Ben Cameron: O verdadeiro poder das artes cênicas

“O mundo da dança atual não é definido unicamente pelo Royal Winnipeg Ballet ou o National Ballet of Canada, mas também pelo Liz Lerman’s Dance Exchange, uma companhia profissional multigeracional de dança, com dançarinos de 18 a 82 anos […].”

Ben Cameron, em palestra no TED.

Em uma pesquisa realizada no blog em outubro de 2011, 42% dos respondentes disseram que querem ser bailarinos profissionais e 49% afirmaram que querem ser profissionais da dança, como coreógrafo, ensaiador ou professor. Sem contar os 21% que queriam dançar profissionalmente, mas desistiram por conta da idade.

Foram desses números que lembrei quando assisti à palestra “The true power of the performing arts” (O verdadeiro poder das artes cênicas), de Ben Cameron, diretor da Doris Duke Charitable Foundation. Ele é um executivo das artes, por assim dizer.

Percebo que aqueles que desejam dançar profissionalmente focam muito no estudo, mas esquecem de entender como o mercado funciona. Acham que basta vencer festivais e o seu espaço estará garantido em uma grande companhia. Olhem em volta e contem quantos estudantes de dança tornaram-se profissionais. Apenas isso já mostra a realidade da situação.

O mundo das artes está em crise, e há tempos. Não apenas em decorrência da crise econômica mundial, mas pela própria reestruturação do consumo cultural por conta da tecnologia. O mais bacana nessa palestra, de apenas 12 minutos, é que Ben Cameron discorre sobre essa mudança: se por um lado nunca foi tão fácil produzir artisticamente, por outro, o público das artes “ao vivo” (concertos, óperas, peças de teatro e espetáculos de dança) só tem diminuído. E agora?

Para quem se interessa pelo assunto, é absolutamente inspirador!

Quem quiser assistir à palestra, com legendas em português, aqui.

Anúncios

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s