Cada bailarina do seu jeito

Eu gosto de assistir a uma mesma variação dançada por várias bailarinas diferentes. Não apenas para analisar a técnica ou perceber as nuances, mas para notar as particularidades. O que faz a Odette da Marianela Nuñez tão diferente da Odette da Agnès Letestu?

Por isso, eu escolhi algumas versões da “Variação de Odette”, de O lago dos cisnes, com diferentes bailarinas. Todas incríveis, do jeito que são.

Maya Plisetskaya, Bolshoi Ballet

Marianela Nuñez, Royal Ballet

Agnès Letestu, Ópera de Paris

Gillian Murphy, American Ballet Theatre

Svetlana Zakharova, Bolshoi Ballet

Mesmo não sendo esta a intenção, é impossível não perguntar: Qual é a preferida de vocês? Não precisa ser alguém dessa lista.

A minha, duvido que alguém acertaria. Sou apaixonada pela Odette da Gillian Murphy. Por enquanto, nenhuma bailarina conseguiu me deixar tão emocionada quanto ela. Nenhuma.

31 comentários sobre “Cada bailarina do seu jeito

  1. Gillian Murphy é simplesmente PERFEITA no papel de Odette/Odile, pois ela consegue captar a verdadeira imagem dos dois cisnes além de ter uma maravilhosa técnica!

    Para quem dúvida que é bem melhor que a Marianela, interpretativamente falando, é quando acaba o Grand Pas de Cisne Negro. Na hora da pose final a Gillian da uma risada tipo “Eu consegui, ele me ama!” e arrasa no cambré.

    Já a Marianela ela nessa pose final age quase como se fosse uma Lise de La Fille.

    Gillian DIVAAA <3

    1. Julimel, na verdade, a legenda não é sobre o local onde aconteceu a montagem, mas de qual companhia cada bailarina faz parte. Eu pensei que fosse mesmo do Bolshoi, obrigada pela correção, mas só manterei como está por conta disso. ;)

      Grande beijo.

  2. Hum…..

    Pausa para Pensar….

    Eu sou apaixonada pelo Lago!!!! E o que acho mais incrível é ver como cada bailarina interpreta diferentes papéis, cada uma com sua personalidade.
    O mais difícil é escolher uma interprete entre tantas excelentes!!! Mas acho que vou ficar com:

    Yulia Makhalina – Minha Diva inspiradora *-* (Só achei a variação de Odila. Ela é maravilhosa *-*)

    Natalia Makarova – Diva *-*

    E claro, nossa eterna Dama do Ballet – Margot Fonteyn!!!!

    Claro que todas são lindas, mas essas são três bailarinas que admiro…

  3. Das bailarinas do post,a minha preferida é a Marianela Nuñez.Fico impressionada com a habilidade que ela tem com os braços…

  4. Agnès é maravilhosa! Eu tenho o dvd desse espetáculo e ela faz a Odile também e é de tirar o fôlego detão bonito!

  5. Eu sou super fã da Odette de Marianela! Acho ela a mais completa, mas acho que ela deixa um pouco a desejar no aspecto Odile do ballet! Mesmo assim eu amo a versão do Royal com ela e Thiago Soares!

  6. Marie-Claude Pietragalla! Foi o 1o que vi, quando ela comeca com as piruetas eu comeco a chorar todas as vezes! Lindo!

  7. Sou suspeita pra falar, adoro a Marianela… Você já viu a Alina Somova dançando? Tecnicamente e musicalmente não gostei. :(

  8. MARIANELA!!! Cássia, não sou fã dos braços da Gillian, acho pouco caprichados! Junto com a Cynthia Harvey e Aurélie Dupont, a Marianela é minha favorita! Só a acho delicada em demasia, ou seja, como Odette é perfeita, mas como Odile, sobra meiguice, né? Amei essa ideia dos desafios, pode postar SEMPRE! E a Zakharova, hein? Perfeição é sinônimo do nome dela, mas falta interpretação, falta coração! Bjussssssssssssssssssss

  9. Fico entre Gillian e Marianela. Pode misturar?
    Seria legal um ”Cada bailarina do seu jeito” com a Variação de Kitri do 3º ato :DD Eu já tenho até uma favorita haha bjs

