Entre “Bolero” e “Carmen”

“Bolero”, de Maurice Béjart, foi criado em 1960; a música é “Bolero”, de Maurice Ravel. “Carmen Suite”, de Alberto Alonso, foi criado em 1967; a música é da ópera “Carmen”, de Georges Bizet, com adaptações de Rodion Shchedrin.

E por que eu reuni os dois ballets? Explico. A Debora Oliveira, leitora do blog, compartilhou comigo este vídeo de “Carmen” depois de ler o post que escrevi sobre o assunto. Dia desses, eu reassisti “Bolero”, do Béjart. Assim que cliquei no link do vídeo, associei os dois.

O foco da ação está no centro enquanto outros bailarinos dançam em volta. As cadeiras estão presentes em ambos os casos. Se prestarmos atenção, há praticamente a mesma palheta de cores: vermelho, bege, marrom, preto. Além disso, existe um desnível nos dois cenários: em um, o solista está em cima; no outro, embaixo. Isso dá um efeito incrível, que não existiria caso todos estivessem no mesmo plano.

Claro, há diferenças. “Bolero” tem apenas 15 minutos, se passa em uma cena e há um único solista. “Carmen Suite” tem um ato e 13 coreografias diferentes, com alguns outros bailarinos também em destaque.

Mesmo assim, o mais interessante é notar como os dois ballets partem da mesma premissa – foco no centro, círculo, desnível, outros dançando ao redor – e são completamente diferentes. Nisso reside a genialidade de um artista: pegar algo tão simples e transformar em uma grande obra.

“Bolero”, obra completa, Maya Plisetskaya.

Entrance e Habanera, “Carmen Suite”, Alicia Alonso.

Qual é o meu preferido? “Bolero.” Dançaria mil vezes, sem enjoar. Mas confesso, sou apaixonada pela ópera “Carmen”, mas não entendo por que nenhum dos ballets me conquistou para valer até hoje.

*
Para assistir à versão de “Bolero” com a Sylvie Guillem, aqui.
Para ler o post sobre “Carmen”, aqui.

4 comentários sobre “Entre “Bolero” e “Carmen”

  1. Olá. dessa vez tive que comentar…eu dancei uma adaptação de Bolero no meu primeiro ano de ballet depois de 15 anos sem dançar e algumas apresentações (vestida de passarinho, bonequinha…rs!). Confesso que não tenho certeza se gostei, mas valeu…(http://www.youtube.com/watch?v=LEOSMKePlGc&feature=related) (perninhas tremendo… : S)
    A história dessa turama foi engraçada, pois éramos apenas cinco inciantes com um tema difícil. Aí a nossa profa. (querida!) tentou nos encaixar numa outra coreo, Carmem, de uma outra turma…chegamos a fazer um primeiro ensaio, mas a Déborah (Óhhhh!) disse que não tinha problema algum sermos poucos…enfim, fizemos Bolero…mas confesso que teria amado fazer Carmem…(muito legal, mas não achei video…)

    1. Livia, eu adorei! Vocês estavam coordenadas, ficou tão bem-feito. Sem falar na ideia de colocar todas para dançar várias partes da coreografia. Parabéns à sua professora! E achei mais legal ainda a Deborah Colker dizer que não tinha problema a coreografia ter poucas pessoas. E não esquenta não, você ainda terá chances de dançar “Carmen”. ;) E muito obrigada por compartilhar o vídeo.

      Beijo imenso.

  2. Acho tão legal quando a gente “cata” esses detalhes, haha. Ainda não assisti Carmen – tsc, que feio, olha a confissão da pessoa, rs – vou tratar de mudar isso logo logo, aliás. Mas quando eu vir vou prestar atenção.
    Beijos

  3. Oi, Cássia. Perdão pela intromissão aqui. Eu também amo Boléro! Conheci quando assisti um documentário sobre a vida de Maurice Bejart, você deve conhecer. Acho que no documentário é dançado por Jorge Donn, foi a única versão que assisti, mas vou dar uma olhada nessas da Maya e da Sylvie.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

