Maria Antonieta

A querida Juliana, uma das leitoras mais ativas aqui no blog, me apresentou um novo ballet: Maria Antonieta. Realizado pelo Wiener Staatsballett (Vienna State Ballet), coreografado por Patrick de Bana, sua estreia aconteceu em 20 de novembro de 2010.

Uma curiosidade: o diretor da Vienna State Ballett é o Manuel Legris. O grande partner da minha preferida Aurélie Dupont. Ele não é o meu preferido, pois se transformou no meu bailarino hours concours.

Anúncios

4 comentários sobre “Maria Antonieta

  1. Pois é. Eu já tinha visto que a Agnes tinha interesse por moda. Não me lembro onde foi. Pode ter sido naquele documentário Etoile. E parece que os modelos são bem legais:

    http://www.culturekiosque.com/dance/features/letestucostumes.html
    http://agnesletestu.skyrock.com/

    Mas eu estava lendo as críticas ao espetáculo. De uma forma geral, parece que agradou ao público, mas tiveram pelo menos três coisas: uma foi que a música foi play-back e que deveriam ter contratado uma orquestra, pois a ocasião merecia. Concordo! Outra foi que as colunas de espelho que representam a prisão da Maria Antonieta deveriam ir ao teto e a última foi que o figurino foi bom, mas em algumas ocasiões os bailarinos aparecem de shorts (como se tivessem de cuecas). Pode até ser, mas de uma forma geral, pelo que eu vi no trailer, eu gostei. Achei bastante original. Já que é uma mistura de barroco com moderno, não dava pra colocar tutus tradicionais, mas teria que ter um toque ligado à época. Outra coisa: o ballet não tem trabalho de pontas. Interessante, eu sempre espero ver as pontas, mas acho que a proposta era de se fazer um ballet moderno. De uma forma geral eu gostei (bom não vi o ballet). Pelo menos achei a proposta arrojada. Acho que o Manuel vai “afrancesar” o ballet de Viena. Também é que ele conhece né? São as influências. É natural. Outra coisa. Agora conheci mais uma bailarina: Olga Esina, a que faz o papel principal. Parece que é ótima, uma superestrela lá. É russa e estudou na Academia Vaganova. Parece que o Manuel vai querer transformar a estrutura do ballet de Viena. Parece que eles não têm a categoria de principal/etoile e não há uma estrutura para encaixar os bailarinos convidados. Tomara que dê certo. Bom, é vivendo e aprendendo né? Também queria ir para Viena :-(

  2. Lá vou eu ser a primeira de novo!!! Por que você falou que o Manuel é hours concours? Porque ele apareceu dançando na ponta de tutu romântico? Hahahah. Mas vamos ao post. Eu só descobri este Maria Antoinette porque eu fui atrás do Legris. Mas vendo o vídeo promocional eu vi o quanto é incrível. Que projeto ambicioso e original!!! Parece que eles definiram o estilo como “moderno barroco”. Legal né? E parece que as críticas foram ótimas:

    http://www.france24.com/en/20101121-marie-antoinette-modern-baroque-ballet-vienna

    http://www.thecnnnews.com/marie-antoinette-a-modern-baroque-ballet-for-vienna/

    Como assim, o Legris dança também? Talvez eu tenha entendido errado. Detalhe: Um dessas notas diz que o Legris fez uma homenagem ao Nureyeve, que se naturalizou austríaco e eu não sabia.

    http://www.france24.com/fr/20101118-opera-vienne-premiere-mondiale-ballet-marie-antoinette

    http://www.charentelibre.fr/2010/11/19/marie-antoinette-de-retour-en-autriche,1007152.php
    E parece que o ballet de Viena vai bombar,

    http://www.viennareview.net/arts-and-letters/marie-antoinette-4404.html

    http://www.geo.tv/11-15-2010/74331.htm

    Tomara!!! Eu desejo toda a sorte para o Legris. Eu dei uma olhada no repertório. Está bem interessante.

    E quanto ao Patrick de Bana, parece que o cara é bom mesmo. Eu não conhecia. Dançou anos com o Bejart, trabalhou com o Carlos Saura…

    http://www.todayszaman.com/newsDetail_getNewsById.action?load=detay&link=140640

    http://www.patrickdebana.com/

    Nossa, este post rendeu mesmo!!! Fui atrás de uma coisa e encontrei outra. É muito interessante como o conhecimento se expande, e a gente aprende, aprende… Daria tudo para ver este ballet. Muito bom dividir essas coisas. Acho que sozinha não eu teria tanto incentivo. Bjs imensos

    1. Ju, você encontra tanta coisa! O Legris não dança não. E o Patrick de Bana parece mesmo ser muito bom. Nossa, ele participou de Ibéria, do Carlos Saura, eu tenho o DVD desse filme. E você viu quem foi a responsável pelos figurinos? A Agnes Letestu. Além de étoile na Ópera de Paris ela também é boa nisso? Quero ir para Viena já!

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s