Uma ao lado da outra

Das bailarinas atuais, uma das minhas preferidas é a Evgenia Obraztsova. Das bailarinas do passado, uma das minhas preferidas é a Carla Fracci. Como não se emocionar ao ver as duas juntas no palco durante os agradecimentos de “Giselle”, meu repertório preferido?

Não só, Carla Fracci foi a remontadora desse espetáculo. Logo ela, a mais bela Giselle de todos os tempos. Ela, a minha preferida nesse meu papel preferido.

Ou seja, dá para imaginar como uma única imagem me fez suspirar profunda e longamente?

Evgenia Obraztsova e Carla Fracci, Teatro del’ Opera di Roma.
Fonte: Evgenia Obraztsova.

Anúncios

5 comentários sobre “Uma ao lado da outra

  1. Com certeza a Carla Fracci é a melhor e mais bela Giselle de todos os tempos!!! A cena da loucura que ela faz é impecável!!! Tenho o DVD em que ela dança com Nureyev. Devia ter 44 anos e, ainda assim, parecia ter 15 no palco. Sempre choro ao vê-la no papel. Também é meu ballet preferido!!!

  2. Meu sonho é poder assistir um espetáculo do Teatro del’Opera di Roma, porque um dos professores ensaiadores dessa escola foi meu professor aqui no Brasil onde lecionou por muitos anos! Nunca vi professor melhor que ele! O nome dele é Pablo Moret, ele foi primeiro bailarino de Cuba e está há quase 10 anos em Roma, depois de mais de 7 anos no Brasil. Tem uns videos no youtube de bailarinos da escola de dança desse teatro dançando as remontagens de ballets clássicos feitas por ele junto com a esposa Ofelia, é de babar! Da mão dele saíram muitos bailarinos que hoje têm carreira internacional e nas grandes companhias brasileiras como Cia Deborah Colker.

    Queria muito poder dar um oi para ele no teatro. Infelizmente quando estive em Roma, a companhia e a escola de ballet estavam de férias. Sinto muita saudades das aulas dele, tive outros professores de ballet, mas nenhum consegue chegar aos pés desse.

    Segue o video do espetáculo Don Quixote muito vibrante:

  3. Cassia, adoro o seu blog! Entrei, adulta, nesse mundo do ballet há menos de 1 ano, e certamente o blog foi das grandes motivações para continuar, apesar das dificuldades encontradas para encaixar as aulas e a dedicação extra-classe no dia-a-dia do trabalho. Foi realmente importante para mim conhecer histórias parecidas. Gostaria de parabenizá-la pelos excelentes posts. Fazem a diferença!
    Gostaria também de levantar uma questão com você. Tenho o pé chato, o que já me causou há cerca de 2 anos algumas dores no próprio pé e no joelho (era época de ensaios para apresentação de fim de ano da dança flamenca. Muito sapateado!). Quando senti a dor, procurei um ortopedista, que me disse que, depois de adulta, não conseguimos “desachatar” o pé, e que eu deveria fazer fisioterapia, apenas para fortalecê-lo. Com as leituras relacionadas ao ballet, descobri um aparelho chamado “chinerina”. Tentei pesquisar no seu blog, mas não encontrei nenhuma referência. Achei até um post no qual você diz que essa coisa de pé com grande arco não é lá tão importante. Eu não pretendo ter o tal do “colo absurdo”, mas de um “colinho”, eu gostaria.
    Você conhece o aparelho? Já o utilizou? Tem referências boas/ruins?
    Grande beijo!

    1. Olá, Camila, tudo bem? Primeiro, olha só este ótimo post sobre a relação entre sapatilhas de ponta e pés chatos: http://pontaperfeita.wordpress.com/2009/10/27/tenho-pe-chato-e-agora/ Eu não sou médica, tampouco fisioterapeuta, mas pelo seu comentário, deu para perceber uma leve confusão. Uma coisa é fortalecer o pé, outra coisa é utilizar a chinerina para melhorar a sua curvatura. Como está explicado no post que indiquei, é preciso sim fortalecer muito bem os seus pés, mas para isso é necessário realizar exercícios específicos. Uma ótima maneira é utilizar faixa elástica/thera-band. Aqui você encontrará uma ótima sequência de exercícios: http://www.escolabolshoi.com.br/blog/?p=3345 Sobre a chinerina, eu a considero um instrumento de tortura. Há quem a utilize, mas eu acho um absurdo com o nosso corpo. Os próprios exercícios de fortalecimento do pé ajudarão a melhorar um pouco a curvatura. Outra coisa que você poderá fazer sempre: alternando os pés, faça meia-ponta e depois, isto: instagr.am/p/UI89H3uMX8/ Combinando esses exercícios, você irá longe.

      Grande beijo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s