Os pequenos e grandes cisnes

Aposto um cacho dos meus cabelos: a coreografia/música mais conhecida de O lago dos cisnes é o pas de quatre dos pequenos cisnes. Mesmo aqueles que nada sabem de ballet clássico já ouviram. Infelizmente, o pas de quatre dos grandes cisnes (ou duo ou pas de trois, dependendo da montagem), que vem em seguida, não tem o mesmo reconhecimento.

E por que pequenos e grandes? Prestem atenção nas duas coreografias. A questão não é a altura, mas a amplitude do movimento. Enquanto o primeiro é comedido (pequeno), as bailarinas andam em bloco, movimentam apenas as pernas e o foco são os pés; o segundo é amplo (grande), as bailarinas começam distantes, vão tomando o espaço do palco na medida que a música avança, o foco são as pernas altas e os saltos. É bacana assistir a ambos na sequência. Os dois vídeos são do The Royal Swedish Ballet.

“Dança dos pequenos cisnes”, O lago dos cisnes, The Royal Swedish Ballet.

“Dança dos grandes cisnes”, O lago dos cisnes, The Royal Swedish Ballet.

Adoro os dois, mas o segundo enche os meus olhos. Quando assisti a esse ballet pela primeira vez com olhar de bailarina, foi um dos momentos mais impressionantes para mim. Acho lindo e inovador. Na verdade, os dois atos (2º e 4º) coreografados pelo Ivanov são arrasadores, com todo o respeito ao Petipa (que coreografou o 1º e 3º). Saber utilizar o espaço dessa maneira não é para qualquer um.

Essa analogia entre pequenos e grandes cisnes com pequenos e grandes movimentos é percepção minha. Não li nada a respeito, posso estar falando uma imensa bobagem. É apenas a minha maneira de enxergar.

Quem quer dançar os dois comigo levanta a mão!

9 comentários sobre “Os pequenos e grandes cisnes

  1. Obrigadíssima pela resposta! Vou agora mesmo colocar um link pra cá! PS.: Quero dar uma lida no “Anotações de uma bailarina” ainda hoje. Pra quem tem filho pequeno a vida começa depois das 22h… heheheheh. Bjos!

  2. Swy-sama, obrigada pelos elogios ao blog. O lago dos cisnes é o top preferido das bailarinas, né? Não é por menos, é incrível!

    *

    Patrícia, quando você assiste à coreografia dos pequenos cisnes, não te passa pela cabeça que elas vão tropeçar e cair? Hehehe. Eu acho tão difícil, mas tão difícil, e elas não erram nada! Eu fico pensando que alguma vai errar o tempo e… ploft! Todas vão ao chão. E você tentou sozinha? Ou se aventurou com outras bailarinas? =)

    *

    Tati, você descobriu o meu calcanhar de Aquiles. Eu tenho um problema sério com coreografias no chão. Mas prometo, vou pesquisar o assunto, mas ballet clássico no chão eu acho mais difícil. Vou descobrir sobre isso, xá comigo!

    *

    Livia, elas não erram nada, né? Todas são boas demais! Eu preciso de muitas aulas de ponta para fazer alguns segundos disso tudo, hehehe.

    *

    Ines, eu acho essa coreografia dos pequenos cisnes uma das mais perfeitas do ballet clássico. É muito difícil, é preciso ser excelente para fazer tudo sem errar. Bacana você gostar dos passos mais contidos, geralmente as bailarina amam os saltos gigantes!

    *

    Mariana, não peça desculpas! Blog a gente pega o jeito com o tempo, imagina. 😉 Para colocar links, você tem de ir em “painel”, “aparência”, “widgets”. Não tem uma lista no canto direito? Aí está o que tem no seu blog. O que está solto do lado esquerdo é o que você pode escolher para usar. Ache “links” e arraste-o para a coluna no canto direito. Depois, vá em “links”, na lista do canto esquerdo, logo depois de “mídia”. É onde você vai inserir os links que quiser para ficarem no seu blog. Qualquer dúvida, é só perguntar, uso o WordPress há bastante tempo.

    *

    Juliana, quanto mais ballets eu assisto, mais eu acho O lago dos cisnes o repertório-mor da História. Especialmente os atos 2 e 4. É tudo lindo demaaaaaaaaais da conta. E foi como eu disse nos comentários para a Patrícia e a Ines, a coreografia dos pequenos cisnes é muito difícil, mais do que muita variação por aí. E é perfeita.

    Beijos.

  3. Eu sou suspeita para falar, porque eu amo a variacao dos pequenos cisnes. Eh super original e eu nunca nada parecido em outro ballet. A sincronicidade das pernas e os movimentos de cabeca sao impressionantes. Elas se movimentam juntinhas como se fossem filhotes de cisnes nadando no lago; ja no segundo a amplitude dos movimentos marcam a coreografia. O que me chamou atencao tambem foi a movimentacao dos bracos em alonge, e tambem como se estivessem batendo as asas. Afinal de contas elas sao cisnes. O ballet inteiro eh um primor.

  4. Eu \o/ !!!!!!
    Cássia me desculpe a ignorância, pois ainda estou aprendendo a lidar com blogs e afins. Tentei deixar uma resposta pra você no link que postou na minha página, mas como não soube como fazer, deixei neste blog. Se puder (e estiver com tempo para isso) gostaria que explicasse como posso fazer para colocar esta página como um link permanente do Dança Depois dos 20, pois falei do seu blog pras minhas alunas e elas acharam o máximo! Quero deixar o link lá para que elas possam acessar sempre.
    Bjos.

  5. Eu adoro o Lago dos Cisnes… Mas, além de adorar essas duas variaçoes, acho que a minha preferida é a dos pequenos cisnes. Acho que é por adorar saltos pequenos e coisas assim..
    BEIJOS

  6. Nossa, eu tbm quero dançar demais!
    Só preciso fazer mais aulas de ponta para conseguir metade do que essas bailarinas fazem rsrsrsrs
    Perfeito!!!!!!!

  7. Que lindas coreografias ! a coreografia dos cisnes grandes tambem me deixou emocioanada, esses saltos e a utilização do espaço são incríveis ! delicadeza e grandiosidade …
    posso pedir um post? coreografia de ballet no chão .. acho lindo e quase nao acho videos =)
    beijos querida, parabéns pelo blog e obrigada pela inspiração

  8. Eu queroooo !!!
    Bailarina desnaturada que eu devo mesmo ser :/
    Já vi a dos pequenos cisnes vezes sem conta, até já arrisquei “imitar”
    ( ahahah, aieee vida :L )
    A dos cisnes grandes é arrebatadora !! Linda demais, obrigada amiga Bailarina pelo enriquecimento que eu tiro do seu blog.

    bjs

  9. Oie, lindo seu blog, mto legal seu post, e eu concordo com você, essas 2 coreografias são belíssimas, o pax de quatre dos grandes cisnes realmente enche os olhos!! Mas sou suspeita, afinal O Lago dos Cisnes é de longe meu ballet favorito xD amo ele por completo!!
    Bjs

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.