Anna Karenina

Romance de Leon Tolstói, publicado entre 1873 e 1877, conta a história de uma mulher adúltera na Rússia do século XIX. Eu ainda não li o livro, apesar de conhecê-lo, tampouco havia assistido a uma das versões cinematográficas. E, pelo menos nisso, me redimi hoje.

Assisti à versão de 1997, dirigida por Bernard Rose, com Sophie Marceau no papel principal.

Determinada cena acontece em um teatro, em plena apresentação de O lago dos cisnes. Lá fui eu pesquisar para publicar e o que encontrei? O ballet Anna Karenina.

Rodion Shchedrin compôs a música em 1972 e dedicou a sua esposa, ninguém menos que Maya Plisetskaya. Quem quiser ver um trecho da montagem realizada pelo Bolshoi Ballet em 1976 e lançada em DVD, clique aqui.

Na minha primeira pesquisa, encontrei a montagem do Teatro Mariinsky/Kirov Ballet, com música de Shchedrin e coreografia de Alexei Ratmansky. A estreia aconteceu em outubro do ano passado. Duas bailarinas ficaram responsáveis pela protagonista: Ulyana Lopatkina e Diana Vishneva.

Lindíssima montagem, daquelas que só uma bailarina experiente conseguiria “segurar”. Preciso dizer que me apaixonei?

Anúncios

11 comentários sobre “Anna Karenina

  1. No final seria legal se o homem de terno entrasse por trás deles e eles dançassem pro canto do palco fazer uns passos meio valsa.

  2. Não conhecia o filme muito menos o espetáculo. Mas mesmo assim amei o trailer e já vou providenciar ver.O espetáculo também parece belíssimo! Fiquei com água na boca!!!

  3. Eu amei… Eu não sou muito ficcionada em Contos de Fadas não… Até me encanta a primeira vez…
    Eu amo a Ulyana Lopatkina, mas ela me assustou com essa mulher boazinha… a Odille dela, é algo surreal… E ela toda assim, confesso que ME ASSUSTOU! EU FIQUEI COM MEDO!!! Eu sabia que ela podia dar “o bote” a qualquer momento…. E gostei muito da participação masculina, eu acho que nunca vi, um homem tanto tempo no palco, em um vídeo tão curto… Os figurinos de todos arrasaram…
    E quando nós achamos que a Cássia não tem mais nada para falar…. Tcharãm! SURPRESA!

  4. Adoro quando você traz coisas novas pra gente. As vezes não falo muito quando algo é novo para mim, mas acabo sempre voltando depois quando pesquiso mais a fundo. No livro da Gaynor Minden há uma cronologia da evolução do ballet desde os tempos da Itália. Ela divide os ballets e seus coreógrafos por séculos e Anna Karenina é um “must”. Lindos esses vídeos que você escolheu. Bjs

  5. Também fiquei impressionada com o figurino,muito lindo mesmo!Não sei se limitou o movimento ou não.Se dificultou mesmo,a bailarina não deixou isso transparecer,e isso que é o legal.

  6. Cyndi, sinceramente? Contos de fada me cansam sempre, hehehe. +1
    É lindo ver um ballet com uma história mais realista,sem mtas fadas ou animais sabe srsrss…
    E cara,que figurino é esse???É lindo de morrer!!!Eu amo literatura russa,nunca li tolstoi,mas amo as histórias russas,são muito emocionantes…Esse balé deve ser esplendido,tem mta participação masculina,mas “masculina” de verdade,os caras n dançam como bailarinas,como vemos em mtos espetáculos…
    Cássia,a gente adora essas suas pesquisas q sempre trazem uma novidade pra gente :D rsrs
    beijoooo

  7. Lindo mesmo! às vezes me cansam os contos de fada… só às vezes.
    Mas tem tanto ballet que a gente desconhece! obrigada por nos mostrar esse, Cássia, que deve ser fabuloso!

    Beijocas

    1. Cyndi, sinceramente? Contos de fada me cansam sempre, hehehe. Eu só não enjoo de O lago dos cisnes e Giselle, já o restante…

      Grande beijo.

    1. Jac, às vezes é só impressão. No vídeo da Diana Vishneva, fiquei prestando atenção quando reassisti, e ela levanta a perna superfácil. Se duvidar, é mais tranquilo que tutu. Eu não vi essa notícia, muito obrigada! Agora também fiquei curiosa, mas pode deixar, quando o clip for lançado, publicarei aqui.

      Imenso beijo.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s