Você seria primeira-bailarina de qual companhia?

Outro dia, falarei sobre frustração (aquela real, que atrapalha a nossa vida na dança), mas hoje quero falar daquela frustração “fictícia”. Como reconhecê-la? Basta pensar que as chances do seu desejo acontecer são de 0000000,1%. Mesmo assim, podemos sonhar um pouco em plena manhã de quinta-feira.

Vamos lá, respondam a pergunta: Se vocês pudessem escolher ser a primeira-bailarina de uma grande companhia, de qual vocês seriam? Pode ser de qualquer lugar.

A minha resposta é fácil! Eu seria primeira-bailarina da Ópera de Paris. Na verdade, o posto máximo da companhia recebe o nome de étoile. As primeiras-bailarinas são um posto abaixo disso. Mesmo assim, é apenas uma questão de terminologia.

Assistam à Ludmila Pagliero sendo nomeada étoile da Ópera de Paris, no dia 22 de março de 2012, ao lado da minha querida Aurélie Dupont.

Ela é argentina. Eu espero estar viva para ver uma brasileira conseguir o mesmo feito. Quero ver alguém do meu país no lugar onde eu não pude chegar.

Anúncios

11 comentários sobre “Você seria primeira-bailarina de qual companhia?

  1. Eu seria do Royal ou então do Bolshoi. Faço 6 horas semanais de ballet, e eu espero um dia ser uma primeira bailarina, eu acho que é o sonho de toda bailarina. Mas uma coisa que eu particularmente não gosto, posso estar errada, são daquelas pessoas que entram no ballet para ter mais disciplina, ajeitar a postura, ballet é coisa séria, para mim, quem faz ballet é porque ama, é porque ele está dentro de você, você é o ballet, você o escolheu e ele te escolheu, não tem essa de “ah, porque eu quero ajeitar a postura e depois eu saio” ah, faça pilates, yoga, ou sei la. Bom, eu sei que isso não tem muito haver com o post, mas é porque eu queria colocar isso para fora, essa opinião já tava muito pesada dentro de mim, mas quem não é da dança e eu tento falar isso não entende, e vocês eu sei que entendem.

  2. para mim sem sombra de duvida é o Kirov, pois foi de lá que saíram as minhas bailarinas preferidas, como por exemplo Anna Pavlova, sempre sonho com esta cia, a sua perfeição no método Vaganova, seus figurinos, e suas coreografias, é de encher os olhos de lagrimas sem igual, por um segundo me imaginei no lugar da maravilhosa Ludmila- devo confessar-, como me sentiria, mas sei que assim como ela passou, seria uma longa jornada, e é por isso que ela já se tornou especial assim como as outras étoile e primas-bailarinas, pelo seu esforço e “perfeição”.

  3. ahh Cássia, voce sempre me surpreendendo com seus posts! leio seu blog a bastante tempo, mas nunca comentei os posts!
    mas dessa vez parece que voce leu meu pensamento:”qual a minha chance”! sei que nem é o assunto principal, mas essa semana eu estive pensando muito sobre isso! eu sei que a dança é o que eu quero para mim, mas nao sei se ela me quer entende?
    eu tenho 16 anos, sou do interior e vim pra São Paulo por causa do ballet! na verdade estou morando com o meu pai, mas a minha mae ficou na minha cidade. ela me faz muita falta, mas eu sei que aqui minhas chances seriam muito maiores…. mas mesmo assim eu fico me perguntando sobre meu fisico… se eu realmente tenho talento e tantas outras coisas que acho que voce sabe!
    hahahhaa fiz um resumo da minha vida né?! mas respondendo a sua pergunta: Opera de Paris ou São Paulo companhia de dança!

  4. Argentina igual a Marianela, que eu adoro! :)
    Tem tudo para arrasar também! E sim, vamos esperar uma brasileira aí – já temos a Roberta Marquez no Royal Ballet ;)
    Quanto à escolha da companhia, eu ficaria com uma russa, Kirov ou Bolshoi, mas não tanto pela técnica ou método, ainda sou bem novata para avaliar isso, mas porque eu sempre gostei da Rússia :) Seria maravilhoso!

  5. Estou contigo, Cássia. Não sei se é devido ao minha enorme admiração pela Aurélie, mas escolheria o Ópera de Paris. Ou talvez o ABT, por causa do meu vício pelo Marcelo Gomes e pela Gillian Murphy.

  6. A primeira companhia que eu pensei foi o American Ballet Theater, lá que eu gostaria de ser a primeira bailarina já prontinha pra ocupar o posto da Paloma Herrera, mas depois pensei melhor e acho que prefiro ser a primeira bailarina do Royal Opera House, e espero de todo coração que a Maiara Magri chegue lá um dia, porque se não me falha a memória ela foi contratada pelo Royal.

  7. Cássia, chorei igual uma criança vendo o vídeo! Que lindo! Que emoção! E que reconhecimento do público! Apaixonante!
    Bem, se eu pudesse escolher a minha Companhia de dança, seria o Royal Opera House! Desde nova tenho um amor pela empresa e é lá que gostaria de estar!

  8. Olá.
    Bem, ainda sou novata então não entendo tanto sobre métodos e escolas, mas… Creio que o Bolshoi é sempre uma escola maravilhosa, mas ficaria com Royal Opera House!
    Acho que é isso, rs.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s