Os 32 anos da bailarina

Em 2009, eu me dei de presente o Desafio de Kitri e a Variação de Dulcinea. No ano seguinte, foi a vez da Segunda Variação de Raymonda.

Este ano, o meu presente subverte uma série de coisas. Não sou fã de pas de deux. Em O lago dos cisnes, eu prefiro a Odette. Critiquei a obsessão pelos 32 fouettés. Então, por que eu escolhi o grand pas de deux do cisne negro?

Porque eu me permito mudar de ideia.

Brevemente, para vocês entenderem: a versão mais conhecida de O lago dos cisnes não é a original, ela foi modificada por Tchaikovsky ao longo do tempo. Em 1956, Vladimir Bourmeister resgatou a primeira versão e a coreografou. Daí veio este grand pas de deux.

Em maio, publiquei uma parte dele com a Evgenia Obraztsova. O meu amor começou a surgir ali… Quando assisti completo, com a Svetlana Zakharova e o Roberto Bolle, foi arrebatador.

Para mim, este é o grand pas de deux do cisne negro por excelência. Nele, vejo a Odile, a sedução, a derrocada do Siegfried, o triunfo de Rothbart.

Finalmente, eu encontrei um pas de deux para chamar de meu.

Grand pas de deux do cisne negro, de Bourmeister.

Hoje, no meu aniversário de 32 anos, não me dei um sonho, mas um objetivo. Bem-vinda, Odile. Podem contar com isto: ainda subirei ao palco para dançar o que vocês acabaram de assistir.

*
Quem quiser saber mais sobre O lago dos cisnes e suas modificações ao longo do tempo, há um excelente texto no The Ballet Bag. Para ler, aqui.

25 comentários sobre “Os 32 anos da bailarina

  1. Adriano, que lindooooooo, música do filme “Meia-noite em Paris”. Muito obrigada!

    *

    Samantha, que bom, o Google te trouxe para cá no dia do meu aniversário! Sabe o que eu penso? Às vezes é ótimo quando uma academia nos rejeita, porque se aceitasse a contragosto, seria um martírio ficar lá. Ainda bem que você encontrou um lugar bacana, onde te amam, onde a dança é o foco principal… é isso que importa! Muito obrigada pelo comentário, por contar a sua história, por ter gostado tanto do blog e pelos parabéns. Volte sempre e sinta-se em casa por aqui. ;)

    *

    Ju querida, companheira de tanto tempo. Eu AMO Sylvia, especialmente a versão do Neumeier. Mas assim, amo perdidamente! Muito muito muito obrigada.

    *

    Suzan, muito obrigada pela doce mensagem!

    *

    Bailarina, muito obrigada pelos bons desejos.

    *

    Brunelle querida, muito obrigada. E eu farei questão de vê-la na plateia, seja nesse pas de deux ou em qualquer outra coreografia, viu?! Tenha certeza disso.

    *

    Val, muitíssimo obrigada! E minha reverência de volta para você.

    *

    Cyndi, que coisa mais linda! Muito muito muito obrigada, amei o presente, nossa.

    *

    Querida Jac, muito obrigada pela mensagem e por estar sempre presente. Ainda precisamos nos conhecer. =)

    *

    Juhjuh, obrigada pela doce mensagem de aniversário.

    *

    Renata, muito obrigada! E vocês ganham o presente porque merecem. É um prazer compartilhar, mesmo!

    *

    Francine, muito obrigada pelos parabéns.

    *

    Querida Cosette, quanto tempo! Muito obrigada pelos bons desejos e por estar sempre por perto de alguma maneira.

    *

    Sarah, claro que lembro do seu email. =) Muito obrigada pelas palavras, pelos desejos e por estar sempre por aqui.

    *

    Tatiana, muito obrigada, querida. Tomara mesmo que essa bailarina que mora em mim cresça ainda mais, porque é esse o meu desejo.

    *

    Heydi, muito obrigada. Mudar de opinião é complicado, mas libertador. Quem não muda estagna, e isso eu não quero jamais. E parabéns a você por aceitar o desafio de ir além. Tenho certeza que você conseguirá!

    *

    Li, muito obrigada! E essa Odile é demais, né? Ela engana até a gente! ;)

    *

    Querida Marcela, obrigadaaaaaaaa! Especialmente por estar sempre presente. Você não errou não, eu não gostava da Zakharova, eu disse isso aqui no blog em algum lugar. Até nisso eu mudei de opinião. Detalhe, nem do Roberto Bolle eu gostava. Este presente que me dei é realmente um “mudei de ideia total”, hehehehe. E ela é mesmo incrível.

