Um novo caminho na dança

Vocês sabem que não conto detalhes da minha vida no blog porque não é esse o objetivo. Mas quando os acontecimentos estão ligados à dança, e influenciam diretamente o que escrevo, tenho de compartilhar.

Neste fim de semana, eu comecei uma Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal. Com duração de um ano e meio, o curso abrange diversas danças (contemporânea, de salão, afro, circulares e do mundo, populares brasileiras), história da dança, anatomia, cinesiologia e nutrição aplicadas à dança, fatores do movimento, capacidades físicas relacionadas à dança, e outras matérias.

Entre ontem e hoje, foram 20 horas de aula só sobre dança contemporânea. Qualquer preconceito meu ficou naquele prédio. A minha visão se ampliou, meu respeito cresceu e me apaixonei por uma dança que, sim, era uma estranha para mim. Farei um post apenas sobre dança contemporânea, para termos uma ideia do que ela realmente significa. Além disso, aprendi e vivenciei tantas coisas que vão muito além de qualquer conceito e, sem dúvida, serão compartilhadas com vocês. E, acreditem, valerão para qualquer pessoa, de qualquer dança, em qualquer contexto.

O foco do blog continuará sendo ballet clássico, mas será impossível não transpor para cá as minhas impressões e o meu novo olhar sobre a dança. Além disso, poderei falar sobre vários assuntos que sempre tive receio de me aprofundar, por simples falta de conhecimento técnico e teórico. Compartilharei o meu processo de aprendizagem e, acho eu, será interessante para todos nós.

Hoje, no fim da aula, a professora disse: Bons caminhos! Foi lindo ouvir isso logo no início de um novo caminho.

Anúncios

22 comentários sobre “Um novo caminho na dança

  1. Eu acredito que seja símbolo de maturidade quando nós conseguimos enxergar o valor e a beleza de todas as danças e como de uma forma ou de outra todas estão relacionadas entre si, porque, acredito eu, todas representam sentimento humano, apenas de maneiras diferentes. eu gostaria de ver algo, que é meio raro hoje em dia, ser mais praticado: pessoas dançando vários estilos ao mesmo tempo, um pouquinho de cada técnica, um pouco de cada estilo. Eu acredito que há várias danças que combinam entre si, ás vezes eu tenho a sensação que só uma ou só outra não é suficiente e o ideal seria usar o melhor de cada uma, na ocasião que elas se combinam. Não sei se isso que eu disse fez algum sentido xD.

  2. Olá Cássia, é sempre uma delícia dançar pelo seu blog….e é bem isso mesmo, dançamos por aqui…rs.
    Comecei a dançar há 2 meses e iniciei em dança contemporânea e ballet, por isso amei o post. Vejo a dança contemporânea com o mesmo olhar que observo as outras formas de expressão artística com a mesma denominação…..uma forma de refletir a realidade de um mundo já tão confuso e incerto mas ao mesmo tempo rico e diversificado…e assim vamos desconstruindo velhos conceitos e construindo novas formas de ver, de sentir e de expressar nossas emoções. Para nós que amamos dançar, bons caminhos!!!

    Beijos, Débora

  3. Cassia, o que você precisar de material sobre historia da dança,técnica de dança contemporãnea e ballet classico pode me procurar,terei prazer em ceder para voce.

  4. Que noticia ótima você esta me dando na páscoa Cassia!!!! Vivenciei algo parecido com o que foi relatado por voce,há exatos 30 anos,quando sendo bailarina classica a mais de dez anos;entrei para a graduação em dança na Universidade federal da bahia.Na época a unica com formação em dança contemporânea no Brasil e a unica da America Latina.Estimo que voce consiga absorver tudo e utilize em um futuro profissional.
    Vai valer muito a pena!!
    Parabéns.

  5. A dança é uma só,trata-se de expressão corporal refletindo o mais profundo e escondido sentimento que há dentro de nós. simplesmente há ramificações,umas a gente se identifica mais.

  6. oieee!!!
    Nossa que legal !!!!!!
    Escreve sobre ela mesmo!!!!!!
    Nunca fiz dança contemporânea , mas gostaria muito de fazer!!!!
    Voce dá aulas de dança???? sei que naum é a sua profissão mesmo , mas vc esta fazendo pós nisso entaum surgiu a dúvida!!!!!rsrsrsrsr
    Bjusssss e boa sorte nesse novo caminho!!!!

  7. Muito legal Cássia!

    Amamos a dança, amamos principalmente o Ballet Clássico, mas sempre achei que para compreender o que um estilo de dança significa, precisamos compreender sua história, o que veio antes e depois dele, como lí em um de seus posts é isso que diferencia um bailarino de um executor de passos. Essa experiência com certeza será incrível! Você aprenderá muito e compartilhará esse conhecimento com todos nós, leitores do blog =D

    Fiquei feliz também por outro motivo: estou me formando bacharel em comunicação, mês passado entrei em contato com uma faculdade que oferece pós graduação em dança e eles informaram que só aceitam licenciados em educação física. Fico feliz em saber que há faculdades com pós em dança que aceitam graduados em outras áreas =D Beijos e boa sorte nesse novo caminho!

