Uma aula com David Howard

“[…] a razão pela qual eu não gostei da Makarova, duas vezes, ela realmente me chateou. Eu ensino adultos iniciantes. Tenho meu grupo maravilhoso de moças dedicadas. Sem talento nenhum, mas não tem importância. […] E ela: ‘Por que você está perdendo tempo com essas pessoas?’ Fiquei muito chateado. Eu disse: ‘Eu não acho que eu esteja perdendo meu tempo. Sabe, essas pessoas são o seu público. Você sabe o que a maioria das pessoas pensa de você? Você tem um bom par de pernas e é só isso. Essas são as pessoas que realmente apreciam o talento.’

“Há uma grande ênfase na volta ao treinamento russo, o Método Vaganova. Mas acho que se Vaganova fosse viva e pudesse ver o que está acontecendo, eu acho que ela se mataria. […] Misha não conseguiria trabalho agora na Rússia, ele seria classificado como bailarino de segunda classe.

“Se você for a uma escola e não gostar do jeito deles, aquele não é o lugar para você.

“Mas se vocês estão interessados em seguir carreira em dança, há muitas oportunidades, mas poderá não ser a oportunidade que você estava pensando em primeiro lugar.”

David Howard, trechos de Q&A with David Howard. Tradução, Juliana Araujo.

Professor de ballet clássico em Nova Iorque, nascido na Inglaterra, David Howard também foi bailarino durante muitos anos e conhece o meio da dança como poucos.

A querida Juliana encontrou uma entrevista com ele, de uma hora, e a traduziu inteira. Ele fala sobre a sua história, conta como a dança, especialmente o ballet clássico, tem se desenvolvido nos últimos anos, o que é ser bailarino nos dias de hoje. Enfim, para ler e aprender.

A entrevista completa tem 13 páginas e está em PDF. Podem salvar e ler com calma, porque vale muito a pena. Para acessar, aqui.

Quem é fluente em inglês e quiser assistir ao vídeo, sinta-se à vontade.

Querem saber mais sobre ele? A sua página no Facebook, aqui.

*
Observação: Os direitos da tradução são reservados. É proibida a sua reprodução, parcial ou total, sem a devida autorização do Dos passos da bailarina. Está avisado.

Anúncios

7 comentários sobre “Uma aula com David Howard

  1. adorei este blog, estou me encontrando…acabei de ler o post..sonho de ser bailarina profissional, e era o que estava precisando ouvir. concordo com vc. eu começei a fazer balé com 21 anos e advinha qtos eu tenho, vou fazer 24 em outubro. mas não sei viver sem a dança, faço faculdade de dança também e meu sonho é integrar a Cia de dança Maria Emília Clark que atua aqui em Maceió, minha cidade. sonho mesmo. mas nao sei se vou conseguir. ela me incentiva, é uma excelente professora, tenho grande prazer nas suas aulas, tenho felicidade, mas falta a profissionalização. nao tenho problema nenhum em esperar…físico eu ainda não tenho, vocação sei que tenho e talento eu tenho para algumas coisas relacionadas a arte, mas não sei se danço bem, até porque nao tenho muitas oportunidades, mas venho dançando muito na faculdade, mas a faculdade nao tem nada de balé..mas eu tb amo. um forte abraço, Layanna Monique
    http://layannamoc.blog.com/

  2. Cassia… Amo de paixão o seu blog. Vc sempre consegue trazer uma novidade que me faz ir dormir ainda mais tarde pois nunca consigo deixar a leitura ou o vídeo para o dia seguinte, tenho sempre que ver na hora… hehehe!
    Não deixe de postar, seus fãs agradecem…
    ;-)
    Beijos

  3. Nossa,só de ler esses trechos já estou perdidamente apaixonada por esse cara! Infelizmente muita gente acha que ballet para adultos é perda de tempo. E o pior é quando essas pessoas são familiares ou amigos. Mas graças à Deus há pessoas sensíveis como David Howard. Esse homem tem uma alma de artista! Consegue perceber o que muitos nem se dão conta. Duas pessoas que estou amando muito: Howard e Kathy Mata. eles me mostraram o que é ballet adulto.

    1. Priscila, falou tudo, só amor por David Howard e Kathy Mata. Isso porque tem mais um, que logo aparecerá por aqui, que terá seu amor eterno. Aguarde. ;)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s