Sou boa mesmo!

A coisa mais normal do mundo é bailarina “reclamar” dos seus pontos fracos. O en dehors é praticamente en dedans, o grand écart não chega a 100º, os saltos são praticamente pulos, as piruetas são fora do eixo, o colo de pé nem merece esse nome. Em um exame, se tirarmos nota 9,99, a pergunta será: “Onde errei para perder 0,01 ponto?”.

Por isso, resolvi inverter a história. Sabemos das nossas grandes dificuldades. E se, por um momento, pensássemos naquilo em que somos boas?

Deixem a modéstia de lado. Não precisa ser algo perfeito, mas tem de ser realista. Afinal, vocês são boas em quê?

No topo da minha lista, o en dehors. O meu é de quase 180º. Cansei de ouvir chacota por parecer um patinho e até me consultei com um ortopedista no começo da adolescência. Lembro dele me dizendo: “Sinto muito, mas não tem jeito”. Ainda bem que não teve.

Por dedicação e esforço, o meu grand battement está acima de 90º; tenho facilidade para giros na diagonal; já alcancei uma certa leveza no palco; e decoro coreografias super-rápido.

E vocês? Não vale colocar um “mas” no meio da história. “Sou boa em tal coisa, mas…”. Nada disso. Temos de começar a reconhecer o nosso progresso e o que temos de bom desde sempre.

Foto: Marianela Nuñez. Sir Paul Smith, acervo fotográfico do Royal Ballet.

Pelo menos o en dehors a gente compartilha! E quem quiser ver o meu, olha ele aqui.

Anúncios

21 comentários sobre “Sou boa mesmo!

  1. Bom meu en dehors é muito bom, minha perna é megaaaaa esticada e sou boa nos giros da diagonal.

  2. Oii’ Não resisti, e fiquei pensando no que eu sou boa e TENHo que postar no coment, kkkk … Vamos lá!

    Meu en dehors é perfeito, sem zueira! Fui abeçoada por Deus e desde que eu comecei no Ballet, meus pés sempre ficam 180° sem problemas e nem dor.
    Guardo a coreografia fácil, memso depois de muito tempo, eu ainda me lembro. Meu chassé é perfeito, segundo minha coordenadora ;D E meu cambré é muito bom também….
    Eu me esforço bastante no Ballet, se eu não tivesse algo pra contar.. Toodo mundo tem né! haha’

    Beeijãao’ xD

  3. Oi Cassia! Adorei isso! Bom, vamos lá, eu tenho um bom en dehors, sou bem flexivel, tenho um grand battement que me orgulho e decoro fácil as coreografias. Acho que é isso, ah, sou bem esforçada também, quero melhorar sempre.

    Um beijao!!

  4. Ai, Cássia… Estou numa das minhas piores fases de falta de motivação e autoconfiança no balé. Não vou estragar seu post comentanto… rs. Ok, vamos lá. Eu sou muito boa na interpretação, no sentimento. Mas, por hoje é só, rs. Não ando com a menor vontade de me elogiar no balé :( Mas você merece parabéns pelo seu esforço e a sua dedicação. Tenho certeza de que você vai lapidar cada vez mais esses seus pontos fortes e superar os fracos. Beijos!!!

  5. Hehe, bora se exibir:
    Pé: Tenho pés bons para o ballet, fortes e com peito e arco bem acentuados, o que é uma mistura de genética + esforço. Todas as sapatilhas de ponta que já usei, mesmo as mais duras, se “curvaram” já na primeira “subida” (a ponto de a minha professora sempre perguntar a mesma coisa “mas tu* comprou essa sapatilha já quebrada?”)
    Postura e expressão: Apesar de ter uma cifose e uma lordose bem acentuadas, tenho facilidade de “colocar a coluna no lugar” e manter uma boa postura. Isso também me ajuda na expressão. Tenho uma boa expressão para o ballet clássico, além de leveza, coisa que não consigo reproduzir, de jeito nenhum, na dança contemporânea.
    Figura: Sou longilínea, apesar de não ser magrela. Tenho braços finos e compridos e pernas fortes. Quando digo que faço ballet, quase todo mundo diz “ah, mas tu* tem cara de bailarina mesmo” – e aí eu fico me achando, hehe.

    Beijo!

    * Acho que o “tu” me entregou, né? Sim, sou de Porto Alegre :)

  6. Ju, vou pegar a ponte aérea agora para te ver dançar. Aposto que você é boa em alguma coisa!

    Marcela e Suli, nada de sabotagem, hehehe. Não é sequer para comentar o que precisa ser melhorado. Deem a si mesmas o prazer de reconhecer as coisas boas, sem pensar no lado negro da força.

    Suzan, Cyndi, Ana, Juliana, Isabella, Ana Claudia, adorei saber as qualidades de vocês. :D

    Tatiana, você tem uma das qualidades “master” de uma bailarina: a expressão! Por favor, me ensina? :P Eu tenho no teatro, mas no ballet clássico sou praticamente uma porta. É um horror, queria muito ser expressiva na dança. Também adorei todas as suas qualidades, quero te ver dançar Raymonda!

    May, obrigada por vir aqui sempre.

    Beijos.

  7. Hum… sou boa em grand écart, decorar coreografias, strech, grand battement.. é olhando por esse lado somos sempre muito boas mesmo! :D

  8. Hm, gostei desse post, deixa eu pensar no que eu sou boa… minha piruetas são mto boas, faço 2 de boa e 3 com um pouco mais de dificuldades; tenho uma otima memoria ; meus braços são lindos (o que eu mais me orgulho)e minha postura, que acho que é o q me denuncia, pois td mundo diz que eu tenho cara de bailarina *-*
    Mas tbm tem muito o que melhorar, acho que isso é uma coisa que n devemos esquecer, mas tbm n pode virar um complexo.

