O grand pas de deux perfeito

Confesso, eu não era uma grande fã de pas de deux, cheguei a comentar sobre isso aqui. Depois, comecei a gostar e até publiquei os meus três preferidos. De lá para cá, passei a olhá-los com mais atenção.

Assim, com esse olhar mais atento, finalmente notei este grand pas de deux!

Um dia falarei sobre o assunto com calma, mas “A Bela Adormecida” é considerado o grande repertório de Marius Petipa, a sua obra-prima e um marco histórico no ballet clássico. Dizem que Tchaikovsky compôs a música de acordo com as coreografias já pensadas por Petipa. Por isso, tudo se encaixa tão perfeitamente.

Os passos pontuam a música. Os arabesques perfeitos a 90 graus. A melhor variação masculina dentre todos os repertórios. A variação feminina mais musical de todas. Uma coda sem os 32 fouettés. Se perfeição existe, eu não sei. Mas se existe um grand pas de deux perfeito, é o de “A Bela Adormecida”.

Grand pas de deux, terceiro ato, “A Bela Adormecida”, Ópera de Paris, Manuel Legris e Aurélie Dupont.

Outras duas versões pelas quais me apaixonei:

Sofiane Sylve e Gaël Lambiotte, Dutch National Ballet.
Adágio, variação masculina, variação feminina, coda.

Maria Kochetkova e Joaquín De Luz, Ballet Next.
Grand pas de deux completo. (Há um pequeno descompasso entre música e coreografia, mas vale a pena assistir mesmo assim.)

E a minha lista de “quero dançar um dia” acabou de aumentar.

Anúncios

7 comentários sobre “O grand pas de deux perfeito

  1. “Dizem que Tchaikovsky compôs a música de acordo com as coreografias já pensadas por Petipa. Por isso, tudo se encaixa tão perfeitamente.” Por essa eu não esperava! :) “A Bela Adormecida” é o meu repertório favorito, “musicalmente” falando (porque meu enredo favorito é “Giselle”)… Claro, também AMO “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, mas nenhum é tão encantador quanto “A Bela Adormecida”. Tchaikovsky era um compositor maravilhoso! E se a música é tão linda e se encaixa perfeitamente com a dança, o resultado só poderia ser esse: uma obra-prima! <3

  2. O que mais amo neste ballet é que tem espaço para todos brilharem. Tem os papéis principais mas também tem o Pas de deux do pásaro azul, as variações das fadas além dos vários personagens do 3º ato. Enfim, é um ballet perfeito, dançaria qualquer papel.
    obs: estava procurando uns vídeos no youtube e de repente ache i esse documentário sobre a Aurelie. Não sei se voçê já assistiu .

  3. A Bela Adormecida, para mim, é a melhor obra do repertório clássico. É um dos ballets que faço questão de dançar um dia, mesmo que seja dentro de casa, só olhando pro espelho.

  4. Ah… vc já deu uma olhadinha na versão do Kirov? Simplesmente uma das mais perfeitas na minha opinião…
    Larissa Lezhnina é uma diva e ela ganhou meu coração quando vi a Bela com ela^^

    Entrada – Adágio – Variação Masculina (a partir de 1:30)

    Variação Feminina – Coda (até 4:03)

    E sabe que a coda desse pas de deux é a que eu mais gosto???
    E o melhor de tudo: sem pernas altas e sem fouettes *-*

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s