Jewels, de Balanchine

Uma das criações mais famosas, e incríveis, de George Balanchine.

Esmeralda, rubi e diamante. Eu fico com o segundo, tudo bem?

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Quem quiser saber mais, aqui.

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11 comentários sobre “Jewels, de Balanchine

  1. Um pequeno documentario sobre Balanchine. Pelo que eu entendi a variacao de Rubi foi criada para Patricia Neary. A curiosidade eh que ele nao anunciava quem estava escalado para dancar. Ele queria que as pessoas fossem pelo ballet, nao pelos bailarinos. Achei interessante. Bjs

    1. Ju, enquanto eu escrevia o post sobre Jewels, eu fiquei pensando “Mas eu li em algum lugar que o Balanchine não anunciava os bailarinos…” Quem poderia ter me dado essa informação, oras! Hehehe. E só agora eu vi que você publicou antes que eu assistisse ao ballet. Será que eu me influenciei por você? Agora eu juro que não lembro. Acho que estamos estudando demais… Eu guardei o link que você mandou, ainda não vi, mas verei! :D

      Doce beijo.

  2. Cássia, eu estava pensando… eu já te perguntei isso antes: você sabe qual é a diferença entre o clássico, neo-clássico e o moderno? Bjs

  3. Concordo em genero, numero e grau. O Nureyev e top. Dizem que a abertura dele nao era grande coisa. Mas com certeza dancava com paixao. Tem um video dele do Corsario (aquele solo famoso) que eu adoro. Tinha gente criticando no you tube. Ele levantou, com certeza a Opera de Paris. Parece que o ministro de cultura da Franca, naquela epoca, queria implementar uma politica para promover a Opera e deram o contrato para ele (acho que ele nao estava muito feliz no Royal nao). Tem alguns documentarios sobre ele no youtube. Acho que quando ele saiu da Russia e veio pra ca, ofuscou os bailarinos daqui (alguem no documentario diz que foi uma bomba) — Eu imagino, pois eu sei como as coisas aqui sao; ja te contei a minha historia — O Nureyev botou a Opera la em cima (aumentou o reportorio, lutou para incluir Raymonda). Acho que naquela entrevista que voce postou a Tamara fala dos feitos dele. Acho o Balanchine um genio em termos de arte e inovacao, mas acho que nao pega porque acho que nao eh uma coisa nem outra — acho estranho formato (pode ser que os contos de fada ainda estejam no nosso imaginario). A Tamara mesmo diz na entrevista que Petipas era um genio, porque alguem tem que criar alguma coisa, para se trabalhar em cima. Adoro a Opera, talvez quisesse a Opera tambem!!! Tavez pela Dupla Aurelie/Legris. Tambem tem a Sylvie e a Elizabeth Platel. Alias consegui assistir finalmente o Les Enfants de la Danse que vem no DVD Coppelia. Gostei mais do que o la Danse, nao sei porque. Aparece a Aurelie aos 14 anos. Tao fofinha!!!! Bom, ja escrevi demais por hoje e a minha hora de almoco ja acabou. Beijos, juju

  4. Cássia,

    Se você tivesse a chance de escolher, qual escola você gostaria de seguir – A americana, russa ou européia — E se você tivesse a chance de escolher a companhia, qual seria — Eu vejo uma diferença imensa na variação dos repertórios. Acho que nos EUA é muito por causa do Balanchine. Eu li não sei onde que o Nureyev teria querido trabalhar com o Balanchine, mas este teria dito que primeiro ele teria que se livrar de seus príncipes e princesa; e que os ballets dele seram muito secos nesse sentido.

    1. Juliana, mas que pergunta difícil… Olha, o Balanchine que me perdoe, mas o Nureyev é top para mim. O que ele fez na Ópera de Paris é primoroso! Mesmo que eu não goste de tudo, mas é incrível. Quem tinha de ter feito esse pedido era o Balanchine, oras! Hehehe. Eu gosto do que ele fez, acho lindo, mas não me “pega”, sabe? Parece todo mundo meio robô no palco. Eu queria estudar mesmo, a fundo, a escola russa. Mas isso esbarraria em outra questão… posso ser superpretensiosa? Eu queria mesmo era fazer parte da Ópera de Paris. Nossa, até suspirei fundo agora! Hehehe.

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