Duas vezes Esmeralda

Talvez, uma das vantagens em começar a dançar mais velha é a memória. Nós nos lembramos de alguns detalhes que provavelmente ficariam esquecidos se fôssemos mais novas.

Como o ballet clássico não era algo presente na minha vida, eu não tinha o costume de assistir ou ler sobre o assunto. Apenas depois de começar as minhas aulas, fui me interessar em pesquisar e o restante vocês já sabem.

Pois eu lembro do primeiro vídeo que assisti depois da minha primeira aula de ballet. Foi a “Variação de Esmeralda”, dançada pela Natalia Osipova aos 17 anos, ainda na escola do Bolshoi. Engraçado, recordo até da sensação de me sentir bailarina pela primeira vez.

E a coincidência? Cinco meses depois, na minha primeira apresentação, dancei uma coreografia com o entrance do grand pas de deux de Esmeralda (aqui até 3’14”).

Impossível não ter um carinho especial por esse ballet.

Anúncios

9 comentários sobre “Duas vezes Esmeralda

  1. Há um ano eu ganhei o desafio de dançar a variação de esmeralda. Adulta, aos 35 anos, retornando ao treino sério e profissional da tecnica e da arte do ballet clássico. Maestrada pela minha maestra a russa Natalia Zentchemkova, ganhei o solo original. Mais simples que vários exibidos por bailarinas do mundo todo…

    No dia que recebi a notícia dela, me emocionei. De verdade. Jamais tinha pensado em dançar “La Esmeralda”… Muito menos aos 35… Cada dia de ensaio é um desafio… Já me apresentei 5 vezes com ele: das cinco gostei mesmo de 3… nas outras o peso da responsabilidade e a emoçõa me atrapalharam um pouco.

    Meu namorado costuma dizer que minha Esmeralda é “humilde” não tem triplas piruetas o tempo todo (só quando de verdade sai, mesmo treinando exaustivamente para as tres nÕa é todo ensaio que eu consigo), e ela é artísticamente linda… me orgulho de ouvir isso… inclusive de uma jurada que me deu o segundo lugar com este meu solo!

    Hoje eu faço os echapes do começo com menos dificuldade, e nÕa tenho mais vontade de atravessar o palco e sair pelo coxia do outro lado quando eu entro… rsrsrs É uma variaçõa e tanto, um presente e tanto, uma responsabildade e tanto, mas quando ela entra em mim é uma DELICIAAAAAA dança-la!!!!

    Me senti num momento bailarina e dividi com vcs! beijokas Cassinha!!!

  2. Logo de quem tu foi ver o seu primeiro vídeo de ballet pós aula! Natália Osipova com 17 anos e já tão linda!

  3. Cássia, nesse ano comecei a ter um super carinho por esse ballet! Por quê? Vai ser o primeiro ballet de repertório que vou dançar, primeira vez na ponta e, também, a primeira vez usando tutu! 4 sonhos (é a primeira vez que me apresento também) reunidos em um só! Mal posso esperar por novembro.. :) Se você quiser ver, é essa parte aqui, a partir dos 2:10, a música e a coreografia são apaixonantes! http://www.youtube.com/watch?v=BcMg3XydAQ8
    E ah, uma perguntinha: a coreografia que você dançou com o entrance do pas de deux foi criada pela sua professora/coreógrafa?

    1. Isabela, a coreografia foi criada pela minha professora da época. E acredita que assistimos justamente a essa montagem de Esmeralda realizada pelo Bolshoi? E achei lindo o que vocês irão dançar!

      Grande beijo.

  4. Nossa! Como Esmeralda também mexe comigo. Te entendo perfeitamente. É um sonho conseguir dançar assim, embora que distante, mas o que importa é não desistir, não é mesmo?
    Parabéns!

  5. Não dá para viver uma vida sem nunca ter visto essa variação,a natália é a bailarina mais estupenda do mundo ,não do universo.Meu maior sonho é dançar essa variação e ser tão estupenda quanto ela,vvvvvvvvvvvivvvaaaaaa a natália.:D:D:D:D:D:D:D

  6. Fala sério! Natalia Osipova é linda demais, Jesus.
    É a minha variação favorita e com a minha bailarina favorita… todo dia vejo esse vídeo, escuto essa música e fico me imaginando dançando :’)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s