Odette ou Odile?

Finalmente, Black Swan estreia nos cinemas. Por um feliz acaso, justamente na semana de aniversário do blog. Eu quase fiz um especial sobre O lago dos cisnes, com posts de segunda a sexta para reunir as duas coisas, mas acabei desistindo. Muito trabalho para pouco tempo.

Eu já falei sobre o filme aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Por isso, pensei em algo diferente para hoje.

O grande embate da protagonista de Black Swan é justamente a dicotomia entre Odette e Odile. Perfeita para um papel, inadequada para o outro, porém, ela é responsável pelas duas.

Se a Nina tem de dar conta de ambas, nós não. E percebo que cada bailarina tem a sua preferida.

Pode ser uma escolha racional (a variação ou o pas de deux), emocional (a vivacidade de uma, a languidez da outra), psicológica (identificação com uma das personagens), estética (tutu branco ou preto). Tanto faz o motivo, mas ele existe.

Eu fiz uma enquete e só vale escolher uma. Depois o resultado virará post. Quem quiser contar o seu motivo nos comentários, fique à vontade. Mas, por favor, votem. Quero descobrir quem realmente manda no imaginário das bailarinas.

Eu separei dois momentos cruciais para o desenrolar da história, além de ser possível entender sobre a personalidade de cada uma. Os vídeos correspondem à montagem do American Ballet Theatre, com Gillian Murphy, Marcelo Gomes e Angel Corella.

Rothbart transforma Odette em cisne branco

Siegfried, pensando estar diante de Odette, pede Odile em casamento. Rothbart e a filha conseguem a sua vitória e Siegfried cai em desespero.

Para quem quiser assistir às variações com a Gillian Murphy: Variação de Odette e Variação de Odile.

Qual é a minha preferida? Só contarei no dia do resultado.

Só um aviso: Evitem falar sobre o filme nos comentários. Quem já assistiu, respeite quem ainda não viu. Eu farei um post para todo mundo conversar sobre o assunto, podem ficar tranquilas.

Anúncios

17 comentários sobre “Odette ou Odile?

  1. sempre preferi a odile…seu jeito malvadinho da uma força na coreografia…o olhar e os passos das bailarinas quando a interpletam ficam mais marcantes………..enfim!!!………..votei nela
    bjussssssss

  2. Finalmente chegou o dia… * ansiosa*
    Tô indo amanhã!!!!
    Votei em Odile… o “the dark side” me fascina hohoho!
    bjos

  3. Hahahah, Eu sabia que você não ia ficar quieta em relação ao Lago dos Cisnes. Eu cliquei na Odile. Adoro esta variação. Ela é super sedutora e colorida. Quase todas as bailarinas preferem fazer a Odile. Mas as vezes que acho que substimam a Odette. Mas depois pensando com mais calma, eu acho a Odette excepcional por vários motivos: à primeira vista, a Odile é mais marcante com aquele tutu preto. Entretanto as coreografias feitas pela Odette são um primor. A Odile parece ser mais humana e a Odette tem que parecer um cisne o tempo todo. Conforme explicado pela Zenaida aqueles movimentos com as asas caracterizam bem a Odette. As expressões de sofrimento e ter que parecer um cisne o tempo todo nadando naquele lago, exige uma carga de dramaturgia muito grande. É difícil escolher.

  4. desde que comecei a me envolver com ballet, sempre me identifiquei com a Odille, por mais que ela seja a malvada da história (rsrsrs). Seu personagem é forte e marcante, o que me fez se apaixonar desde o primeiro momento. Não que eu despreze a Odette mas…. Não tem jeito, sou apaixonada por Odille….

  5. Ai Cá…. to ensaiando Odile. E está nascendo asas…

    votei odile…. amei o post… rs

    E olha, nunca achei que fosse ceder ao amor deste ballet….

    beijokas (amanhã vc vai?)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s