Aniversário do blog: dois anos

Quando comecei no ballet clássico, em junho de 2007, eu não pensei em momento algum que estava prestes a me tornar uma “bailarina adulta”. Pode parecer demagogia, mas não é. Simplesmente fui atrás daquilo que queria, não questionei sobre a minha idade. As coisas só mudaram quando comecei a conhecer o mundo da dança clássica.

De mil maneiras, de companheiras de turma a professoras, parecia que eu não podia estar ali. Tudo muito sutil, mas eu percebia. Foi nesse momento que o blog surgiu, para eu não me sentir tão sozinha.

O tempo passou, o ballet clássico para adultas virou moda, encontrar um estúdio é bem mais tranquilo. Há profissionais que realmente acreditam no ensino para esse público. Mas ainda paira no ar, de leve, a ideia de que estamos no lugar errado. É o que leio nas entrelinhas, há tempos. O grande problema é acreditarmos nisso.

Com o aniversário do blog se aproximando, comecei a questionar se sou apenas uma pesquisadora do assunto. Talvez o ballet estivesse em mim nas palavras, não no corpo. E por uma daquelas iluminações divinas, resolvi vasculhar no meu armário a área reservada aos meus figurinos. Desdobrei um por um. São seis, ao todo, de ballet clássico, jazz e dança do ventre. E quando abri a caixa com os adornos de cabeça? Coroas, guirlanda, aplique de trança, arranjo do coque do curso regular… Eu já tenho uma história com a dança. Naquele momento, a minha dúvida estava respondida. O Dos passos da bailarina é um reflexo da bailarina que eu sou e não o contrário.

Eu no palco. Le Papillon, 2008, e La Bayadère, 2009.

Em dois anos, o blog deu origem a:
273 posts
3.576 comentários
306.239 visitas

Ao contrário do ano passado, não fiz nada especial para comemorar. Mesmo assim, acabei encontrando um presente. Um documentário curto, de meia hora, sobre a Uliana Lopatkina, primeira-bailarina do Kirov Ballet. O idioma original é russo, não há legendas, mas é basicamente feito de imagens sem falas. Não há nada “demais”, são seus ensaios, estudos solitários, apresentações e coxia. Isto é o dia a dia de uma bailarina. É de uma beleza ímpar. Publiquei as quatro partes, assim vocês podem assistir na sequência sem ter de abrir várias janelas.

Obrigada pela companhia, visitas, histórias compartilhadas, informações, comentários, retornos. São vocês que me mostram, todo dia, que estamos juntos no mundo do ballet clássico.

Dois anos é apenas o começo.

Anúncios

26 comentários sobre “Aniversário do blog: dois anos

  1. Cassinha,

    Você tem consciência do quanto você ajuda as pessoas, com tanta honestidade? Vai além da dança, muito além. Beijos sempre, juju

  2. Olá Cássia,
    Estou pensando em começar aulas de Ballet agora, com 26 anos de idade. E não imagina o quanto seu blog e esse post me fizeram esquecer qualquer tipo de receio e me encorajaram a seguir em frente, e finalmente realizar meu sonho.
    Que venham ainda muitos e muitos aniversários do Blog. Parabéns!
    Abraços.

  3. Parabens pelo Blog. Eh mto interessante, rico, verdadeiro, inteligente e inspirador. Eu fiz ballet dos 7 aos 14 anos e voltei no final de 2009 com 30 anos!! Hoje sou uma pessoa mais feliz, de bem com a vida e saudavel por causa do Ballet. Nao quero parar nunca mais!! Adoro visitar seu blog. Bjos.

    1. Mariana, muito obrigada pelas visitas constantes e elogios ao blog. E a gente fica realmente mais feliz com o ballet, não é? E não para nunca mais. :)

      Doce beijo.

  4. Parabéns pelo blog….comecei a ve-lo agora, mas seu exemplo me deu vontade pra correr atras do q eu quero, na verdade tenho 19 anos e sempre gostei de ballet, fiz durante 5 anos e parei por varios fatores, mas vendo vc eu pensei e decidi q n é tarde
    obrigada e q continue por mtos anos seu blog ;)

  5. Marcela, muito obrigada! Pelo comentário, pela delicadeza e por estar sempre por aqui.

    *

    Juhjuh, outro dia estava lendo um livro sobre dança e educação, e em um momento a autora fala sobre começar a dançar flamenco mais tarde. Ela dizia sobre a profissionalização, que esse pode ser esse o objetivo. Lembrei de você na hora! Minha torcida por você é constante, viu?!

