As coadjuvantes

Geralmente, nossa atenção se volta às protagonistas. É raro alguém se apaixonar pelas coadjuvantes. Não confundam, não estou falando das variações das solistas, mas dos papéis feitos pelas primeiras-bailarinas, mas que estão em segundo plano.

Selecionei algumas, as minhas preferidas.

Fada Lilás, A Bela Adormecida

Detentora da bênção mais poderosa, ela quem salva Aurora da morte, transformando o feitiço de Carabosse em sono profundo. Presente nos quatro atos do ballet, ela quem guia toda a história para um desfecho feliz. Para mim, Marianela Nuñez é a Fada Lilás perfeita.

Marianela Nuñez, Variação da Fada Lilás, A Bela Adormecida.

Mercedes, Dom Quixote

Noiva de Espada, líder dos toureiros. Ambos são amigos de Kitri e Basílio. Além de ter uma bela variação, Mercedes também dança na taberna. Ela comanda a cena!

Anastasia Lifentseva, Cena da Taberna, Dom Quixote.

Henriette, Raymonda

Amiga de Raymonda, dança tanto quanto a protagonista e está em cena boa parte do tempo. Dona de três variações, uma em cada ato, a minha preferida é a terceira. Quem quiser dançar uma variação a menos, ainda há o papel de Clemence, a outra amiga. Eu dançaria ambas.

Dorothée Gilbert, Variação de Henriette, terceiro ato, Raymonda.

Myrtha, Giselle

Alguém consegue imaginar o ballet Giselle sem ela? Responsável pelos momentos mais tensos, Myrtha é o ponto-chave do segundo ato. Mesmo sendo a personificação da vingança, temos de admitir: ela é incrível.

Marianela Nuñez, Entrance e Variação de Myrtha, Giselle.

9 comentários sobre “As coadjuvantes

  1. Olha, tenho que concordar… A Myrtha é meu sonho de consumo!!! Eu amo o seg ato de Giselle e dançar nele como Myrtha será uma grande honra pra mim!!!!

  2. Amo todas essas variações!! Gosto muito de reparar também em quem está em segundo plano!! Das quatro eu sou fã da Fada Lilás e de Myrtha!! Ainda + porque ambas são interpretadas por Marianela Nuñez!

  3. Nossa, que legal! Apesar de conhece-las nunca tinha pensado no assunto, existem muitos coadjuvantes importantes… E dos homens, quem são os coadjuvantes mais importantes?

  4. t amei essa mercedes…a variação eh pequena mas eh mto linda,o figurino é sem comentários,sem falar naquele saltinho q ela ta usando,imagina dançar com aquilo…

    mto mto lindo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

