Linguagem da dança

Em São Paulo, há a SP Escola de Teatro − Centro de Formação das Artes do Palco, cujo foco é o ensino das artes cênicas em suas múltiplas possibilidades, desde cursos regulares até cursos de extensão e encontros diversos. Por ser uma instituição do governo estadual, todas as atividades são gratuitas.

Nesta semana, está acontecendo o colóquio “O que é Pedagogia do Teatro”, com mediação e curadoria de Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA-USP. Todo dia há uma mesa de discussão com artistas e pesquisadores das artes cênicas e de outras vertentes artísticas.

Um desses encontros foi o “Linguagens da Arte II” sobre literatura, com o escritor João Silvério Trevisan, e dança, com a pesquisadora Cássia Navas. E é aqui que eu queria chegar.

A discussão foi publicada no YouTube; eu a assisti completa porque eu me interesso por essas duas artes, mas vou me ater ao nosso caso. A Cássia Navas falou sobre diversas questões, desde dança clássica, moderna, contemporânea até o ensino da dança, o modelo de ensino do ballet clássico, dança popular, a questão do talento e por aí vai. Para quem não tem a sorte de estudar na Unicamp, universidade da qual ela é docente, é uma imensa oportunidade de aprender.

Divididos em dois vídeos, temos 1h30min de discussão. A Cássia Navas começa a falar aos 26min do primeiro e domina praticamente todo o segundo. Divirtam-se.

Terceira mesa do colóquio “O que é Pedagogia do Teatro” | Parte 1
Terceira mesa do colóquio “O que é Pedagogia do Teatro” | Parte 2

Anúncios

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s