    *

    Priscila, muito obrigada!

    *

    Tatianne, querida, estou tão em falta com você! Muito! Precisamos nos ver urgentemente. Obrigada pelos parabéns e por ser uma querida.

    *

    Isabelle, muito obrigada. Chegaremos sim, sem dúvida! :D

    *

    Ania, uma época, eu não gostava da Svetlana, mas agora… quanto mais a vejo dançar, mais eu gosto dela. Ela é realmente incrível! E muito obrigada pelos parabéns e pelo link; assistirei, pode deixar.

    Beijos.

  2. um pas de deux lindo mesmo =D acho incrível a expressão da Svetlana com os braços, os movimentos que ela faz com as mãos. eu tinha um certo preconceito com bailarinas russas, como se fossem todas obcecadas pela técnica e sem amor à dança, mas a verdade é que há bailarinas e bailarinas, e a Zakharova é fantástica :)
    o balé que eu mais gosto dela é esse: http://www.youtube.com/watch?v=WcxpSojXsgE&feature=related
    e muitos muitos muitos parabéns!

  3. Feliz Aniversário!!! D. Cássia bailarina, que suas palavras continuem encantando as bailarinas e inspirando as que sonham com o ballet. Mesmo atrasada, desejo muitos passos lindos e coreografias dos sonhos para vc dançar… rs
    Beijos e muitas felicidades!

  4. Parabéns Cássiaaaaa!!

    Atrasado tb rs, mas o que vale é a intenção né?

    Achei q vc não gostava da Zakharova (não sei da onde tirei isso… rs)

    Mas ela é espetacular né?

    Um beijo, feliz aniversário!

  5. Obrigada Cássia, nem sempre comento mas sempre te visito.

    Em breve postarei meu objetivo.

    beijos

  6. Cássia, Felicidades!!!
    Lindo video e realmente a Odile tem uma sedução, o que torna o pas de deux menos meloso e chato…(tb concordo com isso…rs)
    Que a sua determinação e amor pelo ballet continue a pleno vapor por muitos e muitos anos e que vc continue sempre nos inspirando com suas qualidades e textos…

    Bjos,
    Li.

  7. Parabéns pelos seus desafios e não estou falando somente do Dançar Odile mas tb demudar deopinião. Acredito ser, este ultimo para algumas pessoas, ser o maior desafio. Gosto de Objetivos e se me der licença,ao ler seu post tive a idéia de postar o meu objetivo desse ano, mencionando que aidéia do meu post meu post surgiu depois de ler este aqui. Tudo bem?

    Você é determinada e de opinião, vais conseguir Cássia,

    beijos

    1. Heydi, não só pode, como deve. ;) Ficarei imensamente feliz em conhecer o seu objetivo deste ano. Além disso, saiba que sempre gosto de vê-la comentando por aqui, de verdade.

      Grande beijo.

  8. ola minha querida! Feliz aniversário (atrasado) mas em tempo! Que a bailarina que existe em você cresça ainda mais nessa nova fase. Nem vou comentar o post, porque lago dos cisnes, em especial grand pas de deux cisne negro, dispensa comentários. Bjus!

  9. cássia,meus parabéns muuitas felicidades…vc tem sido uma grande ajuda pra mim,p q eu continue meu sonho..já sou frequentadora deste blog há um certo tempo,sempre tem algo que me emociona,me inspira,mas seu exemplo de vida é o maior…eu até lhe enviei um e-mail perguntando sobre sua carreira(revisora de textos),lembra?e até hj sou muito grata pela sua disposição em responder…espero de coração que vc consiga dançar esse pas de deux e tdos os outros que quiser,que sua carreira na dança seja sempre muito feliz e que vc realize seus sonhos…meu parabéns,bailarina xD
    beijos da Sarah Brandão :*

  10. Cássia, antes de mais, muitos parabéns!
    Apesar de não comentar com tanta frequência, acredita que já se tornou um hábito visitar este blog, nem que seja uma vez em cada duas semanas! Amo as entradas que tu colocas, a informação que forneces, e também aqueles posts que são mais reflexões e que são na maioria das vezes aquilo que todos os bailarinos alguma vez na vida sentiram.
    Espero que o blog dure por muitos anos e que continues sempre com disposição para dançar e para acreditar nos sonhos para os tornar realidade! Creio que com perseverança, paixão e dedicação, poderá ser possível!
    Bjs Cássia

  11. FELIZ ANIVERSÁRIO, Bailarina Cássia!

    Vc faz aniversário e nós é que ganhamos presentes, no seu blog! rsrsrsrs…

    Desejo celebração, festa, alegria e realizações, e que vc lembre-se de me convidar quando for dançar, não só O Lago dos Cisnes!

    mil beijos com carinho!

