Quatro anos

Hoje o “Dos passos da bailarina” está fazendo quatro anos de idade. O primeiro post foi este, um trecho do poema “Eu louvo a dança”, de Santo Agostinho. Desde então, muita coisa aconteceu e a minha relação com a dança foi uma montanha-russa. Passei por três estúdios, sendo duas vezes pelo mesmo lugar. Parei de fazer aulas, voltei, parei novamente. Comecei a treinar em casa. Resolvi me aprofundar nos estudos e comecei uma pós-graduação em dança. Abandonei o curso quando cheguei à metade, porque percebi que não era para mim. Enfim, não vejo mais a dança, especialmente o ballet clássico, com os mesmos olhos, mas uma coisa eu descobri: eu gosto mesmo é de dançar.

Sendo assim, pensei em parar o blog diversas vezes; apagar a página no Facebook então, outras tantas. Manter ambos dá trabalho e nem sempre é prazeroso. Não estou reclamando, tudo bem? Mas é verdade. Não, eu não penso em transformá-lo no meu ganha pão, embora respeite quem o faça. Mas eu tenho profissão e estou bem assim. Afinal, por que eu continuo?

Porque nesses quatro anos, quantas meninas, adolescentes e mulheres começaram a dançar depois de encontrar o blog. Quantas voltaram. Quantas pensaram em desistir, mas vinham aqui e não desistiam. Quantas deixaram de se menosprezar e passaram a dar mais valor à sua própria dança. Quantas mães de bailarinas vieram em busca de informações, e voltaram várias vezes. Quantos meninos, rapazes e homens sempre quiseram fazer ballet e encontraram um incentivo para começar. Quantas bailarinas e bailarinos dançaram em seus espetáculos coreografias que encontraram por aqui. Quantas professoras de ballet indicaram o blog às suas alunas. Quantas alunas comentaram sobre o blog com as suas professoras. Quantos profissionais da dança passaram por aqui e perceberam que o ballet clássico pode não ser a minha profissão, mas tem de mim a mesma dedicação com a qual eu faço o meu trabalho. O mesmo respeito. O mesmo amor.

É por isso que eu continuo, porque sinto que estou fazendo a minha parte pelo ballet clássico. Por favor, não vejam isso como vaidade da minha parte. Não estou me gabando, de verdade. Porque a questão aqui não sou eu, mas o que eu escrevo, as informações que publico, o blog que mantenho. Da mesma maneira que, como revisora de textos, ninguém vê o meu nome nos livros porque todos passam direto pela ficha dos profissionais que os fizeram, mas eu sei que estou lá, há quem não saiba o nome da autora deste blog. Mas eu estou aqui. E fico muito feliz em manter um lugar agregador.

A comemoração deste aniversário será simples, apenas com o entrance de “Raymonda” dançado por uma das minhas bailarinas preferidas. Porque quero manter em mim esse encantamento pelo ballet clássico pelo resto da vida.

Entrance, “Raymonda”, Teatro alla Scala, Olesya Novikova.

Muito obrigada por esses quatros anos. O que será daqui em diante? Eu não sei, mas seguirei dançando.

Anúncios

15 comentários sobre “Quatro anos

  1. Parabéns (atrasado) pelos quatro anos do blog. Acho muito legal o trabalho que você fez aqui, a quantidade de pessoas que foram reunidas, incentivadas a dançar e a não deixar de fazê-lo. Isso sem falar em todas as fotos, vídeos e textos maravilhosos compartilhados aqui. Vida longa ao Dos passos da bailarina e obrigada a você por manter o blog.
    Muitos beijos!

  2. Cassita, parabéns pela sua dedicação em manter esse blog fofíssimo e acima de tudo por contribuir com o desenvolvimento de cada um que ama a dança e vem se alimentar aqui. Eu sei que não é fácil dançar, quanto mais traduzir tudo em palavras!!! Força na sapatilha, saudades. Beijos

  3. Parabéns, Cássia!

    Sim, manter um blog não é nada fácil e às vezes é muito estressante, mas tem seus momentos de recompensa, justamente por isso que você falou: pelo feedback das pessoas, mesmo que elas muitas vezes não notem quem está por trás.

    Eu entrei no seu blog pesquisando sobre ballet ao acaso e nunca mais parei de entrar aqui. Seus textos são de qualidade, muito ricos, dá pra ver que você realmente se dedica, que pesquisa, e que não fala abobrinha. Sempre aprendo alguma coisa quando passo por aqui e sempre que tenho tempo, tento comentar, justamente pra poder criar um diálogo e tentar contribuir de alguma forma. Afinal, é pra isso que blogs existem, não? Pra gerar diálogo e reflexão.

    Muito obrigada pelo seu trabalho. Espero sinceramente que ele continue. :)

  4. Parabéns pelo Blog, Cássia!

    Descobr este locali por acaso, pesquisando sobre dança e, quando o achei, fiquei realmente encantada e, principalmente, como você mesmo destacou acima, me senti renovada e com mais inspiração em persistir nessa arte. Tenho 19 anos de idade (daqui a menos de um mês, completo 20!) e, desde criança sentia uma vontade de aprender a dançar. Os clipes que passavam na televisão, ou os filmes em que os atores exibiam coreografias empolgantes, me deixavam boquiaberta. (rs)! Mas, nunca houve uma real oportunidade. Comecei a considerar que talvez, eu não pudesse mais pensar em fazer algum curso relacionado. Chega um momento em que, a nossa Vida parece tão confusa…. Felizmente, da mesma forma que ela nos enlouquece, ela prova o quanto dá voltas e voltas, assim como uma roda gigante… Este ano, uma amiga me apresentou para um curso de Dança do Ventre e, desde então, descobri uma “outra Dafne”, por assim dizer, em mim. Vi que, a Dança nos proporciona, independentemente da idade, uma sensação única. Eu posso, sim, me admirar também, algo que, às vezes, a gente se esquece, devido a correria dessa desvairada realidade.

