Os meus filmes preferidos de dança

Já escrevi sobre alguns filmes, mas nunca reuni os meus preferidos em um único lugar. Resolvi fazer isso porque é uma maneira de vocês comentarem os preferidos de vocês e termos indicações de vários filmes bacanas em um só post.

A minha lista é parcial e os critérios de preferência, totalmente subjetivos. Não é uma lista de “melhores”; se assim, fosse, dois filmes não constariam aqui. As escolhas tem como base a minha visão da dança sob diversos aspectos.

Há filmes “clássicos” no meio da dança que não entraram na lista. Por exemplo, sou apaixonada por “Dirty Dancing”, mas eu o vejo como uma história de amor em que a dança é coadjuvante. Choro sempre que assisto a “Billy Elliot”, é um filme belíssimo, mas não me identifico com a história. Ou seja, só constam aqueles filmes que me tocaram profundamente.

Aqui estão eles. Para assistir ao trailer, basta clicar nos títulos dos filmes.

Strictly Ballroom (Vem dançar comigo), Baz Luhrmann, 1992.
Uma competição de dança de salão, uma iniciante com pouco tempo para aprender a dançar e um dos finais mais emocionantes entre todos os filmes de dança. Eu o assisti no começo da minha adolescência e esse vestido vermelho da protagonista fez parte do meu imaginário por anos e anos. Para mim, esse filme mostra o poder agregador da dança. O diretor é o mesmo de “Moulin Rouge”, um dos meus musicais preferidos.

Center Stage (Sob a luz da fama), Nicholas Hytner, 2000.
Estudantes de ballet clássico em uma grande escola de formação. Coisa rara é encontrar alguém que faça ballet e não tenha assistido ao filme. Eu já assisti várias vezes e é impossível a gente não se identificar em vários momentos. Nem preciso dizer que o meu amor é pela Jody Sawyer, aquela que ouve o tempo todo que não deveria dançar. O final nos ensina muita coisa, talvez por isso eu goste tanto.
O post sobre o filme, aqui.

Pina (Pina), Wim Wenders, 2011.
Documentário sobre Pina Bausch. Na verdade, uma grande homenagem a ela. Um filme incrível, que mexe com todos aqueles apaixonados por dança. Se eu tivesse de escolher um único nome, uma única referência na minha vida na dança, sem dúvida, seria Pina Bausch. Sinto como se ela me dissesse que a dança faz parte de todos nós. Nela eu me encontro e esse filme me mostrou isso claramente. Mesmo quem não é afeito à dança contemporânea, assista. E assista de novo. E chore silenciosamente quando terminar.
O post sobre o filme, aqui.

Black Swan (Cisne negro), Darren Aronofsky, 2010.
Bailarina é escolhida para os papéis principais de “O lago dos cisnes” e começa a acreditar que está sendo perseguida por sua “rival”. Eu tenho uma profunda ligação com esse filme e sou sua defensora voraz. Ele fala muito mais sobre as entranhas do ballet clássico e da nossa obsessão pela perfeição do que qualquer outro filme. Sem falar no calvário da protagonista, que além de lidar com seus próprios medos e inseguranças, tem de ouvir o tempo todo que não é capaz para o papel que lhe deram. Nada muito diferente do que acontece com quem faz ballet… Enfim, eu o acho incrível de mil maneiras e poderia passar horas falando sobre “Black Swan”. Cada vez que o assisto, novos detalhes saltam aos olhos. É um primor! Nina Sayers, estamos juntas!
O post sobre o filme, aqui.

Whatever Lola Wants (O que Lola quiser), Nabil Ayouch, 2007.
Lola quer dançar profissionalmente, mas não consegue. Enquanto ela não “acontece”, trabalha nos correios de Nova York. Até o dia em que ela viaja ao Egito e conhece Ismahan, uma grande bailarina de dança do ventre. Do ponto de vista cinematográfico, o filme não tem nada demais. A sua grandeza reside em outros pontos: a determinação de Lola, as aulas de Ismahan, a disposição da novata em aprender, a generosidade da grande bailarina em ensinar, mostrar que existe a técnica, mas sem alma ela não quer dizer nada, deixar claro que cada bailarina é o espelho de sua dança… Sinceramente, os ensinamentos de Ismahan deveriam ser levados sempre conosco: “Lola, eu não posso te ensinar a ser você mesma. Use o seu corpo. Seja o seu próprio instrumento.”
O post sobre o filme, aqui.

E os filmes preferidos de vocês, quais são?

Anúncios

17 comentários sobre “Os meus filmes preferidos de dança

  1. Prestes a assistir todos!
    Da sua lista meus preferidos são pina e cisne negro, mas acrescentaria bodas de sangue, do carlos saura, lindo! Beijos!

    1. Beatriz, “Bodas de sangue” é mesmo lindo demais! O Carlos Saura é um dos grandes responsáveis pelo meu interesse pelo flamenco. Grande beijo.

  2. Black Swan e Pina também estão no topo da minha lista, Cássia. Outro filme que grudou na minha cabeça e que faço questão de indicar para todos é The Turning Point, você já ouviu falar? Possui um enredo bem novelão, de bailarinas competitivas, romance entre partners etc e tal. Mas só as cenas do Baryshnikov são de fazer valer o dia.

  3. Eu gostei de todos esses aí que foram citados, mas podem me chamar de criança eu não ligo pois o filme que mais me encantou foi “Barbie e as 12 princesas bailarinas” por causa de simplicidade, pela dedicação que a garota que fez a bailarina principal tem pela dança.

