Documentários

Há tempos uma leitora me pediu indicações de documentários sobre dança e eu selecionei alguns que podem ser assistidos pela Internet.

Encontrar esses filmes legendados em português é coisa rara, tão rara que não encontrei nenhum. A maioria está legendada em inglês e apenas um é falado em português. Como eu contei em um dos primeiros posts do ano, não me importo em assistir a vídeos em outros idiomas. Quem faz parte do mesmo clube terá bastante coisa para ver.

Todos os documentários estão completos e poderão ser assistidos diretamente no YouTube ou no Vimeo. Bons filmes!

1, 2, 3 Dance, de Julien Ringdahl, 2012.
Os bastidores do Royal Danish Ballet do ponto de vista de três bailarinos da companhia.
Idioma original: dinamarquês. Legendas: inglês.
O filme, aqui.

Agony and Ecstasy: a year with English National Ballet, produzido pela BBC4, 2011.
Os bastidores de três montagens do English National Ballet: “O lago dos cisnes” (ep.1), “Romeu e Julieta” (ep.2) e “O Quebra-Nozes” (ep.3).
Idioma original: inglês. Legendas: o segundo episódio está legendado em inglês.
Episódios: [1] [2] [3]
Trechos dos episódios: [1] [2] [3]

Ballerina, de Bertrand Normand, 2006.
A rotina de cinco bailarinas do Kirov Ballet: Alina Somova, Diana Vishneva, Evgenia Obraztsova, Svetlana Zakharova e Ulyana Lopatkina.
Idioma original: narração em inglês, entrevistas em russo. Legendas: inglês.
O filme, aqui.
O trailer, aqui.

Dancer’s Dream: The Great Ballets of Rudolf Nureyev, François Roussillon, 1999-2002.
Quatro documentários, cada um mostrando o processo de montagem de um repertório remontado por Rudolf Nureyev para a Ópera de Paris. Por incrível que pareça, eles foram apagados enquanto eu escrevia o post! Fiquem com os trailers enquanto eu os reencontro.
Idioma original: francês. Legendas: inglês.
Filmes: A Bela Adormecida, La bayadère, Raymonda, Romeu e Julieta.
Trailers: A Bela Adormecida, La bayadère, Raymonda, Romeu e Julieta.

First Position, de Bess Kargman, 2011.
A história de seis bailarinos participantes do Youth America Grand Prix.
Idioma original: inglês. Sem legendas.
O filme, aqui.
O trailer, aqui.

La petite de Diaghilev, 2001.
Alicia Markova e Elisabeth Platel ensaiam vários bailarinos da Ópera de Paris.
Idioma original: inglês e francês. Legendas: francês.
O filme, aqui.
Um trecho, aqui.

Les enfants de la danse, de Dirk Sanders, 1997.
O funcionamento da Escola de Dança da Ópera de Paris.
Idioma original: francês. Sem legendas.
O filme, aqui.
Um trecho, aqui.

Only When I Dance…, Beadie Finzi, 2009.
A história dos bailarinos brasileiros Irlan Silva e Isabela Coracy.
Idioma original: português. Sem legendas.
O filme, aqui.
O trailer, aqui.

Anúncios

16 comentários sobre “Documentários

    1. Marie, que notícia maravilhosa! Ele conseguiu mesmo, agora, é torcer para ele chegar ao posto principal. E muito obrigada pelo elogio! Imenso beijo.

  1. Cássia, tem um outro documentário que eu assisti um tempinho atrás e achei muito bom, ele se chama Ballet School – Elmhurst School for Dance, ele acompanha 5 alunos dessa escola durante um ano.
    O link dele no youtube é:

  2. Cássia, quanto tempo que eu não passo por aqui! Perdi bastante o contato com o blog depois que vc saiu do facebook, :(
    Mas enfim, sempre que dá passo aqui e apesar de não ser um documentário, gostaria que desse uma olhada nestes vídeos do ROH!

    É a história do ballet (de forma rápida)! Achei muito bom!!
    Aproveite!

  3. Vou indicar o dvd Balé Russo de Dan Geller. O documentário conta a história da famosa companhia responsável pelo nascimento do balé moderno e que lançou nomes como Balanchine, Leonide Massine, Diaghilev. Com depoimentos de bailarinos da época de ouro da companhia incluindo Alicia Markova. Legendas em português.

  4. Cássia, se eu não me engano esse documentário “The Dancer’s Dream” sobre os ballets do Nureyev estão disponíveis pra download nesse site aqui: http://www.balletoman.com . Infelizmente, não sei dizer se e/ou quais partes estão legendadas…

    1. Sarah, muito obrigada! Eu conheço o site, mas nem imaginei procurar lá. Procurei os quatro, eles estão todos dublados em russo e no link de “Raymonda”, publicaram o episódio de “Romeu e Julieta”. Vou procurar mais um pouco, se eu não encontrar, colocarei esses links. Novamente, muito obrigada!

      Imenso beijo.

  5. Vou assistir todos, adoro documentários sobre o ballet. Aproveito e indico esse l’espace d’un instant com Aurelie Dupont que é a minha bailarina preferida.

  6. Assistirei a todos e aproveito para fazer uma outra indicação.
    Um documentário sobre o conservatório de Paris que acompanha algumas meninas de lá: Un jour je serai danseuse.

    Fiquei um pouco revoltada com ele porque uma menina com técnica impecável foi expulsa por conta da altura (era “muito baixinha”).

    1. Aline, muito obrigada pela indicação, vou procurar esse documentário. Nossa, expulsa por ser “muito baixinha”? Eu tenho 1,50m, já percebi que ficarei arrasada. :P

      Imenso beijo.

  7. Nossa que coisa fantástica, vou assistir a todos, mas vai ser com bastante calma, mas adorei os documentários, sabe, depois que comecei a frequentar esse blog, estou tendo mais informações sobre a dança, e muito mais coisas pra passar pras minhas alunas.Obrigada!!!!

    1. Vivian, sempre me sinto honrada quando professoras e professores de dança leem o blog e fico muito feliz que o conteúdo do blog te ajude de alguma maneira. Sinta-se sempre em casa por aqui.

      Grande beijo.

  8. Gostaria de agradecer a autora pelo blog. Comecei há 2 semanas o Ballet Clássico, tenho 27 anos e depois de anos de paixão como espectadora resolvi me aventurar pela dança. Seus posts me ajudam bastante. Adorei seu trabalho. Sou fã do blog, acompanho diariamente os posts. Mais uma vez, obrigada!!!

    1. Viviane, muito obrigada por compartilhar essa notícia comigo. Fiquei lisonjeada em saber que o blog te ajudou um pouco nisso. Parabéns pelas aulas e bem-vinda às sapatilhas, bailarina. =]

      Grande beijo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s