O conteúdo “dança” em aulas de educação física

Um excelente artigo sobre a questão da dança no âmbito escolar. Não é para levantar a discussão entre profissionais de educação física e dança, certo? Mas como eu sei que há professores que também leem o blog, achei que seria interessante compartilhar.

“Aulas de dança podem ser observadas em diferentes espaços: academias, estúdios, clubes, escolas etc., e nesses o professor, que ora é bailarino/professor, ora coreógrafo/professor, é a grande referência a ser imitada, tendo no domínio da técnica e de habilidades a sua metodologia, e no repertório clássico o seu privilégio. Embora se observe o crescimento de outros repertórios, esses também têm privilegiado, na sua abordagem metodológica, o ensino de técnicas, a exemplo das danças de salão.

“Nas aulas de Educação Física, especificamente, temos observado, pelas poucas experiências relatadas/sistematizadas, o privilégio das danças do universo popular como forma de resgatar a cultura de cada região. Acreditamos na importância de recuperar danças que configurem a história da nossa região e nos permitam uma localização como produtores de nossa cultura. Porém constatamos a necessidade de conhecer um universo mais amplo de referências sobre a dança e seus diferentes repertórios, bem como as possibilidades de improvisação e reconstrução coreográfica dos repertórios já construídos.”

Lívia Tenório Brasileiro, em O conteúdo “dança” em aulas de educação física: temos o que ensinar?
Para baixar o artigo em PDF, aqui.

Anúncios

3 comentários sobre “O conteúdo “dança” em aulas de educação física

  1. Estou no 7º período de Bacharelado em Educação Física e sou bailarina profissional. No 2º período tivemos a disciplina Dança e Coreografia, onde a professora basicamente apresentou algumas modalidades de dança na teoria e na prática, mas percebi maior ênfase na Folclórica, pois era o que os alunos conseguiam fazer (acompanhar). Na aula de ballet clássico foi um chororô! Mas ela, como ex-bailarina, sempre enfatizou que a Dança é uma das Artes Cênicas e é estudada na Educação Física apenas em seus aspectos motores, envolvendo as lesões, o condicionamento físico (interesse para a turma do Bacharelado) e para a turma da Licenciatura é enfatizada a festa das danças Folclóricas, que o professor da disciplina poderá utilizar no ensino das crianças.
    Mas, infelizmente a professora foi demitida porque esta disciplina saiu da grade curricular nova. Outra professora ministra a disciplina Dança Popular somente para a turma de Licenciatura agora! Não sei se isto tem a ver com o início em 2010 do curso de Graduação de Licenciatura em Dança na faculdade federal (UFMG). Ainda bem que peguei a grade antiga!

  2. Interessante, você tocar nesse assunto Cássia, pois o ensino de dança não se restringe somente a academias de dança. Tanto na aula de Educação Física como na aula de Arte, hoje temos o conteúdo de dança a ser trabalhado com os alunos. Posso falar a respeito da aula de Arte, pois é a minha área, atualmente temos que trabalhar as diversas linguagens, este ano por exemplo está sendo concluído o currículo de Arte do ensino fundamental 1 da rede estadual de ensino em São Paulo, e dança está lá, claro. Trabalhamos muito sobre os fundamentos de Laban nas escolas, o que é legal, porque faz o aluno participar e perceber muitas coisas novas para eles, então acho legal que as pessoas saibam disso e percebam que há mudanças, ainda que sutis, não é…

  3. Não sei hoje como é;mas quando cursei a graduação no curso de Licenciatura em dança há exatos 24 anos,existia na grade curricular as danças regionais brasileiras,que era a chamada dança folclorica.E não eram somente danças brasileiras não;inclusive foi lá que aprendi dança Flamenca.Se voces tiverem interesse posso listar aqui as disciplinas da grade curricular do curso.Assim voces vão ver que o curso de Educação física é bem diferente do de Dança.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s