alicia Markova e uma das coreografias de Frederick Ashton criada especialmente para ela. Depois de uma breve explicação, assistimos a coreografias características de cada uma delas.

Para assistir aos vídeos, clique nos títulos.

The first four centuries

Anna Pavlova, 1881-1931
(The Fairy Doll, coreografia de Josef Hassreiter e música de Josef Bayer)

Marie Taglioni, 1804-1884
(La Sylphide, coreografia de August Bournonville e música de Herman Løvenskiold)

Fanny Elssler, 1810-1884
(The Cachuca, música da tradição espanhola)

Pierina Legnani, 1863-1923
(Os 32 fouettés realizados pela Marianela Nuñez)

Alicia Markova, 1910-2004
(Foyer de Danse, coreografia de Frederick Ashton e música de Lord Berners)

Eu conhecia alguns vídeos, mas assisti todos depois do lindo presente de aniversário que a Cyndi me deu: o “Foyer de Danse”. Eu amei! Por isso ele é o único publicado para vocês assistirem diretamente no blog.

Além do aprendizado, o que mais gosto quando assisto às coreografias tal qual eram antigamente é essa sensação de “é possível dançar”. Em vez de ficar impressionada, eu me encanto e me sinto realmente bailarina. Eu me identifico com o que vejo. É o passado, e não o presente, que me torna muito mais próxima do ballet clássico.

2 comentários sobre “Ballet Evolved

  1. Eu vi esses vídeos quando foram lançados, e me encantei em poder ver a evolução da dança! É estudo obrigatório pra qualquer bailarina, na minha humilde opinião!

    Beijos, Cassinha! =)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