    *

    Patrícia querida, muito obrigada! E nós duas sempre em contato, aqui e no Facebook. =)

    *

    Rachel, muito obrigada! E precisamos ter aula juntas novamente, poxa, hehehe.

    *

    Tatiana, a rainha do pas de deux! Você é tão apaixonada por ele que já está me convencendo a olhá-lo com outros olhos, viu?! Muito obrigada por estar sempre presente.

    *

    Graci, muito obrigada por acompanhar o blog há tanto tempo. Fico muito feliz que ele auxilie um pouco nessa nossa árdua jornada no ballet clássico.

    *

    Tatianne, como eu enrolo para responder o seu e-mail! Perdão, de hoje não passa, hehehe. Muito obrigada, querida.

    *

    Ana, muito obrigada! Pela presença, pelas longas conversas e pela troca sempre bacana.

    *

    Li, muito obrigada pelas doces palavras de incentivo e pelas visitas diárias. E só agora eu vi que seu blog não está na lista daqui! Resolverei isso já.

    *

    Ana, você sempre será a Myrtha oficial da minha montagem de Giselle. Muito obrigada por estar presente há tanto tempo, de verdade.

    *

    Ká, minha sempre professora! Você viu a foto de La Bayadère? As nossas histórias têm mesmo um momento de encontro, mas que não faz parte do passado. Ainda há muito para ser escrito, tenha certeza. ;)

    *

    Lyillo, muito obrigada pelas doces palavras. E linda a Uliana, né? Ela está tão tranquila, tão bailarina no dia a dia, é inspirador.

    *

    Camila, muito obrigada pelas palavras, fico feliz que o blog te inspire. Quando começamos adultas, a gente precisa mesmo de um “impulso”. E já coloquei o link do seu blog na lista daqui. ;)

    *

    Mércia, eu me dei conta disso quando estava pensando no que fazer pelo aniversário do blog. Eu fiquei tão feliz, porque foi mesmo um imenso presente. E obrigada pelas doces palavras.

    *

    Cyndi, querida sempre presente! Sério que pareço plena? Essa foto é do reverance, no final do espetáculo, com todos juntos.

    *

    Denise, começar tarde é complicado, mas conseguimos sim. Com dedicação e amor, vamos longe. Muito obrigada pelas palavras carinhosas.

    *

    Juliana, a leitora mais ativa nos comentários deste blog! Hehehe. Obrigada por tudo, viu?! Por estar sempre presente, por compartilhar tanta informação comigo, por ter me ajudado com tanta coisa (e nada da sua pesquisa sobre O lago dos cisnes será perdido, tenha certeza) e por me incentivar com tantas palavras de carinho. Obrigada de todo coração.

    *

    Thaís, quando eu vi aquela menininha falante ajudando a mãe, eu soltei um “oooooooonnnnnnn”. Fofa demais! Muito obrigada pelo carinho, viu?!

    Um beijo em cada uma.

  6. Ai, gente… Morri com a cena da filhinha dela. Tão pequenina e já maitre! Hahaha. Uma fofura!

    Cassinha, parabéns! Por tudo! Pelo blog… pelo conteúdo… dedicação… e atenção que vc dá a todas nós!

    Um beijão!

  7. Affe, que semana!!! Enfim, estou aqui!!! … você sempre surpreendendo hein!!! A gente pensando em mil e uma coisas para superar o ano passado e superou!!! Adorei o post!!!! Singelo, mas muito significativo. Não precisa nem dizer que o blog mudou a minha vida em vários sentidos. Além de colorir as minhas horas de almoço com posts tão lindos. Simplesmente eu passei a acreditar em coisas que eu achava não serem possíveis. Acho que no blog não há apenas informações sobre ballet, mas acho que você coloca a sua alma também. É muito raro encontrar um blog tão informativo, tão interativo, onde se consegue traduzir o verdadeiro sentimento de uma bailarina adulta, desmestificar um monte de coisas e levantar a autoestima. Eu acho que sem essas informações eu já teria desistido. Como você disse: dois anos são apenas o começo. Continue assim, escrevendo, nos inspirando, disseminando conhecimento e trazendo a sua contribuição à uma das artes mais belas que existe. O Brasil precisa de gente assim. Obrigada por existir. Beijos imensos Juju

