Mais um ano de vida para a bailarina

Hoje é o meu aniversário, estou fazendo 33 anos. E igual a 2009, 2010 e 2011, eu me darei um presente.

Há três anos, eu escrevi o post “Qual ballet de repertório é a sua cara?” Para mim, eu tenho o perfil de Giselle. No começo, nem eu gostei de tal comparação, queria ser um cisne, queria ser uma espanhola, não uma camponesa. Isso durou até eu assistir ao ballet pela primeira vez. Aos poucos, ele se tornou um dos meus preferidos. Hoje, é de Giselle que não me canso. Já assisti diversas vezes, das mais diferentes montagens. A variação do primeiro ato é a minha coreografia mais querida, e quem acompanha as publicações no Facebook sabe o número de vezes em que ela já apareceu por lá.

Sendo assim, este é o meu presente. Não apenas uma variação ou um grand pas de deux, mas o meu ballet de repertório preferido.

Não importa se o dançarei completo um dia, ou se dançarei apenas a variação do primeiro ato. O importante é saber que posso me dar esse presente por reconhecer a importância do ballet na minha vida.

Além disso, este post reflete uma mudança. E, sinceramente, ela também representa um presente para mim. Daqui em diante, nada mais de questionamentos, indagações, pesquisas, aprofundamento do assunto. Um blog não é o espaço adequado para isso por duas razões: as pesquisas aparecem em outros blogs sem qualquer menção da fonte, e por mais que a internet seja livre, citar onde encontramos as informações é uma questão ética; e algumas pessoas se sentem ofendidas pessoalmente, sem perceber que as questões aqui levantadas vão muito além delas próprias.

Sendo assim, vocês verão no blog apenas aquilo que gosto em relação ao ballet clássico, um reflexo daquilo que acredito, do ballet em que me encontro. Os meus estudos e pesquisas ficarão restritos à monografia da pós-graduação em dança e, se tudo der certo, uma dissertação de mestrado mais para frente. Darei uma função para o que venho fazendo aqui nos últimos três anos e meio.

Não fiquem tristes, essa é uma boa notícia. Eu quero dançar e é isso o que faremos. E nada melhor do que começar no dia do meu aniversário.

*

ATUALIZAÇÃO: Pelos comentários, percebi que não fui clara. Vou explicar melhor.
O que vai continuar: os meus textos, os vídeos e as informações gerais sobre ballet clássico continuarão existindo no blog.
O que não existirá mais: informações aprofundadas resultantes das minhas pesquisas e questionamentos sobre o mundo do ballet clássico. Isso está reservado para as minhas pesquisas de fato, tanto da pós-graduação quanto do meu futuro mestrado. Essa é a única mudança.

17 comentários sobre “Mais um ano de vida para a bailarina

  1. poooooxa! passou o dia e eu nem te dei presente!
    Vai agora:

    Parabééééééééééns, Cássia! Muita dança na vida, sua linda!
    Presentinho: um pas de deux que eu achei muito fofo!

    espero que goste! ^.^

    Beijocas!

  2. Olá Cássia,
    é uma pena que não coloque mais informações aprofundadas resultantes das suas pesquisas e questionamentos sobre o mundo do ballet clássico, pois eu gosto bastante, mas te compreendo.
    Adoro seu blog, isso é de coração mesmo, hoje passei a manhã inteira lendo seus posts mais antigos, adorei o que você escreveu como foi a primeira vez que subiu em uma ponta, amei, lindo, da pra sentir o carinho. E cada vez que leio seu blog tenho uma vontade maior de fazer balé, tenho 19 anos e estou pensando seriamente em colocar em pratica meu tão desejado sonho, então..obrigada por cada artigo, cada video, cada coisa que compartilha com suas leitoras, fazem uma grande diferença. Parabéns, fique com Deus! =)

  3. Que linda!!
    Parabéns, chará!!
    Saudades de vc e do ballet!!
    que Jesus abençõe muito sua vida e te revele a cada dia o propósito nosso aqui nessa terra.
    Saudades mesmo! Muito tempo que eu não passava por aqui e hoje, seu aniversário, vim pra esses lados… rss
    providências do alto! :)
    saudadessss
    bj bj
    (Ass: Cássia, de BH-MG)

  4. MMMMMMMMMuuuuittíssimos parabéns para a minha blogueira favorita,te desejoo tudo de melhor,muita felicidade,muita sorte,muito amor,muita saúdemuita vida pra você e que você continue com esse jeitinho só seu que encanta a todos que te conhecem pessoalmente ou apenas pelo seu blog como eu,já te considero uma grande amiga mesmo sem te conhecer em pessoa.
    muiiiiiitto aammmmmoooooooorr
    (K)(K)(K)(K)(K)(K)(K)(K)(K)

  5. Cássia, não deixe de expor seus questionamentos e discussões aqui no blog. As pessoas que se danem, não gostaram? então não venham aqui ler! O blog é seu! Infelizmente o conformismo existe no ballet clássico. A Cássia fala tudo o que gostaríamos de dizer a certas bailarinas, professoras, academias de dança, enfim!FELIZ ANIVERSÁRIO LINDA.

  6. Feliz aniversário, Cássia!… Compreendo os que as meninas dizem, mas a verdade é que partilhar o nosso trabalho num blog é coisa séria e quando o nosso objeto de estudo assume proporções decisivas para nossa vida não podemos deixar de nos questionar sobre os perigos que essa partilha, que deveria ser sempre uma dádiva, corre… Mas o quanto este Dos Passos da Bailarina inspira é sem engano :)

  7. Parabéns, Lindinha.

    Independente dos rumos que você siga, você será sempre quem inspirou milhares de bailarinas adultas a seguirem seus sonhos.

    Obrigada, Cássia, pelo presente que você deu a tantas de nós.
    Feliz Aniversário!

  8. Ah, esqueci… precisa agora mudar o perfil dos blogs.. Cássia Pires, 33 anos, paulistana… blá, blá…

  9. Não acredito, você instrui muito com suas pesquisas, isso é uma missão social, você não pode nos abandonar, não é uma boa notícia não. Feliz aniversário pra você, mas infelizmente, não será para seus leitores

  10. Então crie outro local onde ainda possa apreciar e compartilhar das suas idéias que sempre me foram bem vindas e acalentadoras em horas de desespero….

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

