De arrepiar

Num daqueles momentos em que eu assistia a vários vídeos, de coreografias e danças diferentes, percebi que algumas me arrepiam. Não falo de emocionar, encantar, impressionar, mas arrepiar mesmo. Quando o meu corpo reage diante de tamanha grandeza.

Assim, comecei a pensar quais momentos fazem isso comigo. E notei algumas semelhanças. Primeiramente, quando tal reação acontece, eu assisto tantas vezes a ponto de quase decorar a coreografia. Depois, são sempre coreografias em grupo. Ainda não existiu um solo que causasse em mim tamanha comoção. O motivo? Sinceramente, não sei.

Separei três momentos, de três danças diferentes.

O lago dos cisnes, segundo ato, coda
Não importa a montagem, tampouco a companhia, eu sempre me arrepio com este momento. É impressionante. Já assisti a várias versões e, entre uma e outra, praticamente não há mudanças na coreografia, talvez porque ela é perfeita tal como é.

Onqotô, do espetáculo Onqotô, Grupo Corpo
Assisti pela primeira vez no documentário Grupo Corpo 30 anos e achei que minha reação tivesse sido por conta da primeira impressão. Que nada. Perdi a conta das vezes que assisti e, não adianta, quando termina eu estou arrepiada. Sei trechos de cor e às vezes mantenho meu foco nas partes que gostaria de dançar. Parece loucura, eu sei.

Astúrias, no filme Ibéria, de Carlos Saura
Também assisti pela primeira vez quando comprei o DVD do filme Ibéria, de Carlos Saura. Achei incrível. E revi tantas vezes que até o MP3 da música consta da minha trilha sonora. Claro que não tem a mesma emoção, o sapateado do flamenco pulsa dentro da gente. O final me arrebata e, pronto, me arrepio. A coreografia começa “para valer” em 1’30”.

Alguém notou que, das três coreografias, em duas há homens dançando? Tema para um post em breve.

10 comentários sobre “De arrepiar

  1. Donquixote me arrepia em diversos momentos, mas se é pra falar de grupo, o que mais me arrepia são as coreografias do segundo ato de Giselle. Nesse balé o corpo de baile é fundamental…lindo demais ver ao vivo!

  2. Eu sempre me emociono em grupos.
    Gnawa – SPCD / Themes and Variantions – SPCD (assisti ao vivo)

    HOmens dançando e em conjunto me arrepiam. Amo homens dançando.

  3. Deus!

    Sempre choro com o Lago dos Cisnes, independente de qual ato!
    A coreografia é como você disse! PERFEITA! Não há nada a ser mudado!
    Confesso também que meu sonho como bailarina, é dançar o Pas de Quatre do “Danses de Le Petit Cygnes”, ainda vou aprender aquilo, custe o que custar!
    Beijos e parabéns pelo Blog!

  4. a coda do lago dos cisnes é simplismente perfeita ! Me arrepiou mesmo !
    As outras coreografias também são impressionantes, mas a coda foi a que mais me emocionou, pois como eu disse antes, tenho amor maior pelo clássico. Mas todas são arrepiantes !

  5. Ai meu Deus! Todas as cenas são absolutamente lindas, mas ainda é impressionante como O lago dos Cisnes me arrepia! Praticamente o balé inteiro me dá um troço na espinha.. rsrs
    Mas, com certeza, o que mais me arrepio é a cena final, a Morte do Cisne. As variações de Natalia Makarova e da Anastasia Volochkova simplesmente me fazem cair em pranto. Como o amor pela dança e pela história faz um corpo humano (ou quase isso) se transformar em um de ave, absolutamente graciosa e aflitiva. Lindo!

    Obrigada pelos videos maravilhosos, Cássia!
    Beijos

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