  12. que lindo Cassia! feliz aniversario! que sua vida seja de muito brilho e sucesso, ainda maiores dos que os que você já tem
    um beijão e dance sempre!

  13. Cássia um feliz aniversário pra você.
    Um grande beijo, muito obrigada por partilhar tanta beleza com todos nós!
    Obrigada por enriquecer tanto minha vida com seus blogs e por me fazer buscar mais conhecimento.
    beijo

  14. Feliz aniversário, Cássia!
    Muitas danças na vida!!

    Como ano passado, este ano tenho que dar presente: filamgem em câmera lenta de Águas Primaveris.

    Espetácular!

    Beijocas!!!

  15. Minha reverencia pra vc Cássia!
    Que Deus te de muita saúde e força,para que vc cumpra todos os seus objetivos no ballet e na vida.
    Seja sempre essa pessoa e bailarina dedicada que vc é.
    Abraços e FELIZ ANIVERSÁRIO!
    Fica com Deus.

  16. Parabéns querida que Deus continue te dando força de vontade, garra e saúde.
    Com essa determinação e força de vontade que você tem é claro que veremos Cássia Pires subir ao palco e dançar lindamente esse Grand pas de deux estou na torcida e na platéia também haha :)
    Um beijo e um enorme abraço :*

  17. parabens Cássia!! que vc continue dançando cada vez mais, que vc se supere de forma sempre positiva, que consiga chegar ao seus objetivos tanto no ballet quanto na sua vida pessoal…

    eu também adoro este grand pas de dex, e os bailarinos são excelentes;

    bjs e até

  18. Feliz Aniversário Cássia!!! Muita Felicidade! muitos Grand pas de deux maravilhosos como Esse…

    e Svetlana é FABULOSA não tem outro adjetivo melhor que esse pra ela *_* ela me faz chorar de emoção sempre.

    Beijos Linda!

    Suzan Afonso

  19. Cassia querida,

    Feliz aniversário!!!! Desejo tudo o de melhor que o mundo possa te dar. Muitos muitos anos de vida, saúde, muito sucesso e muuuuuuuuuuuuuutos anos de dança e palavras lindas :-) Tentei achar um video do Birthday Offering, mas as imagens não estavam prestando. Então escolhi este do Sylvia com a Aurélie. Eu sei que você já viu esse, mas se você olhar os vídeos do lado direito da página, tem várias partes. Aproveite bem este dia tão especial. Bjs juju

  20. Olá Cássia!
    Primeiramente parabéns pelo seu blog, é realmente MUITO bom e vc traz informações que nem professores trazem. Hoje, pela tarde, estava procurando algumas variações e o google magicamente me trouxe para cá e até agora não consegui sair. Em poucas horas me tornei sua fã! Assim como vc, comecei o ballet ‘fora da idade’. Comecei a dançar com 7 anos jazz e sapateado com 7 anos, mas por culpa do dinheiro tive que sair aos 9. A dança nunca me abandonou, mas acabei saindo da escola de dança. Voltei aos 18 anos, mas quis fazer Ballet Clássico. Me apaixonei pela dança. Tenho 19 anos e esse ano, graças ao grande esforço e disciplina da minha turma, comecei a usar as sonhadas sapatilhas de ponta. No final do ano dançarei meu primeiro repertório, Les Sylphides. Muitas academias não me aceitaram, mas UMA me aceitou sem questionar idade ou peso. Nem tudo está perdido, onde eu danço todos que amam a dança são convidados a fazer aula! Assim como vc também tenho minhas metas. E esse mês decidi que irei aprender, nem que eu aprenda sozinha, a variação da Fada Candide da Bela Adormecida.
    Parabéns pelo seu aniversário e parabéns novamente pelo seu BELÍSSIMO trabalho nesse blog. É realmente incrível! Com certeza voltarem SEMPRE aqui. É como se fosse o dever de casa extra de toda bailarina!
    Desculpa escrever tanto! rs

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

