As três obrigações

Dia desses, publiquei no Facebook um post do Bolshoi Brasil com fotos dos alunos do primeiro ano de ballet aprendendo a costurar as próprias sapatilhas. Detalhe: no segundo dia de aula. As meninas também aprendem, na primeira semana, a fazerem seu próprio coque.

Agora eu pergunto: Por que há bailarinas mais velhas que não sabem fazer isso? “Mas eu nem sou profissional, Cássia!” E só por isso vai depender dos outros para fazer aquilo que é sua obrigação?

Sim, obrigação. Talvez vocês achem exagero, mas certas coisas são responsabilidade de cada bailarina. São elas:

1. Costurar elásticos e fitas nas sapatilhas.
Não adianta pedir para a mãe, a avó, a tia, a amiga prendada: perca o medo das linhas e agulhas e costure sozinha. Nas primeiras vezes, as costuras ficam horríveis. Depois, fazemos sem nem pensar a respeito. Além disso, uma de suas sapatilhas pode se descosturar pouco antes de você entrar no palco ou antes de você começar um exame. Imagine só uma bailarina buscando socorro na coxia ou no vestiário para alguém fazer algo que é de sua responsabilidade.
• Para aprender com o post do Bolshoi Brasil, aqui.

2. Se maquiar.
Não importa se você se maquia uma vez por ano quando o espetáculo acontece. Nada de ficar pedindo para maquiarem você. Eu mesma já vi bailarina entrar no palco sem um adereço porque chegou atrasada na coxia. Sabe o que ela estava fazendo? Maquiando outras pessoas. Não era a obrigação dela. Por isso, seja responsável pela sua própria maquiagem. E é importante ressaltar: não é para chegar ao camarim e começar a peregrinação: “Alguém tem base da cor da minha pele? E sombra azul, quem tem?” Use os seus próprios produtos.
• Para quem não sabe nem como começar, aprenda uma maquiagem básica aqui.

3. Fazer o seu próprio coque.
O mais comum, o que fazemos mais vezes, nosso amigo e companheiro. E ainda há bailarinas que não sabem como fazê-lo? Não vale usar rabo de cavalo ou ficar de cabelo solto (sim, eu já vi isso em sala de aula). O coque existe no ballet não pela beleza, é para os cabelos não nos atrapalharem enquanto dançamos. Tente fazer uma diagonal de cabelo solto para ver o que acontece. Eu sei, o coque parece difícil de fazer, mas logo o fazemos sem espelho e em poucos minutos. Sem falar que um coque bem-feito, além de lindo, nos deixa com cara de bailarinas de verdade.
• Para aprender três tipos diferentes de coque, aqui.

E os bailarinos? Eles só estão dispensados, claro!, do item 3. No caso da maquiagem, eles devem saber como tirar o brilho do rosto e ressaltar os olhos, ou fazer uma maquiagem específica de seu personagem. Não podemos confundir: a maquiagem do dia a dia é para ressaltar a beleza; do palco, é parte do personagem tanto quanto o figurino. Por isso, bailarinos não só podem, como devem usá-la. Quem quiser assistir a um vídeo em que duas bailarinas e um bailarino falam sobre a importância da maquiagem, aqui.

Aprenderam? Agora, vamos lá, todo mundo cuidando daquilo que é seu.

Anúncios

4 comentários sobre “As três obrigações

  1. muito interessante o teu post! acho que deveria ser tema do primeiro dia de aula! já passei tudo isso para minhas alunas, mas às vezes sou meio “mãe” e acabo fazendo o coque ou maquiagem delas (são crianças né)!!!
    Abraços… (se puder dá uma olhadinha no meu blog maebailarina.blogspot.com)

  2. Nossa cássia, eu me impressiono quando vejo tantas meninas que não sabem costurar aqui no brasil…. lá no japão é matéria obrigatoria para todos os alunos (inclusive os meninos).

  3. sensacional Cassinha! espero que todos leiam, não aguento mais esse negócio de “faz a minha maquiagem”? No dia, você precisa cuidar de sua preparação, o que não é pouco! Bjus

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s