Para terminar

Eu comecei 2011 com um vídeo do espetáculo Eonnagata, com a musa inspiradora deste blog, a Sylvie Guillem. Disse que “acho importantíssimo abrirmos os olhos, o corpo, o coração, a mente e a percepção para a dança de diferentes maneiras.” A minha ideia era permear o ano com posts que iriam além do ballet clássico. Tenho cá para mim que consegui.

Neste ano, voltei às aulas e, mesmo assim, não contei detalhes no blog. A minha intenção foi ir além da minha experiência pessoal, e acho que consegui novamente.

O resultado disso? Nunca as leitoras e os leitores deste espaço compartilharam tanta informação. Assisti a vídeos e li textos que desconhecia completamente. Sem falar na página do Facebook, em que o compartilhamento é ainda maior! Aprendi imensamente. Muito obrigada a cada um de vocês. Nem sempre eu respondo da maneira que deveria, mas saibam que eu assisto e leio tudo. Nada passa batido por mim, tenham certeza.

Para terminar o ano com a mesma ideia do começo, um trecho de Wet Woman, de Mats Wek, com Sylvie Guillem.

Fico pensando: Como uma bailarina vista como o exemplo vivo da perfeição enxerga a dança com olhos tão diferentes da maioria dos bailarinos e bailarinas? Como ela pode pensar a dança de uma maneira tão crítica e consciente, sem jamais se deslumbrar? Isso é para todos nós pensarmos neste fim de ano. A dança não é essa busca insana pela perfeição. A dança é outra coisa. Mas essa discussão nós começaremos quando 2012 chegar.

Anúncios

4 comentários sobre “Para terminar

  1. A Sylvie, acima de tudo, é exemplo de artista, uma verdadeira alma livre…
    E a dança, esta não é só técnica, a técnica é só o instrumento, o resultado só é verdadeiro quando há alma…
    Amei estes posts… permite-me compartilha-los?
    Sucesso e realização!
    Bjosss

  2. Sinceramente, eu não acho que dança seja bumbum encaixado, perna alta e pés en dehors.
    Acho que dança é sentir a música dentro de si mesmo e se expressar. De qualquer jeito, mesmo que seja mexendo a cabeça e estalando os dedos.

    Beijocas,
    tenha um ótima 2012!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s