  8. Cassinha, vc é muito especial, sempre mantendo todas as apaixonadas por dança super informadas e agora ainda com esta Pós… Parabéns vá em frente e com certeza continuarei te seguindo. beijos!!!

  9. Cássia,
    Eu adorei a noticia =)
    Eu sou eterna fã do contemporâneo e sentia falta de informações sobre ele no blog,agora não sentirei mais!!!Espero que compartilhe suas experiências conosco.

  10. Olá Cássia, que bom que está fazendo uma pós em dança, e que bom que vc saiu da aula com outra visão da dança em geral, eu, por exemplo, sou professora de Arte e me formei em Artes Visuais, e quando entrei na faculdade também não tinha essa visão sobre a questão de arte contemporânea, aos poucos fui compreendendo e isso é muito legal, não é? amanhã também vou iniciar uma pós em dança, não sei se é mesma, mas muito bom, não é?

  11. Que máximo Cássia!
    Fico muito feliz por você e por nós todos que lemos seu blog.
    Ótimos caminhos…como diz aquela música do Pil (acho que é uma expressão irlandesa que colocaram na música), “may the road rise with you”!
    bj

  12. Gostei muito da notícia! Sempre dancei clássico e contemporâneo, minha primeira professora de ballet clássico foi uma grande bailarina, tanto clássica quanto contemporânea, e sua paixão por todas as expressões e tipos de dança sempre me fez gostar e aprofundar meu olhar. Sou de BH e temos excelentes companhias de contemporâneo por aqui, e o público sabe assistir este tipo de espetáculo: Grupo Corpo, 1º Ato, Cia. de Dança do Palácio das Artes, Cia. Mário Nascimento, Grupo Camaleão (mais antigo que o Corpo, que esteve hibernando durante um longo período), entre outras.
    Também fiquei curiosa para saber onde vc está fazendo esta pós… :) Conta pra gente, Cássia!
    bj

  13. ah, em tempo… para você pirar, já que está focada na dança contemporânea… Vai assistir o filme da Pina, vi este final de semana, é MARAVILHOSO. E dá-lhe vitela (se vc assistir, vai entender, rsrsrs). Bjus!

  14. Cassinha, que maravilha! Em outras palavras, nós é que saímos ganhando, porque você ainda vai ter mais informação técnica para compartilhar conosco!!! Adorei, já estou esperando os próximos posts (e, por favor, sempre compartilhe aqui no blog porque, por incrível que pareça, no face eu não acesso muito, rsrsrs). Bjus e parabéns por mais esta conquista!

  15. Eu comecei a fazer contemporâneo esse ano e estou realmente amando. Também já tive muitos preconceitos, mas aos poucos fui mudando de opinião (devo isso principalmente aos espetáculos da Deborah Colker, lindos) e começar a fazer as aulas mudou de vez as minhas ideias sobre esse tipo de dança. Muitos ainda comparam com o clássico, mas a verdade é que são diferentes, só isso, não se incluem nem se excluem, apenas se exercem de maneiras diferentes e sob óticas diferentes.

    Posso fazer uma pergunta indiscreta? Você é publicitária, certo? Uma pessoa formada em áreas diferentes, não relacionadas especificamente a dança, podem fazer pós graduações desse tipo?
    Só por curiosidade mesmo.

    1. Camila, eu fui aceita na pós-graduação, o que já é uma resposta. ;) O foco dessa pós não é formação artística, mas educacional. Há várias pessoas que nunca dançaram, por exemplo, mas trabalham em escolas. Outras, dançaram a vida toda e são professoras de dança. E mais outras, estão lá para sua própria formação pessoal mesmo, por gostarem de estudar. Dessa forma, o curso atinge todas essas pessoas, por isso é tão bacana.

      Grande beijo.

    2. Puxa, muito bacana mesmo. Se existir uma dessas aqui pelo Rio futuramente eu procuro :) As que eu vi por aqui são mais voltadas pra quem trabalha já com dança ou educação física e tal, outro foco mesmo. Achei muitíssimo legal isso.
      Boa sorte no curso! estarei por aqui pra saber as novidades.
      Beijos

  16. Eu também sempre achei a dança contemporânea meio doida também, mas tenho certeza que é porque eu nunca entendi muito bem o que existe por trás dela.
    Acho que a dança clássica, assim como a contemporânea, é forma de expressão do corpo, dos sentimentos, e vale a pena dedicar um espacinho do blog pra ela.
    Parabéns, Cássia! Acho que é isso aí, sempre com a mente aberta!
    Beijinhos!

  17. :-O Que demais!!
    Boa sorte, Cássia! E trás tudo que você aprender pras gentes que não tem esse curso por perto – tipo eu. =D

    (falando nisso, onde é, esse curso? de que escola?)

    Beijocas imensas.

  18. Cassia, fico muito feliz com esta notícia, você vai ver que poderá, através dessa dança, levar o seu ballet para o palco. Não o ballet que vc teria se tivesse começado cedo, mas o que é seu. A dança contemporânea é uma área que tem muito para expandir ainda e todos que estão vivendo-a neste momento são privilegiados. Quando vier ao Rio procure a Escola Angel Vianna, um lugar muito especial, que tem também pós graduação e muitos cursos voltados para a dança contemporânea e a consciência corporal. bjs

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s