    Portanto, como uma estudante de Jornalismo, acredito no poder das palavras, na persuasão que elas possuem e, o seu blog é um grande apoio para todos nós, sem dúvida. Ele é tão lindo, seja em textos, seja no seu design… Enfim, obrigada! :)

  5. Cássia, entendo o que você escreveu… Eu sou uma pessoa que recoloquei a dança em meus planos futuros graças a incentivos escritos aqui. Também me identifiquei várias vezes com suas opiniões sobre o ballet clássico, a competição, a vaidade e isso me fez sentir menos solitária.

    torço muito pra que você um dia volta a fazer aulas, não por achar que você esteja em alguma situação inferior a de quem está fazendo, mas porque desejo para você o prazer e a alegria de estar em um aula de ballet, uma aula saudável, prazerosa e que traga ternura ao coração, não aflição e estresse. É o que sonho para todas nós. Que consigamos encontrar a paz na dança.

    Um grande abraço de uma leitora assídua sua, de Belém-PA.

  6. Parabéns Cássia pelos quatro anos do blog! te admiro muito! seus textos são simples, diretos e essenciais. Amo ver suas indicações e os videos postados. Você é uma pessoa de grande maturidade intelectual e emocional. Neste momento tão delicado de minha vida posso perceber, através do ballet, como a vida é sutil, breve e delicada. Obrigada pela sua generosidade de compartilhar gratuitamente seu ser que, na minha modesta opinião, caminha no seu próprio ritmo em direção a Era de Aquário, tempo de conhecimento e humanismo sem fim! Um abraço de Maria José

  7. Parabéns por mais um ano de blog Cássia.
    Por várias vezes já lhe contei como acompanhar seu blog e ler seus posts no Facebook me ajudam a encarar o Ballet com mais garra e ternura.
    Encontrar seu blog no mesmo período em que voltava a estudar dança vez toda a diferença para me tornar uma bailarina melhor, talvez não tecnicamente falando, mas uma bailarina mais consciente, mais crítica e que sabe respeitar os limites de seu corpo adulto.
    Cássia, muito obrigada por continuar compartilhando suas idéias e sonhos e saiba que sempre terá alguém (tipo eu) que valoriza e muito seu trabalho.

    Beijinhos… Carol Celeghin
    http://carolinaericardo.blogspot.com

  8. Que lindo, Cássia :)
    Eu descobri o blog quando comecei a pensar em fazer ballet, no final de 2011… Já comemorei um ano de aulas e um ano como leitora do blog. Adoro o seu trabalho, aprendi muito aqui. E sim, continue! Você está ajudando demais a dança com ele! Parabéns, muitas felicidades, muitos anos de vida! :)
    grande beijo!

  9. Parabéns, Cássia! O blog só é o que é, ninguém duvida, graças a você!
    E obrigada por sempre nos ajudar, mesmo nas vezes em que o faz indiretamente.

  10. Parabéns e continue com esse amor pela dança; muitas vezes, conhecemos pessoas que são ótimas bailarinas, mas não amam a dança; você ama, assim como eu, e isso faz toda a diferença! Portanto dance – e ESCREVA para nós também! Que venham os próximos 10 anos de blog!

  11. Sempre quiz voltar pro ballet mais sentia que já estava velha e fora de forma, então no ano passado conheci seu blog e percebi que não era tarde.
    Voltei pro ballet em agosto, fiz minha primeira apresentação em setembro, em dezembro fiz a prova de nivel e ponta e passei :)
    Bom, decidi contar isso, para te parabenizar pelos 4 anos de Blog, e dizer que seus textos, videos e todo conteúdo do blog, fazem toda diferença não só no meu dia a dia mais com certeza na vida de muitas pessoas!!!
    Parabéns, que venham mais varios 4 anos de comemoração!

  12. Feliz Aniversário, Cássia. Vida Longa para o seu Blog “dospassosdabailarina”, é um dos melhores que conheço pois transmite o ballet por meio de palavras.

    Parabéns!

  13. Cássia, não sou uma fã assídua “dospassosdabailarina”, preciso até confessar que em alguns momentos me desinteressei com alguns assuntos abordados, ou os considerei repetitivos. Mas não estamos no mundo para acertar sempre e agradar a todos. Tenho muito respeito por ti através das tuas palavras expostas aqui no blog. Sempre que recebo um email com uma atualização, espero o melhor momento para abri-lo para que eu tenha certeza de aproveitar 100% aquele momento de leitura. Por isso quero te parabenizar com estes 4 anos de autorias contagiantes, e te desejar sabedoria! E que sempre que passe pela tua cabeça em desistir do blog, seja sempre apenas momentaneamente, para que tu possas sempre continuar compartilhando teus pensamentos que a muitos leitores cativas. Parabéns, beijoos.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s