  10. Cássia, leio seu blog há algum tempo, mas nunca tinha comentado…
    Não sei se vc já viu essa variação com a Ueno, do Tokyo Ballet.
    Tecnicamente, é lindo! Mas a expressão dela é tão vazia, parece que ela odeia estar ali…

    1. Gabriela, eu não conhecia a Ueno, tampouco tinha assistido esse vídeo. Você tem razão, excelente técnica, mas a gente sente que ela vai pensando nos passos, o que tem de fazer a seguir, que está torcendo para tudo acabar logo. Não há como se emocionar assistindo a uma apresentação assim. Muito obrigada pela indicação do vídeo. =)

      Grande beijo.

  11. realmente, cada uma tem seu jeito.. mas a que eu masi gostei foi da Marianela Nuñez do Royal Ballet!!!!!!

    beijos e até!!!

    1. Suzan, quer sinceridade da minha parte? Eu não sinto a menor inveja desse pé, hehehe. Mesmo! Eu tenho é agonia. Mas concordo plenamente que a Svetlana, além de linda, é uma bailarina incrível! =)

      Imenso beijo.

  12. Cássia, sou do blog “Bailarina de Corpo & Alma”. Vim agradecer ao alerta que você me deu em relação àquela pessoa que copiou o conteúdo dos nossos blogs. Isso é realmente muito chato!
    Fiz um post a respeito, pra desabafar um pouco, porque se formos esperar pela ação do Google… tá difícil.
    Abraços,

    Isabela.

  13. A primeira vez que assisti O Lago completo foi com a Gillian. Ela é lindíssima! Como o branco e como o negro.
    Todas são lindas, cada uma de seu modo, mas a minha preferida é a Marianela.

    Beijocas!

  14. É exatamente por isso que eu sou fã da Gillian! Pra mim ela é uma artista completa, e eu acho tanto o Cisne Branco quanto o Cisne Negro dela os melhores em termos de interpretação.

    A Odette dela exala elegância, melancolia, fragilidade, desalento… a gente se envolve emocionalmente com a personagem do início ao fim!

    Sua Odile, em contrapartida, chega a me dar arrepios às vezes, tamanha é a crueldade e sensualidade que ela é capaz de transmitir só com um olhar ou um gesto. Espetacular!

  15. Caramba, não dá pra achar um defeito técnico na Svetlana, ela parece aquelas bailarinas de caixinha de música!
    Mas achei lindo a fluidez da Agnès Letestu, foi tão delicado e suave… só achei que faltou um pouquinho de expressão, no rosto, sei lá, e de fato, acho que de todas a Gillian conseguiu alguma coisa “mais”, não sei explicar bem o quê, mas ela realmente emociona :)
    É engraçado que não me impressiono muito com o cisne da Alina Cojocaru, que é minha bailarina preferida… Acho que todas são melhores em alguns papéis específicos, né?
    Grande beijo!

  16. Todas são maravilhosas e danção lindamente, mas tem uma que é simplismente perfeitaa , que é a Gillian Murphy .Até hoje não vi ninguem fazer um cisne branco, como ela. Adoro muito ela !

    Beijos

  17. creio que de sua lista seria a Marianela Nuñez, pela delicadeza que ela possui, mas creio que as melhores para mim, são a Ulyana Lopatkina, Galina Ulanova e a Margot Fonteyn, elas são divinas, cada uma de sua maneira, com o método de sua época, elas me fazem choram no final, em a morte do cisne, são “perfeitas”….
    bjs e até

  18. Olá,
    Encontrei seu blog por acaso e adorei! Já está adicionado aos meus favoritos. Como vc, também ingressei no ballet aos 27 anos. Agora, com 31, depois de seis meses parada por conta de uma lesão na musculatura do quadrado lombar e da falta de tempo mesmo, estou voltando com uma aulinha de uma vez por semana, o que já considero animador. Acompanharei seu blog daqui de Floripa. Traga sempre novidades e compartilhe seu aprendizado conosco! Parabéns!!

  19. nossa, que difícil… para mim, empate tecnico – Marianela Nunez e Svetlana Zakharova…

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

