Tchau, 2012

No primeiro post do ano, eu disse que o foco do blog em 2012 seria o questionamento. Fiquei feliz em saber que cumpri o meu propósito.

Comecei falando sobre o descaso com o estudo teórico. Meses depois, questionei a mesma coisa do ponto de vista da história da dança.

Ainda sobre estudo, falei sobre o papel da técnica clássica e a importância de conhecermos terminologia. Além disso, eu questionei a onipresença da perna alta no ballet clássico.

Também disse que não somos tão ruins quanto imaginamos e, não só, que podemos dançar bem sim, na medida do possível. Acabou? Não. Falei sobre a falsa ideia de que bailarina tem de ser nova e de que ser professora é o caminho natural para quem não conseguiu ser bailarina profissional.

Mas para mim, a discussão mais importante foi sobre a relação entre bailarinas e alimentação. Eu fiz dois posts sobre o assunto: um falando que ele seria discutido e outro sobre o imperativo do emagrecimento. Fiquei tão estarrecida com alguns comentários que tive uma vontade imensa de parar com o blog. De verdade. É difícil admitir que há pessoas que defendam essa magreza, essa mutilação do corpo, em detrimento da saúde física, emocional e psicológica das bailarinas. Não fui tão radical, mas resolvi parar de questionar. Isso durou pouco, voltei ao questionamento e esse assunto ainda terá muitos desdobramentos. A discussão está apenas começando.

O post que provavelmente causou maior comoção foi sobre a história de Véronique Doisneau. Eu nunca mais consegui olhar para as bailarinas no palco da mesma maneira. Querendo ou não, Véronique deixou sua marca em mim para sempre.

Do ponto de vista pessoal, os dois acontecimentos da minha vida que se refletiram no blog foram o início da minha pós-graduação em dança e o meu estado de saúde. Este foi um pouco mais sério do que eu contei, tanto que algumas coisas serão diferentes em relação à dança na minha vida daqui para frente. Mas isso é assunto para o dia primeiro de janeiro, quando eu contar qual será o foco do blog para o ano que vem.

Muito obrigada pelas visitas, pelos comentários, pelas histórias, pelas informações, pela troca. Um lindo ano-novo para vocês e que continuemos juntos em 2013. E dançando.

Anúncios

4 comentários sobre “Tchau, 2012

  1. Cássia, o seu blog é extremamente sério e se manteve assim durante todo o ano. Parabéns pelo seu trabalho.

    Eu espero realmente ver mais dessas discussões sobre alimentação porque isso é um assunto muito sério que é permeado por preconceitos e falsas verdades.

    Feliz 2013 pra você!

  2. Adorei a retrospectiva, deu pra refrescar a memória direitinho =)
    E aguardo muitas coisas boas daqui pra frente em 2013…e claro, que a sua saúde possa melhorar a cada dia!
    um beijo

  3. Eu gostei de cada matéria que foi postada, eu amei conhecer esse cantinho e gostaria de fazer parte dele ainda em 2013, posso?Gostaria de conhecer mais bailarinas do mundo todo através desse blog, e q em 2013 venha com bastante luz pra cada uma q visite esse lugar.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s