  9. As vezes é realmente bom pensar nas coisas que somos boas em vez de pensar no que somos ruins. Muitas coisas a serem melhoradas, mais como estamos falando de como somos boas, lá vai:
    tenho um ótimo colo de pé; força no pé; ótima abertura; bom en dehors; falicidade para aprender; salto bem; dependendo do dia eu giro bem também rsrs; meu encaixe de quadril está melhorando e a expressão também está ficando boa , acho que acabou rsrs (:
    Isso foi muito bom, se hoje eu fosse para o ballet, iria muito feliz e até mais leve (:

  10. Oi Cássia, em primeiro lugar, que bom que decidiu ficar!!!! Estou mto feliz mesmo!

    Acho que meus pontos mais fortes são o en dehors, o colo de pé, a leveza e a flexibilidade!!

    Agora se for pra falar de coisas que precisam ser melhoradas, ixi, tem muitasss!! Decorar a coreografia por ex, que foi bastante falado aí em cima, é uma coisa que eu tenho a maior dificuldade! rsrs

    Mas deixa isso pra outro post, né?

    Beijão!!!

  11. nossa que exercício bacana vc nos propôs Cassia! às vezes precisamos mesmo parar para pensar no que é bom! Então, vamos lá: número 1, para mim, expressão. Por mais linda que seja a bailarina, odeio quem dança com cara de parede. E isso é um dom que eu tenho: me dê qualquer papel que minha expressão vai corresponder (e, às vezes, até superar as expectativas).. En dehors também é um ponto forte. Meu balance é ótimo, faça a variação do solo Raymonda e fico na ponta longo tempo, numa boa, inclusive quando tenho que ficar imóvel nas diagonais! Mas acho que meu ponto mais forte é a determinação, porque sou, sem dúvidas, a pessoa que mais ensaia, mais treina, mais faz aula na academia e tenho uma vontade de vencer no ballet absurda (mesmo com meus 30 aninhos) e a cada semana reparo algo novo – abertura que melhora, encaixe que fica mais perfeito, colo de pé que está ficando uma maravilha!!! Nossa Cassia, obrigada por me fazer pensar, em regra a gente só pensa em coisa que não está boa, que está difícil! Hoje vou dormir mais leve! Bju

  12. =/ Eu não sei se sou boa em algo não. Acho que sou esforçada, e isso é bom. e meu coque é arrumadinho ,rs!
    Cassinha, arrasou no en dehors , hein! Eu não tenho en dehors praticamente, principalmente na perna esquerda, mas isso aí é histórico físico. Fica pra qualquer dia.
    Beijo Cassinha

  13. Apesar de não conhecer os termos usados no ballet, fico imaginando o quanto cada um deve ser dificil
    E imagino mesmo que seja mais dificil ainda reconhecer ser boa em algo… digo isso porque sou perfeccionista nunca acho nada que faço muito bom!
    Mas falando de algo que sou boa… bem, já fui elogiada na segunda aula de flamenco no sapateado e pela facilidade em pegar a coreografia que estava avançada
    Não vou mentir que isso encheu minha bola e me deu vontade de continuar, afinal tenho mesmo facilidade em acompanhar…e consegui soltar a perna como ninguem pra sapatear!
    beijos

  14. Ahhhhh, en dehor eu também tenho hehehe. Meu pé colo de pé ta se formando gente, to tão orgulhosa dele. Tenho uma facilidade imensa para dançar allegro e valsa. Aumentei uns 2º na sustentação do developé, e acho meu arabesque pencheé lindo.

    Acho que me empolguei.

    Beijos

  15. ah!, então tá bom: eu acho que sou delicada, também decoro fácil, fácil as coreografias e nomes de passos e só as vezes demoro pra aprender. E eu sou dedicada também!
    (meu en dehors não é de todo ruim!)

    beijos, cássia

  16. Gostei da Iniciativa… ^^

    Eu não pratico mais Ballet… mas o Ballet me deixou de Herança varias coisas Maravilhosas.

    A principal delas a força nos pés, capaz de me suportar no meu auge de 80 kg em uma sapatilha de ponta como se eu estivesse com os 50 que eu tinha na adolescencia (sim, eu ainda tenho meinha sapatilha e ainda uso muito ela :3)

    Outra coisa que ficou de herança foi o fato de eu ser auto didata, eu ainda lembro das minhas aulas e vira e mexe estou no meu quarto na minha Barra Imaginaria praticando hehehehe

    Mais uma coisa foi a excelencia em Meu cérebro, não sei como explicar isso mas eu consigo “decorar” uma coreografia sem precisar olhar por horas, basta eu me concentrar em pontos estratégicos e copio sem precisar de ensaio :3 Assim as coreografias de Lady Gaga e Beyoncé foram aprendidas e dançadas na frente do meu noivo (para o completo espanto dele).

    Também tenho um en dehors ótimo! Faço com a maior Facilidade a tão “temida” 5ª posição em pontas ou não, meus pézinhos quase viram de curupira XD

    Mas acho que pra tudo isso ter acontecido, eu precisei me declarar e me jogar ao amor pelo Ballet… Claro que em alguma dessas coisas posso ter sido agraciada, mas na real eu me esforcei bastante pra chegar onde eu estou.

    Espero ter ajudado em Algo!

    Em breve vou voltar a uma academia de ballet, meu melhor sonho está para se realizar… Casarei! e Será com Pontas e muito amor ao Ballet!

    Um Beijo!

    Su.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s