  8. AAAAHHH, parabéns!!!!
    Que seu blog continue crescendo, eu te entendo nesse negócio de começar o balet tarde, comecei a 4 mese, tenho 17 agora, não é fácil, mas a gente consegue!
    Lindas as suas fotos, lindo o seu post!
    Beijoooooos, tuddo de bom!

  9. Oi Cássia!
    Vc terá um presente pelo niver do blog, sim!
    A estréia de Cisne Negro nos cinemas, sexta-feira 04/02. Será maravilhoso, não?!
    Beijos e continue sempre dançando!!!

  10. Ola Cássia…
    eu acompanho seu blog a algum tempo, mais ou menos um ano, quando eu comecei a fazer Ballet. Eu também comecei depois de adulta, tenho 26 anos, e faz um ano que faço aulas… e vou te dizer que seu Blog e muito inspirador, me dá forças a continuar… e por causa do seu blog eu tb criei o meu, que não é tão cheio de coisas como o seu, mas esta no começo… entre lá para me visitar…
    Um beijo, e continue com esse trabalho maravilhoso

  11. Ai, ai. Emocionante mesmo! Pelo envolvimento, responsabilidade, disciplina, aprendizado e generosidade… Tudo isso só deu mais brilho ao seu talento, Cássia. E ainda arrasa mostrando a Uliana! Ufa! Vamos seguir sonhando e realizando cada vez o que nos move: a dança. =)

  12. Anaaa!!! Eu também me emocionei e muito. Meus olhos encheram de lágrimas ainda mais que tem uma parte da minha história muito ligada a história desse blog e à historia da Cassia… e eu sempre lhe direi Cassinha: Obrigada!!!
    e
    Parabéns!!! (e ufa… ainda bem que vc não desistiu heim?!) Ah! E para ser bailarina agente tem estudar muita teoria também!

    Beijoka grande e estalada e sinta-se abraçada com muito carinho!!!!

  13. Desejo mil parabéns, para o seu blog…dançar é repleto de poesia e suaviza a alma…por vezes percebo a mesma coisa, uma incompreensão daquelas que praticam ballet desde sempre…mas deixa isso pra lá! O importante é o que está na alma e a sua alma é somente e sua. E vc compartilha ela conosco e é por isso que seu blog é assim, repleto de acessos. Escrever não é fácil, exige tempo, estudo, pesquisa e responsabilidade (eu tento escrever meu humilde blog do jeito q dá…rs!)
    Não deixo de acessar seu blog um dia sequer, com ele consigo viajar ainda mais nesse mundo lindo e colorido do ballet. Não pare nunca…nem de dançar e nem de escrever (rs!)
    Bjsssss,
    Li.

  14. Ain! Dona Cássia Bailarina que saudades daqui… e quando entro dou de cara com o aniversário do blog. Parabéns! Parabéns! :)
    E continue sempre nos presenteando com seus passos e palavras encantadas.
    Bjos!

  15. Parabéns querida! acompanho seu blog a mais ou menos um ano =D e tenho crescido muito com tudo que tens publicado aqui!Creio que falo por todas as 300 e poucas mil visitas (rsrs) quando digo Obrigada!pois é a tua dedicação que nos inspira a continuar com a dança apesar dos obstáculos!
    E não pare nunca de postar!hehe

    Beijos =D

  16. Parabéns Cássia, pelos dois anos de muito sucesso! O que eu mais gostei do post foi o final: “dois anos é apenas o começo”!!! Depois do susto do blog quase acabar, temos esse presente de uma promessa de futuro, cada vez mais entusiasmado! Parabéns de novo e obrigada pelo seu trabalho, que nos inspira, dá ânimo, renova, todas as vezes em que queremos sentir o ballet por perto fora da sala de aula, ou seja, navegando na net! Muitos anos ao blog, muita felicidade para você e muito ballet para todas nós!!! Bjus!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s