    E ……quem não quer continuar criança tb não é verdade?

  4. – ”Vem dançar”, com Antonio Bandeiras. Simplesmente uma lição de que a dança pode mudar vidas.
    – ”Sob a Luz da Fama 2”, conta a história de uma bailarina q nunca tinha pisado em uma escola de dança mas q mesmo assim ela era a melhor..
    – ”Cisne Negro”, sem comentários rs..
    – ”Street dance” , apesar do nome o filme foca bastante no preconceito que as pessoas tem com o ballet clássico.
    – ”Ela dança eu danço”, eu prefiro apenas o 1, pq tem mais emoção que os outros..
    ETC……

  5. Acabei de assistir Whatever Lola wants pelo link que vc colocou no post e gostei muuuito! E vai além da dança, achei a estória ótima tb!
    Obrigada pela indicação Cássia!
    Ai fico empolgada demais quando vejo filmes de dança assim! Da vontade de largar tudo pra sair dançando tb! hahahah
    E center stage (assisti milhõooes de vezes) e black swan foram os que mais me tocaram até hoje… Pina ainda não vi e agora é o primeiro da lista!
    Beijão e ótimo domingo pra todos…

  6. Três dos meus preferidos apareceram na sua lista: “Pina”, “Cisne Negro” e “Center Stage”. Amo vários outros dos que apareceram nos comentários, mas os que mais gosto são “Step Up”, “No balanço do amor” e “Dança comigo?”. Ah, e o que mais me decepcionou foi o “Ballet Shoes” que de ballet só tinha o nome, rs.
    Um que apareceu nos comentários e eu sou louca pra assistir é “O último dançarino de Mao”.

    Beijos!

  7. Ahh amo filmes de dança!
    Bom… apesar de serem mais romances do que dança, gosto muito de Dirty Dancing e Flashdance…
    De filmes que têm a dança em primeiro plano, eu só acrescentaria à sua lista Vem Dançar e Dança Comigo, ambos de dança de salão ;)

  8. Nossa… Filmes de dança é um vício meu. Possuo uma coleção grande deles (inclusive balés de repertório também), mas os meus preferidos (os filmes nesse caso) e que não me canso de ver:
    • Ela dança… Eu danço 1, 2, 3 e 4
    • Billy Elliot
    • Sob a luz da Fama
    • O último bailarino de Mao
    • Burlesque (musical)
    • Moulin Rouge (musical)
    • Cisne Negro

    É acho que são esses (pelo menos os que me recordei no momento…)

  9. Filmes de dança… ta aí uma coisa que eu adoro!!!
    Já me deram essa dica, pra levar filmes de dança pro blog… Eu penso sim, quem sabe até criar um blog só pra essa categoria, mas pretendo mais adiante…

    Dos filmes que vc citou, 2 que eu ainda não assisti foram “O Que Lola Quiser” e “Pina”. No caso de “Center Stage”, já vi uns trechos, mas nunca consegui ver todo! A sequência da apresentação final, com as músicas do Michael Jackson, é demais (principalmente a parte que a protagonista dança com sapatilhas vermelhas *-*)!!! Vi milhões de vezes no youtube!!!

    Filmes que eu gosto?
    – Dity Dancing

    – Dança Comigo com Richard Gere

    – No Balanço do Amor
    Me identifico muito com a história da protagonista, que desiste de seu sonho após um grande baque e depois encontra um motivo pra continuar…

    – Vem Dançar com Antônio Banderas
    Esse filme é demais! Assisti na época da escola numa aula de Sociologia, aluguei pra ver com a minha mãe, já vi centenas de vezes!!!

    Tem muitos filmes que eu amo, mas como vc, não dá pra citar todos!!! É claro que também tem os musicais… Alguns envolvendo dança como Grease, Cantando na Chuva…

    E um que eu amaria assistir? Os Sapatinhos Vermelhos!!!

    Grande bj Cássia!

  10. Nossa, não tinha ouvido falar de alguns filmes que você citou. Vou procurá-los mais tarde quem sabe ainda dá tempo de assistir nesse fim de semana. Os meus favoritos que não estão na lista são: Fama (1980) – o filme não é sobre dança em si, mas sobre um grupo de adolescentes que estudam em uma escola de artes, porém as cenas de dança são ótimas. Fizeram um remake em 2009 se não me engano e não achei tão bom quanto o primeiro; Se ela dança, eu danço (Step up) – Uma estudante de dança moderna precisa apresentar seu trabalho de conclusão de curso, mas seu partner se machuca e ela precisa da ajuda de um garoto que está prestando serviço a comunidade por vandalismo na escola de artes em que ela estuda. A história do filme não é lá aquelas coisas, mas duas coisas me chamaram a atenção no filme: a forma com que o garoto é “reabilitado” pela dança, e a ausência dos dublês. Várias sequências seguiram esse primeiro filme, mas nenhuma delas tão boa quanto o primeiro, pois apenas falam dos desafios de hip-hop.

  11. Adorei sua lista de filmes preferidos, o único que não tive oportunidade de assistir foi “Pina”, mas farei assim que puder.
    Acho que meu preferido de todos os tempos relacionado a dança é “Vem Dançar Comigo?”, assisti quando criança e acredito que posso até declamar alguns diálogos do filme. E quem consegue se esquecer da música deste filme?

    Beijinhos… Carol Celeghin
    http://carolinaericardo.blogspot.com

    1. Eu amo Center Stage. E sabia que tem o dois? Chama: Center Stage – Turn It Up. É ótimo, eu amo *–* Também gosto de No balanço do Amor 2.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s